Caderno2 30 11 2016

Page 1

www.odebateon.com.br

Macaé (RJ), quarta-feira, 30 de novembro de 2016, Ano XLI, Nº 9189

Fundador/Diretor: Oscar Pires

CADERNO DOIS O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Grupo e Orquestra de Campos fazem concerto beneficente em Macaé Grupo Orquestrando a Vida e Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se apresentam nesta quarta-feira (30) em benefício da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé Isis Maria Borges Gomes

Orquestrando a Vida

isismaria@odebateon.com.br

G

rupo musical de Campos vem a Macaé fazer concerto beneficente em prol da instituição educacional que enfrenta crise finaceira. Assim, procurando reunir todos os elementos possíveis capazes de colaborar para acabar com a crise que ameaça o fechamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, a Fundação Luiz Reid, através do Conselheiro Lafayete Fernandes, promove a apresentação do grupo ‘Orquestrando a Vida’, da cidade de Campos, nesta quarta-feira (30), às 20 horas, na Igreja Santo Antônio. ‘Orquestrando a Vida’ vai se apresentar juntamente com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, que sempre acompanha o grupo. O grupo que já fez apresentações internacionais dispo-

nibilizou a data de 30 (quartafeira), quando os macaenses terão oportunidade de assistir

a um belíssimo show de apresentação. Os interessados podem fazer doações à Fundação

Luiz Reid no Banco do Brasil, Agência 0051-5 - Conta Corrente 6.9159.

Maestro Luis Mauricio Carneiro

Maestro Juan Gorrin

O Maestro Luis Mauricio Carneiro é diretor artístico e pedagógico das orquestras ligadas à ONG Orquestrando a Vida de Campos, primeiro núcleo brasileiro representante do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”, regendo a Orquestra Sinfônica Prof. Mariuccia Iacovino, com a qual esteve se apresentando em teatros como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Salon Dorado/Teatro Colon (Argentina), Sala Ce-

Maestro Juan Gorrín, jovem cantor e Diretor da Coral Meninos Cantores da Venezuela e Diretor Adjunto da Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar pertencente ao Sistema Nacional de Orquestras e Corais Infantis e Juvenis do mesmo país.

cília Meireles, Via Funchal (SP), Vivo Rio (RJ), Carneggie Rall (EUA), Uma turnê em 2013 por várias cidades de Por tugal (Amarantes, Azeitão,Coimbra, Palácio “Casa de mateus”, Figueira da Foz, Concervatório Nacional de Lisboa, Teatro São Carlos - Lisboa), dentre outras. Dirigi artisticamente os Festivais de Música de Inverno em Campos e a Camerata Petrobras - Bacia de Campos - RJ.

Como Diretor da Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar apresentou-se em importantes salas como o Lincoln Center de New York, o Kennedy Center en Washington, Alte Oper de Frankfurt, Teatro Eliecer Gaitan em Bogotá e Mozarteum de Salzburgo.

SERVIÇO

Apresentação do grupo "Orquestrando a Vida" em prol da Fundação Luiz Reid 30 de novembro Igreja Santo Antônio ● HORÁRIO: às 20 horas ● DATA:

● LOCAL:

Trata-se de um projeto de ensino intensivo que busca a profissionalização dos seus alunos, que recebem aulas individuais e coletivas sobre técnica vocal, linguagem musical, idiomas, cena, trabalho em grupo e repertório diverso. Atualmente, é regido pelo maestro venezuelano Juan Gorrín com o trabalho vocal do professor Daniel Soren. Em parceria com a Orquestra Mariuccia Iacovino, interpretando músicas do repertório sinfônico coral universal e de ópera, além do seu trabalho constante de repertório à capela, vem se apresentando em diferentes cenários, em importantes eventos e solenidades nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo, Niterói, São Fidelis e Macaé. Seus integrantes são multiplicadores do ensino dentro da Orquestrando a Vida, recebendo também aulas de regência e estágios com os grupos infantis. Todo o desenvolvimento faz parte de uma filosofia coral e musical que permite um crescimento integral. Neste ano de 2015 participaram na montagem das óperas “La Bohème” de Puccini e “Elixir do amor”, com uma produção totalmente juvenil e local, dentro do trabalho da Academia de Ópera Orquestrando a Vida.

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino Fundada em março de 1998, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino - pertencente à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil. Desde sua fundação, este grupo sinfônico é mantido pela ONG Orquestrando a Vida, com 85 integrantes das camadas menos favorecidas da sociedade e inseridos na faixa etária dos 10 aos 19 anos com a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela Sendo a primeira orquestra brasileira a fazer parte do projeto venezuelano “El Sistema” da FESNOJIV (Fundacion del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infatiles de Venezuela), sendo um trabalho que abrange 1.800 jovens e que existe há 14 anos na cidade de Campos. No ano de 2008, através de parceria com a Dell’Arte, este agrupamento sinfônico ganha uma nova e promissora etapa em sua existência, tendo a oportunidade de tocar para grande músicos como: Yo Yo-Ma, Itzhak Perman, Lang Lang e Maestro Gustavo Dudamel, transformando-se no segmento educacional desta empresa e abrindo uma era de grandiosos desafios. Em 2010, eles participaram do 8º Festival Del Sol nas cidades de La az e El Alto, na Bolívia. Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Em 2013, fez uma turnê por Portugal, onde tocaram em várias cidades como Palácio de Mateus (Vila Real/Porto - Portugal), Conservatório de Coimbra (Portugal), Conservatório Nacional de Música (Lisboa - Portugal), encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa - Portugal). Além de já ter acompanhado nomes como Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Lício Bruno, Fafá de Belém, Daniel Boa Ventura, Guilherme Arantes, Toquinho e o cantor campista Dom Américo. A orquestra tem na versatilidade sua principal característica, encantando plateias no Brasil e no mundo com muita energia e garra suas performances.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.