Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8099 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

EDIÇÃO 2012 o noiva Mais já mostrou a que veio desde sua primeira edição. Realizado em novembro de 2012 no Comfort Suite, apresentou um porte digno de grandes eventos, nunca antes visto em Macaé, com suporte de credenciamento; palestras de peso como a do cerimonialista das estrelas Roberto Cohen - profissional que realizou casamentos dos globais Juliana Paes e Marcelo Serrado; degustações e atrações que fizeram as noivinhas perdidas terem consciência de que em Macaé hoje ela consegue todos os fornecedores com qualidade de grandes centros. “Tinha plena certeza de que faria meu casamento na cidade do Rio de Janeiro, visto que meu noivo é de lá. Depois que visitei o Noiva Mais tratei logo de mudar todos os meus planos para cá, pela comodidade de ter os fornecedores mais próximos de onde eu moro. Me caso em novembro de 2013 e não me arrependo nem um pouco em ter meu casamento realizado aqui” - declara Akila Vieira, uma das noivas cadastradas no evento no ano passado. Em termos de números, o evento realizado em três dias conseguiu em sua primeira edição uma marca de 28 expositores e mais de 300 noivinhas cadastradas através do site. Isso vem a comprovar que o mercado de Macaé comporta e absorveu o Noiva Mais como um evento de maior referência no estado do Rio de Janeiro.

Noiva Mais já causa expectativas entre as noivas da cidade Acontecerá em Macaé a segunda edição do Noiva Mais, prometendo apresentar para as noivinhas o que há de diferencial em tendências do segmento Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

U

m mega evento promete agitar o mês de agosto em Macaé. Trata-se do Noiva Mais, que teve noite de lançamento recentemente, oportunidade em que o projeto foi apresentado a um grupo de fornecedores e interessados. Assim, o Noiva Mais, em sua segunda edição, acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Royal Macaé Palace Hotel, apresentando às noivinhas o que há de melhor no segmento de casamento e mos-

trando as tendências com muito glamour, charme e elegância O Noiva Mais é uma mostra de fornecedores de casamento de Macaé e região, já causando grandes expectativas nesse segundo ano de evento. Segundo o coordenador geral, o fotógrafo e publicitário Santiago César Santiago, do Studio SCS, o Noiva Mais, além de ser uma grande oportunidade para as noivas se antenarem sobre o que acontece no mercado de casamento, serve como pontapé inicial para quem ainda não sabe quais fornecedores escolher para seu grande dia. “O Noiva Mais tem um papel

fundamental em mostrar para a noivinha que ela não está perdida e que em Macaé pode encontrar todos os serviços para a realização de um casamento dos sonhos”, explica Santiago. Com o formato de “showroom” onde serão apresentados os trabalhos dos mais variados segmentos, o Noiva Mais 2013 mantém a sua peculiaridade em oferecer o trabalho de um fornecedor por cada segmento, qualificando cada vez mais o mercado, apontando à noiva realmente os trabalhos que apresentam qualidade e seriedade no mercado.

Segmentos do Noiva Mais nesse ano, a coordenação do evento - formada pelos profissionais Camila Siqueira (Blanc Noivas), Renata Ravallet (o Casamento Chich), Santiago César Santiago (StudioSCS), Silvana Damasceno (Cake Designer) e Tatiana Oliveira (Top Cake) -

ampliou o mix de segmentos, oferecendo uma média de trinta fornecedores-expositores que estarão mostrando novas tendências e seus lançamentos. “Nossa preocupação maior é mostrar que a noiva pode ter tudo que ela sempre sonhou em

sua festa de forma profissional e muito mais próximo que ela imagina”, declara Renata Ravallet que oferece em seu site recém-lançado um série de dicas para que as noivas sigam como referência (acesse: ocasamentochic.com)

COMO PARTICIPAR

O NOIVA MAIS É UM EVENTO 100% voltado para o mercado de

casamento. Dessa forma, as oportunidades estão abertas para aqueles que oferecem um trabalho no segmento para tal fim. Muitos dos segmentos já foram preenchidos pelos fornecedores participantes em 2012. Mas alguns ainda estão sendo analisados pela coordenação. “É uma escolha muito cuidadosa e criteriosa, pois aquele que escolhermos está levando a canchela de um evento que prima pela excelência em serviço. Temos que mostrar às noivas que elas podem confiar seu casamento aos fornecedores que fazem parte do NoivaMais” - justifica S ilvana Damasceno. Dessa forma, os fornecedores que mostrarem interesse, bem como noivinhas que buscam mais informações sobre o evento podem buscar contato através da fan Page facebook.com/noivamaismacae, bem como no site noivamais.com .

Fazem parte desse mix casa de festa, Decoração, Buffet, Cake Design, Top Cake, Doces Finos, Bem Casados, Cupckaes, Registro Fotográfico e Filmagem, Som, Iluminação e Estrutura, Vestido de Noiva, Dia de Noiva, Alianças, Convites, Aluguel de Mobiliário, Lista de Casamento, Chá de

Lingerie, Estética, Agência de Viagens, Orquestra, Vinhos, Suíte de Núpcias, Buquês, Ternos e Roupa do Noivo, Empresa de Barman, Carros Antigos, Limosine, Personalização de Lembranças, Banda, Empreendimento Imobiliário, Decorador de Interior, Caricaturista.

Programação Artística

Para esse ano, a coordenação do evento está guardando essa informação a sete chaves, mas promete trazer grandes referências para a noivinha de Macaé e região ficar por dentro do que é novidade e tendência. O pronunciamento da programação oficial do Noiva Mais será no dia 2 de junho, na coluna SociAll StudioSCS, que tem sua edição ilustrada todos os domingos aqui no Caderno Dois de O DEBATE.


2 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013

Kelvin Karvalho

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) Sua credibilidade pode ser prejudicada se você, para não dar o braço a torcer, continuar mudando de opinião o tempo todo.

kelvin.karvalho@uol.com.br

O vice que não para.

Danilo Funke, vice-prefeito de Macaé, que cumpre uma série de agendas em Brasília, anunciou que conta com o apoio da bancada petista no Congresso Federal para a liberação de verbas para a construção de dois novos prédios na Cidade Universitária, para atender as demandas dos estudantes da cidade. Em março deste ano, Danilo se reuniu com o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), para conhecer a fundo as necessidades da instituição. Uma delas foi a necessidade de captação de recursos para investimentos nas Universidades Federais, além de financiamento para a construção de dois novos prédios na Cidade Universitária.

TOURO (21/04 a 20/05) Cuidado para não se deixar enganar pelas aparências. Não ponha expectativas em situações que parecem resolvidas, mas podem falhar. GÊMEOS (21/05 a 20/06) Bom para relacionar-se com clientes e superiores profissionais. Fique esperto para uma surpresa sentimental: um amigo muito próximo revelará que sente por você bem mais que amizade! CÂNCER (21/06 a 21/07) O instinto será seu amigo durante toda esta semana. Por isso, guiese mais por ele do que pela razão.

Deve ter acontecido em conversa de bar!

Uma pesquisa inédita, realizada com mais de 1.800 entrevistados, concluiu que um (1) em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010, devido à adoção de restrições das propagandas de fumo no País. De acordo com o estudo, a adoção de fotos e avisos sobre os riscos de fumar nas embalagens funciona e grande parte da população apoia medidas ainda mais rigorosas.

Tv por assinatura i.

Além da Dish Network, o Brasil ganhará em breve outras duas empresas de TV por assinatura: as programadoras Liberty Global e Scripps Networks Interactive, ambas americanas. A Scripps deverá ser a primeira a iniciar as atividades e, inclusive, já monta escritório em São Paulo. A operadora é especializada em conteúdo sobre estilo de vida e abrange decoração, turismo e gastronomia. A Liberty Global opera em 13 países, 11 deles na Europa, e atende a 20 milhões de clientes. Os canais MGM destacam-se entre sua oferta de opções aos espectadores. De acordo com as informações, a operadora negocia há anos sua entrada no Brasil, mas só agora fortalece os laços com o setor. Em março, quando surgiram os primeiros rumores sobre a vinda da Dish Network, que promete baratear a TV paga no Brasil, fizeram um perfil sobre Charles Ergen, o bilionário que está por trás da operação, que promete sacudir o mercado de tv paga no país com preços baixos.

LEÃO (22/07 a 22/08) Acordos e contratos cujas soluções se arrastam há muito tempo podem se resolver neste período.

Mila, no aniversário de seu irmão Daniel Gama que recebeu amigos e familiares para comemorar seus 15 anos, no Tênis Clube Macaé

Daniel e seus avós Ernestinho e Nazareth

LIBRA(23/09 a 22/10) Se você permitir que a timidez e o acanhamento escondam seu talento e seu valor, nunca chegará a lugar nenhum. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Momento de conscientizar-se. A percepção espiritual que a acompanha pode estar sendo prejudicada por atitudes intolerantes, que só atraem más vibrações e prejudicam seu desenvolvimento.

Celebrando os 15 anos, Daniel e sua namorada Ana Clara Maciel

Nas redes sociais aqui na cidade a campeã de reclamação tem sido a única tv que presta dois serviços: A imagem e a internet “banda larga”. A ViaCabo tv tem sido campeã de reclamações nos serviços prestados à população. Não existe um dia em que alguém não divulgue que está sem internet ou que a lentidão supera a antiga e velha conexão discada. No quesito imagem, chuviscos e descolorações atingem os canais. Sabemos que por ser “cabeada” o número de “viagatos” é exorbitante. E sabemos também que existem bairros que alguns vendem pontos e distribuem em dezenas de residências e pagam em resumo de “vaquinha” mensal. Isso, com certeza, atinge e atrapalha quem paga o serviço e precisa de uma conexão estável e quer ver a novela com uma excelente imagem.

CINEMA › GÊNERO: Ação e Aventura › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS: 14h20* | 16h50 | 19h20 | 21h50 | 16h20 | 18h50 | 21h20 *Horário válido somente de quinta a domingo. › SINOPSE: Desde que o golpe de Dom e Brian no Rio de Janeiro deixou o grupo com US$100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a incapacidade de voltar para casa e viver em um lar tornou suas vidas incompletas. Enquanto isso, Jobbs esteve perseguindo uma organização de mercenários sobre rodas, um grupo de homens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor tem ajuda da destemida Letty, a antiga namorada de Dom, que ele acreditava estar morta.

Faroeste Caboclo

› GÊNERO: Nacional › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIO: 15h00 | 17h00 | 19h10 | 21h30

› SINOPSE: João (Fabrício Boliveira)

deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um empregro como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Você estará introspectivo e recolhido neste período. Terá bem pouca paciência para se produzir para ir a uma balada, ou outro compromisso social.

Daniel junto de seus pais, Clarisse e Henrique Gama

Tv por assinatura ii.

Velozes e Furiosos 6

VIRGEM (23/08 a 22/09) Um tempo de mudança. Você poderá mudar de cargo, de trabalho, de atividade, de casa, de postura, de cidade e de país.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Você estará introspectivo e recolhido neste período. Terá bem pouca paciência para se produzir para ir a uma balada, ou outro compromisso social. AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Po r m a i s q u e co b re d e s i mesmo uma total independência, não são poucas as vezes em que você para se sentir realizado necessita de aprovação dos outros. PEIXES (19/02 a 19/03) Use o otimismo como defesa para qualquer obstáculo que possa pintar em sua vida durante o período. Você se surpreenderá como as coisas mais sombrias sumirão de seu caminho.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC NO PLAZA MACAÉ DE 30 DE MAIO A 06 DE JUNHO Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

A Fuga do Planeta Terra 3D Dublado › GÊNERO: Animação › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIO: 13h50* 15h30

*Horário válido somente de quinta a domingo. › SINOPSE: Scorch Supernova (Brendan Fraser) é um herói interplanetário bastante conhecido, já que seus feitos costumam ser televisionados para todo o planeta Babum. Isto faz com que ele se torne uma lenda para as crianças, graças também à ajuda de Gary (Rob Corddry), o diretor da Missão BASA Control e seu irmão. Namorando a bela repórter Gabby Tagarela (Sofia Vergara) e tendo o sobrinho Kip (Jonathan Morgan Heit) como fã número um, Scorch tem sua vida alterada aoser enviado em uma missão no planeta proibido, também conhecido como Terra. O problema é que nenhum astronauta retornou de lá e, por causa disto, Gary não quer que o irmão embarque nesta aventura. Scorch nem se importa com os alertas e viaja assim mesmo, não sem antes desfazer a parceria com Gary. Porém, quando Scorch é capturado pelos terráqueos em meio a uma transmissão ao vivo pela TV, Gary não vê outra alternativa a não ser também viajar à Terra para salvá-lo.

Reino Escondido 3D Dublado

› GENERO: Animação › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIO: 13h30* | 17h20 |

19h20** *Horário válido somente de quinta a domingo. **Horário não válido para quinta, sexta, sábado e domingo. › SINOPSE: Em Reino Escondido, uma adolescente é magicamente transportada para um universo secreto e vai precisar contar com a ajuda dos seres fantásticos que o habitam para conseguir salvar o mundo dos humanos e esse novo reino que ela descobriu de uma força maligna, que ameaça destruir a Terra.

Além da Escuridão: Star Trek 3D - Legendado

› GÊNERO: Ação, Aventura e Ficção › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO: 19h20*

*Horário válido somente de quinta a domingo. › SINOPSE: Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com

que a nave seja vista pelos seres primatas que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

Homem de Ferro 3

› GÊNERO: Aventura e Ficção › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO: 21h50 › SINOPSE: Quando Tony Stark tem sua vida pessoal destruída, em-

barca em uma angustiante busca para encontrar os responsáveis. Sem saída, Stark é deixado para sobreviver por conta própria, confiando em seus instintos para proteger aqueles mais próximos a ele. Enquanto busca o caminho de volta, ele descobre a resposta para a pergunta que secretamente o atormentava: o homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?

Se Beber Não Case! Parte III - Dublado

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIO: 15h00 | 17h00 | 19h10 | 21h30

› SINOPSE: O terceiro e último filme

da franquia de comédia de Todd Phillips que quebrou recordes. Dessa vez, não tem casamento. E nem despedida de solteiro. O que poderia dar errado? Mas quando o Bando coloca o pé na estrada, tudo pode acontecer.


MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013

Caderno Dois 3

Lilia Video in foco 13 anos liliavideomacae@hotmail.com » (22) 9985-2308 » www.azullimao.com.br » Fotos & Filmagens Lilia Video

VEM AÍ A 3ª EDIÇÃO DA FESTA JUNINA “ARRAIÁ CAPIM MEXEU, PAU NA PREÁ” As animadas e contagiantes amigas e promoters, Adriana Azevedo e Marceli Monteiro, promovem pela terceira vez o delicioso “Arraiá Capim Mexeu, Pau na Preá”, no próximo dia 21 de junho. A grande festa, animadíssima e muito comentada pelos amigos freqüentadores, tem por objetivo reunir os amigos da BHS Táxi Aéreo e suas famílias e amigos para uma noite, sem dúvida muito deliciosa e no melhor alto astral. As fotos abaixo foram da 2ª edição. Aguardem mais informações da festa. Sucesso!!!

AGENDA CULTURAL “O Brasil que você ainda não conhece 2ª edição”

Um super projeto cultural promete sacudir Macaé durante três dias do mês de agosto próximo. Trata-se de “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”, um circuito de manifestações culturais e folclóricas, que acontecerá de 12 a 14 de agosto no Teatro SESI Macaé, sendo considerado um mergulho pela cultura de todas as regiões brasileiras. O projeto tem o patrocínio da AMPLA e da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Macaé. › SERVIÇO: “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição” › DATA: 12 a 14 de agosto › LOCAL: Teatro SESI Macaé

***

32ª Festa Junina da Casa do Idoso

Uma das mais tradicionais festas do município, a Festa Junina da Casa do Idoso, está marcada para acontecer no

dia 1º de junho no pátio da instituição, em sua 32ª edição. O evento é promovido pela própria entidade, contando com o apoio de empresas, comércio e várias pessoas da sociedade, que contribuem com doações de brindes e diversos outros artigos e recursos necessários para a realização da festa. A verba arrecadada durante a festividade vai ser revertida para a manutenção da instituição. › SERVIÇO: 32ª Festa Junina da Casa do Idoso › DATA: 1º de junho › LOCAL: Casa do Idoso - rua Dr. Luiz Belegard, 540, Imbetiba. › INFORMAÇÕES: telefone (22) 27727442

***

Festival de Jazz & Blues

Leo Gandelman, Tributo a Celso Blues Boy, Lancaster e John Primer são algumas das atrações confirmadas para a décima primeira edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. O evento, apontado pela revista ame-

NAS BANCAS

ricana especializada em jazz Down Beat como um dos melhores festivais do gênero no mundo, acontece até domingo, dia 2 de junho. Ao todo, serão realizados 29 shows gratuitos que acontecerão em quatro palcos - Praça São Pedro, Lagoa de Iriry, Praia da Tartaruga e em Costazul. › SERVIÇO: Rio das Ostras Jazz & Blues Festival › DATA: até 2 de junho › LOCAIS: Praça São Pedro, Lagoa de Iriry, Praia da Tartaruga e em Costazul

***

Brasil Offshore 2013

Está tudo organizado para a 7ª edição da Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que acontecerá de 11 a 14 de junho no Macaé Centro. Já estão confirmados mais de 550 expositores. As obras de reforma do Centro de Convenções estão em ritmo acelerado. A Brasil Offshore é o evento líder de mercado, sendo o 3º maior do mundo, reunindo as maiores oportunidades de

negócios do setor. O evento é realizado a cada dois anos em Macaé, que é base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2011, uma visitação superior de 52.000 profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. › SERVIÇO: Brasil Offshore › DATA: 11 a 14 de junho › LOCAL: Macaé Centro

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores

› INFORMAÇÕES: telefones (22) 99431552 / (22) 8155-4320

***

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o médico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615

Aulas gratuitas

Cursos gratuitos acontecem no CRAS - Parque Aeroporto, ministrados pela artista plástica Josi. As aulas são de Desenho Artístico, Pintura Artística e Artesanato com reaproveitamento de materiais, todas às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, sem limite de idade. › SERVIÇO: Cursos gratuitos › LOCAL: CRAS - Parque Aeroporto (ao lado da Pestalozzi) › INFORMAÇÕES: telefone (22) 9938-9854 (Josi) COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em di-

vulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 99276822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013

LANÇAMENTO

Prefeitura lançará livro do filósofo macaense Cláudio Ulpiano O livro “Gilles Deleuze: a Grande Aventura do Pensamento”, de Ulpiano, será lançado dia 4 de junho

“O

mundo é o conjunto de sinto mas cuja doença se confunde com o homem... A literatura aparece, então, como uma empresa de saúde e de potência... A vida é a potência em seu máximo”. O que dizer de um homem, um doutor em Filosofia, que escreve que o seu “trabalho pretende-se poético como se fosse um poema”? Quando quem conheceu pensa que sabe tudo de Cláudio Ulpiano Santos Nogueira Itagiba, que escreveu os versos acima com a sua alma, a Fundação Educacional de Macaé publica um livro com a sua tese de doutorado, que será o primeiro lançamento da Funemac Editora, a única editora universitária do município, e faz renascer um Ulpiano que nunca morreu - aqui usando o paradoxo que pulsa em sua obra. O livro “Gilles Deleuze: a Grande Aventura do Pensamento”, de Ulpiano, será lançado dia 4 de junho, às 19 horas, no auditório que leva o seu nome, na Cidade Universitária, em Macaé, município onde esse doutor da Filosofia nasceu. A diversidade dos saberes de Ulpiano transformou a vida numa obra de arte, está no todo do livro e reunirá no lançamento uma mesa composta por ex-alunos e hoje professores como Mário Bruno e Elton Luiz Leite de Souza e o também ex-aluno e cantor Paulinho Moska, que fará um show celebrando o lançamento, uma vez que suas composições têm relação com os conceitos filosóficos do mestre. Na mesa também estarão a ex-vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, pois em sua casa tiveram início as aulas livres de Ulpiano; o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Paulo de Tarso; e a ex-esposa do filósofo, Sílvia Ulpiano que, no livro, fala sobre o pensamento e a multiplicidade do filósofo cuja “formação, adquirira li-

GUGA MALHEIROS

O evento vai brindar também com a exibição de um acervo de gravações em áudio e vídeo, além de textos e fragmentos da escrita vremente desde os anos 40”, até chegar às universidades. O evento vai brindar também com a exibição de um acervo de gravações em áudio e vídeo, além de textos e fragmentos da escrita disponibilizados pelo Centro de Estudos Claudio Ulpiano, mostrando o filósofo em várias de suas formas que deixaram a marca da paixão e afeto nas pessoas que cruzaram o seu caminho. Ulpiano dizia que a criação e a produção artística demonstram como a Filosofia

ajuda a produzir o melhor de nós na vida. É exatamente o que está fazendo a Editora Funemac com a publicação e o lançamento desta grande obra de Ulpiano, que deixou “múltiplos eus” e morreu na última década do século XX, em 1999, sem, portanto, ver chegar o século XXI, o qual definiu, em conversa com um aluno, que “seria feito de duplos, reflexos, simulacros”. Ele morreu sem deixar texto publicado e este livro será o primeiro 14 anos depois de

Funemac Editora tem dois selos de livros além da funemac Livros, a Funemac Editora tem o selo Macaé Livros. Ao passo que a Funemac Livros é dedicada a transformar em livros os trabalhos acadêmico-científicos, o segundo selo, Macaé Livros, apresenta a Funemac para toda a sociedade macaense, por onde vão sair produções de diversos autores do município nos vários segmentos: arte, ficção com con-

tos e romance, entre outros. Os trabalhos apresentados terão de passar pelo Conselho Editorial, que está em processo de estruturação. Será composto por um representante professor da universidade, um do governo municipal, dois participantes da editora e um da sociedade civil organizada, cidadão ligado à cultura e às políticas públicas para o fomento da ciência, da arte e,

principalmente, da preservação da memória do município. A tese de doutorado que virou o livro a ser lançado pela Funemac Livros foi apresentada ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (SP), sob a orientação do professor doutor Luiz Benedicto Lacerda Orlandi.

Outras publicações da editora A Funemac Livros pret e n d e l a n ç a r, p e r t o d o aniversário de 200 Anos de Macaé, o livro: “Roteiro dos Sete Capitães - Documentos e Ensaios” que “conta a história colonial do Norte Fluminense, com uma forte carga simbólica para a construção da identidade do município de Macaé, sendo ao mesmo tempo uma inestimável fonte para a história regional do Estado do Rio de Janeiro”, como diz Meynardo Rocha, na sinopse, assinada na contracapa do livro. Já a Macaé Livros prepara o primeiro lançamento com o livro “Quem Canta Macaé”, reunindo uma coletânea de 46 poetas macaenses que falam sobre o município ao longo do século de várias formas, desde quadrinhos até a idade contemporânea. A seleção dos trabalhos foi feita, du-

rante três anos, por Laurita Santos Moreira, fundadora do Grupo Coro das Cigarras, falecida há dois anos. A Funemac fará uma homenagem póstuma para ela no lançamento deste livro em data a ser definida, possivelmente no aniversário da cidade. A edição com a marca Funemac Editora terá o apoio da organização Irmane C pela Paz, da poeta Sandra Wyatt, da Gráfica Silva Santos e do Instituto Histórico Geográfico. O presidente da Funemac, Alexandre Azevedo, destacou a importância de a universidade desenvolver estudos na área de Ciências Humanas, iniciativa que pode levar à formação de um núcleo do Centro de Estudos Claudio Ulpiano na instituição. “A t a re fa d o g ove r n o municipal hoje é acender

e consolidar esse movimento dentro da universidade. A sociedade macaense precisa disso e o município, por sua vez, de profissionais com essa visão sistêmica que mistura arte, filosofia, história, uma forma multidisciplinar de formar nossos alunos para o mercado de trabalho e para a vida. O fortalecimento das ciências tem sido uma questão primordial do governo”, completou Azevedo. Esse movimento precisa acontecer porque Ulpiano está espalhado na cidade, mas ele era assim, como diz Wyatt, e nunca foi de ficar entre quatro paredes. Esse seu jeito leva a uma memória afetiva com o filósofo, cujo Centro de Estudos tem uma célu la no Rio de Janeiro, mas a sua história começou em Macaé.

sua morte, aos 67 anos. O trabalho da Editora Funemac foi possível com a seleção das obras dele pelo seu Centro de Estudos, que reuniu os manuscritos dos trabalhos e preserva e dissemina o pensamento do filósofo macaense pelo Brasil e o mundo. Quem quiser mais informações de sua vida e obra pode acessar o site www.claudioulpiano.org.br porque as suas ideias estão vivas e atuais. A homenagem ao filósofo com o auditório da Cidade Universitária batizado de

Claudio Ulpiano foi uma ideia do vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, o Casé, ao participar do Projeto Filosofia e Cinema, que viu no espaço a oportunidade para a universidade manter sempre vivo o nome de Ulpiano, cuja figura foi sempre de atração e repulsa. Barbudo, cabeludo, ele olhava a alma das pessoas. Gostava de tomar café com aspirina, comer feijão com goiabada e deixar textos para os amigos por onde ia.

Essas singularidades faziam desse macaense ilustre, - sobrinho de Moacir Santos e filho de Ivair Nogueira Itagiba, que foi prefeito no município e tem um busto erguido na frente do Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, conhecida como Rua da Praia -, a intensidade da paixão que transbordava na forma com que se entregava nas suas aulas livres ou nas universidades, onde tudo era potência, sincronicidade da existência, metafísica.

Artigos nos jornais claudio Ulpiano escreveu diversos artigos sobre variados temas que o inspiravam, principalmente no antigo Jornal O Rebate. Em um desses textos, Ulpiano relatou uma palestra de Sandra Wyatt na qual ela falou sobre a sua expulsão da Casa de Transição, época de movimentos de inquisição à saúde mental, como faziam com as bruxas, e o surgimento da luta antimanicomial. A poeta que, ao avistar Ulpiano pela primeira vez, quando circulava pela cidade de bicicleta, assustou-se tanto com a sua fi-

gura barbuda e cabeluda, vestido todo de preto, que até levou um baita tombo, é a mesma que, em perfeita sintonia com esse paradoxo, que é o filósofo macaense,

lhe rende admiração em alma e prosa como os versos abaixo, escritos por ela na Macaé de 1979 e publicados, anos depois, no livro “Diaquediaadia”:

Caderno2 31 05 13  

Caderno 2 - 31/05/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you