Issuu on Google+

MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 SEXTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 460 R$ 1,50 ,

O Jornal

Banda Interrompidos apresentará seu show amanhã no Museu Théo Brandão

Artilheiro do Estadual, Lúcio Maranhão renova contrato com o ASA até 2013 A13

B1

MINHA CASA, MINHA VIDA

Presidenta Dilma assina MP que prioriza mulheres Medida Provisória estabelece que, em caso de separação, imóvel financiado pelo programa ficará com a mulher A presidenta Dilma Rousseff aproveitou o Dia Internacional da Mulher para anunciar

mudanças no Minha Casa, Minha Vida que favorecem as mulheres. Em pronuncia-

mento de rádio e TV, na noite de ontem, Dilma disse que, a partir de agora, em caso de

separação, o imóvel adquirido através do programa ficará com a mulher. A presidenta também

pediu às “irmãs brasileiras que a ajudem a fiscalizar as ações do A4 seu governo.

NO MPE Lays Peixoto/Estagiária

HOMENAGEM

17ª Vara quer investigações em prefeituras O Ministério Público deve investigar indícios de irregularidades nas contas de duas prefeituras: Rio Largo e Maragogi. A 17ª Vara Criminal, especializada em processos do crime organizado, enviou documentos ao MPE com A3 esse objetivo.

NA ASSEMBLEIA

Abertura da CPI da Pistolagem é aprovada

As mulheres foram paradas e homenageadas com rosas

SMTT “multa” mulheres com uma rosa A SMTT fez, ontem, uma operação com a finalidade de home-

CRISE NO CSA O CSA passa por mais uma crise. Depois da derrota para o CEO, o jogador Edson Di criticou o trabalho da comissão A13 técnica.

DE LICENÇA? O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pediu ontem licença por tempo indeterminado alegando A13 problemas médicos.

nagear as mulheres motoristas. A “abordagem” aconteceu na

Avenida Dona Constança, na Jatiúca, e cada condutora foi parada

e “multada” com uma rosa na campanha Trânsito + Gentil. A11

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ameaças de morte e crimes de pistolagem. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual João A2 Henrique Caldas (PTN).

CRIME CRUEL

TAXA SELIC

Desempregado confessa que matou menina

Redução anima comerciantes de Maceió

O desempregado José Petrúcio Caetano da Silva, de 27 anos, confessou ter assassinado a menina Ana Kécia da Silva, 5, crime ocorrido em Cajueiro. Laudo do IML revela que a menina foi estuprada e morta em seguida A10 por espancamento.

Comerciantes de Maceió estão animados com a possibilidade de retomada das vendas a partir da redução de 0,75% na taxa Selic, anunciada pelo Copom esta semana. Para a Aliança Comercial, os juros menores incentivam A7 a comprar.

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)...................1.7600 DÓLAR (VENDA).....................1.7620 POUPANÇA...........................0,5280

EURO (COMPRA).....................2.3472 EURO (VENDA).......................2.3482

José Petrúcio foi preso e confessou o crime brutal ocorrido em Cajueiro

MARÉS 04h11...............2.3 10h21...............0.0

16h32...............2.4 22h47...............0.0

FASES DA LUA NOVA...........22/3..14h38

CHEIA...............8/3..9h40

CRESCENTE........1 /3..1h22

MINGUANTE......15/3..1h26

º

A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A2

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

CONSELHEIRO DO TC

PautaGeral

Com decisão do STF, Toledo volta à disputa

Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Vale do Reginaldo

O

prefeito Cícero Almeida recebe hoje, em seu gabinete, diretores regionais da Caixa Econômica Federal para tentar destravar o processo de urbanização do Vale do Reginaldo. A obra é custeada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A reunião com os representantes da Caixa foi decidida em Brasília, na manhã da última quarta-feira, quando o prefeito foi recebido por dirigentes nacionais da instituição. Em Brasília também ficou definido, segundo Almeida, que representantes nacionais da Caixa virão a Maceió na próxima quarta-feira para uma reunião que envolverá gestores do Estado e do município, bem como os gerentes locais da Caixa. A expectativa do prefeito é que, desta vez, os entraves colocados no processo sejam superados definitivamente e que, com isso, o município consiga dar andamento à realização da obra, que está paralisada há meses.

Arquivo

Presidente do Supremo derrubou determinação que impedia indicações externas ao MPC ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br

Arquivo

Senadores

Cícero Almeida também esteve reunido com os senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB). Com eles, o prefeito discutiu a liberação de recursos das emendas ao Orçamento da União, que foram destinados à Prefeitura de Maceió pela bancada federal.

Bancada A liberação das emendas também foi debatida com o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB). O novo coordenador da bancada federal alagoana manifestou todo o interesse em ajudar a Prefeitura de Maceió a atingir seus objetivos no que diz respeito à execução das obras planejadas. Para isso, um novo encontro foi marcado para a próxima segunda-feira, pelo deputado, no gabinete do prefeito.

Confusão

Mulheres

Muita dúvida sobre o número de vagas na Câmara Municipal de Maceió. O aumento de 21 para 31 cadeiras na eleição deste ano parece não estar consolidado. Tem até um grupo de vereadores que quer conversar com o desembargador Orlando Manso, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, para tirar essa dúvida.

O Ministério Público Estadual, fazendo parte das comemorações alusivas à Semana da Mulher, realiza hoje o lançamento da Cartilha: Perguntas e Respostas sobre a Lei Maria da Penha. Em paralelo, também será inaugurada a sala do Núcleo de Defesa da Mulher do MPE. Os eventos começam a partir das 9h30, no auditório do prédio-sede.

Elogios O delegado José Edson Freitas foi muito elogiado pelo Palácio República dos Palmares após a prisão dos envolvidos no assalto ao filho do deputado Antonio Albuquerque. O grupo foi preso em Canindé do São Francisco (SE) sem que um tiro fosse disparado. O trabalho foi feito em conjunto pela Polícia Civil dos estados de Alagoas e Sergipe.

Passagem Os vereadores Paulo Corintho (PDT), Marcelo Malta (PCdoB), Heloísa Helena (PSOL), Carlos Ronalsa (PP), Fátima Santiago (PP), Oscar de Melo (PP), Ricardo Barbosa (PT), Francisco Holanda (PP) e Théo Fortes (PTdoB) assinaram o pedido de abertura da CPI da Transpal. O principal motivo é o aumento do preço da passagem de ônibus em Maceió.

Cidadão O professor José Romero Nobre de Carvalho será homenageado, no próximo dia 27, no plenário da Assembleia Legislativa, com o título de cidadão alagoano. A solenidade está marcada para as 17 horas. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dudu Hollanda (PSD).

Termômetro

O

deputado Fernando Toledo. Pacientemente esperou pela decisão do Supremo Tribunal Federal e agora pode ser conselheiro do Tribunal de Contas.

O

prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, que agora se vê todo enrolado com uma investigação solicitada ao Gecoc pela 17ª Vara Criminal.

O

presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, derrubou, ontem, a decisão da desembargadora Elisabeth Carvalho, que impedia indicações externas para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo, volta a querer ocupar a vaga aberta desde janeiro, com a aposentadoria do conselheiro Isnaldo Bulhões. No mês passado, com a decisão que impedia nomes externos, o pleno do TC escolheu o procurador Gustavo Henrique Albuquerque para o cargo e aguardava a nomeação do governador Teotonio Vilela Filho. Os procuradores defendem que o espaço é pertencente aos quadros do Ministério Público de Contas. Agora com a decisão de Peluso, os deputados voltam a defen-

Com decisão, Fernando Toledo volta a ter chances de ficar com a vaga no TC Thiago Sampaio

Procurador Gustavo Albuquerque diz que decisão não impede sua indicação

der que a indicação pertence ao Legislativo. Foi por isso que, bastante animado, Toledo fez o anúncio da decisão na sessão de ontem da Assembleia. O recurso foi movido pela Procuradoria-Geral da Assembleia. A meta agora é convocar uma sessão para

CONCURSOS PÚBLICOS

definir quem será o nome indicado para vaga. A concorrência poderá contar com a participação de qualquer pessoa. Assim, um indicado pelos deputados será enviado para escolha do governador. É a terceira vez que o deputado Fernando Toledo tenta

a indicação para o Tribunal de Contas. Das outras duas oportunidades, ele terminou preterido pela ex-deputada Claudia Brandão e pelo auditor Anselmo Brito. Também existe a possibilidade de que o deputado Gilvan Barros também participe da seleção. Agora se Toledo for escolhido e renunciar ao cargo, o presidente da Assembleia Legislativa será o deputado Antonio Albuquerque, que convocará uma nova eleição em até 90 dias. RECURSO Mesmo com a decisão, o procurador Gustavo Henrique Albuquerque também mantém o interesse na vaga. Por telefone, ele explicou que a decisão do presidente do STF não impede a indicação de seu nome, “apenas suspende a indicação externa” e não define de quem é a vaga, como tem afirmado os deputados. Albuquerque assegurou que a partir da publicação da decisão será constituído um Agravo Regimental para garantir a vaga aos quadros do Ministério Público de Contas. “Se um deputado vier a assumir o cargo ele tomará posse subjudice e se perder pode deixar de ser conselheiro e perder o mandato”, afirmou.

NA ASSEMBLEIA Thiago Gomes

Denúncias lotam os gabinetes do MPC GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

A

s sempre frequentes denúncias de irregularidades em concursos públicos realizados, principalmente por prefeituras, estão abarrotando os gabinetes dos procuradores do Ministério Público de Contas (MPC). Entre falhas no processo licitatório e no edital, a maior parte das quase 90 investigações em curso no órgão vinculado ao Tribunal de Contas do Estado são referentes a irregularidades nos certames públicos. Recentemente, os procuradores do MP de Contas chegaram a ir até a cidade de Viçosa para fazer inspeção in loco, devido a supostas irregularidades. “São muitas denúncias que chegam, inclusive dos cidadãos que nos procuram. Boa parte é sobre esses concursos. Isso

se deve, também, a algumas suspensões de concursos que deu margem às pessoas nos procurarem, pois acreditaram que as coisas estão sendo investigadas. Com isso, houve um número grande denúncias chegaram até a gente”, disse o procurador-chefe do MP de Contas, Ricardo Schneider. “A demanda é grande e demonstra a participação da sociedade. São denúncias que são averiguadas, muitas têm fundamento, mas outras não, e essas nós arquivamos”, explica o procurador. CONTROLE SOCIAL Ricardo Schneider explica que as denúncias para o Ministério Público de Contas podem ser encaminhadas por e-mail (ministeriopublico@ tce.al.gov.br) ou pessoalmente, na sede do TC, na Avenida Fernandes Lima, Farol, em Maceió.

João Henrique Caldas apresentou o requerimento para a abertura da CPI

Abertura da CPI da Pistolagem é aprovada

D

epois de afirmar que existiria dificuldade em abrir a CPI da Pistolagem devido ao esvaziamento legislativo em ano eleitoral, o presidente Fernando Toledo voltou atrás e solicitou aos líderes partidários que indiquem os representantes que serão escolhidos. O pedido de abertura da Comissão, proposta pelo deputado João Henrique Caldas, foi feito na terça-feira, já com o número suficiente de assinaturas. O presidente e o relator dos trabalhos devem ser decididos na próxima semana, a partir das indicações. JHC tem tudo para ficar no comando. O problema seria sua relação

instável com Toledo, responsável pela escolha. A ideia da CPI surgiu após o plano abortado de execução dos deputados Dudu Hollanda e Maurício Tavares, no final de 2011. O plano de execução anunciado pela Polícia Civil estaria sendo planejado pelo deputado Cícero Ferro, que estava no cargo como suplente de Dudu. A acusação terminou com a volta do deputado ao mandato e o afastamento de Ferro – que desde então sumiu do mundo político. Ele nega a existência do plano e afirma que um documento entregue aos deputados é falso. A Polícia Civil evita falar sobre o caso. A.H.L.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A3

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

POR IMPROBIDADE

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

O retorno

D

epois de fazer o que fizeram contra o filho do deputado Antonio Albuquerque, o bando preso em Sergipe tem duas motivações para ter continuado atuando na área mesmo sabendo que a polícia estava no encalço: ousadia ou amadorismo. A polícia afirma que o bando também invadiu a residência da prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, e atacou a delegacia de Pão de Açúcar, o que, convenhamos, é se expor demais num espaço tão curto. Se for por amadorismo, o bando já está pagando o preço. Mas, se for por ousadia, a motivação do bando é algo indestrutível e quando sair da cadeia voltará a atuar. Esse é o preço que a sociedade está condenada a pagar até que o sistema carcerário sirva para recuperar o delinquente, ao invés de aperfeiçoá-lo no crime.

Sobre

Para

O senador Renan Calheiros, o prefeito Cícero Almeida e o secretário municipal de Infraestrutura, Mosart Amaral, se encontraram esta semana em Brasília. Na pauta, a sucessão em Maceió – mas nada que possa ser considerado definitivo.

Para o senador Renan Calheiros, a sucessão em Maceió só vai “esquentar” mesmo lá para abril. Sobre o candidato a prefeito, o senador Renan ensinou que uma candidatura majoritária não é algo pessoal, que possa ser definido solitariamente.

Comum de todos – “Uma candidatura majoritária” – ensina o senador Renan – “faz parte de um processo onde todos se juntam em defesa de um objetivo”.

Voar

Voou

O senador Benedito de Lira quer ativar a aviação regional no Nordeste, mas entendeu que antes é necessário investir na recuperação dos aeroportos alternativos. O senador se queixa de que não é fácil voar de Maceió a João Pessoa, por exemplo.

Em Alagoas, o projeto que transforma o campo de pouso de Penedo em aeroporto não saiu do papel, apesar de os invasores do terreno já terem sido retirados por ordem judicial. O novo aeroporto terá 1,5 quilômetro de extensão de pista.

MPE deve investigar contas de prefeituras

Thiago Sampaio

ª

17 Vara Criminal da Capital autoriza apurações nos municípios de Rio Largo e Maragogi DA EDITORIA DE POLÍTICA política@ojornal-al.com.br

A

17 ª Vara Criminal da Capital, especializada no combate ao crime organizado, encaminhou ontem ao Ministério Público Estadual documentos para abertura de uma investigação sobre as contas de duas prefeituras. Entre elas, as da atual gestão de Rio Largo. Neste caso, a denúncia aponta ilegalidade na desapropriação e venda ilegal de 252 hectares que pertenciam à Usina Utinga Leão. A área foi adquirida pelo município por R$ 700 mil e em seguida negociada com um consórcio de empresários – que constituíram no local um empreendimento imobiliário. O

Terreno que era da Utinga Leão: Prefeitura de Rio Largo adquiriu por R$ 700 mil e vendeu, em seguida, a empresários

prefeito Toninho Lins (PSB) já vinha sendo investigado pelo Ministério Público de Contas. O Jornal já tinha publicado a denúncia contra o prefeito. Segundo o pedido dos juízes da 17ª Vara, “é necessária uma investigação mais aprofundada das denúncias que apontam uma série de irregularidades”. A documentação será levada ao Grupo Estadual de Combate ao Crime Organizado (Gecoc) e deve ficar sob a responsabilidade do promotor Luiz Tenório - um especialista

em desmantelar esquemas fraudulentos em prefeituras, como aconteceu na Operação Primavera que terminou com a prisão e condenação de uma quadrilha que fraudava obras no Sertão. Procurados por O Jornal, os juízes ainda não querem comentar o pedido. O Movimento de Combate à Corrupção eViolência em Rio Largo (MCCVRL), responsável pela denúncia, pede a investigação do prefeito por ato de improbidade administrativa e da Câmara Municipal, que autorizou a desapropriação e

a seguinte venda do terreno. MARAGOGI A Prefeitura de Maragogi também será investigada a pedido dos juízes. Eles receberam uma série de documentos e depoimentos apresentados por servidores municipais apontando possíveis desvios de recursos na gestão Marcos Madeira. As denúncias citam recursos federais que teriam sido apropriados indevidamente, o que fez com que parte do material fosse para o Ministério Público Federal.

Ministério Público de Contas já investiga o caso

Plano de voo Com 1,5 quilômetro de pista, o aeroporto de Penedo passaria a receber aeronaves de médio porte iguais aos aviões fabricados pela Embraer.

Avisa

Força

E, por falar no senador Benedito de Lira, ele desembarcou em dois grandes redutos do PMDB: Arapiraca e Delmiro Gouveia. “Já temos os candidatos (a prefeitos)”, avisa, para garantir que o PP “não será coadjuvante” na eleição municipal este ano.

O ex-governador Ronaldo Lessa vai procurar “todas as forças” políticas do Estado para conversar sobre a sua candidatura à Prefeitura de Maceió. Ele só faz uma exigência: que não tenha vínculo “com este governo (Téo Vilela) que está aí”.

Unidos venceremos Pode até acontecer de Lessa buscar e encontrar o apoio do senador Fernando Collor – que, até agora, não fala, não ouve e não vê nada da sucessão municipal.

Fala Se quiser, o deputado Antonio Albuquerque já pode falar sobre o atentado contra o filho dele, Nivaldinho. Até que a polícia conseguisse prender os responsáveis, o deputado se comprometeu a não tratar em público do assunto.

Missão cumprida A prisão dos acusados do atentado contra o filho do deputado Antonio Albuquerque era “questão de honra” para o delegado Kelman Freitas e equipe.

Expressas O ex-coronel Cavalcante pediu para sair de perto do ex-deputado federal Francisco Tenório, por temer ser incriminado no caso de “acontecer alguma coisa com ele” (Chico Tenório). Chico Tenório e Cavalcante são vizinhos na Ponta Verde. Se for transferido para Santana do Ipanema, Cavalcante vai sobreviver como comerciante de secos e molhados. É mais fácil o camelo passar no fundo de uma agulha do que o projeto acabando com a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia passar em plenário. Autor da ideia, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) garante que a eleição antecipada da Mesa Diretora “fere o princípio da isonomia” entre os concorrentes.

LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br A Prefeitura de Rio Largo já está sendo investigada pelo Ministério Público de Contas (MPC) sobre a desapropriação e venda ilegal dos 252 hectares pertencentes à Usina Utinga Leão. A denúncia chegou ao órgão, através do Movimento de Combate à Corrupção e Violência em Rio Largo, que também ingressou com uma ação civil pública em nome da população do município. O terreno que pertencia à Usina foi desapropriado pela prefeitura com o argumento

da construção de casas populares para moradores das áreas de risco do município. Baseado no plano diretor, a gestão municipal propôs que fossem beneficiadas todas aquelas famílias que tiveram suas casas invadidas pelo rio Mundaú durante a enchente de junho de 2010, ou que vivem em situação de risco. As terras foram compradas pela Prefeitura de Rio Largo por R$ 700 mil, valores abaixo do mercado imobiliário, e antes de qualquer projeto que beneficiasse a população local, foram novamente negociadas. De acordo com

a denúncia do movimento, os 252 hectares foram negociados pelo mesmo valor de compra, para um grupo imobiliário formado por empresários de Goiás, Maranhão e Alagoas. Para comprovar a veracidade da informação, o movimento conseguiu uma farta documentação em desfavor do prefeito, e o acusa de improbidade administrativa. Além do MPC, a ação também foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Alagoas, ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, junto com certidões e registros de compras e vendas

do terreno. O procurador-chefe do MPC, Ricardo Schneider, confirmou que a denúncia está sendo investigada pelo órgão e adiantou que o caso corre sob sigilo. “É uma denúncia grave, que está sendo apurada. Ela chegou ao órgão no ano passado, e informa que existem problemas na desapropriação e no retorno para o uso dessas terras no município de Rio Largo”, explicou. Apesar de não comentar detalhes do caso, ele informou que a legislação permite a desapropriação com finalidade pública.

Denúncia chegou há um ano ao MCCVRL

Também há processo na Vara Agrária

A denúncia sobre o caso de improbidade administrativa, através da desapropriação e venda da terra em Rio Largo, chegou há um ano ao MCCVRL. Como o movimento surgiu com a intenção de apurar denúncias contra a gestão do prefeito Toninho Lins, resolveu investigar e juntar provas que comprovassem a irregularidade. “A prefeitura se envolveu num esquema de desapropriação de terras, que até então não poderiam ser negociadas pela Usina Utinga, que tem dívidas com Receita Federal, INSS e vários outros órgãos. A princípio, o motivo da desapropriação era justo, iria beneficiar a população. Porém, menos de um mês que as terras foram compradas, elas foram negociadas”, contou Francisco José Rocha, presidente do movimento. Com as informações e documentos contra Toninho Lins, o MCCVRL ingressou com as ações pedindo que a situação fosse analisada e revertida em favor da população de Rio Largo. “Existem

O problema com as terras também chegou ao conhecimento da Vara Agrária. Isso porque, existe uma ação da empresa Buriti, que comprou as terras da prefeitura de Rio Largo, como consta na escritura do 1º Cartório de Registro de Imóveis da cidade, que pede a retirada de 78 famílias sem terra da área. Os integrantes do Movimento Unidos pela Terra (MUT) invadiram o local desde outubro do ano passado, quando descobriram a ilegalidade na compra do terreno. “Essa terra não foi desapropriada com a finalidade de beneficiar famílias sem casas e quem vivem em áreas de risco. Porém, como isso não aconteceu e existe uma série de irregularidades nessa desapropriação, resolvemos ocupar o local”, contou José Cícero Rodrigues, líder do movimento. Revoltada com o caso, a dona de casa Maria Cícera de Lima, 53, morava no Centro de Rio Largo numa casa alugada. “Nunca tive condições de comprar uma casa e morava de aluguel. Como a situação apertou, me juntei ao movi-

centenas de pessoas vivendo em áreas de risco no município, mas, invés de ajudá-las, o prefeito resolveu negociar essas terras. Acredito que ele foi conivente para que essas terras fossem negociadas, já que estavam proibidas de serem vendidas”, disse Francisco Rocha. “No Paraná aconteceu uma situação parecida com está que ocorre em Rio Largo, e a Justiça do Estado condenou o prefeito de Paranavaí por improbidade administrativa e determinou a devolução da propriedade ao município. É isso que esperamos que fosse feito aqui, e que a influência do prefeito não deixe o caso lento e moroso”, colocou. Enquanto a decisão sobre a área não é definida pela Justiça Alagoana, o terreno já foi dividido em três conjuntos: “Novo Jardim I, II e III”. Uma das empresas que comprou o terreno da Prefeitura de Rio Largo, a Buriti Construções, que é do Estado de Goiás, já está com suas equipes na área realizando o trabalho de infraestrutura e divisão. L.S.R.

mento e vim morar nessa terra com cinco pessoas da minha família. Sei que essa área é de direito do cidadão de Rio Largo, por isso vamos ficar aqui até que a Justiça decida”, falou. Como as obras no terreno já foram iniciadas pela construtora Buriti, os moradores sem terra denunciam que alguns trabalhadores já fizeram ameaças de demolição dos barracos ao grupo. “Eles vieram com as máquinas dizendo que queriam tirar a gente daqui de todo o jeito. Não respeitaram mulheres e nem crianças. Foi a maior confusão, mas só deixamos esse local, quando a Justiça Agrária resolver. Eles fizeram a maior ilegalidade para comprar essa área e pelo valor que eles compraram o hectare até a gente comprava”, disse Maria das Dores da Silva. O juiz da Vara Agrária, Airton Tenório, informou que o caso está sendo analisado pelo Ministério Público Estadual e que, por isso, ainda não pode falar sobre o caso. O Jornal tentou contato com o prefeito Toninho Lins, mas ele não atendeu as ligações. L.S.R.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A4

Nacional

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

GOOGLE

MINHA CASA, MINHA VIDA

Novos termos de uso na mira do governo

Separação deixará o imóvel com a mulher

B

RASÍLIA - O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pediu esclarecimentos ao Google ontem sobre a nova versão dos termos de uso dos serviços que foram unificadas e agora permitem que a empresa cruze dados dos usuários coletados por meio de diferentes serviços. Segundo o DPDC, o pedido de esclarecimento foi realizado com base no Código de Defesa do Consumidor e no direito constitucional à priva-

cidade. O Google terá o prazo de 10 dias para prestar os esclarecimentos ao órgão. O não cumprimento da notificação pode implicar na instauração de um processo administrativo contra o Google. Entre as questões que deverão ser explicadas ao Ministério da Justiça estão o processo de revisão da política de privacidade e de que forma a sociedade pode opinar sobre as mudanças realizadas pela empresa. Os novos termos de uso do Google começaram a valer em 1º de março.

Globo entregará lista de sites por pirataria RIO DE JANEIRO - A Central Globo de Comunicação informou, na quarta-feira, que vai cumprir o despacho do Tribunal de Justiça de São Paulo e vai entregar ao Google uma lista com as “URLs que temos conhecimento” de sites que fazem a retransmissão online não autorizada dos conteúdos da emissora. O TJ-SP determinou na segunda-feira que a Globo deve fornecer a lista de endereços para que o Google possa

retirar seus links dos resultados de busca por termos como “ver TV online”, entre outros. “Faremos o que for necessário para dar efetividade à decisão da Justiça e impedir que os sites que praticam de forma reiterada a pirataria de nossos conteúdos continuem a se beneficiar dos buscadores”, afirma o comunicado da Globo. O texto também informa, por outro lado, que a companhia vai recorrer da decisão.

ANTÁRTIDA

Reconstrução de base já dispõe de R$ 40 mi

B

RASILIA - O governo federal aprovou a liberação de R$ 40 milhões para a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, na Antártida. A liberação dos recursos financeiros foi publicada ontem no Diário Oficial da União e tem como objetivo reconstruir as instalações destruídas por um incêndio no último dia 25 de fevereiro.. As chamas começaram na sala de máquinas, local em que ficavam os geradores de

energia. No acidente, que destruiu 70% do complexo de 2,6 mil metros quadrados, dois militares morreram, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. No momento do incêndio havia cerca de 60 pessoas entre militares e cientistas na estação, que começou a operar em 1984 e está destinada à pesquisa científica sobre mudanças climáticas.

Mudança no programa foi anunciada pela presidenta em cadeia de rádio e TV

B

RASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff aproveitou o Dia Internacional da Mulher para decretar uma mudança que favorece o gênero feminino nas regras de propriedade do Programa Minha Casa, Minha Vida. A partir de agora, está garantido que as mulheres fiquem sempre com os imóveis em caso de separação, seja por divórcio ou dissolução de união civil estável. A regra valerá para famílias com renda mensal de até três salários mínimos,

Dilma aproveitou o Dia Internacional da Mulher para anunciar a nova regra

inscritas no programa. Nessa faixa de renda, o subsídio do governo para a compra do imóvel chega a 95% do valor. A presidenta ressaltou, entretanto, que a única exceção no caso será quando o pai tiver a guarda exclusiva dos filhos.

Essa é a única forma para que o marido fique com o imóvel após a separação. Segundo Dilma, a mudança segue a mesma lógica de outros programas do governo, como o Bolsa Família, de privilegiar as chefes de

família como beneficiárias. A mudança foi editada por meio de medida provisória, publicada ontem em edição extraordinária do Diário Oficial da União. A presidenta revelou que 47% dos contratos da primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida foram assinados por mulheres, e as próximas escrituras da segunda etapa serão feitas em nome das mães de todas as famílias beneficiadas. O anúncio foi feito ontem em cadeia de rádio de televisão em todo o Brasil. Em 10 minutos de fala, Dilma mencionou ainda programas do governo voltado para as mulheres, como o Rede Cegonha. A presidenta gravou o pronunciamento na semana passada, pouco antes de embarcar para Hannover, na Alemanha.

Hospitais serão acompanhados em tempo real A presidenta também anunciou que irá acompanhar, de seu gabinete, com monitores ligados a câmeras, o atendimento nos principais hospitais públicos do país e de grandes obras, segundo afirmou. Além disso, disse que pediu ao Ministério da Saúde que telefone para as mulheres parturientes atendidas pelo SUS para saber como foram atendidas. “Quero saber de tudo, para melhorar, para

poder estimular o que está bem e corrigir o que está mal”, afirmou. Falando às “irmãs brasileiras”, Dilma pediu às mulheres que sejam “os olhos e o coração do meu governo, sejam a minha voz e o meu ouvido” para fiscalizar o serviço público. “Porque você, minha irmã, é quem mais sente na pele as deficiências do serviço público: quando leva seu filho ao hospital, você vê como está

o atendimento de saúde; você acompanha a escola do seu filho; você vê no supermercado se o preço da comida está subindo; você sente medo nas ruas escuras, quando volta do trabalho sozinha, sem segurança”. A presidenta afirmou que, ainda neste ano, serão ampliados para 1.100 unidades os serviços de atendimento à mulher em situação de violência e adiantou que o governo vai reforçar o pacto

nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Dilma citou alguns programas de seu governo que beneficiam as 97 milhões de mulheres brasileiras, como o Programa Mulheres Mil, que promove a formação profissional e tecnológica do público feminino para garantir sua entrada no mercado de trabalho e anunciou ainda a construção de 6.000 novas creches e pré-escolas até 2014.

MULTA POR SALÁRIO MENOR

Projeto volta para o Senado B

RASÍLIA - O projeto de lei que prevê multa a empresa que pagar salário inferior à mulher quando ela realizar a mesma atividade que o homem vai precisar ser encaminhado novamente para análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Segundo o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), alguns artigos da proposta poderiam gerar dúvidas judiciais. A proposta havia sido apre-

ciada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado na última terça-feira. Se nenhum senador apresentasse recurso em até cinco dias, a matéria seria encaminhada diretamente para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. O recurso foi apresentado pelo próprio líder do governo. “Têm algumas partes que não estão claras, especialmente com relação à CLT,

o que pode gerar demandas judiciais. Queremos que a presidente sancione um projeto todo certo, sem nenhum problema de questionamento. Por esse motivo, ele voltará para análise”, disse o senador. O texto muda o artigo 401 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê que a empresa que descumprir a regra seja obrigada a pagar multa correspondente a cinco vezes a diferença salarial verificada durante o período da

contratação. Conforme o projeto, o objetivo é reduzir as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, uma vez que pesquisas indicam que, mesmo com mais estudo, as trabalhadoras ganham menos para exercer as mesmas funções. Após ser apreciado novamente na comissão, o projeto será encaminhado para votação no plenário do Senado, o que ainda não tem previsão de ocorrer.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A5

Internacional NIGÉRIA

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

SÍRIA

INTERNET

Reféns morrem em operação de resgate

Itália desmantela rede de pedofilia em 28 países

R

OMA - A polícia italiana desmantelou uma rede de pedofilia que abrangia pelo menos 28 países e que usava sites de mídia social para trocar imagens e vídeos pornográficos de abuso infantil. Dez pessoas foram presas na Itália, Estados Unidos, França e Portugal, e outras 112 estão sendo investigadas por suspeita de pornografia infantil, disse o escritório da polícia de crimes cibernéticos da Itália NIT, em comunicado. A polícia realizou buscas em vários países ontem na chamada “Operação Babá” para desmantelar o que o NIT chamou de “uma extensa comunidade internacional de pedófilos”. Investigadores congelaram os dados de servidores de redes sociais americanas e derrubaram várias comunidades online que serviam para recrutar novos membros e coletar material ilegal. Os dados revelaram um grupo criminoso fundado na Itália com mais de 700 seguidores ao redor do mundo, trocando milhares de imagens e vídeos, afirmou o NIT.

OMA - Um britânico e um italiano, reféns na Nigéria desde 12 de maio de 2011, foram mortos durante uma operação militar das forças de segurança nigerianas com o apoio operacional de britânicos, anunciou ontem a presidência italiana em um comunicado. Os dois homens, ambos engenheiros, foram sequestrados em Birnin Kebbi, capital do Estado de Kebbi (noroeste da Nigéria), na fronteira com o Níger, um país, onde, no passado, o grupo islamita AQMI reivindicou o sequestro de trabalhadores estrangeiros.

O c h e f e d e g ov e r n o italiano, Mario Monti, foi informado do “resultado trágico da operação para libertar os reféns”, por um telefonema do primeiro-ministro britânico David Cameron, informou o comunicado. Em Londres, o primeiro-ministro David Cameron anunciou a morte de Franco Lamolinara e Christopher McManus: “Nós estamos esperando a confirmação dos detalhes, mas segundo as primeiras indicações, os dois homens foram assassinados pelos sequestradores antes de serem resgatados”, declarou David Cameron à TV.

Sequestradores seriam da Al-Qaeda Cameron a construir um expressou suas prédio do Banco “mais sinceras Central da Nigéria condolências à em Birnin-Kebbi. vítima italiana, A AQIM, braço lamentando m a g re b i n o d a a d r a m á t i c a McManus era britânico Al-Qaeda, reivinconclusão da dicou a responiniciativa militar decidida sabilidade pelo sequestro de pelas autoridades nigerianas vários trabalhadores estrane britânicas, convencidos de geiros no Níger nos últimos que esta era a última possi- anos, mas nunca na Nigéria. bilidade de salvar as vidas Os sequestros são raros no dos reféns”, informou um norte da Nigéria, de maioria comunicado do gabinete do muçulmana, embora sejam primeiro-ministro. comuns em campos petrolíEm agosto, um vídeo feros do sul, onde os grupos obtido pela AFP mostrava os armados já capturaram vários homens de joelhos e com os expatriados, geralmente com olhos vendados, descrevendo a intenção de conseguirem seus captores como perten- um resgate. centes à Al-Qaeda. Uma seita islâmica, a Boko Os dois trabalhavam para Haram, é muito ativa no norte a B. Stabilini, uma empresa de (de maioria muçulmana) na construção italiana com sede Nigéria, onde deseja estabelena Nigéria. Eles ajudaram cer um Estado islâmico.

R

Kofi Annan vai à Síria negociar o fim dos conflitos que começaram há um ano e já mataram mais de 8 mil pessoas

Annan teme que violência cresça com intervenção Enviado especial da ONU chega amanhã a Damasco para negociar solução pacífica para o conflito

C

AIRO - O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, disse ontem que uma intervenção militar em território sírio agravará a situação de violência no país em vez de solucionar o problema. Amanhã, Annan estará amanhã em Damasco, capital síria, na tentativa de negociar uma solução pacífica para encerrar o impasse na região, que dura exatamente um ano e matou mais de 8 mil pessoas. Ao passar pelo Cairo, capital do Egito, para uma série de reuniões, Annan acrescentou que os conflitos na Síria só podem ser resolvidos por meio de “uma solução política”. Segundo ele, é necessário evitar uma solução militar “a todo o custo”. Annan se reuniu ontem com o chanceler do Egito, Amr Kamel Mohammed. Ao final do encontro, Annan disse

LONDRES que esforçará para retornar da Síria com a solução para o conflito. “Vamos instar o governo da Síria e a oposição para que trabalhem conosco na busca de uma solução que respeite as aspirações do povo sírio”, disse. O conflito na Síria completou um ano neste mês. Protestos generalizados se transformaram em confrontos entre manifestantes e agentes de segurança do governo, responsáveis pela repressão aos opositores e à imprensa. A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que a violência causou 8.458 mortos e a situação humanitária é cada vez mais preocupante. Porém, o presidente sírio, Bashar Al Assad, nega as acusações de repressão. Segundo ele, o governo reage a atos terroristas. Também ontem, o ministro das Relações Exteriores do Líbano rejeitou o pedido dos EUA para dar proteção aos sírios que fugiram para o território libanês. A enviada dos EUA Maura Connely visitou o ministro do Interior, Marwan Charbel, na terça-

-feira e, embora salientando o direito do Líbano e a responsabilidade de proteger suas fronteiras, havia pedido às autoridades que protegessem “todos os sírios desarmados, incluindo os membros do Exército Livre Sírio”. Segundo o ministro Adnan Mansour, “o Líbano não pode atender tal pedido”. RENÚNCIA Na noite de quarta-feira, o vice-ministro sírio do Petróleo, Abdo Hussameddine, anunciou que renunciou ao cargo para se unir à oposição contra o presidente Bashar Al-Assad. Foi a autoridade de mais alto escalão a abandonar o governo desde o início da revolta popular. Hussameddine, 58 anos, é vice-ministro do Petróleo desde agosto de 2009 e disse ser funcionário do governo sírio há 33 anos. Em um vídeo postado no YouTube, ele afirmou que abandonou o regime e o Partido Baath apesar de saber que “sua casa será queimada e sua família será perseguida”. “Estou me unindo à revolução daqueles que rejeitam a injustiça e a campanha brutal do governo”, afirmou.

Tronco achado em canal pode ser de atriz

L

ONDRES - Um homem de 35 anos de idade foi preso depois de um tronco feminino, supostamente da atriz de novela Gemma McCluskie, desaparecida desde a semana passada, ter sido encontrado em um canal em Londres. O corpo, achado na terça-feira no alargamento do Regent’s Canal, próximo ao Broadway Market, em Hackney, seria da atriz, de 29 anos de idade, conhecida por seu papel na popular novela EastEnders, da BBC. Ela interpretou, em 2001, a personagem Kerry Skinner. IRMÃO O homem preso seria o irmão da atriz. A Scotland Yard informou já ter identificado o corpo, mas só confirmaria o nome após a perícia. Mergulhadores da Scotland Yard recuperaram o tronco, mas novas buscas são aguardadas para as próximas horas.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A6

OpiniĂŁo

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br

Efeito relatório Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende JosÊ Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Diretor JurĂ­dico Ă tila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O

vazamento de um relatĂłrio sobre uma inspeção no mĂłdulo onde policiais militares acusados em crimes estĂŁo presos no Baldomero Cavalcanti resultou na mudança do comando do BPGd [BatalhĂŁo de Policiamento de Guarda]. TrĂŞs oďŹ ciais ďŹ zeram a inspeção e, alĂŠm de apreenderem material de uso proibido nas celas, relataram que os policiais militares nĂŁo tĂŞm condiçþes de permanecer onde estĂŁo. A comissĂŁo de inspeção ainda propĂ´s ao Comando Geral alternativas para acomodar melhor – de forma mais humana – os colegas de farda que estĂŁo no Baldomero. Entre eles, hĂĄ policial militar sergipano, o que as autoridades alagoanas desconheciam. O vazamento do relatĂłrio se deu atravĂŠs do blog “briosa em focoâ€?, que o enviou para alguns jornalistas alagoanos. A redação de O Jornal recebeu o material e, diante da sua veracidade, trabalhou o material como forma de editorial publicada neste matutino. Os reexos foram os piores possĂ­veis para quem integrou a comissĂŁo de inspeção. O tenente-coronel que comandava o BPGd – e dessa forma presidiu a missĂŁo – foi “orientadoâ€? a pedir licença especial. É nessa condição que ele se encontra hoje. O major, subcomandante da unidade

O Jornal

militar e que tambĂŠm integrou a comissĂŁo de inspeção, foi transferido para a 3ÂŞ Seção, que cuida de assuntos burocrĂĄticos da corporação e ďŹ ca na sede do QCG [Quartel do Comando Geral]. Todos os dias, ele encontra o comandante-geral no corredor do quartel. Mas a parte pior da punição ficou para o capitĂŁo, um velho conhecedor do sistema prisional. Recaem sobre os ombros dele as principais desconfianças da cĂşpula da PM de ter vazado o relatĂłrio da inspeção. O “trĂŞs estrelas de prataâ€? foi transferido do BPGd, cuja sede ďŹ ca em MaceiĂł, para 9Âş BPM [BatalhĂŁo de PolĂ­cia Militar], com sede em Delmiro Gouveia. Mais distante que isso, sĂł se o oďŹ cial fosse transferido para Israel. Puniçþes Ă  parte – atĂŠ porque hĂĄ possibilidades de o comandante-geral ter agido dentro do que o cargo lhe autoriza –, o interessante nisso tudo ĂŠ que o que os oficiais solicitaram em benefĂ­cio dos policiais militares que estĂŁo no Baldomero ainda nĂŁo foi atendido. Eles reprovaram as instalaçþes do mĂłdulo, a forma como a comida chega para os PMS e atĂŠ mesmo o relacionamento entre os militares e os agentes penitenciĂĄrios. Aliado a tudo isso ainda existe o risco de serem mortos no caso de uma rebeliĂŁo.

Charge

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro FlĂĄvio Bastos ďŹ nanceiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias Ăşteis Domingos NÂşs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.j2012.com.br Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - MaceiĂł/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAĂ‡ĂƒO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SĂƒO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASĂ?LIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não reetem a opinião de O JORNAL.

Datas & Fatos

1500 - A frota comandada pelo portuguĂŞs Pedro Ă lvarez Cabral sai de Lisboa rumo a CalcutĂĄ , que, no ďŹ nal, descobre o Brasil. 1565 - É fundado na cidade de Quito o primeiro hospital da AmĂŠrica: Hospital Real de MisericĂłrdia e Caridade, atual Hospital de SĂŁo JoĂŁo de Deus. 1839 - É assinado o Tratado de paz da Françaa com o MĂŠxico. 1851 - Morre Juan Christian Oersted, fĂ­sico que descobriu o eletromagnetismo. 1869 - Morre HĂŠctor Berlioz, compositor francĂŞs. 1879 - Nasce Otto Hahn, quĂ­mico alemĂŁo que descobriu a possibilidade da desintegração do ĂĄtomo de Urânio. 1895 - Morre Leopoldo Sacher-Masoch, escritor austrĂ­aco, cujo nome associamos a palavra masoquismo. 1916 - Pancho Villa realiza uma incursĂŁo militar contra a cidade de Columbus, no Novo MĂŠxico. 1917 - Manifestação operĂĄria em SĂŁo Petersburgo, fato que antecedeu a revolução russa. 1934 - Nasce Yuri Gagarin, oďŹ cial russo, primeiro astronauta. 1936 - A RepĂşblica Dominicana e o Haiti firmam um

“Porque vocĂŞ, minha irmĂŁ, ĂŠ quem mais sente na pele as deďŹ ciĂŞncias do serviço pĂşblico: quando leva seu ďŹ lho ao hospital, vocĂŞ vĂŞ como estĂĄ o atendimento de saĂşde; vocĂŞ acompanha a escola do seu ďŹ lho; vocĂŞ vĂŞ no supermercado se o preço da comida estĂĄ subindo; vocĂŞ sente medo nas ruas escuras, quando volta do trabalho sozinha, sem segurançaâ€?. DILMA ROUSSEFF, durante pronunciamento Ă  Nação ao pedir que as mulheres a ajudem a ďŹ scalizar as açþes de seu governo.

A mecânica da democratização do capital de uma empresa Bruno Setton Economista, mestre em Desenvolvimento Regional, professor e coordenador do curso de Administração de Empresas da Ufal muito comum se ouvir que o mercado Ao investidor cabe Écimento de capitais pouco agrega para o cresde um paĂ­s uma vez que esse mercado se caracteriza muito mais por um ambiente de capital especulativo em detrimento do capital produtivo. Contudo devemos ter cautela com esse tipo de anĂĄlise. A teoria macroeconĂ´mica nos diz que a fonte principal do ďŹ nanciamento dos investimentos de um paĂ­s ĂŠ o nĂ­vel de poupança individual e a poupança das empresas (entende-se por poupança o lucro das mesmas) e Ă  medida que esse nĂ­vel de poupança cresce essa mecânica poupança e investimentos transformam-se no motor do crescimento econĂ´mico que por sua vez, gera aumento de renda. As empresas por sua vez, Ă  medida que se expandem, necessitam de mais recursos, que podem ser obtidos de trĂŞs formas: emprĂŠstimos, reinvestimentos de lucros e participação de acionistas. No entanto as duas primeiras fontes de recursos sĂŁo limitadas, as empresas normalmente utilizam-nas para manter sua atividade operacional. Mas ĂŠ pela participação de novos sĂłcios que uma empresa ganha condição de obter novos recursos nĂŁo exigĂ­veis, como contrapartida Ă  participação no seu capital. Com esses novos recursos, as empresas tĂŞm condiçþes de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas aperfeiçoando seu processo produtivo, tornando-o mais eďŹ ciente e beneďŹ ciando toda a sociedade. O investidor em açþes por sua vez, alĂŠm de sĂłcio da empresa que se beneďŹ cia da distribuição de dividendos sempre que a empresa obtiver lucros, contribui tambĂŠm para a produção de bens e serviços, dos quais ele tambĂŠm ĂŠ consumidor. Essa ĂŠ a mecânica da democratização do capital de uma empresa e da participação em seus lucros. No entanto antes da tomada de decisĂŁo em aplicar no mercado de capitais, o agente econĂ´mico deve conhecer seu prĂłprio perďŹ l, uma vez que no mercado de capitais hĂĄ distintas formas de alcançar retorno buscando equilibrar os trĂŞs pilares bĂĄsicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Identificado o perfil ao qual se encaixa, o investidor deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade possui sempre uma correlação direta com risco. Ao investidor cabe deďŹ nir o nĂ­vel de risco que estĂĄ disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. Contudo para que o Mercado de Capitais se desenvolva, cumpra com sua função e

deďŹ nir o nĂ­vel de risco que estĂĄ disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade

traga benefĂ­cios para a economia, o ambiente de negĂłcios no paĂ­s de atuação deve ter total liberdade e possuir regras claras e deďŹ nidas. Havendo entĂŁo liberdade e transparĂŞncia quanto Ă s regras, o Mercado de Açþes pode contribuir de forma signiďŹ cativa para o fortalecimento da economia de um paĂ­s ao: sFINANCIARAPRODU ÎOEOSNEGĂ˜CIOS atravĂŠs da venda de açþes expandindo assim o capital das empresas, com obrigaçþes apenas no longo prazo; sPOSSIBILITARQUEOSRECURSOSPOUPADOSSE tornem investimentos, proporcionando crescimento econĂ´mico e crescimento de produtividade com a inserção das poupanças no setor produtivos; sAUXILIARAREDISTRIBUI ÎODERENDA ĂŒ medida que proporciona a seus investidores ganhos decorrentes de valorizaçþes do valor da ação e distribuição de dividendos, compartilhando assim o lucros das empresas; sAPRIMORAROSPRINCĂ“PIOSDA'OVERNAN A Corporativa, atravĂŠs de melhorias na administração e eficiĂŞncia, visto que as companhias abertas precisam cumprir a regras cada vez mais rĂ­gidas propostas pelo governo e pelas Bolsas de Valores, alĂŠm de deixar o mercado mais transparente; e, sPOSSIBILITARAINSER ÎODEPEQUENOS investidores, jĂĄ que para investir em açþes nĂŁo hĂĄ a necessidade de grandes somas de capital como outros tipos de investimentos.; Por ďŹ m nĂŁo seria nada discrepante aďŹ rmar que alĂŠm de tudo que foi colocado o Mercado de Açþes pode ser visto como um indicador econĂ´mico, uma vez que ĂŠ extremamente sensĂ­vel e a cotação das açþes pode reetir as forças do mercado, como momentos de recessĂŁo, estabilidade e crescimento.

Santa Casa de MisericĂłrdia de MaceiĂł

San

Nasce AmÊrico vespúcio No dia 9 de março de 1451, nasce AmÊrico Vespúcio, navegador italiano a serviço da Espanha. Seu nome foi dado ao novo continente descoberto por Cristóvão Colombo (foto), a AmÊrica. Em 1505, o rei Fernando, o Católico lhe concedeu a cidadania castelhana.

Frase do dia

tratado de fronteiras. 1944 - O general Pedro Pablo Ramirez Ê demitido do cargo de presidente da Argentina. Edelmiro J. Farrel Ê o seu sucessorl. 1945 - Os japoneses ocupam militarmente a Indochina francesa. 1950 - Inauguração da linha aÊrea regular Madri-Havana-MÊxico, feita em em 33 horas. 1955 - Nikita Kruschev Ê nomeado secretårio geral do Partido Comunista da União SoviÊtica. 1984 - A ONU aprova uma convenção internacional contra a tortura. 1985 - No Uruguai, são liberados 163 presos políticos em cumprimento da lei de anistia aprovada pelo Parlamento democråtico instaurado em 15 de fevereiro. 1992 - Morre Menajem Beguin, o primeiro ministro de Israel. 1994 - A Comissão de Direitos Humanos da ONU condena pela primeira vez formalmente o antisemitismo e a xenofobia. 1994 - Morre Fernando Rey, ator espanhol. 1998 - O ex-general paraguaio Lino CÊsar Oviedo Ê condenado pelo tribunal militar a dez anos de prisão pela tentativa de golpe de Estado em abril de 1996. 1999 - O chefe dos comandos operativos do ETA, JosÊ Javier Arizkuren Ruíz Kantauri Ê detido em Paris. 1999 - Morre Bioy Casares, escritor argentino. 2001 - A milícia talibã do Afeganistão explode a cabeça da maior eståtua de Buda do mundo, na província de Bamiyan.

Marcos Vasconcelos MĂŠdico em Viçosa esde a ColĂ´nia a Igreja inui na SaĂşde. Globalizada, D Os padres Anchieta e Vieira jĂĄ trabalhavam com ďŹ lantropia; precariamente, ĂŠ verdade, e completados pelas irmandades religiosas, mas ambos preocupados com os que nĂŁo dispunham de assistĂŞncia. A abnegação de homens com espĂ­rito social fez com que surgissem as primeiras santas casas no Brasil, cuja origem ĂŠ Olinda nos idos de 1539, e daĂ­ saĂ­ram se espalhando por todo o territĂłrio nacional. O portuguĂŞs Braz Cubas, alĂŠm de fundar Santos, institucionalizaria sua santa casa, com funçþes de consolar e tratar enfermos e invĂĄlidos, providenciar adoção aos recĂŠm-nascidos rejeitados, sepultar os mortos. A partir de 1915 as entidades ďŹ lantrĂłpicas abriram-se Ă s escolas mĂŠdicas para o ensino e a pesquisa. Mais tarde, haverĂ­amos de ter o convĂŞnio entre a Santa Casa de MisericĂłrdia de MaceiĂł e a primeira faculdade de Medicina de Alagoas (hoje UFAL), pelo qual aquela cedia suas acomodaçþes a serviço da graduação. A Santa Casa de MaceiĂł, nascida Hospital de Caridade SĂŁo Vicente de Paula, segue de venta em popa: globalizada, modernizada, graças a provedorias que ao longo do tempo vĂŞm consolidando melhoramentos que digniďŹ cam as vĂĄrias administraçþes. Fundada em setembro de 1851, ainda no ImpĂŠrio, fora ideia do cĂ´nego JoĂŁo Batista Cordeiro, o qual muitas vezes se valia de recursos da parĂłquia para ediďŹ car a novel entidade, que teve a participação de mĂŠdicos como Dias Cabral e a chancela, no lançamento de sua pedra fundamental, do entĂŁo vice-presidente da provĂ­ncia Manoel

modernizada, graças a provedorias que ao longo do tempo vêm consolidando melhoramentos

Sobral Pinto. A Santa Casa de MaceiĂł ĂŠ uma realidade dentro do contexto mĂŠdico-social das Alagoas; com capacitaçþes de primeiro mundo, vem levando Ă  população carente do tĂŁo criticado e crĂ­tico Sistema Ăšnico de SaĂşde (SUS), aos conveniados e aos particulares um eficiente trabalho, sobretudo em medicina curativa. Organização, disciplina, criatividade sĂŁo o lema DOATUALPROVEDOR $R(UMBERTO'OMESDE Melo, paraibano que imprimiu sua marca como gestor, pelo que tudo ĂŠ feito com planejamento e eďŹ ciĂŞncia. E enfrentando todos os contratempos, a nossa Santa Casa, pode-se aďŹ rmar, ĂŠ uma segurança para o beneďŹ ciĂĄrio, oferecendo um mundo de serviços clĂ­nicos e cirĂşrgicos, enfermagem, limpeza, vigilância, a vencer adversidades graças Ă  experiĂŞncia e competĂŞncia dos que a gerenciam.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A7

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

CHEQUE

°

Alagoas é o 12 em devolução Segundo pesquisa da Serasa, no Estado, 4,49% dos documentos emitidos não tinham fundos FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com.br

A

taxa de devolução de cheques nos dois primeiros meses de 2012 foi a maior registrada no País nos últimos três anos. Uma pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian

coloca que 2,31% dos títulos emitidos no primeiro bimestre não foram compensados por falta de fundos. Alagoas aparece no ranking nacional na 12ª posição, com um índice de 4,49% de devolução de cheques. Os números, entretanto, não são encarados com preocupação pelo professor de Economia da Universidade Federal de Alagoas, Fábio Gomes. Ele atribui a elevação superior a 4% como reflexo das compras realizadas no fim do ano passado, a emissão de cheques pré-datados e

ao acúmulo de taxas e impostos para pagar nos primeiros meses de 2012. “O elevado consumo no mês de dezembro e a carga excessiva de novas contas a pagar no início do ano podem ter resultado neste número desfavorável. Mas não é preocupante”, afirmou. Segundo ele, a economia alagoana, e a de Maceió especificamente, não está configurada no resultado desta pesquisa, já que o contingente de consumidores que adotam o cheque como forma de financiamento é

pequeno, diante de outras modalidades, como o cartão de crédito. “O hábito de pagar contas ou financiar compras com cheques é característico de uma parcela mínima de alagoanos. Se avaliarmos minimamente, 78% dos alagoanos recebem até dois salários mínimos e não têm movimentação bancária que justifique o uso de cheques. Isso restringe os emissores de cheque a um universo bem pequeno. Então, o aumento de 4,49% não tem impacto significativo para Alagoas e nem deve ser equiparado a

outros mercados, como São Paulo”, avaliou o economista, que também é consultor econômico da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio). A devolução de cheques por falta de fundos está bem abaixo da taxa de inadimplência registrada nos cartões de crédito, principal forma de financiamento adotada em Maceió. Comparando as duas modalidades, a taxa de devedores nos cartões de crédito é de 65% a 70%, transformando a vedete das compras a prazo também num dos maiores

vilões do orçamento das famílias maceioenses. Para se ter ideia, a pesquisa mensal divulgada pela Fecomércio, que ainda virá a público em março, já detectou que 58,8% das dívidas do morador de Maceió será com o cartão de crédito. Apenas 8,9% destes consumidores têm dívidas com cheques. DADOS NACIONAIS A pesquisa revela que 1,97% dos cheques emitidos no Brasildurante os dois primeiros meses de 2012 foram devolvidos.

SELIC

Redução anima comerciantes de Maceió

A

redução da taxa de juros em 0,75 pontos percentuais anunciada pelo Comitê de Política Monetária na noite da última quarta-feira terá um impacto positivo para o comércio alagoano. A declaração é da vice-presidente da Aliança Comercial de Alagoas, Silvânia Ferreira. Ela acredita que a nova taxação incentivará o consumidor a continuar comprando e pode ser forte aliada ao momento em que as expectativas locais são de reverter o cenário de inibição de compras registrado no início do ano. “Num momento em que estamos investindo na retomada do Centro, a notícia de redução de juros é sempre animadora, porque muitas pessoas esperam apenas por isso para voltar a comprar”, afirmou. A redução da taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual incide diretamente nos juros praticados nas compras feitas no comércio, por exemplo. Financiamentos com cartão de crédito, cheque especial e crediários terão juros mais baixos e poderão impactar positivamente na retomada da curva ascendente que havia moderado em fevereiro. Agora, as linhas de crédito terão taxadas a 9,75% ao ano, diferente dos 10,5% praticados até então. Com isso, uma geladeira comprada em 12 parcelas, por exemplo, ao preço de R$ 1.500, terá prestações de R 169,14, enquanto antes, o valor de cada mensalidade ficava em R$ 169,72. Uma redução de pouco mais de R$ 0,50 ao mês ou um pouco mais de R$ 6,00 a menos no preço final.

Curta TETRA PAK Executivos da multinacional Tetra Pak (TP) visitaram a sede da Sococo, na manhã de ontem, para fortalecer a parceria que comemora 20 anos. Recentemente, a fábrica adquiriu um novo maquinário, considerado o que há de mais moderno na área de embalagens. Pioneira no mercado ao introduzir a água de coco em caixinha, agora o foco é expandir as opções e sabores.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A8

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

CNI

PapelMoeda Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

Cesta básica reflete inflação menor

Situação da indústria tende a melhorar O indicador de horas trabalhadas aumentou 0,3%, e a capacidade instalada subiu 0,6 ponto percentuais

Setores

A

s indicadores econômicos não deixa dúvida quanto à realidade econômica do País. No momento, o que os diversos índices sinalizam é que tudo continua sob o mais absoluto controle do governo, sobretudo o custo de vida. Para quem se preocupou com o avanço da inflação nos primeiros meses do governo Dilma, a situação agora, um ano depois, é exatamente oposta. A inflação se mostra tranqüila, dentro das margens projetadas pelos economistas e analistas de plantão, tanto que os preços médios da cesta básica cairam em fevereiro em 12 das 17 capitais pesquisadas, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com os números da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada ontem, houve uma clara melhora no custo da alimentação se for levado em conta que em janeiro o valor havia diminuído em apenas duas cidades. As reduções mais expressivas foram notadas em Florianópolis (-5,80%), Salvador (-4,52%) e Curitiba (-4,04%). Já entre as que o custo subiu o destaque ficou para Natal, com aumento de 2,14%.

O

pesar de o crescimento do faturamento real das indústrias brasileiras em janeiro ter recuado 1,4% na comparação com o mesmo mês de 2011, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a tendência para o setor é positiva para os próximos meses. Parte disso, segundo o gerente de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, se deve às medidas adotadas no ano passado pelo governo, que começam a surtir efeito. “A nossa expectativa é de melhora gradual para os próximos meses. Os dados de janeiro são ainda ambíguos, com sinais positivos, mas também negativos, como na queda do faturamento. Houve, possivelmente, uma redução nos estoques. Isso pode significar que as empresas estejam voltando a um grau de normalidade”, disse Castelo Branco durante o anúncio dos indicadores industriais referentes

a janeiro. “Mas há medidas tomadas pelo governo no ano passado que começam a ter impacto”, lembrou, referindo-se às desonerações tributárias adotadas pela equipe econômica. “Por fim, com a queda mais forte dos juros, a expectativa é de que tenhamos ainda quedas futuras, reduzindo o custo financeiro das empresas e estimulando a demanda por parte das famílias”, acrescentou. De acordo com Castelo Branco, esse conjunto de ações, vindo acompanhadas

de uma melhora no ambiente internacional e de soluções para os problemas fiscais da Europa, levarão as atividades da indústria “a uma gradual recuperação”. “Mas para uma retomada mais forte, precisamos de medidas adicionais que reforcem a competitividade dos produtos brasileiros nos aspectos tributários, custo de capital, logística, desoneração de folha e de outras agendas de longo prazo como educação e inovação, que precisam de uma implementação mais efetiva e mais célere”, completou.

Os setores industriais que, segundo os indicadores da CNI, apresentaram os melhores índices de faturamento em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, foram os de material eletrônico e de telecomunicações (40,8% a mais), de Madeira (27,2%), papel e celulose (22,8%) e máquinas e equipamentos (17,8%), de acordo com o estudo. O indicador de horas trabalhadas aumentou 0,3% e o de utilização da capacidade instalada subiu 0,6 ponto percentual. Segundo a CNI, a indústria operou com 81,9 pontos da capacidade instalada em janeiro (índice dessazonalizado). O emprego cresceu 0,5% na comparação com dezembro quando já havia sido registrada expansão de 0,4%. Na comparação com janeiro de 2011, os indicadores de massa salarial (9,7%) e rendimento médio real (8,8%) intensificaram o ritmo de crescimento.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A9

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Encontro reúne secretários Gestores de turismo de todo o País estão em Maceió, hoje e amanhã, para discutir ações estratégicas ANNA CLÁUDIA ALMEIDA* annaclaudia@ojornal-al.com.br

D

iscussões e planejamento de ações para alavancar o turismo em Maceió e outras localidades brasileiras. Este é o obje-

tivo de um encontro que irá reunir hoje e amanhã secretários de turismo de todo país no Hotel Radisson, sob coordenação da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (Semptur). Organizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), o evento deve reunir cerca de 50 secretários e dirigentes da entidade, na I Assembleia Geral Ordinária deste ano. A abertura está

marcada para as 10h30. Segundo a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, no final do ano passado, eventos como este foram realizados em outras cidades brasileiras, onde reuniões de planejamento estratégico traçaram diretrizes para impulsionar as novas conquistas do setor turístico. O evento é itinerante entre as cidades associadas. “Além dos debates e planejamento das ações para atividade turística, os secretários e diri-

gentes vão vivenciar o turismo de Maceió, conhecer um dos cartões postais da cidade, as piscinas naturais, visitar museu, a experiência das rendeiras do Pontal da Barra e nossa rica gastronomia”, disse Claudia Pessôa. Um a d a s n ov i d a d e s da Anseditur é o convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES) para o desenvolvimento da primeira feira de Turismo do país em um ambiente total-

mente virtual que oferecerá aos destinos turísticos brasileiros a possibilidade de ficarem em exposição durantes 24 horas nos sete dias da semana. O endereço www.nossafeiranaweb.com/ d e s t i n o s d o b ra s i l e s t a r á disponível em 31 de março. Em Maceió, por exemplo, Pessôa lembra que diante dos diversos investimentos da prefeitura, o crescimento de leitos cresceu quase 100% em sete anos, além das diversas políticas públicas adotadas

para atrair o turista a escolher a capital alagoana como destino constante de férias. “Passamos dos oito mil leitos, em 2005, para os atuais 14 mil. Em conjunto, as ações de infraestrutura sobressaíram e atraíram empresários para a instalação de novos hotéis. Tudo isso ocorre em paralelo com os serviços indispensáveis – como a alimentação – e os oferecidos para o público, como as casas noturnas”, disse a secretária. *Com assessoria

DIA DA MULHER

Data para homenagens e reivindicações IRACEMA FERRO iracemaferro@ojornal-al.com.br

O

Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, não passou em branco na capital. Várias entidades se uniram para comemorar a data. O Senac trouxe cortes de cabelos e aferições de pressão arterial e o Sesc levou oficinas de artesanato e apresentação de Ciranda do grupo da Terceira Idade.

Já a Polícia Militar presenteou as mulheres que estavam no Centro de Maceió com uma apresentação especial da banda da corporação, sob a regência do maestro sargento Mailson e contava ainda com a participação do soldado Ivonaldo, que cantou músicas em homenagem às mulheres. Já a Secretaria de Estado da Mulher, além de distribuir preservativos e orientações sobre saúde, colocou dois

painéis com silhuetas femininas, de aproximadamente dois metros de altura, onde as pessoas que passavam pelo Calçadão do Comércio podiam escrever mensagem em homenagem às mulheres. Se por um lado o Dia Internacional da Mulher tinha este caráter festivo, o Sinteal, CUT, Sindicato dos Bancários, PT e PSB destacavam a necessidade de garantir igualdade de condições para homens e mulheres e a aplicação da Lei

Maria da Penha, que pune com prisão os homens que praticam violência doméstica. Para chamar a atenção acerca da violência contra a mulher, o Sinteal expôs sete cruzes com os nomes das últimas vítimas da violência e simbolizando também as 161 mulheres que foram assassinadas no ano passado, a maior parte delas por seus companheiros ou ex-maridos.

Yvette Moura

População em geral podia deixar mensagens nos painéis erguidos no Centro


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A10

Cidades

www.mais.al cidades@ojornal-al.com.br

CRIME BRUTAL

Menina de 5 anos é morta Necropsia do corpo contradiz versão de assassino confesso e diz que criança teve traumatismo craniano SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br

R

ealizada ontem de manhã pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, a necropsia do corpo de Ana Kécia da Silva, de apenas 5 anos, confirmou o pior. O laudo oficial ainda não foi divulgado, mas O Jornal obteve o resultado: a pequena foi violentada com requintes de crueldade e espancada até

a morte. O exame do corpo da criança descartou a morte por asfixia ou afogamento e revelou que a menina sofreu traumatismo craniano e abdominal, o que provocou uma hemorragia interna fatal. O resultado contradiz parte da declaração do assassino confesso da pequena, José Petrúcio Caetano da

Silva, 27. Segundo contou em entrevista ao portal Mais. AL, o acusado teria abusado sexualmente da criança em um local próximo à ponte que atravessa o Rio Paraíba, no Bairro Novo. Para matá-la, ele alegou ter empurrado a menina da ponte, e ela, sem conseguir nadar, teria morrido afogada. “Não

toquei a mão nela. Só a coloquei em pé e empurrei. Ela caiu em um ‘poço’, no rio, e não conseguiu sair”, relatou. Agora, precisará explicar. O crime brutal, ocorrido na noite de quarta-feira (07), em Cajueiro, chocou Alagoas pelas suas circunstâncias. Ana foi sequestrada por Petrúcio – que diz ter uma filha da

mesma idade de sua vítima – quando ele bebia com os pais da menina. Ele afirmou em depoimento que pediu que ela fosse trocar “dois litros” em um mercadinho próximo, e pouco depois foi atrás para capturá-la. Por volta de meia-noite a família sentiu falta da criança, segundo a tia Maria José da Conceição.

Moradores tentaram linchar assassino “Era 12h da noite quando a gente deu pelo sumiço dela. Saiu um monte de gente para procurar por ela. Foi quando um homem disse ter visto um cara passando com uma menina no braço”, narrou Conceição. Após se dirigirem à direção apontada pela testemunha, os familiares a encontraram em uma pedra, no leito do Rio Paraíba, já sem vida. “Aí encontraram ele todo molhado, e acharam a sandália dele perto de lá”, complementa. Petrúcio chegou a ser espancado por populares, antes que a Polícia Militar (PM) interrompesse e o conduzisse à delegacia. Conceição afirmou que a menina não costumava se afastar de casa sem supervisão, e que sempre brincava em frente da casa onde morava, localizada na Rua Santa Isabel, centro de Cajueiro. Petrúcio era um amigo da família, e costumava beber com o pai de Ana Kécia frequentemente,

Arquivo de Família

Morte de menina revoltou população

inclusive frequentando a residência da família. AMEAÇA Diante da revolta da população de Cajueiro contra Petrúcio, a Polícia Civil preferiu transferi-lo para a delegacia de Viçosa. Lá, porém, a ameaça persistia; os próprios presos diziam que iriam matá-lo, aos gritos, enquanto o acusado era apresentado à imprensa que estava no local. Por sua parte, o assassino afirma “não saber” porque cometeu o crime hediondo. “Estou arrependido, não sei o que me fez fazer isso”, alegou.

ESPECTRO

Presos começam a prestar depoimento DA REDAÇÃO cidades@ojornal-al.com.br

O

s oito presos suspeitos de integrar uma quadrilha criminosa que fraudou licitações e superfaturou o preço de produtos alimentícios adquiridos pela Secretaria de Estado da Defesa Social começaram a ser ouvidos na tarde de ontem, pelo delegado Haroldo Lucca. Para o Ministério Público, por meio desses depoimentos é que pode saber se há mais pessoas envolvidas, inclusive agentes públicos, que até o momento não consta na lista de presos ou foragidos. Pela manhã, Haroldo Lucca esteve reunido com o delegado-geral da Polícia

Civil, José Edson Freitas, e a tarde os presos começaram a ser ouvidos. O promotor do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), Luiz Tenório, e um representante da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) acompanharam os depoimentos. Deflagrada na madrugada da última terça-feira, por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital à pedido do Gecoc, a ação cumpriu 17 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Foram apreendidos centenas de documentos, três armas de fogo, um colete a prova de balas, computadores, R$ 4 milhões em cheques, mais de R$ 230 mil em espécie e notas promissórias.

Curta QUADRILHA A Polícia Civil de Alagoas começou a ouvir, ontem à tarde, os integrantes da quadrilha, suspeita de cometer mais de 15 crimes: José Francisco da Silva, Anderson Tavares, e o menor J. P. S., 17. Eles foram transferidos ontem do município sergipano de Canindé de São Francisco para Maceió. Uma coletiva de imprensa ocorre hoje à tarde, na sede da Polícia Civil, para que os delegados expliquem os detalhes da prisão.

SUSTO

Corpo abre os olhos em v LÁYRA SANTA ROSA Layrasantarosa@ojornal-al.com.br

U

m fato inusitado assustou os familiares da doméstica Edjane Santos Pimentel, 41, que morreu na tarde da última quarta-feira, no Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o relato da família e de amigos da mulher, durante o velório, que acontecia na Plasvile, no

Prado, os olhos começaram a abrir e o corpo dela teve alguns espasmos. O fato gerou correria e terminou com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que confirmou o óbito. “Para mim ela morreu aqui no caixão. Os médicos do HGE devem ter errado alguma coisa. Isso não existe. Eu vi quando minha mãe abriu os olhos e estava com a pulsação bem

leve”, relatou a filha da doméstica, Josilene dos Santos Pimentel. “Ela estava com o corpo mole, e um pouco quente. Parecia que estava dormindo e não morta. Chamamos o Samu para socorrê-la e o médico confirmou que ela estava morta. Só que outra pessoa que veio na ambulância disse que eu pedisse socorro”. A situação chamou a atenção de quem passava pela

Central de Velórios, já que no momento que a família começou a desconfiar que a mulher estivesse viva houve muito choro e gritaria. “O prédio ficou cheio de gente curiosa para ver. Ela abriu mesmo os olhos. Não parecia que estava morta. Nunca vi uma coisa desta”, afirmou Wilson Rodrigues, que trabalha no serviço funerário. Para a família a desconfiança sobre a situação de Edjane


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A11

Cidades

www.mais.a cidades@ojornal-al.com.b

SMTT

Motoristas mulheres são homenageadas SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br

D

urante parte da tarde de ontem, dezenas de condutoras que transitavam na Avenida Dona

Constança, na Mangabeiras, foram paradas por agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Mas o motivo não é o usual – fiscalização ou multa. O órgão

se juntou à corretora Porto Seguro para aliar uma campanha educativa, chamada Trânsito + Gentil, a uma singela homenagem: uma flor. Das 15h às 17h, as flores, mais uma garrafinha de água

com o emblema da campanha, foram distribuídas pelas equipes junto a uma breve explicação sobre direção defensiva e a adoção de uma atitude pacífica e conciliadora no trânsito.

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

Fora da agenda

A

coluna utiliza este espaço para elogiar a postura do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, a respeito da exploração do transporte de passageiros por mototaxistas. Desde as primeiras motos fazendo esse tipo de serviço clandestino na capital, o prefeito já tinha dito que era veementemente contra e que não passava pela sua cabeça uma iniciativa para legalizar a situação. Ontem, o secretário municipal de Governo, Pedro Alves, informou à coluna [e à imprensa alagoana em geral] que não há nenhuma reunião agendada entre o prefeito e representantes dos mototaxistas. Diz a nota: “... o prefeito mantém a decisão de não regulamentar esse tipo de transporte na capital alagoana”. Almeida não muda sua opinião sobre o assunto desde que tudo começou.

Um ponto ilhado

Foi nesta situação que as chuvas que atingem a cidade desde o início da semana deixaram alguns trechos de Maceió. Este ponto de ônibus fica na orla de Cruz das Almas, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A água cercou o ponto, e o passageiro que se arriscar em ficar ali vai levar um banho de água. E, se estiver chovendo, onde ele deve se proteger da chuva? A coluna chama a atenção do poder público para resolver esta situação e, assim, atender à comunidade.

Na Ladeira do Calmon A coluna já chamou a atenção das autoridades de trânsito para este problema, mas reforça o alerta: motoristas desavisados e despreocupados com o trânsito na Ladeira Passos de Miranda [Ladeira do Calmon] estão parando seus carros no lado direito, sentido Sanatório. Isso faz com que a pista fique ainda mais estreita. Uma faixa contínua pintada no final do ano passado no meio do asfalto impede ultrapassagens e, com os carros parados, faz com que os veículos que estão subindo a ladeira passem sempre para a contramão.

Tapando mais buracos Ruas do Benedito Bentes, Ponta da Terra, Farol e Pinheiro recebem, desde quarta-feira, ações do poder público municipal na Operação Tapa-Buracos. Equipes da Seminfra [Secretaria Municipal de Infraestrutura] trabalharam quarta-feira e ontem na Rua Antônio Brandão [Farol], Jardim das Acácias [Pinheiro], Rua Quintino Bocaiúva [Ponta da Terra] e corredores de ônibus no Benedito Bentes. No início da semana, as ações foram suspensas devido às chuvas. Mas, depois delas, surgiram mais buracos na cidade.

Amanhã tem mutirão da limpeza Agentes da Slum [Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió] vão “montar acampamento” amanhã nos conjuntos João Sampaio I (no Tabuleiro do Martins), trecho próximo ao Makro, e João Sampaio II (trecho em frente ao Benedito Bentes I). Nesses dois residenciais serão feitos trabalhos de capinação, varrição, pintura de meio-fio e retirada de lixo e entulhos. O mutirão aos sábados é uma estratégia da direção da Slum como forma de cobrir as áreas que não foram contempladas durante a semana. A população gosta e apoia o trabalho.

Mais cor na orla A coluna observou que uma equipe da Prefeitura de Maceió está trabalhando na orla [trecho que fica na Ponta Verde], dando um trato na sinalização, deixando-a mais visível. Ontem, uma equipe de funcionários estava pintando o meio-fio na cor amarela. Antes, a pintura era na cor branca, e o amarelo é mais forte e chama mais a atenção dos motoristas. A sinalização na pista também receberá um reforço.

velório e gera polêmica começou quando receberam o atestado de óbito do HGE. “Passei a quarta-feira ligando durante todo o tempo para o hospital e eles disseram que ela estava bem. À tarde, quando minha tia foi doar sangue, informaram que minha mãe tinha morrido. Fui até o hospital e o serviço social disse que ela tinha morrido com AIDS, mas minha mãe não tinha essa doença. Ficamos sem entender nada”,

afirmou a filha mais velha, Joseane dos Santos Pimentel. A doméstica tinha se internado com problemas respiratórios na última sexta-feira. Como o hospital estava lotado e o quadro de saúde era estável, Edjane ficou numa maca recebendo atendimento no corredor. Na noite de segunda-feira, seu estado de saúde se agravou. Para a filha de Edjane a mãe acabou morrendo devido a falta

do respirador, que vinha sendo utilizado desde que o quadro de saúde se agravou. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremal), Fernando Pedrosa, é improvável que o hospital tenha liberado o corpo de uma paciente sem confirmar a morte. “Existem casos de doentes com catalepsia que a pessoa parece morta e depois acorda. Mais não acredito que

esse tenha sido o caso. ”, falou o médico. Em nota, a direção do HGE comentou a morte de Edjane dos Santos. De acordo com o documento, a gerência assegurou que todas as averiguações sobre o óbito foram feitas antes da liberação do corpo e comunicadas à família. Eles acreditam que os movimentos deparados pelos familiares sejam compatíveis com espasmos pós morte.

Eduardo Leite/Estagiário

Buraco na Juca Sampaio

Este buraco ainda pode se considerar pequeno para outros que existem na cidade. No entanto, ele está crescendo e dentro de alguns dias representará um grande problema para o trânsito naquele trecho da Avenida Juca Sampaio que fica no “corredor da construção”. A quantidade de casas comerciais para construção faz com que a pessoa compre do piso ao teto sem sair daquele trecho. Isso faz com que o movimento de carros grandes e pesados seja frequente, o que acaba danificando o leito da pista.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A12

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

REAJUSTE

MozartLuna

Rodoviários querem intermediação da SMTT

Maravilha 1

O

ex-deputado federal Vitório Malta resolveu voltar a vida política ativamente e vai recomeçar em seu município Maravilha disputando uma vaga para vereador. Daí por diante ninguém segura mais Vitório que tem serviços prestados a comunidade sertaneja, já que foi um parlamentar atuante na defesa do povo do Sertão.

Arquivo

Maravilha 2

Sinttro pediu que órgão seja o negociador entre rodoviários que querem reajuste e empresas de ônibus IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

O prefeito de Maravilha, Márcio Gomes, busca a formação de ampla aliança política para as eleições deste ano. O prefeito sempre priorizou os servidores municipais buscando a valorização de todos. Na área da Educação realizou a recuperação de todos os prédios públicos, e uma grande obra foi o novo mercado público.

Ouro Branco O prefeito de Ouro Branco, Atevaldo Cabral da Silva, assinou está semana o contrato com a Casal concessão para operar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município pelos próximos 30 anos. A assinatura ocorreu no gabinete da presidência da Casal. Resta saber se isso foi um bom negócio para o município.

Privatização

Arapiraca

Em Arapiraca o processo de privatização do sistema de abastecimento de água esta andando vagarosamente, para ninguém sentir o que está ocorrendo. O valor das contas deverá subir sob o argumento de que não vai falta o liquido. Arapiraca vive um pré-colapso do sistema de abastecimento.

O efetivo do Batalhão de Policia Militar de Arapiraca não dá para realizar o policiamento na região e muito menos na cidade. Cada vez mais fica patente a necessidade da realização de concurso público para preenchimento dos quadros da PM. Não adianta alugar viaturas para PM, é preciso mais policiais.

Santana A quadrilha que assaltou a casa da prefeita Renildes Bulhões em Santana do Ipanema é vem agindo há muito tempo pelas rodovias daquela região. Os bandidos usam como roteiro de fuga a BR 316 e o povoado de Areia que tem livre aceso a Pernambuco. O estranho que até agora a polícia não conseguiu colocar as mãos nessa turma.

Pilar 1

Pilar 2

O vice-prefeito do Pilar, Renatinho Canuto negou ontem que exista qualquer entendimento para assumir a prefeitura ainda este ano. O prefeito Oziel Barros também disse que não existe nenhum entendimento sobre isso, embora circule na cidade o boato de que Renatinho assumirá ainda este mês o cargo de prefeito.

Nas ruas do Pilar continua a noticia de que o ex-deputado federal Carlos Alberto Canuto é inelegível já que teve suas contas rejeitadas. Entretanto o ex-prefeito continua em campanha e realizando alianças políticas e conversando com eleitores. Alguns acreditam que ele poderá lançar como candidato a sua esposa, Valéria Canuto.

Rio Largo Em Rio Largo o prefeito Toninho Lins está se dedicando a costurar uma ampla aliança política para viabilizar sua reeleição. Entre as cooptações estão a ex-prefeita Maria Eliza. Na oposição está o ex-deputado Gilberto Gonçalves que promete ir à luta contra tudo e contra todos.

Maragogi O ex-prefeito Sérgio Lira anunciou que estará chegando de forma definitivamente para campanha política. Lira é médico concursado no município de Lagoa da Traição no Estado de Tocantins e está providenciando sua licença para se dedicar a campanha política em Maragogi.

A

direção do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro) protocolou, na manhã de ontem,

na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em Arapiraca, um ofício solicitando que a superintendência tente intermediar uma negociação entre os rodoviários e os empresários de ônibus. A categoria reivindica reajuste salarial e de ticket alimentação no valor de 15% e 24% respectivamente. De acordo com o segundo secretário-geral do sindicato, Ronaldo Leopoldino, apesar das inúmeras reuniões com os

INUSITADO

empresários e da apresentação de argumentos plausíveis para melhorar as condições de trabalho dos rodoviários, eles se negam a fazer o reajuste. Em assembléia realizada no último dia 20 de janeiro, no pátio da empresa Real Arapiraca, os diretores do Sinttro/ AL discutiram com a categoria os percentuais de reajuste que satisfizessem os trabalhadores, levando-se em consideração, também, a realidade do município que vive um verdadeiro caos e desorganização

no sistema de transporte. Hoje, o salário do motorista é de R$ 780. Já o cobrador recebe um salário mínimo. R$ 622. De acordo com Ronaldo Leopoldo, o piso salarial da categoria em Arapiraca é um dos menores do país. De acordo com a direção do sindicado, a SMTT tem até o dia 25 deste mês para conseguir intermediar uma negociação entre a categoria e os empresários. Sem consenso a categoria pode ter indicativo de greve até o final do mês.

RECORRENTE

Ambulância é roubada Bando assalta agência em Lagoa da Canoa dos Correios de Belém

O

s ladrões do Estado de Alagoas não estão poupando nem os carros da saúde. Na manhã de ontem, uma ambulância do município de Lagoa da Canoa foi roubada. O assalto aconteceu no bairro Jardim Esperança, em Arapiraca. O motorista Djair Inácio, de 38 anos, contou que dois homens armados abordaram o veículo por volta das nove horas da manhã. O motorista disse ainda que foi levado como refém e permaneceu

com os bandidos por mais de duas horas. Por volta do meio dia, Djair Inácio foi libertado na AL-220, próximo ao Povoado do Canaã, zona rural de Arapiraca. De acordo com a Polícia Militar, o veículo pode ter sido roubado para a prática de algum assalto na região. Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram rondas p e l a r e g i ã o, m a s a t é o fechamento desta edição, a ambulância não havia sido localizada. I.T.

F

uncionários e clientes da agência dos Correios do município de Belém passaram por momentos de terror na tarde de quarta-feira (7). Um homem armado invadiu a agência, rendeu os funcionários e roubou o dinheiro da agência e de um cliente. Segundo informações da polícia, um veículo se aproximou do local e foi estacionado na calçada, dando apoio ao bandido que invadiu o estabelecimento.

A direção informou que foi roubado da agência R$ 5 mil reais, e mais R$ 600 de um cliente. Outros clientes tiveram relógios, celulares e pertences levados pelo bandido, que ainda não foi identificado pela polícia. Já em Palmeira dos Índios, quando a proprietária da agência Pag Fácil, Maria Barbosa, e uma funcionária saiam com um malote foram rendidas por um homem armado que anunciou o assalto e levou R$ 20 mil reais em espécie. I.T.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A13

Esportes MUTANGE

ESTADUAL

No Pilar, Corinthians e Coruripe empatam VICTOR MÉLO jornalistavictor@gmail.com

C

orinthians-AL e Coruripe ficaram ontem no empate por 1 x 1 no jogo que fechou a primeira rodada do Returno. Os gols da partida foram assinalados no segundo tempo. Geninho marcou para o Hulk e Jonathan igualou o placar. Curiosamente, este foi o único empate da rodada. No domingo, o Timão vai pegar o Sport, às 15h, em Atalaia. O Hulk recebe o CEO,

às 16h, no Gerson Amaral, e depois já começa o planejamento para o jogo de quarta-feira contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. PREOCUPAÇÃO Além de tentar uma vaga nas semifinais do Returno, o Coruripe também precisa somar pontos para se afastar da zona de rebaixamento na classificação geral, já que terminou o Primeiro Turno em oitavo lugar, com dez pontos.

Ficha técnica Quando: ontem Onde: Estádio Rubens Canuto, no Pilar Árbitro: Cláudio Roberto Vilela. Assistentes: Esdras Mariano de Lima e Wagner José dos Santos Corinthians-AL - Anderson Paraíba; Leandrinho, Da Silva, Selmo Lima e Fabiano; Serginho, Pio (João Gabriel), Felipe Batista e Edilson (Lauro); Júnior e Afonso (Jonathan). Técnico: Gilmar Batista. Coruripe - Juninho; Fernandinho (Jacobina), Jacó, Melo e Rogerinho; Wallace (Jota), Jair, Geninho e Adrianinho; Ivan (Fabinho) e Washington. Técnico: Elenilson Santos.

ATÉ 2013

Artilheiro do Estadual renova com o ASA

O

artilheiro do Campeonato Alagoano da temporada passada foi Paulinho Marília, então no Coruripe, com 15 gols, marca que deve ser facilmente superada na briga pela artilharia deste ano pelo atacante do ASA, Lúcio Maranhão. Com os três que marcou na vitória do Alvinegro sobre o Sport Santo Antônio, de Atalaia, na última quarta-feira por 3x1, Maranhão já chegou aos 12 gols e se isolou de vez na corrida pelo prêmio de goleador do futebol alagoano. A do meio de semana não foi a primeira vez que Lúcio marcou três gols em um só jogo: o mesmo aconteceu na primeira partida da semifinal do Estadual, na vitória por 5x0 em cima do Corinthians. Naquela ocasião, ele marcou três vezes em cobranças de pênalti. Gols importantes ele também marcou nas finais do Primeiro Turno contra o CRB: duas vezes, uma em Arapiraca e no Rei Pelé, onde também deixou balançou as redes outra vez contra o Galo, mas na vitória por 1x0, na fase classificatória do turno. Com o destaque obtido nesse início de temporada, Lúcio Maranhão, que já

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

fez gol contra o próprio ASA na Copa do Brasil de 2011 pelo Horizonte-CE, chegou a receber proposta do Atlético-PR, mas a diretoria do time arapiraquense correu e tratou de valorizar o jogador e renovar seu contrato até 2013, com multa estabelecida para uma provável saída do atacante. “Quando vim para o ASA, disse que esperava fazer gols aqui como fiz atuando pelo Horizonte do Ceará. Graças a Deus e a meus companheiros, tenho tido a oportunidade de marcar meus gols e ajudar o ASA no Estadual. Infelizmente não fomos campeões do Primeiro Turno, mas fomos bem e temos tudo para chegar à final do Alagoano. Gostaria de dizer que também estou feliz por renovar o contrato”, disse. “O Lúcio Maranhão renovou contrato e continua conosco pelo menos até 2013, fim do novo vínculo com o ASA. É um jovem atacante, mas que mostra muita afinidade com a área na hora marcar gol. Soubemos do interesse do Atlético-PR, mas ele preferiu ficar", comemorou o supervisor de futebol Marcelo de Jesus.

Nada dá certo Yvette Moura

CSA treina por 25 dias, é derrotado na estreia do Returno e já perde "peças" importantes LUCIANO MILANO lucianomilano@ojornal-al.com.br

O

s mais de 25 dias em treinamento após a desclassificação das finais do Primeiro Turno não foram suficientes para o CSA se acertar. Pelo menos foi isso que o time mostrou na estreia do Segundo Turno na última quarta-feira, quando perdeu para o CEO por 2x1, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. Em um clima bastante tenso no Mutange, a diretoria começou uma reunião no começo da noite de ontem e, até o fechamento desta edição, não havia terminado. Como as primeiras conseqüências da derrota, o lateral-esquerdo Camilo teria pedido para sair do clube e prontamente atendido pela direção. Outra que deixou o Mutange foi a assessora de imprensa azulina, Hanny Vasconcelos. Antes de entrar para a reunião, o presidente executivo Jorge VI conversou

O atacante Edson Di soltou o verbo contra a comissão técnica após a derrota para o CEO, na quarta-feira, em Palmeira

com O Jornal e disse que o técnico Círio Quadros está mantido no comando da equipe e que providências só seriam anunciadas após a conversa com o treinador e o assessor especial da presidência, Sérgio Vertello. Por outro lado, o experiente atacante Edson Di não poupou críticas ao técnico Círio Quadros e à qualidade do elenco azulino que, para ele, não é bom. Di reclamou do fato de o técnico do CSA ter optado por testar em excesso o time nos 25 dias de

treinamento e não entrosou a equipe. “Infelizmente, o clima não é bom. São algumas coisas fora de campo como fofocas e piadas que acabam chegando ao grupo e atrapalhando. Passamos 25 dias treinando e, no lugar de tentar entrosar o time, o professor (técnico Círio Quadros) optou por fazer muitos testes para conhecer quem estava chegando. Além disso tudo, o time não tem qualidade técnica e eu, que já fui campeão alagoano, sei

como é difícil conquistar um campeonato aqui no Estado. Se não melhorar tecnicamente, a coisa vai ficar feia. Mesmo assim, enquanto me quiserem aqui, vou brigar para pelo menos tentar classificar o CSA”, desabafou Edson Di, que também chegou a discutir com o meia Washington no vestiário do Juca Sampaio, após a derrota por 2x1 para o CEO. Agora, o Azulão tenta arrumar a casa para buscar vitória no domingo, contra o Penedense, no Rei Pelé. L.M.

Marco Antônio

CBF

Ricardo Teixeira pede licença da presidência

O

O zagueiro Rodrigão recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de quarta-feira, no Rei Pelé, contra o Murici

CRB tem baixas para jogo com CSE

C

O técnico Paulo Comelli não poderá contar com dois jogadores do elenco alvirrubro para tentar a reabilitação no Segundo Turno do Estadual, neste sábado, contra o CSE, às 15h, no estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. Estão fora do confronto o zagueiro Rodrigão e o volante Roberto Lopes. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo na derrota do CRB, campeão do Primeiro Turno, para o Murici, por 2x1, na quarta-feira passada. Capitão do time, Rodrigão pode ser substituído por Rodrigo Barros, caso Comelli mantenha o time com três zagueiros. Se optar por jogar com

dois homens na defesa, possibilidade cogitada pelo treinador, a dupla de zagueiros seria formada por Felipe e Ítalo, que não enfrentou o Murici por conta de lesão e deve ter condição de atuar no sábado. Já Roberto Lopes vem ficando como opção no banco de reservas, atuou na derrota da quarta-feira justamente porque o titular Everton Luís foi poupado do confronto porque sente cansaço muscular. Além de Ever ton, o volante Diego Aragão retorna à condição de titular, depois de também ter sido poupado na derrota para o Murici. Ele começou no banco , mas jogou no segundo tempo.

BRONCA Segundo informações da Pajuçara, a derrota para o Murici causou bastante chateação no presidente-executivo do clube, Marcos Barbosa. O 2x1 para o Murici foi a terceira vez que o CRB perdeu atuando no Rei Pelé: as outras foram para Corinthians e ASA. Barbosa chegou a dizer que vai cobrar atitude do elenco, pr incipalmente jogando dentro de casa, e que não vai admitir mais perder três pontos no Rei Pelé. O presidente alvirrubro também disse que não gostou da postura da comissão técnica de poupar jogadores para enfrentar o Murici. L.M.

presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, pediu licença do cargo ontem, alegando problemas médicos. A licença será de, no máximo de 60 dias, prazo estabelecido pelo estatuto da entidade. Em seu lugar assume José Maria Marin, vice escolhido por ele em e-mail enviado a presidentes de federações. A assessoria da CBF diz desconhecer o fato, confirmado ao UOL Esporte por Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Por telefone, ele disse ter recebido um e-mail de Ricardo Teixeira com o anúncio, que já era esperado pelos seus pares. “Nós já havíamos pedido para ele que houvesse um rodízio, vamos ver se ele vai nos atender e deixar que cada vice ocupe o cargo por 12 dias”, disse o cartola, um dos que mais protestaram contra a possibilidade de José Maria Marin assumir a entidade. Marin é o vice mais velho da CBF. Pelo estatuto, ele é que comandaria a entidade caso Ricardo Teixeira renunciasse. Só que Marin é muito ligado à Federação Paulista de Futebol, e os demais cartolas não queriam que o poder ficasse concentrado na mão dos paulistas. O pedido dos dirigentes de federações estaduais foi feito na semana passada, em uma assembleia-geral na sede da entidade.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

A14

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

Cala-te Boca! Inspirado, Fluminense repete feito de Paysandu, Santos e Cruzeiro na Bombonera

V

encer o Boca Juniors no La Bombonera é para poucos. Ao atingir o feito nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores, com o triunfo por 2 x 1, o Fluminense repetiu Santos, Paysandu, Cruzeiro, Internacional e São Paulo, isso se consideramos jogos válidos por competições oficiais. A vitória sem dúvida mais surpreendente foi conquistada pelo Paysandu, estreante em Libertadores e que venceu o Boca na Bombonera por 1 a 0, em 2003. Feito maior foi o Santos de Pelé, que em 1963

ganhou do Boca na final da competição por 2 a 1. Quem também venceu derrotando o Boca Juniors no caldeirão argentino foi o Cruzeiro, na Libertadores de 1994, também por 1 x 0. São Paulo (3 x 2, pela Supercopa-1995) e Internacional (2 x 1, pela Sul-Americana-2008) foram outros a atingirem o feito em torneios oficiais. Em jogos não-oficiais, outros brasileiros venceram o Boca como visitante. O Botafogo, por exemplo, venceu por 2 x 0 pelo Torneio de Buenos Aires, em 1953. O Grêmio goleou por 4 x 1 em amistoso disputado em 1959. O Flamengo venceu por 4 x 2, um ano antes. Já o São Paulo massacrou o Boca por 5 x 1, pelo Torneio Sul-Americano de Verão em 1961.

NÚMEROS

Messi pode chegar ao milésimo em 2024

O

mundo já se acostumou às grandes atuações de Messi, mas o que ele fez na última quarta-feira foi inédito para ele: cinco gols na mesma partida. E a cada feito do argentino, surgem sempre as mesmas questões: “Ele é melhor do que Pelé?”, “Quando vai sair o gol 1000?”. Se ele já superou o Rei, é uma questão subjetiva. Mas se a Pulga vai balançar as redes pela milésima vez, pode se fazer um cálculo e arriscar uma data. Utilizando médias variáveis, o LANCE!NET, fez uma conta e chegou ao ano: 2024. Ele vai ter 37 anos, menos que Romário, que chegou à contagem aos 41 anos, e Túlio, que ainda está na caça e tem 42. Porém, mais do que Pelé, que tinha 29. Ele chegou ao primeiro quarto desta luta. Na partida de quarta-feira, contra o Bayer Leverkusen, pela Liga dos Campeões, Messi completou 251 gols. E a sua

média tem aumentado. Contando apenas os gols que fez pelo Barcelona, o argentino fez 53 na temporada 2010/11. Na atual, já foram 48. A média subiu de 0,96 para 1,14. Foi com essa evolução que a conta foi feita. Quanto à validade dos gols, cada um que tire a sua conclusão. Em números não oficiais, apenas cinco jogadores alcançaram tal marca: Gerd Muller (1.461), Friendereich (1.363), Pelé (1.281), Puskas (1.117), Romário (1.003). O Rei do Futebol, por exemplo, conseguiu a marca aos 29 anos. Faltam 749 para Messi, que tem 24. Para ser igual a Pelé, teria que chegar ao milésimo em cinco anos. Ele teria que fazer quase 150 por temporada, seria mais de dois gols por partida. Por mais que sua média aumente a cada temporada, até para ele ficaria difícil alcançar tais números.

PAZ

Rebelo aceita pedidos de desculpas da Fifa

B

rasília (DF) - O ministro do Esporte, Aldo Re b e l o, a n u n c i o u ontem ter aceitado os pedidos de desculpas enviados ao governo pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e seu secretário-geral, Jérôme Valcke. Valcke criou um mal estar após afirmar no último sábado, em Londres, que o Brasil precisava de “um chute no traseiro” para acelerar os preparativos para o Mundial de 2014. Rebelo reagiu e pediu oficialmente na segunda-feira o afastamento do dirigente como interlocutor dos assuntos da Copa.

No mesmo dia, Valcke enviou pedido de desculpas ao ministro - fato que se repetiu com Blatter, na manhã seguinte. Rebelo, no entanto, não havia se manifestado a respeito das duas cartas recebidas. Sobre a de Valcke, o ministro foi sucinto. Limitou-se a dizer que “suas desculpas foram aceitas”. A Blatter, Rebelo, além de aceitar a retratação, confirmou que a presidente Dilma Rousseff poderá recebê-lo nas próximas semanas e exigiu que incidentes como este não se repitam, “em prol da boa preparação da Copa”.

Deco marcou um gol e comandou a vitória do Flu sobre o Boca


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

Publicidade

A15 www.mais.al comercial@ojornal-al.com.br


A16

O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br Aluguel de salas comerciais, no 13º andar cobertura com vista para o mar, no Ed. Empresarial Norcon, situado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 2789, Mangabeiras, tratar com proprietário no tel. 9974-4421 (favor ligar no horário comercial).

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS

JÔ 07 – CRUZ DAS ALMAS – Sala de estar/jantar, Varanda, 03 quartos (sendo 01 reversível), WC Social, WC Serviço, Cozinha e área de Serviço. R$ PONTA 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que VERDE tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 JÔ 11 – PONTA VERDE / 9902.7132 - Creci – Tá procurando um AP aconchegante? ASHOW! 2523 Próximo a Praça do JATIÚCA Skate! 03 quartos sendo JÔ 05 – JATIÚCA - 95M² 01 suíte, sala de - Sabe aquele aluguel estar/jantar, cozinha, área chato? Já era! - 03 quar- de serviço, WC social, 01 tos sendo 01 suíte, va- vaga de garagem. randa, sala de estar/jan- Nascente e todo refortar, cozinha, wc social, mado! R$ 160.000,00. wc de serviço, 01 vaga Vem que tá bom demais! coberta. Nascente! R$ Tels. 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 150.000,00. Vem que tá - Creci 2523 bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 JÔ 09 – PONTA VERDE / 9902.7132 - Creci – 90M² - De esquina, próx. ao Palato - 03 2523 quartos sendo 01 suíte, REF. 020 – STELLA sala de estar/jantar em MARIS- Apto ao lado “L” com varanda, coziShopping, sala de estar nha, WC social, área de e jantar com varanda, 02 serviço, DCE, 02 vagas quartos sendo 01 suíte, de garagem. R$ cozinha, Wc. social, 180 250.000,00 – Ventilado! mil. Aceito financiamen- Vem que tá bom demais! to. Tr. 9351-4440 /8729- Tratar pelos telefones 0144 - CRECI 343. para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 OUTROS / 9902.7132 - Creci BAIRROS 2523 REF. 017 – APTO AO JÔ 08 – PONTA VERDE LADO SHOPPING MA- – R. Eng°. Mário de CEIÓ, sala estar e jantar, Gusmão. 136m² cabe 02 quartos sendo 01 sua família inteira! 03 suíte, cozinha , área ser- quartos sendo 01 suíte, viço, 01 vaga 01 andar, DCE, sala enorme, vaprédio sem elevador. randão, wc social, coziPode ser totalmente fi- nha, 01 vaga de garananciado. R$ 140 mil.Tr. gem. R$ 240.000,00. 9351-4440 / 8729- Nascente! - Vem que tá 0144 - CRECI 343. bom demais! Tratar pelos REF. 013 – PRINCIPAL telefones para contatos: MURILÓPOLIS - Apto re- 8811.8410 / 9117.7137 formado com 108m² / 9902.7132 - Creci área útil, com sala de 2523 estar e jantar, varanda, 4009-1961 03 quartos sendo 01 LIGUE E ANUNCIE suite, hall, cozinha, Wc social, DCE, 01 vaga. R$ 135 mil. Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 87290144 CRECI 343

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

JÔ 03 – PONTA VERDE – É tudo que você sonha e mais alguma coisa. Lindaço! 110m² Totalmente reformado. Nascente - 03 quartos sendo 01 suíte, sala estar/jantar em “L” mesmo, varanda, wc social, cozinha, DCE, 02 vagas de garagem. Completo de armários novos, novos! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 - Creci 2523 REF. 011- PONTA VERDE Entrega dez 12. Apto sala, cozinha estilo americana, hall, com 02 quartos sendo 01 suíte, Wc social, 01 vaga. Excelente localização. R$ 190 mil.Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343.

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

CASA VENDA BARRO DURO JÔ 06 – BARRO DURO – Essa casa foi feita sob medida pra sua família! Nascente, com 2 pavimentos - 03 quartos sendo 03 suítes, 01 master com closet, wc social,sala de estar, sala de jantar,DCE,cozinha, jardim e garagem. Apenas R$ 180.000,00. Cond. Fechado. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 Creci 2523

FAROL REF. 019 – FAROL – PITANGUINHA: Casa duplex. Térreo: Garagem, sala de visita, 2 qtos grandes, s/1 ste, coz. c/armários e área de serviço. 1º andar:varandão, sala de visita, sala de jantar,2 qtos,s/1 ste,wc social, coz., área de serviço. Excel.acabamento e local., nascente, rua calçada e sem saída.Tudo isso por apenas: R$ 210 mil. Pertinho Igreja,supermercados, escolas, farmácias.Tr.9351-4440 / 87290144 – CRECI 343

JÔ 02 – FAROL – A 35 metros da Av. Fernandes Lima, próx. a Mondo Informática. Excelente para clínica ou sua empresa. Casa com terreno medindo 10 x 49m. Nascente - 03 quartos sendo 01 suíte, lavabo, sala estar grande, sala de jantar, 02 cozinhas, garagem e + uma com entrada lateral, jardim, quintal grande, 02 salas no 2º piso. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 - Creci 2523

Representantes Maceió e todo o Estado de Alagoas venda de Calendários, Agendas, Cadernos, Canetas, Chaveiros Brindes em geral comissão de até 30% curriculo@ condribrindes.com.br SP (11) 2225-8893

PAJUÇARA

JARAGUÁ

PAJUÇARA

TABULEIRO

REF. 016 – JARAGUÁ – Casa reformada com sala de visita, sala de jantar, 03 quartos sendo 01 suíte, Cozinha, área seviço, DCE, quintal pequeno. Terreno 05 x 26. R$ 220 mil. Tratar pelos telefones: 9351-4440/ 8729-0144 – CRECI 343.

JÔ 04 – PAJUÇARA – Aqui tem tudo de bom, só tá faltando você! Casa c/ 03 quartos, sem 01 suíte, sala em “L”, garagem, jardim de inverno,sala de Tv,despensa, cozinha,WC social,área e wc de serviço,quintal.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 - Creci 2523

REF. 012 – TABULEIRO – Casa reformada no Conjunto Osman Loureiro, com jardim, terraço, 02 vagas garagem, sala de visita, sala de jantar, 03 quartos sociais, sendo 01 suíte, cozinha, área serviço, nascente. R$ 135 mil. Ótima localização. Aceito financiamentos. Tr. 9351-4440 / 8729-0144 CRECI 343

ANÚNCIO INSTITUCIONAL Fruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado com o Ministério Público do Trabalho.

SERRARIA JÔ 10 – SERRARIA – Casa c/3 pavimentos! 3 qtos s/3 stes, 1 master c/closet, terraço grande, WC social, coz., DCE, sala de estar/jantar grande, gabinete, piscina no quintal, garagem. Acabamento de 1ª linha! Completíssima de armários e mobília de muito bom gosto! R$ 600 mil – Motivo da oportunidade: VI-A-GEM! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 / 9902.7132 - Creci 2523

4009-1961

“De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art. 373-A da CLT, não é permitido anúncio de emprego no qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor ou situação familiar, ou qualquer palavra e/ ou expressão que possa ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade assim o exigir.”

LIGUE E ANUNCIE

CURSO DE ICMS, PIS E COFINS (Incluindo Noções do SPED) Data: 24/03 e 31/03/2012 (manhã) Local: CEV - Centro de Excelência da Vida Av. Fernandes Lima, 316 - Farol (ao lado da Mondo) Informação: 3031 - 5878 ou 8715 - 7725

CASA ALUGA

COMERCIAL VENDA

FAROL

JARAGUÁ

POR TRÁS DO ITAÚ - casa no Farol 4 quartos sendo 1 suíte, sla, cozinha,3 banheiros,sala de janta, garagem, area... Tratar pelo telefone para contatos: 9996-2831

REF. 018 – JARAGUÁ – PRÉDIO COMERCIAL, c/excel. local., med. 4 x 30, Reformado, salão principal, 1 sala para escritório,1 mezanino,3 dependências,2 Wcs socais,climatizado,segurança eletrônica. Aceito financiamento.R$ 175 mil. Tr. 9351-4440/8729-0144. Creci 343.

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

Empresa nacional contrata Portador de Necessidade Especial Auxiliar Administrativo- Nível médio completo e conhecimento em informática. Oferecemos salário fixo + benefícios. Interessados(as) enviar currículo para o email: contatorh@fdl.srv.br

REF. 015 – PAJUSSARAVENDO Pousada funcionando, com recepção ligada a internet, 19 apartamentos, todos com frigobar, ar condicionado, televisão, excelente localização, há 200m praia.Prédio próprio.R$ 840 mil.TR.9351-4440 / 87290144 - CRECI 343.

COMERCIAL ALUGA CENTRO ALUGO 10 salas comerciais na r. Dias Cabral, Centro. Tr.: 8874-5005

SÍTIOS VENDA INTERIOR REF. 014 – JOAQUIM GOMES – Sitio com 13 hectares, com casa morador, todo coberto no capim braquiária, braquiarão, capim canelinha, capim sempre verde, todo frutificado, com energia, nascente dágua, acesso 6 Km da rodovia.R$ 140 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343.

VEÍCULOS VOLKS GOL VENDE-SE Gol 1.6, 1997, 2 portas. Bem conservado. R$ 7.700,00. Tr.: 91192783.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

B1

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Personalidade musical: Emerson Padilha, Felipe Carvalho, Johnatan Galvão e Lucas Veloso

Som sem rótulos Com lançamento de clipe e EP como seus primeiros trabalhos, banda Interrompidos apresenta seu novo vocabulário sonoro – focado em uma MPB moderna e livre de estilos – em show na noite de amanhã, no Museu Théo Brandão ELÔ BAÊTA cultura@ojornal-al.com.br

F

ãs do som roqueiro underground, sobretudo o público cativo de festivais como o Agosto pra Tudo, de Alagoas, e o pernambucano Desbunde E l é t r i c o, n ã o p o d i a m imaginar que esse estilo típico da cultura urbana contemporânea deixaria de nortear os caminhos de quatro alagoanos acostumados a essa expressão e cena musical. De fato, o rock´n roll transgressivo e a rebeldia no nome da banda Coito Interrompido não passam de lembranças de “como tudo começou” e dos anos de estrada do grupo. Se o “subterrâneo” – como parece ser traduzido o termo underground para o bom português – ficou no passado dos rapazes, h o j e, “t ra n s f o r m a ç ã o” bem resume o novo voca-

bulário sonoro da banda. Ou seja, abriram mão do antigo nome, passando a serem chamados simplesmente de Interrompidos. Ajustaram a formação de oito anos atrás. Incluíram os acordes do teclado aos dos outros instrumentos. E se lançaram no que definem como Música Popular Brasileira moderna. A essência do grupo, como dizem seus integrantes. O contrabaixista e vocalista Emerson Padilha, o baterista Felipe Carvalho, o tecladista Johnatan Galvão e a guitarra e voz de Lucas Veloso estão dispostos a mostrar essa personalidade musical assumida, sem voz nem vez para limitações ou rótulos melódicos, harmônicos, sonoros. “Nossa proposta hoje é fazer uma nova MPB, sem sermos rotulados nesse ou naquele estilo, com tudo o que pode oferecer: do jazz ao blues; do rock ao som

regional. Essa é a nossa essência hoje. E a linha de pensamento das canções está focada nos conflitos existenciais que envolvem todo o Planeta: felicidade interrompida, tristezas, dúvidas, inquietações, questões inerentes a todo s e r h u m a n o. A l g u m a s de nossas músicas falam justamente desses conflitos. Daí a decisão de nos denominar apenas como Interrompidos”, contam os músicos. Essa nova fase da banda será apresentada nos seus dois primeiros trabalhos – diga-se de passagem, 100% autoral. No show no jardim d o Mu s e u T h é o Bra n dão, às 21h de amanhã, os meninos irão lançar o clipe “Igual a minha vida” e o EP (Extended Play mais longo que um single e mais curto que um álbum, com espaço para a gravação de quatro a nove faixas) “Interrompidos”.

Cachê do show será doado ao Cren Na apresentação, a plateia irá se deparar com um misto de cenários e sons. Cenários quando for exibido “Igual a minha vida”, a composição do grupo que dá título ao clipe. Para a gravação de cerca de três minutos e meio do que eles chamam de “road movie” no Sertão de Alagoas, os moços deixaram a capital munidos de toda a parafernália acústica e cinematográfica que tinham direito. E saíram registrando tudo, em tour de Maceió à histórica Piranhas. As cenas foram colhidas pelo cineasta Anderson Barbosa (autor do curta-metragem vencedor do Festival de Cinema de Penedo no ano passado). Já no momento reservado ao lançamento do EP “Interrompidos”, a banda adianta que o público verá a tal era moderna cultural que os vem conduzindo desde que ganharam nova cara, há um ano

e meio. Atmosfera essa que será sentida em composições – próprias – como “Planeta Terra”, “Tudo que é realmente nosso” e mais três faixas bônus; uma delas, “Perto demais”. “E algumas músicas que tocávamos no tempo da Coito, mas com uma nova expressão sonora”, adianta Emerson Padilha, que, na adolescência, chegou a fazer cover da banda Nirvana ao lado da guitarra de Lucas Veloso e do vocal do ex-Coito Interrompido Eric Amorim. A abertura do show ficará por conta do rock setentista da também alagoana banda Messias Elétrico. E o cachê de toda a noite será direcionado ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional, o Cren. Uma organização não-governamental com trabalho focado no auxílio a crianças desnutridas por meio de acompanhamento psicológico e

nutricionistas. Com segundo clipe já em fase de edição, a maturação de um terceiro e a pretensão de muito em breve gravar o primeiro álbum; tudo independente, “contando apenas com o apoio de profissionais que acreditam no nosso som e na cultura alagoana”, como fazem questão de ressaltar, a ideia é dar continuidade à caminhada da Interrompidos, sem interrupção. E.B.

Vá Lá: O show de lançamento do EP e do clipe da banda Interrompidos será amanhã, às 21h, no Museu Théo Brandão (Av. da Paz, 1490). Ingressos: R$ 8 (mais 1 kg de alimento não-perecível) e R$ 10. Mais informações: 9107-0108.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h30 - Igreja Quadrangular 06h00 - Jornal do SBT -Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 14h15 - Pícara Sonhadora 15h10 - Marisol 16h15 - Maria do Bairro 17h10 - Tenha Estilo 17h15 - Casos de Família 18h15 - Chaves 19h45 - Sbt Brasil 20h30 - Corações Feridos 21h15 - Programa do Ratinho 22h30 - Tela de Sucessos - Filme: Showtime Elenco: Robert de Niro, Eddie Murphy, Rene Russo e Pedro Damián. Gênero: Ação 00h15 - Jornal do SBT -Noite 01h00 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h00 - Tele Seriados I Série: Sobrenatural / Supernatural 03h30 - Encerramento da Programação TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 06h48 - Agreste Noticias 07h05 - Alagoas Rural 07h15 - Fique Alerta 07h35 - Pajuçara Auto 07h40 - Jornal da Pajuçara - Manhã 08h40 - Fala Brasil 10h00 - Hoje Em Dia 12h00 - Casa & Negocio 12h05 - Feito Pra Você 12h30 - Fique Alerta 14h15 - Ponto de Luz 14h30 - Tudo A Ver 16h45 - Xena – A Princesa Guerreira 17h30 - Tudo Mundo Odeia o Chris 19h00 - Rebelde 20h00 - Jornal da Pajuçara - Noite 20h30 - Jornal da Record HD 21h15 - CSI Investigação Criminal 22h15 - Vidas Em Jogo 23h15 - Câmera Record 00h15 - Série: Monk 01h15 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h50 - Sagrado 04h52 - Telecurso Educação Básica Tecendo o Saber 05h10 - Telecurso Profissionalizante 05h25 - Telecurso Ensino Médio 05h40 - Telecurso Ensino Fundamental 05h55 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - TV Globinho 12h05 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h35 - Vale a Pena Ver de Novo – Mulheres de Areia 15h50 - Sessão da Tarde Filme: Evolução (Exibição em HD) 17h41 - Globo Notícia 17h44 - Malhação 18h15 - Amor Eterno Amor 19h05 - AL TV - 2ª Edição 19h25 - Aquele Beijo 20h30 - Jornal Nacional 21h10 - Fina Estampa 22h25 - Big Brother Brasil 12 22h50 - Globo Repórter 23h50 - Jornal da Globo 00h20 - Programete Fórmula 1 00h22 - Agentes Fora da Lei 01h15 - Corujão do Esporte 01h55 - Corujão I 04h00 - Corujão II TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 05h50 - Salto para o Futuro 06h50 - Telecurso Ensino Médio 07h05 - Telecurso Ensino Fundamental 07h20 - Telecurso Tecendo o Saber 07h50 - Jornal Visual 08h00 - Repórter Brasil 08h45 - BALANÇANDO O GANZÁ (LOCAL) Reprise 09h00 - Pingu 09h30 - Castelo Ra Tim Bum 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - O Pequeno Vampiro 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - PAUTA ESPECIAL (LOCAL) Reprise 12h30 - FAIXA MUSICAL (LOCAL) 13h00 - A turma do Pererê 13h30 - Catalendas 13h45 - Carrapatos e Catapultas 14h00 - Dango Balango 14h30 - Vila Sésamo 15h00 - Escola Pra Cachorro 15h15 - Cocoricó na Cidade 15h30 - Thomas e seus Amigos 15h45 - Curta Criança 16h00 - Sem Censura 17h30 - Diverso 18h00 - Estúdio Móvel 18h30 - Snobs 19h00 - Flatmania 19h30 - Programa Especial 20h00 - Vida de Artista – Estreia 20h30 - De Lá Pra Cá 21h00 - Repórter Brasil 22h00 - Programa de Cinema 00h15 - Cine Ibermédia 02h00 - Sem Censura 03h30 - Aglomerado 04h30 - Caminhos da Reportagem 05h30 - Expedições TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Big Sports 09h00 - Cidade Aflita 10h00 - Igreja El-Shaddai 11h00 - Palavra Amiga 12h00 - Bartpapo 12h30 - Musical 12h00 - Bartpapo 12h30 - Programa Mix 12h50 - Info. Ação Parlamentar 13h30 - Canal Legal 14h30 - Programa do Caique 15h00 - Big Sports 16h00 - Cidade Aflita 17h00 - Documentário 18h00 - Info. Ação Parlamentar 18h40 - Programa Mix 19h00 - Bartpapo 19h30 - Canal Legal 20h30 - Programa do Caique 21h00 - Big Sports 22h00 - Cidade Aflita 23h00 - Canal Legal 00h00 - Programa do Caique 00h30 - Bartpapo 01h00 - Almoçando com A Notícia 02h30 - Big Sports 03h30 - Cidade Aflita 04h30 - Canal Legal 05h30 - Programa do Caique 06h00 - Igreja El-Shaddai 07h00 - Bartpapo 07h30 - Clip

www.j2012.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro HOJE A banda Avalon dá o tom ao Happy Hour do Sesc Alagoas. A noite dançante está marcada para as 19h30, no Sesc-Poço. Ingressos: R$ 15 (usuários), R$ 12 (conveniados) e R$ 6 (comerciários). Mais informações: 0800 284 2440. DOMINGO Muita MPB, pop rock, Bossa Nova e outros ritmos com Luciano Marinho e banda, a partir das 13h, no Quintal Restaurante, Música e Bar (Trav. São Pedro, 460, na praia de Garça Torta - próximo ao restaurante Lua Cheia). Couvert artístico R$ 5. Mais informações: (82) 9939-0391. O grupo Nota Máxima é atração do Música ao vivo – Maceió. O evento acontece às 13h, no Sesc-Guaxuma (Rua Cel. Mário Saraiva, s/n - Guaxuma). Já a banda Fogo e Paixão dará o tom ao Música ao Vivo no Sesc-Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges – Arapiraca), também às 13h. Ingressos: R$ 15 (usuário sem carteira), R$ 10 (usuário com carteira), R$ 8 (crianças usuárias de 5 a 12 anos de idade) e R$ 6 (conveniados); para comerciários com carteira, a entrada é gratuita. Mais informações: 0800 284 2440/ (82) 3482-2400. EM BREVE O Chá de Cinema volta com a comédia francesa “Faça-me feliz”, na próxima quarta-feira, dia 14 de março, a partir das 15h. Na telona, as tentativas de um casal em resolver seus problemas conjugais envolvendo uma terceira pessoa na trama. Após a exibição do filme, acompanhando um chá da tarde, apresentação da cantora alagoana Helga Oliveira, com canções nacionais e internacionais. Cultural Sesi inicia a venda de ingressos para o Chá de Cinema a partir de sábado, dia 10 de março, às 16 horas, ao preço único promocional de R$17. É divertimento na certa.

No dia 15 deste mês, o aniversário e os 30 anos da morte da compositora Elis Regina serão lembrados no show “Saudade de Elis. Na interpretação de sucessos consagrados da cantora, artistas como Leureny, Igbonan Rocha, Wilma Araújo, Elaine Kundera, Júnior Almeida, Nara Cordeiro, Irina Costa, dentre outros. A apresentação acontece na Praça Multieventos, às 20h, e contará também com a participação da cantora sergipana Patrícia Polayne, abrindo o show. “Eu não sou eu e nem você”, da artista plástica alagoana Martha Araújo, foi a mostra escolhida para abrir a pauta de exposições 2012 da Pinacoteca Universitária. A exposição tem lançamento no dia 15 deste mês, às 20h e permanecerá aberta à visitação de 16 de março a 28 de abril. Entrada franca. A turnê Assunta Brasil Alagoas 2012 vai levar o humor, as poesias, os causos e as belas canções de Saulo Laranjeira pela primeira vez a Arapiraca e Palmeira dos Índios, nos dias 16 e 17 deste mês, às 21h. Ingressos: variam de R$ 20 a R$ 100. Mais informações: (82) 9998-0821. O premiado espetáculo internacional do Teatro Negro da Bulgária - Circo Fokus Bokus – estará no Brasil pela primeira vez, depois de encantar plateias de 15 países. O grupo Kukla, dirigido por Antoaneta Madjarova, vai estar aqui em Maceió somente no dia 31 de março (sábado) e fará uma única apresentação, às 16h, no Teatro Gustavo Leite – Centro Cultural e de Exposições de Maceió. Ingressos: vão ser vendidos no stand Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-5301 / 9928-8675 / info@chamusca.com.br e www.chamusca. com.br.

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Guido aceita voltar a trabalhar na lanchonete e fica feliz. Cristal diz que adoraria que Gabriel fosse um astro famoso e o proíbe de aceitar o papel de dublê no seriado. Cristal faz uma proposta para Moisés conseguir que ela entreviste Juninho para o programa de rádio. Gabriel se declara para Alexia e eles se reconciliam. Fabiano procura Laura no brechó e ela se irrita com a insistência dele. Cristal procura Alexia e a intimida a se afastar de Gabriel e ele ouve tudo, escondido. Amor Eterno Amor Globo – 18h15 Verbena pede que Miriam entregue o anel para Rodrigo quando ele voltar. Melissa fica furiosa quando sua irmã afirma que não dará o anel da família de Augusto para Fernando. Clara vê uma aura escura em volta de Fernando. Tobias decide ir até o jornal em Belém confirmar a história sobre Carlos. Miriam mostra seu anel de noivado na redação. Tobias fala para Pedro que acredita ter encontrado o filho de Verbena. Aquele Beijo Globo – 19h15h Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo deste dia. Rebelde Record – 20h30 Alice convence Pedro a não sair do colégio para conversar com Beth. Pilar diz a Binho que eles

terão que deixar os rebeldes em paz durante as férias. Cris revela seu interesse em fazer doutorado e Vicente fica admirado. Maria conta para Leila que dois alunos saíram do colégio. Os rebeldes comentam sobre o beijo que presenciaram entre Cris e Vicente. Jonas escuta a conversa e exige saber quem anda se beijando no colégio. Corações Feridos SBT – 20h30 Janaina conta a Amanda que Eduardo pediu que ela arrumasse tudo para levá-la para serra. Eduardo vai ao seu quarto e pega a carta e o pingente que encontrou entre os pertences de Rodrigo para mostrar a Amanda. Amanda afirma a Eduardo que o pingente dela está guardado na bolsa e mostra a Eduardo. Desacreditado, ele afirma que Aline usava o pingente na festa de Vitor. Ela sai de carro e promete nunca mais colocar os pés na fazenda. Obsessivo, Eduardo pega o carro de Eliseu emprestado para perseguir Amanda. Em alta velocidade na estrada, Eduardo capota o carro. Fina Estampa Globo – 21 h A mulher confessa que foi Ferdinand quem a mandou seduzir Quinzé. Tereza Cristina recebe muitos dólares da casa de câmbio e os guarda em seu cofre. Juan Guilherme pede para Chiara contar a verdade sobre sua doença para Fábio. Vanessa aconselha Renê a se mudar da casa de Tereza Cristina com seus filhos. Baltazar estranha quando Crô o chama pelo nome. Tereza Cristina ameaça matar Renê se ele tentar tirar seus filhos de sua casa.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

B3

Variedades BLOGS

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

MARIA BETHÂNIA

Ecad condena uso de vídeos do YouTube AGÊNCIA O GLOBO

E

m nota oficial publicada em seu site comentando a polêmica cobrança de direitos de blogs que exibem vídeos do You Tube, o Ecad reafirmou nesta quarta-feira que, mesmo se o YouTube paga os direitos, o uso do vídeo por outros sites “caracteriza uma nova utilização, cabendo, portanto, uma nova autorização/licença e um novo pagamento”. O músico Leoni discorda. Ele argumenta que não há outro uso, pois a visualização será computada no YouTube, onde o vídeo de fato é transmitido. “Nos blogs você abre uma janela para o YouTube, que já paga pela utilização. Por que cobrar de novo? Fora isso, não é unanimidade que a internet seja local de execução pública. Se não existe uma compreensão de que é um direito cobrar, não pode cobrar. Se não se sabe para quem vai pagar, não tem como cobrar”, questiona Leoni. O músico usa como exemplo a arrecadação feita em hotéis ou consultórios médicos, quando há uso de televisão ou rádio. Segundo ele, o Ecad não deveria fazer essa cobrança, pois não tem como avaliar quais músicas foram tocadas ou mesmo se houve a execução de alguma música, portanto a entidade não tem como saber para quem pagar.

“Mil pessoas podem visitar o blog, mas dessas mil apenas duas assistem ao vídeo. Não tem como dizer. É um abuso (a cobrança), não tem nenhuma legislação que justifique”. Leoni defende a aprovação de um marco civil da internet, para que todos saibam seus direitos e deveres na grande rede. Além disso, pede a criação de uma agência nacional de direitos autorais que regule o Ecad. “Como não tem ninguém acima dizendo o que não pode fazer, o Ecad as vezes atua como batedor de carteira”, critica. “Onde tiver dinheiro, vai buscar um pouco mais. Não é isso que os autores querem. Queremos nosso dinheiro, mas não achacar a população”. Para o ex-baixista do Kid Abelha, o Ecad se tornou uma das entidades “mais odiadas do Brasil”, o que prejudica a defesa dos direitos autorais. Nesse caso mais recente, Leoni acredita que ele deu tiro no pé. "Os dentistas, hotéis não tem voz para protestar, mas os blogueiros tem. Se fosse justo, o pessoal não berrava esse jeito”. Na nota oficial, o Ecad afirma ter cadastrados 1.170 sites que utilizam música publicamente. Segundo a entidade, nesse grupo há sites de “grande, médio e pequeno porte” que pagam direitos autorais pelo uso dessas música.

FUNDO NACIONAL DE CULTURA

As pessoas que estavam no local ficaram indignadas e começaram a pichar as portas do foyer

Confusão na entrega de bilhetes para show CORREIO BRAZILIENSE

A confusão começou quando funcionários do teatro fecharam as portas alegando que os ingressos tinham acabado

A

ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciou ontem a destinação de R$ 133 milhões para projetos, programas, editais visando a promoções e ações dentro do Fundo Nacional de Cultura (FNC), cuja liquidação já deverá ocorrer até o mês de abril. Os recursos significam mais de 50% de toda a verba deste ano para as promoções culturais do fundo, que investirá o total de R$ 256 milhões. No ano passado, as liberações só foram feitas no segundo semestre. Por isso, segundo a ministra, a antecipação neste mês é favorável, lembrando que, sendo 2012 um ano eleitoral, há um calendário restrito para liberações ao longo dos meses. O Programa Cultura Viva vai contar com R$ 46 milhões, a maior das destinações do FNC. O Programa Economia Criativa vai contar com R$ 16 milhões destinados às 12 unidades que vão ser instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014; R$ 16,8 milhões vão para 1.050 microprojetos culturais que vão ser implementados na área da Bacia do São Francisco, beneficiando 500 municípios; R$ 10,5 milhões vão ser destinados à área do livro e da leitura; e R$ 16 milhões vão ser empregados na recuperação

de imóveis no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. Vão ser investidos R$ 7,3 milhões para instalação de museus, em cidades com até 50 mil habitantes. Também serão lançados editais para seleção de dez núcleos de promoção da cultura negra em dez estados, com o objetivo de viabilizar o acesso de jovens entre 15 e 29 anos à formação técnico-cultural. Na área de incentivo às feiras de livros de estados e municípios, vão ser aplicados R$ 5 milhões. Ana de Hollanda admitiu que o ministério precisa de um pouco mais de estrutura, inclusive no sentido de dar sequência a alguns serviços atrasados. “Há serviços atrasados, de alguns anos, no ministério. Por isso, estamos conversando com o Ministério do Planejamento para dar conta disso. O ministério está se estruturando para poder receber contratados, temporariamente, a fim de colocar o serviço em dia”. O Ministério da Cultura vai receber, este ano, R$ 300 milhões adicionais para as Praças dos Esportes e da Cultura, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esses recursos correrão fora do orçamento do ministério e estão acima do próprio orçamento total do FNC, segundo o secretário executivo do ministério, Vitor Ortiz.

As pessoas que estavam no local ficaram indignadas e começaram a pichar as portas do foyer da sala Villa Lobos com batom e a empurrar as portas diversas vezes, tentando derrubá-las. Havia fila especial para idosos e portadores de deficiências, mas ela não foi respeitada.

Há relatos de pessoas que chegaram na quarta à noite ao local, dormiram na fila, e ainda assim não conseguiram ingressos . A secretaria de Cultura alega que o evento foi organizado pela secretaria da Mulher, e representantes dos dois órgãos estão reunidos para resolver o problema.

A VOLTA DO HERÓI

Sylvester Stallone quer filmar Rambo 5

Investimento em 2012 já alcançou 50% do total para o ano AGÊNCIA BRASIL

A entrega dos bilhetes para o show da cantora Maria Bethânia, que aconteceu ontem, no Teatro Nacional, em Brasília, resultou em confusão quando os funcionários do teatro fecharam as portas alegando que os ingressos para a população tinham acabado, por voltas das 9h10.

AGÊNCIA GLOBO

S

Filme tem tudo para ser o último da franquia Rambo

ylvester Stallone está “ l o u c o” p a r a f a z e r Rambo 5, mas os fãs devem estar preparados para a morte do herói norte-americano no final, se o filme realmente acontecer. O ator já tem algumas ideias para levar o mercenário de volta às telas. Depois do Vietnã, Afeganistão e Burma, o veterano agora deve ir parar no México. “Estou louco para fazer outro Rambo”, disse Stallone ao site macleans.ca. “Ele estaria no Arizona e teria de ir ao México. Não acho que Rambo goste de mexicanos”. O estado do Arizona, nos EUA, tem sido um dos mais críticos em relação à imigração de mexicanos e latino-americanos em geral. A atual governadora republicana, Jan Brewer, ficou conhecida no país em 2010, ao assinar uma lei que torna crime para estrangeiros estarem no Arizona sem os documentos exigidos por lei federal. Para tristeza dos fãs, no entanto, esse tem tudo para ser o último filme do Rambo. Perguntando se mataria o personagem no final, Stallone foi direto: “Sim”. O roteirista, diretor e ator explicou que no livro que deu origem ao primeiro filme, escrito por David Morrell, Rambo morre no final.


O JORNAL l MACEIÓ, 9 DE MARÇO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

B4

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Arquivo

Embarque

o lggaçã Divu

Quem pode pode... Bete Paes agora tem novos planos após o lançamento dde seu livro Estampa Brasileira, publicação que reún reúne em 168 páginas seus trabalhos 3 anos de carreira. Agora, Bete realizados durante 30 começa a afivelar afive as malas para embarcar para Milão, on onde confere uma das maiores feiras de de design do mundo. Boa! Arquivo

Modinha M Antenadíssima em tudo que é bacana, a empresária Moacira Cunha manda uma dica daquelas pra gente: o must have da temporad a estampa de cobra invade a rada, C Moa. Mais discreta do que sua Casa outras es estampas de bicho (que também continua continuam em alta!), ela tem a vantagem de ser fá fácil de combinar e de ser usada tanto para pa trabalhar quanto para passear, garantin garantindo looks bem sofisticados. As peças eexclusivas de grifes como Le Lis Blanc e Corporeum já estão nas araras. Tá esperand esperando o quê?

TODA ELA | Lysette Lyra esbanjando finesse e elegância em noite cultural Arquivo

ELES | Rafael Duarte, Léo Caribé e Elizeu Vieira evidenciando as boas presenças nas festas animadas e temáticas da cidade

Palco

PLATINUM | A bela Carla Gentille em registro society nos eventos que movimentam Maceió

ELAS | Izadora Loureiro, sua filha Maria Júlia e Sheyla Sampaio em momento de celebração da vida e, claro, da amizade

Do bem Já ouviu falar no Projeto Trem das Dez? Ainda não! Então, a ONG Teteia será palco do lançamento do projeto, que vai distribuir caixas de leitura para escolas públicas de Maceió e Marechal Deodoro e promove oficinas de técnicas de contar histórias para educadores. Bacana, né? E tem mais: o evento do bem contará com a entrega dos livros de autores alagoanos para as escolas de Marechal. Tudo acontece neste sábado,10, às 10h, no Centro de Formação e Promoção da Cidadania (ONG Teteia). Show! Arquivo

CIRCULANDO | Lara Amorim compondo quadro festivo e social em noite badalada de premiação

Arquivo

Curte teatr teatro? Pois bem, o hype grupo Cena Livre prom promove, neste sábado, 10, às 14h, uma aula grátis gr no Teatro Marista. E não acaba por aí: perso personas a partir de 15 anos podem se inscrever na n oficina, comandada por Mauro Braga e Ana SSofia, que irá demonstrar o método pa iniciantes ou os já experientes no do trabalho para assunto. O tema? tem Criatividade pura. Para quem se estendem durante quatro não sabe, as oficinas o meses, todos os o sábados. Ao fim, será realizada uma peça, qquee fique claro. ma peça

Luciana Peixoto

Microfone Fã do grupo Sifrão? Se a reposta for sim, então leia a nota! Os alagoanos irão homenagear a famosa banda Los Hermanos. Como assim? Para fazer um aquecimento da turnê dos Los Hermanos, que começa no mês de abril, os alagoanos da Sifrão irão festejar os seus 15 anos tocando os sucessos de banda, que ficou famosa com o hit “Ana Júlia”. Lembra? Então, o show rola neste sábado, 10, na boate Loop. Vai perder?

Livro Para a alegria dos autores alagoanos, finalmente já saiu o edital infantil Coco de Roda. Pois as inscrições seguem até o dia 26 de abril. Os interessados podem concorrer com histórias infantis que abordem temas culturais e históricos de Alagoas. Tudo está disponível no site da Imprensa Oficial (imprensaoficial.al), e os candidatos devem levar o trabalho em três vias impressas, assim como uma cópia do arquivo em CD ou DVD. Os cinco textos selecionados, que devem ter no máximo 1.200 palavras, serão editados, impressos, publicados e comercializados pelo órgão. Boa!

ILUSTRE | Em registro especial para a coluna, todo a alegria de Ana Hora, que soma pontos nos quesitos animação e charme atteo

De M

Caravana VIP

Point

O "todo-poderoso" Janguiê Diniz, que comanda a Faculdade Maurício de Nassau, levará uma turma vipérrima de alagoanos para o seu festão de aniversário no Recife. O empresário irá festejar no maior estilo, no seu apê luxo, onde mora na Avenida Boa Viagem, no próximo dia 24 de março. Toda a produção está sendo feita pela Lead, leia-se Carla Bensoussan. Janguiê receberá nomes do mundo acadêmico, social e jurídico ao lado da mulher, Sandra. Promete!

O verão está chegando ao fim, mas o calor está longe de dar trégua. Pensando nisso, o restô do Titio, em Riacho Doce, receberá neste sábado,10, às 22h, o reggae das bandas Resistência, Reggae Essência e o DJ Nenê Roots. Para quem não conhece, o restô fica na AL-101 Norte, após o mirante da praia da Sereia. Anote na agenda!

Só no sapatinho! Divu

ão lgaç

a Brun

ALEGRIA, ALEGRIA | Graça Barbosa, Antonieta Costa e Ruth Tenório entre os nomes notáveis e animados das festas mais badaladas de Maceió

LADIES | Zélia Maciel, Lulu Simons e Soraya Omena formando trinca de mulheres notáveis e do bem de Alagoas

É PIQUE | A consultora de moda Ana Brígida celebrando a vida, hoje, por mais um aniversário. Parabéns!

A sambista Karynna Spinelli segue desafiando a lógica e neste sábado, 10, ensina mais uma vez aos cariocas que existe, sim, samba bom com outro DNA, no caso, o alagoano. Karynna se apresenta no Centro Cultural da Bola Preta, na Lapa, após se apresentar, sábado (3), na Portela. Segue na turnê do CD Morro do Samba, que já vendeu 7 mil cópias. É isso aí, Karynna, bota os cariocas para sambar.

Prateleira Qualquer cult sabe que, sempre que a Edufal disponibiliza a venda de livros, instantaneamente vira objeto de desejo. E não vai ser diferente com o Feirão de Livros, que será aberto no próximo dia 12. Por lá, a Edufal disponibilizará a venda de mais de 3 mil títulos, com um estande montado na Praça de Conveniência da Ufal, no campus Maceió. A boa nova deste ano é o Festival de Livros Importados, uma ótima oportunidade para quem deseja comprar livros de outros países a baixo custo. Corra!


OJORNAL 09/03/2012