
1 minute read
A história de crescimento milagroso da China pode estar a chegar ao fim?
• Dívida maciça, desemprego jovem e o espectro da deflação;
• Na Grande Desaceleração da China, a luta de Xi Jinping para inverter a situação tem consequências globais.
Advertisement
Paira uma espécie de alerta global sobre a tendência da economia chinesa que, segundo analistas, está a dar sinais de um abrandamento económico significativo, após décadas de crescimento exacerbado. Segundo os mesmos analistas, a tão esperada recuperação pós-pandémica parece ter fracassado, com os dados a mostrarem sinais de alerta em toda a economia. Desta vez, os instrumentos tradicionais do Governo para inverter o rumo podem não ser opções viáveis. O País tem de se confrontar com a forma de gerir um sector imobiliário instável, um consumo lento e uma dívida local gigantesca. Num mini-documentário da Bloomberg Originals China’s Great Slowdown, é explorada a realidade por detrás das promessas do Presidente Xi Jinping e de outros líderes de topo do Partido Comunista Chinês para reanimar a segunda maior economia do mundo.
Prometeram mais apoio ao conturbado mercado imobiliário e ajudar a impulsionar o consumo. Mas, até à data, não anunciaram qualquer estímulo em grande escala.
No entanto, o facto de Pequim conseguir dar a volta à situação não é um problema exclusivo da China. O Fundo Monetário Internacional prevê que a nação contribua com um pouco mais de 30% do crescimento global este ano. Se essa dinâmica começar a vacilar, o impacto repercutir-se-á em todo o mundo.