Issuu on Google+

www.odebateon.com.br

Macaé (RJ), sábado, 31 de maio de 2014, Ano XXXIX, Nº 8410

Fundador/Diretor: Oscar Pires

CADERNO DOIS O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Noite de arte e muito talento no Teatro Municipal de Macaé O Teatro Municipal de Macaé ilumina o cenário artístico com duas grandes atrações: o espetáculo ‘O Beijo no Asfalto’, às 19h; e show de Luiz Melodia às 21h Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

P

rossegue em clima de festa a temporada de grandes espetáculos gratuitos na cidade. É o Teatro Municipal de Macaé, que reabriu suas portas em alto estilo, iluminando o cenário artístico e preenchendo todos os vazios da vida

cultural no município. Assim, duas grandes atrações enchem de beleza a noite deste sábado (31), levando aos palcos o espetáculo ‘O Beijo no Asfalto’, de Nelson Rodrigues, às 19h; e o show de Luiz Melodia, às 21h. Tudo acontece por conta da Fundação Macaé de Cultura, em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), realizando o Festival Viva Teatro, que vai rolar até o dia 14 de junho, levando ao palco as mais diversas atrações artísticas gratuitamente. Um homem casado beija a boca de outro homem que acaba

de ser atropelado. Estampado como manchete de jornal, o 'beijo no asfalto' torna-se o assunto mais comentado na cidade. Sexualidade, intrigas, ética na imprensa e crise familiar são os temas principais de 'O Beijo no Asfalto', peça de Nelson Rodrigues escrita para Fernanda Montenegro, que estrelou a primeira montagem em 1961. UNINDO TALENTOS

Encenado pelo Grupo CTI Comunidade Teatral de Irajá, a peça ‘O Beijo no Asfalto’ apresenta texto de Nelson Rodrigues, com adaptação e direção de Ribamar Ribeiro, tendo no elenco Almir Rodrigues, Fernanda Sabot, Giselle Flôr, Gustavo Araújo (Stand-in), Marcos Pinheiro, Rafael Balthazar e Victor Tavares. A classificação etária é de 16 anos e sua duração é de 60 min.

Luiz Melodia luiz carlos dos santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951), mais conhecido como Luiz Melodia, é um cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Luiz Melodia foi muito influenciado pela Jovem Guarda, sobretudo Roberto Carlos. Começou sua carreira musical em 1963 com o cantor Mizinho, ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor, caixeiro e músico em bares noturnos. Em 1964 formou o conjunto musical Os Instantâneos, com Manoel, Nazareno e Mizinho. Lança seu primeiro LP em 1973, Pérola

Negra. No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, consegue chegar à final com sua canção "Ébano". Nas décadas seguintes Melodia lança diversos álbuns e realiza shows, inclusive internacionais. Em 1987 apresentase em Chateauvallon, na França e em Berna, Suíça, além de participar em 1992 do "III Festival de Música de Folcalquier" na França e em 2004 do Festival de Jazz de Montreux à beira do Lago Lemán, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival. É um ilustre torcedor do Vasco da Gama, tendo participado do Megashow comemorativo dos 113 anos do

clube, onde apresentou as músicas "Estácio, Eu e Você" e "Congênito".

‘O BEIJO NO ASFALTO’

O espetáculo ‘O Beijo no Asfalto’ conta a história de um homem que, após ser atropelado e prestes a morrer, pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista e Arandir passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos. A peça traz a história de um homem que beija um atropelado agonizante na rua e é acusado publicamente de ser homossexual. O enredo parece simples, mas não é nada convencional, como é de se esperar ao se tratar de Nelson Rodrigues. A polícia, por sua

vez, começa a investigá-lo, supondo que o acidente tenha sido um assassinato. Além das temáticas características do autor, como repressão social, moral hipócrita e bloqueios sexuais, o drama mostra uma vida destruída por um jornal. Misturada ao retrato da imprensa sensacionalista, está a análise do comportamento abusivo de alguns policiais. Trata-se de uma ferrenha

crítica à sociedade da década de 60, sempre tão puritana para fora de seus portões; ao abuso de forças da polícia; a moral hipócrita da sociedade, a desconfiança, a mentira etc.


2

CADERNO DOIS

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Macaé, sábado, 31 de maio de 2014

MEDICINA por DR. JOEL PASSOS CRM 5235249-3 - Professor do curso de pós-graduação em CTI da Associação de Medicina Intensiva Brasileira; Médico Especialista em CTI pela AMIB; Membro da Câmara Temática do CREMERJ para assuntos de CTI.

Cistos Renais: Você tem?

HORÓSCOPO Áries (21/03 A 20/04) O momento o leva a estar disperso e em comunhão com a variedade de ideias que povoarão sua mente. Terá sempre uma ideia engenhosa.

Touro (21/04 A 20/05) Podem surgir incertezas quanto ao caminho que está seguindo. Uma série de questionamentos invadirá sua mente e provocará uma espécie de letargia na ação. Em breve tudo melhorará.

Gêmeos (21/05 A 20/06) Não vai faltar entusiasmo e garra no trabalho. Por isso, agirá com mais independência e mostrará seu talento.

Câncer (21/06 A 20/07) Momento em que deve equilibrar as finanças e evitar os gastos exagerados. Evite ceder à tentação na compra de muitos objetos desnecessários.

Leão (22/07 A 22/08) O momento permite que se abra e deposite mais confiança naqueles que lhe são caros. Isso fará muito bem ao seu espírito, pois conseguirá falar de coisas muito pessoais.

Virgem (23/08 A 22/09) Poderá estar mais lógico e racional, o que é muito bom no campo material, pois conseguirá discernir o que deseja para sua vida futura e o que está construindo no presente.

Libra (21/09 A 22/10) Procure evitar agir com intolerância ou hipocrisia. Você precisará ter um ponto de vista muito aberto e generoso a fim de esclarecer satisfatoriamente os conflitos que porventura ocorram agora.

Escorpião (23/10 A 21/11) Você poderá falar demais, o que poderá comprometer algo segredado e bem guardado até aqui. Assim, preste atenção para não pôr a vida íntima de terceiros numa roda pública.

Sagitário (22/11 A 21/12) Cuidado com a alimentação procure regular-se em horas certas e mantenha uma postura relaxada diante das coisas. Evite somatizar o que não extravasa.

Capricórnio (22/12 A 21/01) Hoje estará consciente a respeito de seus sentimentos e com maior capacidade para expressá-los. Não vai sentir pressão psicológica e será capaz de ouvir mais atentamente os problemas dos outros.

Aquário (21/01 A 18/02)

Os cistos têm tamanho variável, na média apresentam 5 cm, mas podem apresentar tamanhos de 1 a 20cm.

M

etade das pessoas acima de 50 anos descobre em exames de rotina, sobretudo ultrassonográficos, que são portadoras de um ou mais cistos renais. Na verdade os cistos são como uma bola de soprar cheia de água, guardada as devidas proporções. Na maioria das vezes esses cistos são inofensivos, sobretudo os que habitam a periferia renal. Quando se localizam na região central do rim eles algumas vezes podem comprimir estruturas

nobres ao redor, e quando essas estruturas são artérias podem provocar dor, sangramento na urina, e até pressão alta. Dependendo da extensão da compressão do cisto, ele pode interromper até o fluxo urinário daquele rim. Os cistos têm tamanho variável, na média apresentam 5 cm, mas podem apresentar tamanhos de 1 a 20cm. Apesar de, na maioria das vezes serem inofensivos, algumas condições merecem acompanhamento constante.

RIM POLICÍSTICO

Essa é uma condição mais rara, e normalmente vem acompanhada de uma história familiar, cerca de 50% dos portadores da doença têm uma história positiva em membros da família. Ao contrário do cisto simples, nesses casos são vários cistos, que podem levar a uma disfunção renal, além de dor, hemorragias e infecção urinária. TUMORES RENAIS CÍSTICOS

CINEMA DIVULGAÇÃO

● GÊNERO:

Malévola Fantasia 10 anos ● HORÁRIOS 3D (Dublado) 14h50, 16h50, 19h (Legendado): 21h10 MM: (Dublado): 17h30, 19h30, 21h30 ● SINOPSE: Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), uma mulher movida pelo sentimento de vingança e pelo desejo de se manter no poder. Para enfrentar o rei, ela coloca um feitiço na filha dele, Aurora (Elle Fanning), fazendo com que a garota fique indecisa entre defender o reino dos humanos e o reino da floresta, ● GÊNERO:

● CLASSIFICAÇÃO:

Seu passado terá agora grande importância. Caso haja algum acontecimento antigo que tenha provocado desconforto, é natural que ele venha à tona.

Peixes (19/02 A 19/03) Momento em que você vai buscar o alegre da vida em todas as situações. Em alguns momentos, será preciso superar certa tendência ao mal-humor.

Programação Semanal do Cinemagic Macaé de 29 de maio a 4 de junho

Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou! Comédia ● CLASSIFICAÇÃO: 14 anos - Nacional ● HORÁRIOS: 16h10, 18h05, 20h, 21h55 ● SINOPSE: Ironia. Essa é a definição ideal para a situação de Fernanda (Mônica Maretlli), de 39 anos, que trabalha organizando a cerimônia mais importante do imaginário feminino, o casamento, mas é solteira. Forte devota do amor, a produtora lida com os mais diversos tipos de homem e reserva grande parte do seu tempo à procura do par perfeito.

São tumores renais que se apresentam na forma cística e diferem dos cistos simples por apresentarem uma parte sólida em seu interior facilmente identificável pelo ultrassom. Ano novo, vida nova, de preferência com muita saúde! Então vamos ao médico, fazer os exames de rotina e se achar um cisto, dê bola para ele. Lindo final de semana! Joeltavarespassos@gmail.com

X- Men - Dias de um Futuro Esquecido Espetacular Ação, Ficção científica ● CLASSIFICAÇÃO: 12 anos ● HORÁRIOS 3D (Dublado) 17h, 21h50 MM (Dublado): 14h30 (Legendado): 19h15 ● SINOPSE: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. ● GÊNERO:

Mônica Maretlli em Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou!

No Limite do Amanhã Ficção científica, Ação 14 anos ● HORÁRIOS 3D (Dublado): 14h40, 19h40 - MM (Dublado): 17h10, 21h45 ● SINOPSE: Quando a Terra é tomada por alienígenas, Bill Cage (Tom Cruise) é obrigado a juntar-se às Forças Armadas e ir para a linha de frente no dia do confronto final. Inexplicavelmente ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data repetidamente. A cada morte e renascimento, Cage adquire mais conhecimento e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt). ● GÊNERO:

● CLASSIFICAÇÃO:

Dom Hemingway (Jude Law) volta para as ruas de Londres em busca da sua recompensa por ter ficado de boca fechada durante todo esse tempo. Ao lado do amigo Dickie (Richard E. Grant), ele vai fazer uma visita ao chefe do crime Fontaine (Demian Bichir).

O Espetacular HomemAranha 2

Ação, Fantasia, Aventura 12 anos ● HORÁRIOS (Dublado): 14h45 ● SINOPSE: Peter Parker (Andrew Garfield) adora ser o HomemAranha, por mais que ser o herói aracnídeo o coloque em situações bem complicadas, especialmente com sua namorada Gwen Stacy (Emma Stone) e sua tia May (Sally Field). Apesar disto, ele equilibra suas várias facetas da forma que pode. No momento, Peter está mais preocupado é com o fantasma da promessa feita ao pai A Recompensa de Gwen, de que se afastaria dela ● GÊNERO: Comédia, Policial para protegê-la. Ao mesmo tempo ● CLASSIFICAÇÃO: 14 anos ele precisa lidar com o retorno de ● HORÁRIOS (Legendado): 14h20 um velho amigo, Harry Osborn (*Horário válido somente quinta, sexta e (Dane DeHaan), e o surgimento segunda à quarta) de um vilão poderoso: Electro ● SINOPSE: Após passar 12 anos na (Jamie Fox). prisão, o famoso arrombador de cofres ● GÊNERO:

● CLASSIFICAÇÃO:

Rio 2 Animação, Aventura, Comédia Livre ● HORÁRIO (Dublado): 14h20* (*Horário válido somente sábado e domingo) ● SINOPSE: Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso, eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel (Jemaine Clement). ● GÊNERO:

● CLASSIFICAÇÃO:

Angelina Jolie é Malévola no cinema


O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Macaé, sábado, 31 de maio de 2014

LILIA VIDEO IN FOCO

CADERNO DOIS

3

14 anos

liliavideomacae@hotmail.com / (22) 99985-2308 / www.azullimao.com.br / Fotos & Filmagens Lilia Video

VII Caminhada Alcoológica na Serra

Adriana Azevedo Pinheiro, sempre festeira, realizou a VII Caminhada Alcoológica com as belas amigas mulheres, em Córrego do Ouro

Crenilda da Conceição, aniversariou recebendo o carinho das médicas, Lisandra e Angela e junto a dupla Rodolfo e Romeo, os queridinhos da casa! Parabéns, poderosa por estar sempre fazendo as comidinhas gostosas às quintasfeiras. Amamos você!

O casal festeiro, Adriana e Mangano, curtindo as trilhas lindas da Serra

Mangano e seus amigos, acompanharam as mulheres em sua caminhada com muita cervejinha a bordo!

Papai, Josué Carpes Pereira e mamãe Izaura com o aniversariante, o neto Gabriel Pereira Machry. Parabéns e uma vida saudável junto aos pais e familiares. E vamos de churrasco gaúcho, tchê!! Vovô aniversaria dia 4, parabéns lindos!

O casal Thiago e Alessandra, são os novos contratados do departamento comercial de O Debate. Ontem (30), pela manhã reuniu a redação e comercial para um Parabéns à Thiago!

Maria Júlia, aos 9 meses, será batizada amanhã, na Igreja N.S. de Fátima, junto aos pais, Amilton e Luciana e o irmão Tiago. Parabéns a todos, queridos amigos!

Aniversariante do dia 27 de maio, Rayssa Levasseur com a mãe Dra Raquel

AGENDA CULTURAL ‘Elegância É...’ promete movimentar a sociedade macaense. Trata-se da palestra intitulada ‘Elegância É...’, tema que será abordado por Manuela Machado, no próximo dia 5 de junho, na loja Spazio 170 (Bairro da Glória), às 19h30. O ingresso é um cobertor, que deverá ser trocado pela entrada na loja Carolina Etz, na Rua Silva Jardim, 33 - Centro. Todos os cobertores serão doados aos asilos da cidade, à Casa do Idoso e ao Recanto dos Idosos. ● SERVIÇO: evento beneficente com palestra intitulada ‘Elegância É...’ ● DATA: 5 de junho ● LOCAL: loja Spazio 170 (Bairro da Glória) ● EVENTO BENEFICENTE

NAS BANCAS

● HORÁRIO:

às 19h30

Espetáculos gratuitos de Macaé reabre suas portas ao grande público oferecendo um mês inteiro de programação especial que integra o projeto Viva Teatro, da

● O TEATRO MUNICIPAL

Fundação Macaé de Cultura. A programação é a seguinte: ● DIA 31 (sábado), às 19h - Peça: O Beijo no Asfalto (Classificação: 16 anos) - CTI - Com. Teatral de Irajá; dia (sábado), às 21h - Show com Luiz Melodia; ● DIA 1º de junho (domingo) às 17h - Peça: Cidade do Sorriso (Classificação: Livre) - teatro infantil - Guapoz; ● DIA 2 de junho (segunda), às 19h - Atividades de pensamento com Toni Garrido - Tema: artes, leitura e humanidades intercalando com músicas do próprio artista; ● DIA 3 (terça), 9 às 11h e 14 às 16h Mostra Internacional de Ciências; dia 3 (terça) às 19h - Atividades de pensamento com Danilo Caymmi

e Stella Caymmi - Tema: olhar sobre o Brasil e 100 anos de Dorival Caymmi; ● DIA 04 de Junho (quarta) 9 às 11h e 14 às 16h - Mostra Internacional de Ciências; dia 4 (quarta) às 19h - Atividades de pensamento com Milton Gonçalves - Tema: memória e identidade cultural brasileira; ● DIA 5 (quarta) 20h - Mostra de Standup com debate ao final - Diretor Paulo Marcos de Carvalho e diretor convidado local (Ademir Martins); ● DIA 6 (quinta) às 20h - Mostra de Esquetes com debate ao final Diretor Paulo Marcos de Carvalho e diretor convidado local (Ademir Martins); ● DIA 7 (sábado) às 16h - Espetáculo com Bia Bedran; ● DIA 8 (domingo) às 20h - Show

com Adriana Calcanhoto; (sábado) às 21h - Show com João Bosco. ● SERVIÇO: Programação especial do Teatro ● DATA: meses maio e junho ● LOCAL: Teatro Municipal de Macaé ● DIA 14

Festa Junina ● A CASA DO IDOSO já entrou em cli-

ma de preparativos para realizar a sua tradicional Festa Junina, em sua 33ª edição. O agito acontecerá no dia 7 de junho a partir das 12h30. A festa constará de almoço - Feijoada completa (convite sendo vendido antecipadamente no local), às 12h30; quadrilha às 14h; e as tradicionais barraquinhas a partir das 18h.

33ª Festa Junina da Casa do Idoso ● DATA: 7 de junho ● LOCAL: Casa do Idoso - Rua Luiz Belegard, 540 - Imbetiba ● SERVIÇO:

COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 ou 9985-3569 / 9927-6822. Ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4

Caderno Dois

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Macaé, sábado, 31 de maio de 2014

Vip'S por ISIS MARIA isismaria@odebateon.com.br

Expo Macabu

Aniversariante linda e elegante A futura médica (quinto ano de Medicina) Bianca Passos Azevedo curtiu clima de aniversário no dia 22 de maio. Ela comemorou seus 29 anos com um grupo de amigos no Rio. A aniversariante é filha de Dr. Tales Azevedo dos Santos e Mônica Passos Leite dos Santos.

Aberta quinta-feira (29), prossegue em clima animado a XXX Exposição Agropecuária de Conceição de Macabu, no Parque de Exposição Otto Guimarães Linhares. A atração deste sábado (31) é Paula Fernandes, que vai subir ao palco às 23h, cantando seus sucessos sertanejos. O evento consta ainda de MotoCross, sob o comando da Companhia de Rodeio Tony Nascimento; show de Nycolas e Adriano no domingo (1º), programação infantil e muito mais.

A bela aniversariante Bianca (à direita) em clima festivo com a amiga, a professora de geografia Camila de Santis (Água na Boca)

(Salmos 103:17-18)

Abraços de aniversário

Férias na Disney O casal Maria Luíza Cure e Luis Eduardo Matos vive clima de férias em Orlando (USA), juntamente com os

filhos Luís Felipe e Henrique, a mãe dela Tereza Cristina Cure e outros familiares. O grupo curte os mais diverti-

“Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.”

dos passeios pelos parques da Disney. Aproveitem!!!!

A arquiteta Eliana Nogueira viveu clima festivo, segunda-feira (26), por conta do seu aniversário. Ela

recebeu muitos abraços de um grupo de amigas em meio a delicioso jantar.

Nana curtindo clima de muitos abraços junto a mãe Lilian Almeida e o marido Cláudio Santos

Tereza Cristina, Dado e Maria Luiza com os filhos Luís Felipe e Henrique e Débora Matos curtindo o Disney's Magic Kingdom

Desfile Oblò & Cantonata Ainda repercute o sucesso do desfile da loja Oblò & Cantonata, no Shopping Plaza Macaé ocorrido semana passada. Os convidados mais uma vez se surpreenderam com a empresária Lilian Almeida, que primou na inovação do desfile de sua coleção outono-inverno 2014.

A empresária Lilian ladeada pela promoter Leda Guidry e pela chef Patrícia Côrtez

Bárbara em festa A linda Bárbara curtiu a sua bonita festa pelos seus dois anos de idade. Tudo muito bem decorado sobre o tema “Minie”, incrementado pelos pais Cristiana Pessanha Feijó e Alfredo Cândido Ranieri Pereira, em sua residência. Parabéns, linda! A linda Bárbara curtindo sua festa junto ao irmão Pedro, os pais Alfredo e Cristiana, e os avós Dalmiro e Cristina

Abraços de ontem Carolina Pacheco Macedo esteve trocando de idade, nesta sexta-feira (30). A aniversariante comemorou a data em família sendo bastante cumprimentada pelos mais íntimos.

Festa dupla Uma só festa marcou os aniversários dos irmãos Kayo e Lohrann, ocorridos, respectivamente, nos dias 12 e 20 de maio. A comemoração foi promovida pelos pais Luciana Faber e Antonio Carlos Rodrigues, rolando em clima de grande animação.

Os aniversariante Lohrann e Kayo em clima de aniversário juntos aos pais Luciana e Antonio

A aniversariante Carolina em clima festivo junto aos filhos Arthur e Matheus e do marido Fabiano Barcellos


Caderno2 31 05 14