Caderno2 29 10 13

Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8228 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Escritor macaense conquista destaque no universo literário O macaense Paulo Emílio Azevedo vai viver uma noite muito especial de autógrafos, ao lançar a obra ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’

Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

P

SERVIÇO

rofessor, mestre em Políticas Públicas e Doutorando em Ciências Sociais atravessa eixos da cadeia produtiva e do pensamento nos campos da Educação e da Cultura, injeta muito talento e criatividade e lança no mercado mais um livro. Trata-se do macaense Paulo Emílio Azevedo, que vai viver uma noite muito especial de autógrafos, ao lançar a obra ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’, pela Editora Ibis Libris. O evento acontece nesta quinta-feira (31), na Casa do Livro - Rua Visconde de Quissamã - Centro. O trabalho de Emílio Azevedo vem se destacando nas áreas da Educação e da Cultura, estando em evidência pelo processo criativo e conceitual, na elaboração e gestão de projetos. Já conquistou diversos prêmios, com destaque para o prêmio “Rumos Educação, Cultura e Arte” em 2008 (edição 2008-10) pelo Instituto Itaú Cultural, sendo o único educador em todo o estado do Rio a recebê-lo. A obra Após um período de ausência da cidade, quando Paulo Emílio mergulhou nos estudos no Rio de Janeiro, ele apresenta em Macaé o livro ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’, que marca retorno do criador a Macaé, através da poesia, inovando com uma criação para o movimento. E neste clima de volta à terra natal, o professor e escritor está cheio de projetos e coloca tudo em prática. Este é o sexto livro publicado pelo autor. Segundo ele, a obra faz referência a uma palavra que gera percurso, sendo projetada no espaço e, como tal, pode tombar, movimentar o corpo, gerando por sua vez uma reação, uma performance. “Muito além da escrita, a música, o registro visual e a potência do gesto ganham contornos na criação da obra, que tem em sua estética o traço urbano como ressalva”, declara o escritor, esclarecendo ainda que o livro é acompanhado de um weblink, para ouvir duas das poesias produzidas pelo coletivo Le FUCOH (formado por Alex Silva, Sávio Gomes e Cleyton Neves), que junto ao lançamento realizará uma performance. A produção visual é de Renato Negrão e Walter Mesquita.

DEDICATÓRIA AO FILHO O escritor conta que o livro traz uma poesia dedicada ao seu filho Hiago, intitulada “O filho que eu tenho”. “O maior amor da minha vida”, declara Paulo Emílio, revelando ainda que há pouco tempo, quando deu de presente o livro para o filho e mostrou que a poesia que lhe é dedicada estava inserida, o menino ficou dias segurando o livro, levando para cada lugar da casa e da cidade. No fim do dia, ele lhe disse: “papai, eu também vou escrever um livro. Eu e você juntos”. E concluiu: “o livro vai se chamar O pai que eu tenho”.

› DATA: 31 de outubro de 2013 › HORÁRIO: das 19 às 21h › LOCAL: Casa do Livro, Centro Rua Marechal Deodoro, 295

TEMAS DO LIVRO O livro é composto de diversos temas, sendo organizado em três estações, que chamou de Tempestade, Brisa e Quase Alegria, seguidos do epílogo “os poetas serão queimados”. Em cada uma delas os elementos, os temas e a elaboração além da escrita iam compondo uma cena. “Entre tantos poemas, gostaria de destacar três: “Carta aos elefantes”, “À Poesia II ou PIS (Poesia Imersa de Si)” e “Gambiarra”.

PAULO EMÍLIO AZEVEDO Professor, Mestre em Políticas Sociais e Doutorando em Ciências Sociais, o macaense Paulo Emílio Azevedo foi contemplado em diversas ocasiões, entre eles com o recebimento do prêmio “Rumos Educação, Cultura e Arte” em 2008 (edição 200810) pelo Instituto Itaú Cultural, sendo o único educador em todo o estado do Rio a recebê-lo. Sua experiência se destaca pela capacidade de unir teoria e prática de modo espontâneo, sendo os resultados apresentados em mais de 20 países pelo mundo, com destaque para as ações no espaço urbano, na capacitação de educadores e formação de intérpretes. Educador, diretor artístico, poeta, coreógrafo, compositor, e escritor, Paulo Emílio é um gestor de sonhos que transforma em ações vivas e multiplicadoras aquilo que parecia amorfo, inútil, incapaz. Seu atual programa de desenvolvimento nos campos das Artes e Humanidades se chama Cia GENTE e o espaço virtual de suas publicações é destinado à Fundação Paz. Os contatos com ele podem ser feitos pelo telefone: (21) 9939-1865 ou pelo email: producao@ciagente.com.br.

Lançamento do livro ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’

AS RAZÕES DO LIVRO FOTO FILIPE ITAGIBA

Paulo Emílio que está na contagem regressiva para o lançamento em Macaé do seu livro ‘Palavra Projétil: Poesias Além da Escrita’

Paulo Emílio explica que produziu essa obra inicialmente por curiosidade na experimentação e necessidade no que toca o universo da poesia. “Eu queria pensar e escrever uma poesia que pudesse ser movimentada para fora do papel”, revelou. Ele afirma que em seu trabalho, a relação com o movimento e a gestualidade sempre estiveram presentes. Mas também a palavra esteve por longa data servindo de suporte ao seu universo criativo. Ele faz questão de ressaltar que o livro tenta conectar estes dois universos como ações recíprocas, sem que elas se anulem, mas como forma de ampliar a potência entre ambas: corpo e palavra como manifestações singulares de expressão do ser humano. Para o escritor, o processo de criação foi muito interessante, ao unir elementos da palavra, do gesto e das artes visuais. “O laboratório realizado entre o performer e artista visual Renato Negrão e o fotógrafo Walter Mesquita buscando dialogar com a poesia deu ainda mais movimento ao processo. Também o aprendizado com o designer Bruno Pimentel que fez um belo trabalho, com a editora Thereza R. da Motta que cuidou de cada detalhe. Enfim o laboratório até ver mais um “filho”. Isso é genial!”, disse entusiasmado.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.