
4 minute read
de juro mais restritivas por mais tempo
ficativa dos preços administrados desde que o banco central se reuniu pela última vez em Maio. Mas vários factores podem persuadir a governadora Lesetja Kganyago e seus colegas a entregar um aumento final de 25 pontos-base, disse o economista Michael Kafe, do Barclays Bank, em nota.
Incluem expectativas de inflação mais elevadas e o aumento dos preços do petróleo. Outra influência é o spread historicamente apertado entre a taxa de recompra da África do Sul e a taxa dos Fed Funds dos EUA, em um momento em que a conta corrente do país está em déficit, disse ele. Dos 27 economistas inquiridos pela Bloomberg, uma clara maioria prevê um aumento trimestral, com os restantes a não esperarem alterações. Os preços de mercado mostram que os comer- ciantes estão apostando em uma chance de 44% de tal aumento. Essuatíni e Lesoto, cujas moedas estão indexadas ao rand da África do Sul, podem igualar o movimento do Banco de Reserva até o final do mês.
Advertisement
Gana, 24 de Julho
• Taxa política: 29,5%;
• Taxa de inflação: 42.5% (Junho);
• Meta de inflação: 8% +/- 2 pontos percentuais (ppts).
Depois de, em Maio, insistir nas expectativas de que um cedi estável e a adesão às condições de um resgate de US$ 3 mil milhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI) conquistado naquele mês ajudariam a conter a inflação, as opiniões estavam divididas sobre se o Comité de Política Mone- tária (CPMO) de Gana retomaria o aperto monetário. Os economistas em uma pesquisa da Bloomberg estavam divididos dois contra dois entre uma alta e uma suspensão, com aqueles que esperavam acção vendo pressões de preços forçando a mão do banco central. Economistas do Absa Bank, no entanto, disseram que, apesar do risco de alta, estão mantendo sua visão de que não haverá mudança na política.
A directora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse em um comunicado quando o resgate foi selado que “o Banco de Gana continuará apertando a política monetária até que a inflação esteja em uma trajectória de declínio firme”.
Nigéria, 25 de Julho
• Taxa política: 18,5%;
• Taxa de inflação: 22.8% (Junho);
• Meta de inflação: 6%-9%.
Os formuladores de juros da Nigéria, em sua primeira reunião a ser presidida por Folashodun Shonubi, que actua como governador desde que Godwin Emefiele foi suspenso no mês de Junho, estão prontos para estender sua fase mais longa de aperto monetário para domar a inflação. Os recentes gatilhos de preços da remoção de subsídios caros aos combustíveis, a pressão cambial da unificação da taxa de câmbio e um possível aumento nas tarifas de electricidade provavelmente manterão a inflação elevada perto de máximas de 18 anos, disseram analistas da CSL Stockbrokers Ltd., incluindo Gloria Fadipe e Sunmisola Ikoli-Oluwo em nota.
“Não acreditamos que as autoridades monetárias estejam dispostas a aumentar a taxa de política monetária muito mais do que os níveis actuais, dado o viés percebido pelo novo governo para taxas de juros baixas”, escreveram os analistas. “Para o segundo semestre, prevemos, no máximo, um aumento de 150 pontos-base nas taxas até o final do ano.”
Moçambique, 26 de Julho
• Taxa interbancária MIMO: 17,25%;
• Taxa de inflação: 6.8% (Junho).
É provável que a autoridade monetária de Moçambique mantenha os seus custos de empréstimos inalterados durante o resto do ano, devido a preocupações de que a taxa de inflação, que caiu para um mínimo de 15 meses em Junho, possa gradualmente voltar a aumentar assim que um projecto de gás de 20 mil milhões de dólares da TotalEner- gies SE esteja de volta a funcionar, disse Gerrit van Rooyen, economista da Oxford Economics Africa. O projecto – adiado desde 2021 por causa de uma insurgência ligada ao Estado Islâmico – pode ser reiniciado no início do próximo ano, fazendo com que a moeda local enfraqueça por causa das importações necessárias para construí-lo, disse ele.
Egipto, 3 de agosto
• Taxa de depósito: 18.25%;
• Taxa de inflação: 35.7% (Junho);
• Meta de inflação: 7% +/- 2 ppts.
Um aumento da inflação egípcia para um recorde em Junho tornou as discussões sobre um aumento de juros mais prováveis quando as autoridades se reunirem no próximo mês. Mas são as perspectivas para a moeda do Egipto que provavelmente ditarão o momento de retomar um ciclo de aperto monetário que está em pausa desde um grande aumento de juros em Março.
Depois de anunciar recentemente vendas de activos estatais no valor de US$ 1,9 mil milhões de dólares e planos para desbloquear mais financiamento do exterior, as autoridades podem finalmente estar no caminho certo para garantir o dinheiro de que precisam para gerenciar outra desvalorização – uma decisão que provavelmente será acompanhada por uma decisão de elevar as taxas. O banco central do Egipto já permitiu que a libra perdesse metade do seu valor após três desvalorizações, enquanto aumentou as taxas em 10 pontos percentuais desde Março de 2022. No início deste ano, o governador Hassan Abdalla indicou que taxas mais altas agora podem fazer pouco para conter o crescimento dos preços, que ele descreveu como alimentado principalmente por problemas de oferta.
“Apesar de manter as taxas em espera nos últimos dois meses, ainda esperamos mais 300 pontos-base de aperto no segundo semestre, já que as pressões inflacionárias permanecem desconfortavelmente altas”, disseram analistas do Deutsche Bank AG, incluindo Christian Wietoska, em relatório de Julho.
Quénia, 9 de agosto
• Taxa do banco central: 10,5%;

• Taxa de inflação: 7.9% (Junho);
• Meta de inflação: 5% +/- 2,5 pontos percentuais (ppts).
O Comité de Política Monetária (CPMO) do Quénia provavelmente deixará a taxa de referência inalterada depois de elevá-la em 100 pontos-base em uma reunião surpresa no mês de Junho para avaliar o impacto dos impostos planejados na inflação, disse Churchill Ogutu, economista do IC Group. Os impostos que deveriam começar em 1º de Julho para financiar o orçamento do governo para 202324 foram congelados até que um tribunal decida sobre sua legalidade e podem impedir que a inflação volte ao intervalo da meta do banco central até Outubro, como previsto por seu novo governador, Kamau Thugge.
“Eles estarão atentos para ver o que os tribunais dizem sobre os impostos e os potenciais efeitos de segundo turno que podem ser filtrados”, disse Ogutu.