4 minute read

Os impostos e os impostores

O discurso dos impostores é de um amor profundo pelos impostos. Os politiqueiros, os gastadores no poder, os economistas de araque, os jornalistas da ficção, não do mundo real... Ludibriar e iludir, isso eles fazem bem. Mais impostos? Viva! Está na manchete do jornal: “É o melhor do ponto de vista social, fiscal e ambiental”.

Ecomo alguém ainda pode questionar medida tão acertada? Mais impostos, os impostores garantem, e teremos maior proteção aos pobres, redução da inflação, menor taxa de juros, estabilidade nas contas públicas e um ar mais limpinho. É o mundo maravilhoso dos tributos. Vamos dar mais dinheiro para o governo e resolver todos os nossos problemas.

Advertisement

Os impostores nos chamam de “contribuintes”... O que somos de verdade: pagadores de impostos. E pagamos, pagamos, pagamos. Somos felizes assim.

Temos segurança, ensino e saúde de qualidade. Os impostores já esclareceram: esse paraíso todo foi o dinheiro dos nossos impostos que construiu. O tal presidente que resolveu reduzir e até zerar a carga tributária de milhares de produtos, ele arriscou todas essas conquistas. Onde já se viu derrubar impostos, baratear a gasolina e, mesmo assim, bater recorde de arrecadação federal? Não dá. Acredite nos impostores.

Nunca foi tão necessário que a gasolina fique mais cara. Qualquer problema, a Petrobras que se vire, que segure preços, entube prejuízos. Vai dar certo, os impostores são pós-graduados... Os produtos que consumimos, nossos alimentos, isso tudo anda por aí de trem elétrico, no lombo de jegues, em carroças puxadas por cavalos. Reonerar é tão delicado. Reonerar parcialmente é mais delicado ainda. Se inventam um novo imposto sobre a exportação de petróleo cru, temos de achar muito bom. Nossos impostos salvam o governo, e o governo nos salva. É tão lindo. Os impostores juram que o governo não quer exatamente o nosso dinheiro. A ideia é reduzir o uso de combustível fóssil. Há 2 mil anos, eles anunciam o fim do mundo. Agora, parece que ficou para 2050. A não ser que os carros elétricos nos salvem. Não importa se a extração de metais usados nas baterias esteja destruindo a natureza, principalmente na África. Não importa que se queime combustível fóssil para produzir carros elétricos, para carregar suas baterias, cujo descarte também é um problema... Não importa que um carro a gasolina moderno emita 75% menos monóxido de carbono do que um carro da década de 1990.

Luís Ernesto Lacombe

No próximo domingo (5) acontece mais uma edição do projeto “Macaé: Verão para Todos”, na Praia de Hollywood, nos Cavaleiros, das 9h às 14h. O objetivo é facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a banhos de mar. A ação é gratuita e acontece todos os domingos, até o dia 19 de março. A iniciativa é da Secretaria Adjunta de Defesa Civil em parceria com o Centro de Vida Integrada (CVI).

Mídia & Midia

A população macaense vem, de há muito, sendo bombardeada de informações midiáticas feitas pelo prefeito Welberth Resende que não perde uma oportunidade para expor suas ideias e seus projetos para tirar Macaé do caos em que foi deixado pelo seu antecessor, que tentou colocar todo mundo no bolso mas acabou “engolido” pelas suas maldades, das quais os mais atingidos foram os servidores públicos que em torno de 17 mil, não receberam reajuste salarial.

Cidade digital

O município de Macaé que geograficamente passou a pertencer a região Norte Fluminense, desde que a Petrobras aportou por aqui em 1977, chegou a ostentar o título de Capital Nacional do Petróleo e, mesmo com a crise mundial, volta a se tornar importante por causa do ouro negro. Agora, mesmo buscando toda a maneira de atender a população, ainda não se tornou uma cidade digital, apesar do avanço da tecnologia. Nem na própria prefeitura o sistema funciona.

Idosos e deficientes

O prefeito de Macaé e todo o secretariado ganha um prêmio de conseguirem caminhar pelas calçadas da cidade que são cheias de buracos, além de desníveis que alcançam a insensatez. UM idoso não pode caminhar porque fica sujeito a uma queda com consequências graves, e os cadeirantes então, nem se fala. Já que a cidade ostenta o título de Capital Nacional do Petróleo e agora que o título de Cidade da Energia está chegando, vem por aí o Terminal Portuário. Falta apenas o cuidado com as pessoas.

Repensar Macaé

Um grupo de empresários que fazem parte do Repensar Macaé busca uma agenda futura para o município, lembrando de reivindicar sempre obras importantes para alavancar o desenvolvimento. Apesar das importantes reivindicações em todos os níveis, igual como começou, o grupo poderia abrir a discussão pelo menos uma vez por ano, para ouvir representantes da população que ao participar de uma audiência, poderia enriquecer com outras sugestões.

Transporte público

PAINEL saúde Idosos acamados podem solicitar vacinação a domicílio

Que o Sistema Integrado de Transporte - SIT, sempre funcionou de maneira precária e até irregular durante todos esses últimos 12 anos, todo mundo sabe. Sabe também que a população continua a mercê do Deus me acuda porque se não tiver bicicleta, dinheiro para o Uber, ou carro, não consegue cumprir compromissos. E também sabe que o prefeito prometeu resolver o problema, fazendo nova licitação. Mas tudo continua igual e até agora não há luz no fim do túnel.

Política e políticos

Mestre em fazer política, o prefeito Welberth Resende conseguiu com suas ações em todos os pontos e pontas, neutralizar toda e qualquer iniciativa que possa fazer frente a ele concorrendo como oposição nas eleições de 2024, que ele mira a reeleição. Ele continua “engolindo” todas as iscas lançadas como novas lideranças e tirando do caminho qualquer possibilidade de obstáculo. De cabo a rabo, ou seja, a nível federal, estadual e municipal, que ninguém se atreva a admitir ser candidato a prefeito, senão...

Em busca de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde segue com a campanha de imunização no município com a vacina bivalente. Para atender idosos acamados com idades a partir de 70 anos, equipes de enfermagem realizam a vacinação em domicílio. Cuidadores e familiares que desejam o serviço podem solicitar por telefone ou e-mail.

''Os familiares de idosos acamados podem solicitar a vacinação em casa. Iremos agendar a melhor data e ir com uma equipe ao local pra atender. Além da imunização contra a Covid-19, a vacinação em domicílio pode ser solicitada para outras vacinas'', disse a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales. Para solicitar a vacinação, deve ser enviado um e-mail para: acamadosvacinamacae@gmail.com com as seguintes informações: nome completo; cartão do SUS ou CPF; data de nascimento; endereço completo (rua, número da casa/apto/ bloco, bairro); telefone de contato; comprovantes das vacinações contra a Covid-19 e o motivo da vacinação em casa. O agendamento também pode ser feito por telefone, no número 2796-1622.