Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013 • ANO XXXVII • Nº 8039• FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Simone Mota é destaque no mundo literário A escritora Simone Mota lança seu novo livro intitulado 'Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal', marcando mais um sucesso em sua carreira Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

E

scritora volta a brilhar no cenário literário nacional. Trata-se de Simone Mota, que está lançando seu novo livro intitulado 'Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal'. O lançamento oficial aconteceu no sábado (16) no Espaço Cultural Mamulengo, em Niterói, em meio a uma oficina de contação de história. E no próximo domingo (24), o lançamento será na Livraria da Travessa, no BarraShopping. Imprimindo seu talento e sua sensibilidade com as questões ligadas às crianças, a escritora Simone Mota lançou recentemente diversos livros da série “Eu Não Gosto de...”, incluindo “Eu Não Gosto de Cortar as Unhas”, “Eu Não Gosto de Escovar os Dentes”, entre outros. Segundo Simone, este início de 2013 foi todo dedicado ao lançamento do novo livro ‘Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal’. “Este é um trabalho diferente dos outros que tenho, porque conta uma nova história a partir de outra história conhecida pela maioria dos leitores, a história da Cinderela”, explica a escritora. O livro foi lançado pela editora APED, no selo Apedezinha, tem 45 páginas, é todo colorido, com 16x23 cm, com acabamento brochura.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS ESTÁ EM FASE DE NEGOCIAÇÃO com a editora a publicação dos outros quatro títulos da coleção “Eu Não Gosto de...”. A perspectiva é de que a coleção seja completada até o final do ano. “Dividir meus brinquedos”, “Tomar Banho”, “Comida Saudável” e “Escovar os Dentes” são os títulos que fecharão esta coleção que encantou pais e crianças.

Detalhes da obra O livro 'Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal' conta uma das histórias da rainha do conto de fadas Cinderela, a mãe do Príncipe, ou seja, a sogra da Cinderela. De acordo com a escritora, diferente do que o título pode sugerir, o livro não é um livro de comédia, tão pouco tem qualquer relação com os estigmas de uma sogra. “É um livro infantil que quer explorar outros personagens dos já conhecidos contos de fadas”, revela. “Através desta história, e de outras que estão em fase de preparação, está o desejo de desbravar os reinos dos contos

de fadas, conhecendo um pouco da história de cada um deles através das histórias de suas Rainhas e Reis”, esclarece ela. Contrariando os discursos modernos que dizem que os contos de fadas estão ultrapassados e que as crianças não se interessam mais por eles, a autora acredita que toda história tem seu valor e que os clássicos tem que ser valorizados. “É possível trazer qualquer história para o nosso tempo e tirar proveito do que elas tem a oferecer, mesmo que para isso seja necessário iniciar uma nova história”, disse Simone.

'Rainha, a Sogra da Cinderela,e o Sorriso de Cristal' A Rainha do Castelo é sogra da Cinderela e ficou viúva muito jovem. Desde então vive solitária, dedicando toda a sua vida ao seu povo. Um dia, depois de muitos anos, decidiu fazer uma festa para comemorar seu aniversário. Durante o grande baile do seu aniversário, um cavaleiro surgiu e sumiu deixando o seu sorriso para trás. A Rainha apaixonou-se por aquele sorriso e saiu em busca do dono daquela dentadura.

SIMONE MOTA NASCIDA NO RIO DE JANEIRO EM 1974,

Simone Mota é formada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2004 ela optou por interromper sua atividade profissional regular para cuidar da família. Depois de alguns anos montou um home office e

resolveu dedicar-se profissionalmente a uma atividade que sempre teve como hobby, contar e escrever histórias. Teve o seu primeiro livro publicado em dezembro de 2011, ‘Eu não gosto de Cortar as Unhas’, que faz parte de uma coleção que conta com um total de seis

Agenda da escritora simone motta conta que a sua agenda está repleta de compromissos para divulgação do livro. Além do lançamento no Espaço Cultural Mamulengo, em Niterói, e coquetel de lançamento na Livraria da Travessa, no BarraShopping,no domingo, dia 24, Simone Mota anuncia que vai participar da 8ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG), a Flipoços. A autora foi selecionada para apresentar e divulgar seu novo livro no Recanto dos Escritores Independentes, um espaço reservado para 25 escritores de todo o Brasil.

Até o início do próximo semestre, Simone Mota vai lançar uma Edição Comemorativa do seu livro infantil sobre histórias da cidade de Macaé, ‘A Turma da Princesinha’. A Turma da Princesinha em ‘Histórias da nossa cidade: Macaé’, que já foi publicado em português e em inglês, está com uma proposta de reformulação do seu layout para celebrar os 200 anos de Macaé. O trabalho está aguardando patrocínio para fechamento de data e local para o lançamento dessa edição especial à cidade de Macaé.

pequenos livros infantis sobre bons hábitos de higiene e comportamento. Depois lançou o segundo título da mesma coleção, Dormir, e em julho de 2012 publicou um livro infantil de histórias da cidade de Macaé, A Turma da Princesinha - Histórias da nossa cidade: Macaé.


2 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013

Kelvin Karvalho

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) Não deixe maus pensamentos te dominarem. Lembrese que o que passou, passou. Agora é vida nova. Chances de sucesso em novo emprego ou de promoção. Seja mais otimista.

kelvin.karvalho@uol.com.br

O ANIVERSÁRIO DE Santiago César Santiago.

Na última quarta-feira (20) reuniu a nata da sociedade macaense e seus amigos em uma festa para 200 pessoas no Maison Cristal no Alto da Glória. Como sempre impecável em seus eventos, o publicitário Santiago cuidou de tudo: A decoração no estilo de seu estúdio CSC com muita luz, cores, objetos especiais, banda ao vivo, música com Dj, salgados finos, barmens vindo do RJ, coqueteleiros e o que havia de melhor no quesito FESTA. É difícil descrever o ambiente completamente decorado em extremo bom gosto e sofisticação. Segue aqui algumas fotos do grande evento.

TOURO (21/04 a 20/05) Evite desavenças com a pessoa amada. O período favorece o trato com amigos, mas cuidado com os falsos amigos e suas opiniões. Siga a sua própria cabeça. GÊMEOS (21/05 a 20/06) Saiba trabalhar em equipe e tenha paciência porque ninguém é igual a ninguém. O período favorece o trato com a pessoa amada e as viagens de descanso. Cuide de sua saúde.

Ely Peron e Tania Schueler

Silvio e Cleide Daflon

Tony Bernardino e Bobinho

Vonair, Onilda (mãe de Santiago) e Gabi Santiago (irmã) A irmã Michele Santiago e seu marido Marcelo

CÂNCER (21/06 a 21/07) Período propício para mudança de casa. No entanto, aja com cautela e diplomacia para não enfiar os pés pelas mãos. Evite discussões desnecessárias com familiares. LEÃO (22/07 a 22/08) Pense muito bem antes de tomar qualquer atitude nesta fase. Talvez seja bom esperar um pouco antes de resolver questões importantes. Mantenha a confiança em Deus. VIRGEM (23/08 a 22/09) O período é favorável aos afetos e novas amizades. Manter a calma será fundamental. Bom para colocar em prática os seus planos na área profissional. Cuide de sua saúde e aparência.

O aniversariante Santiago César Santiago e Ely Peron

LIBRA (23/09 a 22/10) Não aja com precipitação principalmente ao tratar de assuntos relativos ao amor. Pense bem antes de agir ou de dizer alguma coisa. Não tenha pressa para resolver os problemas.

Lilian Almeida e Zilma Pires

TIRA DE JORNAL

DANIEL FRANKLIN - TIRADEJORNAL.BLOGSPOT.COM

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) O período indica tendência ao nervosismo e impaciência. No terreno afetivo, não misture amor com amizade porque isso vai te dar problemas. Saúde instável. SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Favorecido aos relacionamentos em geral. Cautela com viagens, principalmente se for de negócios. Cultive a introspecção e aproveite para colocar as ideias em ordem. Saúde boa. CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) O período indica dificuldades no terreno afetivo. Tenha paciência, mas lembre-se que a sinceridade é a melhor arma. Sucesso no trato de assuntos financeiro.

CINEMA Os Croods - Livre Dublado

› HORÁRIOS: 14h50* 17h00 19h10 | 21h20 Dublado - 13h10* 15h20 17h30 19h40 *Horários válidos somente sábado e domingo. › LEGENDADO - 21h50 › SINOPSE: Depois que a caverna da família Crood é destruída, o clã se vê obrigado a partir em busca de uma nova casa. Liderados por Grug, só não imaginavam que sair das cavernas ia render a maior aventura de suas vidas.

Oz, Mágico e Poderoso - Livre Dublado

› HORÁRIOS: 14h30* 17h00

14h00* 16h30 19h00 Horários válidos somente sábado e domingo. › SINOPSE: Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa é afastado da poeirenta Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, ele acha que tirou a sorte grande - fama e fortuna o aguardam - isso até encontrar três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que Oz é o grande mágico pelo

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC NO PLAZA MACAÉ DE 22 A 28 DE MARÇO qual todos estão esperando. Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas através de ilusão, ingenuidade e até de um pouco de magia, Oscar se transforma não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz, mas também em um homem melhor.

A Busca - 12 anos Nacional

› HORÁRIOS: 19h30 21h40 › SINOPSE: Theo Gadelha (Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) são casados e trabalham como médicos. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor (Germano Haiut) está à beira da morte. Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.

Dezesseis Luas - 12 anos - Dublado › HORÁRIOS: 21h30 › SINOPSE: Ethan Wate, é um

estudante de colegial que fica enfeitiçado por Lena Duchannes, aluna nova, de 16 anos, que acaba de chegar de outro estado - e com quem ele estranhamente tinha pesadelos há meses. Os dois se unem para enfrentar uma maldição sobrenatural que persegue a família dela há

gerações: sempre que uma Duchannes completa 16 anos, ela deve escolher se será para a vida toda uma feiticeira do Bem ou do Mal.

Vai Que Dá Certo 12 anos - Nacional

› HORÁRIOS: 14h10* 16h00

17h50 19h50 21h40 Horários válidos somente sábado e domingo. › SINOPSE: Cinco amigos de adolescência se reencontram e percebem que não alcançaram o sucesso planejado. Decidem, então, assaltar uma transportadora de valores.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) O momento pede cautela no trato com assuntos financeiros e que exigem a assinatura de documentos. Harmonia completa com a pessoa amada. PEIXES (19/02 a 19/03) Procure descansar e relaxar. O período indica tensões no trabalho, mas espere que esta fase vai passar. Evite tomar decisões agora. Favorecido para viagens de lazer. Bom para o amor.


MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013

Caderno Dois 3

Lilia Video in foco liliavideomacae@hotmail.com » (22) 9985-2308 » Fotos & Filmagens Lilia Video » 11 anos de colunismo social

SOLENIDADE COMEMORATIVA DOS 400 ANOS DO FORTE MARECHAL HERMES O Major Sérgio Munck, comandante da 9ª Bia AAAe (Escola) do FMH, recebeu na terça-feira (19), autoridades e convidados para a emocionante e histórica solenidade comemorativa dos 400 anos do Forte. O lindo entardecer festivo fez lembrar os 10 anos do famoso e significativo "Abraço ao Forte Marechal Hermes",

Major Sérgio Munck, com a esposa Jocélia e algumas autoridades presentes à solenidade

A bonita Bandeira do Forte Mal. Hermes

que será comemorado em setembro próximo, quando o povo macaense se uniu para a sua permanência no Município. Parabéns aos nossos guerreiros e bravos soldados! Abaixo, alguns flashes do evento e para visualizar mais fotos do evento acesse www.azullimao.com

As belas primeira damas, Jocélia, do FMH e Vera Ladeira, da PMM

Dr. Celso Jappour e amigo

Beto Brandão com o secretário de Cultura, Juliano Fonseca

Vera Ladeira com as dentistas do FMH, Elaine e Daniele Bastos

Ex-combatente da II Guerra Mundial, com seu filho

Major Munck e o sub-comandante Gomes, ao lado do secretário de Esportes, Renato Martins

O sub-comandante Gomes e alguns de seus comandados

AGENDA CULTURAL Festa Beat Party

Em clima de agito e com muitas atrações está de volta a Macaé a festa, que acontecerá na próxima sexta-feira (5), no Quenzas Hall, prometendo muita diversão. Dentre as atrações estão o DJ’ paulista Breno Barreto, da Blue Space; e Tannuri do Rio de Janeiro. A festa conta ainda com a participação das drags Michely Summer, Victoria Principal e muito mais. Os ingressos custam R$ 30 (1º lote); R$ 40 (2º lote); e R$ 50 (na porta) e em todos os lotes R$ 10 consumíveis. › SERVIÇO: Festa Beat Party › LOCAL: Quenzas Hall › DATA: 5 de abril › HORÁRIO: 23h30 › INFORMAÇÕES e área vip: telefones (22) 8165-2562 / (22) 9715-0997

***

Gourmet Musical do Sentrinho

A Escola Sentrinho agita a realização de mais uma edição de pleno sucesso do projeto Gourmet Musical, que acontece nesta sexta-feira (22) às 20h30. O evento consta desta vez de show de Robson Farah, que lança seu primeiro DVD. O evento conta ainda com um prato delicioso de Dona Dadá. O músico Robson Farah (violão e voz)

será acompanhado por Junior Muniz (baixo) e Rafael Carvalho (percussão). › SERVIÇO: projeto Gourmet Musical do Sentrinho › DATA: 22 de março › HORÁRIO: às 20h30 › LOCAL: Sentrinho - Av. Evaldo Costa, 475, Sol y Mar › INGRESSO: R$ 15 › INFORMAÇÕES: telefones (22) 27629647 (Rita) / 8813-5829 (Agnes)

***

Brasil Offshore 2013

Está tudo organizado para a 7ª edição da Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que acontecerá de 11 a 14 de junho no Macaé Centro. Já estão confirmados mais de 550 expositores. As obras de reforma do Centro de Convenções estão em ritmo acelerado. A Brasil Offshore é o evento líder de mercado, sendo o 3º maior do mundo, reunindo as maiores oportunidades de negócios do setor. O evento é realizado a cada dois anos em Macaé, que é base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2011, uma visitação superior de

NAS BANCAS

52.000 profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. › SERVIÇO: Brasil Offshore › DATA: 11 a 14 de junho › LOCAL: Macaé Centro

***

“Asas para Sonhar”

Prossegue sendo bastante visitada a exposição “Asas para Sonhar”, das artistas plásticas Beatriz Mignone (Bia) e Silvana Borges, que acontece na recém inaugurada Galeria Café com Arte. O novo empreendimento tem à frente a artista plástica Beatriz Mignone, do Bia Atelier. › SERVIÇO: exposição “Asas para Sonhar” › DATA: até 15 de abril › LOCAL: Galeria Café com Arte - Av. Atlântica, 1690 - Praia dos Cavaleiros

***

Oficina de Gastronomia

As chef’s de cozinha Patricya Cortes e Maristela Fim promovem mais uma aula e degustação de culinária. Trata-se desta vez da Oficina de Gastronomia colocando em evidência a confecção de diversas saladas mediterrâneas. A novidade está marcada para acontecer

no próximo 26 de março, no Restaurante Cozinha da Glória. › SERVIÇO: Oficina de Gastronomia › DATA: 26 de março › LOCAL: Restaurante Cozinha da Glória › INFORMAÇÕES: (22) 8142-3316 / 9755-3090 / e-mail: pat60cortes@hotmail.com

***

A Mais Bela Negra de Macaé

A Tribo dos Malês está em preparativos para dar início a 4ª edição do Concurso A Mais Bela Negra de Macaé. As inscrições serão abertas no dia 4 de março, e vão até o dia 22 de março. O procedimento vai funcionar de segunda a sexta das 9h às 17h no Tênis Clube - sede social, onde as candidatas devem comparecer portando xerox de identidade e comprovante de residência e levando uma lata de leite em pó, para ser doada ao projeto Fome Não Tem Cor. › SERVIÇO: Concurso A Mais Bela Negra de Macaé › INSCRIÇÕES: até o dia 22 de março › LOCAL: Tênis Clube - sede social › OUTRAS informações: telefone (22) 9956-4574

Domingo Divertido

Uma programação especial marca os domingos da criançada macaense e região. Trata-se do Domingo Divertido, que acontece quinzenalmente no Shopping Plaza Macaé, com atrações teatrais gratuitas prometendo muita diversão para as crianças. A próxima edição será no dia 31 de março, a partir das 15h, na Praça de Alimentação do Shopping, onde os pequenos, acompanhados dos pais ou responsáveis, vão curtir e aplaudir uma deliciosa história infantil. › SERVIÇO: Domingo Divertido › DATA: 31 de março › LOCAL: Shopping Plaza Macaé › OUTRAS informações: www.shoppingplazamacae.com.br

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos

Conspiradores

› INFORMAÇÕES: telefones (22) 99431552 / (22) 8155-4320

***

Macabu Fest Gospel

Já tem data marcada o 1º Macabu Fest Gospel. O evento acontecerá no dia 30 de março, no Clube do Bosque de Conceição de Macabu, numa promoção de Petro Marine Eventos, contando com a participação de Bruna Karla, Paulo Henrique e Robinson Monteiro. › SERVIÇO: 1º Macabu Fest Gospel › DATA: 30 de março › LOCAL: Clube do Bosque de Conceição de Macabu › MAIS informações: www.petromarine. com.br / telefones (22) 2779-4875 / 9226-3912 COMO DIVULGAR

Os Interessados em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 99853569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013

EVENTO

Gourmet Musical do Sentrinho marca mais um sucesso hoje!!!

DIVULGAÇÃO

O projeto Gourmet Musical do Sentrinho acontece nesta sexta-feira (1º) com show de Robson Farah Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

U

ma superprogramação promete animar a noite de hoje dos macaenses. É a Escola Sentrinho que agita a realização de mais uma edição de pleno sucesso do projeto Gourmet Musical, que acontece nesta sexta-feira (22) às 20h30. O evento consta desta vez de show de Robson Farah, que estará lançando seu primeiro DVD. O evento contará ainda com um prato delicioso de Dona Dadá, numa noite especial de boa música e boa comida, destacando-se ainda a alegria e a solidariedade. O músico Robson Farah (violão e voz) será acompanhado por Junior Muniz (baixo) e Rafael Carvalho (percussão). A venda antecipada de mesas acontece na sede da escola. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (22) 2762-9647 (Rita) / 8813-5829 (Agnes). A promoção consta ainda de pista de dança, em clima de muita animação. O Sentrinho fica na Av. Evaldo Costa, 475, Sol y Mar. A entrada custa R$ 15. “Este encontro com a boa música e boa comida, onde a alegria, a esperança e a solidariedade marcam o carinho e brilhantismo dos músicos e gourmets, só é possível pelo apoio dos nossos patrocinadores, pe-

la vibração e intensa atuação de companheiros muito queridos e do público que sempre nos prestigia”, declaram as diretoras da instituição Rita de Fátima Manhães Barreto e Renata Monteiro Jaber. O cantor e guitarrista Robson Farah começou a tocar ainda adolescente muito embalado pela onda Pop Rock que invadia a mídia brasileira na década de 80. Nos anos 90 começou a trabalhar com música e muitas outras influências vieram. Em 2003 lançou seu primeiro CD “A NOITE”. Desde então vem ganhando destaque com apresentações em teatros de casas de espetáculo, além de participações em programas de rádio e TV. Em 2006, entra em turnê com o espetáculo “Guitarra Brasil”, no qual apresentava releituras de clássicos da música brasileira em versões eletrizantes, feitas para Guitarra e banda. Esse espetáculo rendeu-lhe convites do Sebrae/ RJ, para a participação em duas importantes feiras de música. A Popoconn em Berlim e a Feira de Música Brasil em Recife/PE. Nos anos seguintes, graças ao nível de produção que apresenta em seus espetáculos, Robson Farah foi convidado a produzir os shows das cantoras Eline Porto, Raquel Keller e Fátima Regina, produzindo ainda o CD “On Color” do artista brasileiro,

radicado na Alemanha, Anderson Farah. Em 2011 assina a direção geral do espetáculo “Os Festivais e o Sonho”, da cantora Fátima Regina. No mesmo ano, Robson Farah lançou o CD “Andar nas Nuvens”. O álbum traz 11 faixas autorais, a releitura de “Paciência” de Lenine e Dudu Falcão e a cuidadosa produção de Ricardo Feghali, do grupo Roupa Nova. Em 2012, Robson Farah assina a direção do Show “Tons de Chuva”, com a cantora Eline Porto. Agora Robson Farah apresenta o seu 1º DVD, gravado em maio de 2012, no Teatro Municipal de Niterói. Com edições quinzenais, o programa reúne música e gastronomia, integrando alunos, equipe e a comunidade. As edições anteriores registraram um estrondoso sucesso, apresentando bandas e chefs de cozinha dos mais destacados. Realmente, o projeto vem empolgando a todos os que comparecem, que desfrutam de noites recheadas de alegria, solidariedade e com sabor muito especial do cardápio prazerosamente preparado pelos gourmets. “O projeto cultural Goumert Musical é um momento muito especial que reúne amigos no nosso pátio, onde a alegria, a solidariedade, o carinho nos fazem acreditar que vale a pena sonhar e lutar”, frisou a diretora Rita.

O cantor e guitarrista Robson Farah começou a tocar ainda adolescente muito embalado pela onda Pop Rock que invadia a mídia brasileira

MEIO AMBIENTE

Canoagem encerra comemorações da Semana das Águas em Macaé A prefeitura disponibilizará ônibus e caminhões para levar os participantes celebrando o dia das águas, acontece nesse sábado (23) um grande evento de canoagem no Rio Macaé. Reunindo atletas amadores e profissionais e entusiastas do meio ambiente, a programação promete contagiar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do Rio. Com um percurso de aproximadamente 40 quilômetros, desde a serra macaense até o encontro com o mar, os participantes descerão o Rio

Macaé em boias, canoas, caiaques, botes e canoas havaianas. O objetivo é promover a preservação ambiental e a utilização do corpo hídrico para eventos esportivos. É necessário que o participante respeite as normas de segurança, como utilização de coletes salva-vidas; e siga as orientações da equipe que coordenará o evento, afim de que tudo ocorra sem problemas. Importante destacar a necessidade de se levar água e alimentação adequada. Com a previsão de aproximadamente 50 participantes, entre atletas, ambientalistas, estudantes, membros do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, a

chegada está prevista para as 16 horas no Iate Clube de Macaé. No local, os participantes serão recebidos com música em uma comemoração ao Rio Macaé. O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil e da Subsecretaria Municipal de Pesca. A prefeitura disponibilizará ônibus e caminhões para levar os participantes e os caiaques até a ponte do Baião e a ponte da BR101, locais de início do percurso e parada para descanso. As saídas serão às 5 e às 10 horas da manhã, da sede da Secretaria do Ambiente, localizada na Rua da Igualdade, 537, na Imbetiba. Mais informações pelo telefone (22) 2757-2409. GUGA MALHEIROS

GUGA MALHEIROS

Semana das Águas foi comemorada com alunos da rede municipal de ensino e prossegue até sábado

Caderno Dois 220313  

Caderno Dois 220313

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you