1 minute read

Aulas do projeto Cultura Viva retornam neste mês

As aulas do projeto Cultura Viva 2022, que faz parte do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, e conta com o apoio da Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Rede Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top, voltam no dia 1º de fevereiro. Os 50 bolsistas selecionados mediante edital iniciaram seus aprendizados na área de música orquestral em novembro de 2022 e seguem no projeto até setembro deste ano. Os estudos começaram de forma individual para um aperfeiçoamento e aprendizado mais específico no instrumento escolhido. Depois, serão iniciadas as práticas em conjunto, em que todos os alunos estudarão juntos. No total, eles terão aulas individuais por 10 meses e de prática de conjunto por cinco meses.

As modalidades oferecidas são clarinete, saxofone, contrabaixo, flauta, trombone, viola, violino, trompete, violoncelo e regência. Os alunos têm aulas com professores especializados e acesso a uma ampla e tradicional estrutura que conta com salas dotadas de instrumentos da melhor qualidade, espaços para aulas individuais e coletivas, biblioteca especializada em música e também auditórios e salas de concerto.

Advertisement

“Há uma tradição em nossa cidade na prática de instrumentos de sopros e também há uma grande demanda quando falamos sobre os instrumentos de corda, como violino, viola e violoncelo, que compõem a base orquestral. Temos certeza de que com essa oportunidade das bolsas de estudos, novos talentos serão reconhecidos e lapidados, semeando o futuro para orquestras se consolidarem”, ressalta o diretor pedagógico da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Roberto Rossbach.

1ª edição do Festival Cultura Viva

Outro desdobramento do projeto Cultura Viva 2022 é o edital de seleção para 12 músicos e bandas catarinenses se apresentarem na 1ª edição do Festival Cultura Viva, recebendo completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachês.

Na primeira etapa, que teve suas inscrições encerradas em 23 de janeiro, quatro atrações serão escolhidas. A comissão avaliadora analisará a qualidade artística, a relevância cultural e o ineditismo e criatividade no quesito mérito cultural. Já no quesito qualidade da proposta, será analisada a adequação e exequibilidade e também a experiência e qualificação dos artistas e envolvidos. A divulgação do resultado está marcada para 7 de fevereiro.

Para mais informações acesse: www.teatrocarlosgomes.com.br.