Caderno2 27 09 13

Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8201 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Interart Macaé 200 anos faz viagem ao redor do mundo A riqueza da cultura e da produção artesanal do mundo inteiro voltará a Macaé por conta da realização da Feira Internacional de Artesanato (Intertart), versão 2013 Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

O

público macaense e dos municípios da região tem pela frente uma sensacional viagem pelo mundo das belezas artesanais. Trata-se da Feira Internacional de Artesanato 2013, a Intertart Macaé 200 Anos, em sua segunda edição, que promete um estrondoso sucesso. O evento acontece de 4 a 13 de outubro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, numa proposta repleta de novidades, colocando em evidência a Capital Nacional do Petróleo, que ganha também o título de capital mundial do artesanato. Assim, a realização oferece a oportunidade do público de Macaé e de municípios da região de dar a volta ao mundo em 10 dias, passeando pelas maravilhas brasileiras e de dezenas de países, conhecendo a cultura mundial, através do artesanato, decoração, música, dança e gastronomia. O organizador da feira, Sr. Osvaldo Almeida Júnior, informa que a 2ª Interart irá prestar diversas homenagens a ilustres macaenses, celebrando assim o bicentenário do município. “Como se estivessem em uma máquina do tempo, o público poderá voltar e conhecer a história de Macaé durante estes 200 anos, através de uma linda mostra alusiva e comemorativa à data”, disse ainda Osvaldo. “Esta Interart será uma superação da anterior. Em 15 dias vendemos espaços para mais de 150 expositores, sendo que as inscrições eram para serem encerradas dia 20 de setembro e dia 18 já estávamos com todos os espaços esgotados”, contou eufórico Osvaldo, esclarecendo ainda que a pedido da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), CDL, Sebrae e Macaé, Convention & Visitors Bureau e mais dois parceiros Fecomércio e Sindicato do Comércio/RJ, ele conseguiu abrir mais dois espaços para até oito expositores.

AS NOVIDADES PARA 2013 Segundo Osvaldo Almeida Júnior, a Interart deste ano terá uma expressiva ampliação para mais de 150 expositores de 24 países confirmados - India, Turquia, Marrocos, Peru, Equador, México, Cuba, República Tcheca, Paquistão, Tunísia, Senegal, Angola, Japão, Indonésia, Tailândia, Ilha de Java, Egito, Emirados Árabes, França, Itália, Síria, Olhas da Polinésia, Austrália, e Chile - e de estados do Brasil - Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Ceará, e possivelmente Rio Grande do Norte. Na parte de gastronomia, ele informa que o espaço de alimentação terá pratos típicos da Tunisia, os famosos bolinhos de bacalhau portugueses, crepes franceses, massas italianas, pratos japoneses, além de diversas iguarias brasileiras.

Macaé 200 anos de história A Interart Macaé 200 anos contará a história do município, através de um grande tapete de chitão elaborado por educadores/artesãos relatando pedacinhos das histórias dos livros escritos por crianças.

Durante a feira, haverá um grande painel para as crianças escreverem e se divertirem à vontade. Haverá ainda um livro feito de pano para os pequenos lerem, através de ilustrações que reproduzem a praia, a floresta e a cidade. “Estas ações ficarão sob a responsabilidade da Professora Mirtes e sua equipe, pertencentes a ONG Movimento de Mulheres”, revelou Osvaldo

Macaé Nordestina O Diretor da Interart afirma que a Interart vai realizar ações relacionadas ao nordeste brasileiro, através do artesanato, música, danças e palestras visando mostrar o nordeste brasileiro em transformação e sua cultura influenciando e ajudando a construir Macaé. “As ações visam resgatar o passado, entender a nossa Macaé nordestina, uma cidade globalizada e regional, central e periférica, tradicional e inovadora”, disse Osvaldo, acrescentando que as apresentações terão como mestres de cerimônia - ou de falta de cerimônia -, Matheus e Katilinda, sendo a palestra realizada por convidados especiais ligados a cultura Nordestina e a de Macaé..

Parceria O DEBATE O jornal firmou uma forte parceria com a Interart 2013, no sentido de beneficiar os assinantes do jornal. Assim, os 200 primeiros assinantes que comparecem a Recepção de O DEBATE a partir do dia 1º de outubro receberão um comprovante de isenção do pagamento de estacionamento, durante a feira. Além disso, os convites vips com isenção do pagamento da taxa de ingresso serão estampados nas páginas de O DEBATE nos próximos dias, bastando apenas recortar e apresentá-lo na portaria do Macaé Centro.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.