2 minute read

Mais de 13 mil turistas entraram no País usando o E-Visa

Desde a sua introdução, em Dezembro de 2022, mais de treze mil cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, entraram no território nacional através do E-Visa, sendo que com o propósito de turismo foram mais de dez mil e os restantes três mil em negócios. “Este é um sinal claro que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do nosso sector”, disse a Ministra da

Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

Advertisement

Recorde-se que posteriormente à essa medida, a 1 de Maio do presente ano, o Governo decidiu estender a isenção de vistos para cidadãos de 29 países, numa tentativa de atrair turistas e facilitar o investimento directo estrangeiro.

“Nos primeiros 6 meses da implementação do e-Visa, foram soli- citados mais de vinte e oito mil vistos via plataforma electrónica, sendo quarenta e nove por cento destinados a vistos de turismo e quarenta e oito porcento, visto de negócios e os restantes três porcento para vistos de actividades desportivas e culturais, transbordo de tripulantes, e investimentos”, disse Eldevina Materula.

Conectividade interna configura desafio para turismo doméstico

Não obstante o sector do turismo estar a evoluir como uma força económica importante do País, é o que diz o Governo, e com um significativo potencial para crescer ainda mais, os desafios que afectam continuam sendo a maior preocupação para o nosso Governo, como é o caso da conectividade a nível interno, regional e continental medida pela frequência de voos, confiabilidade e diversidade de destinos. A Ministra da Cultura e Turismo Eldevina Materula, fez estes pronunciamentos quando intervinha no acto inaugural da retoma dos voos das Linhas

Aéreas de Moçambique (LAM) no percurso Johannesburg/Vilankulo/

Johannesburg, onde afirmou ainda “que a melhoria da conectividade assume-se para o Governo como um imperativo, uma vez que contribui para melhorar o ambiente de negócios, encoraja o investimento, estimula a inovação e eleva a eficiência nas operações de gestão empresarial”.

Inhambane consolida-se como polo turístico de referência do País

• Em 2022 a província recebeu 22,4% do total dos turistas que entraram no País

Dados revelados na ocasião indicam que o sector do turismo, a nível da Província de Inhambane, conta com setecentos e oitenta e nove empreendimentos turísticos, sendo quinhentos e dois de alojamento e cento e oitenta e sete de restauração, que empregam cerca de sete mil trabalhadores, contribuindo com cerca de 10% do total de oito mil, cento e cinquenta e quatro empreendimentos e setenta mil, setecentos e dezoito trabalhadores em todo o País. Em 2022, o sector de turismo de Inhambane registou um crescimento de receita de cerca de 81,2%, em relação ao ano anterior, 2021. No mesmo ano, 2022, a Província recebeu cento e noventa e sete mil e cinquenta e quatro turistas contra cento e noventa e dois mil e quatrocentos e oitenta e cinco turistas do ano anterior, representando 22,4% do total dos turistas que o País recebeu no período em apreço.

This article is from: