Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8144 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Novo sistema educacional impulsiona educação em Macaé DIVULGAÇÃO

Colégio Atlântico investe no sistema de ensino, professores e infraestrutura Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

O

Colégio Atlântico investe em novo e moderno sistema de ensino. O Sistema Etapa é um sistema de ensino forte, muito sólido nos seus valores e único nos seus resultados, sendo considerado um dos mais importantes do país. Está entre os três primeiros colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o Diretor Carlos Augusto Garcia, este Sistema criou e vem adotando o ensino em Espiral Crescente, um método que distribui os conteúdos à medida que as séries avançam. Dentro de uma linha de coerência, ele permite que o aluno retome conceitos de forma atu-

alizada e comparativa. Uma das razões do sucesso deste método é o papel das avaliações na formação dos alunos. As avaliações são aplicadas toda quarta, quinta e sexta-feira, com seis questões objetivando tornar o estudo um hábito e também para identificar as dificuldades da classe na compreensão do conteúdo a fim de que possam ser criadas novas estratégias de ensino. Num sistema educacional dinâmico, o material didático Etapa traz enormes vantagens em relação aos materiais tradicionais, formulados sem articulação direta com o sistema de ensino. Dezenas de pessoas trabalham na atualização do material didático. O diretor esclarece que o Sistema de Ensino Etapa propõe apostilas com o conceito de in-

terdisciplinaridade e transversalidade que é o cruzamento de disciplinas, para que se consiga uma abordagem mais prática do que é ensinado. São abordadas as matérias de maneira a levar o aluno à reflexão, dando respostas de acordo com seu conhecimento prático. A associação de ambos os métodos é tido como a melhor maneira de se trabalhar o conhecimento. As disciplinas são: matemática dividida em álgebra, geometria e raciocínio lógico, língua portuguesa dividida em gramática, literatura e redação, ciência desde o sexto ano dividida em física, química e biologia, língua estrangeira com inglês e espanhol, história, geografia, atualidades, informática, educação física, educação artística, música, filosofia, teatro e sociologia.

Professores qualificados e treinados pelo Sistema Etapa de Ensino A equipe de profissionais é um dos pilares de investimento do Colégio. Os professores foram rigorosamente escolhidos através de seleção. Possui Orientador Educacional e Pedagógico, pedagogos, psicólogo, professores de alto nível curricular

treinados pelo Sistema Etapa e professores da UFRJ. Às vezes, o aluno tem aquela dúvida que surge quando está estudando, especialmente em exercícios que têm um maior grau de dificuldade. Para que os alunos tenham sempre apoio no encontro

das respostas, o Atlântico mantém um sistema de plantonistas com horários determinados. As aulas de reforço são realizadas na sala de monitoria, onde cinco monitores tiram dúvidas de Química, Matemática, Física, Português, de segunda a sexta o dia todo.

aprendizagem. Uma das tradições do Colégio Atlântico é o canto dos Hinos Nacional e de Macaé toda terça-feira na entrada. Em agosto, o Colégio Atlântico vai implantar o ensino Bilíngue três vezes semanal com professores que moraram nos Estados Unidos. A alfabetização, um dos

momentos mais importante na vida do aluno, está sendo m i n i s t ra d a p e l a e xc e l e n t e professora Marcia Novaes. O Colégio Atlântico fica na conhecida rua das firmas, no novo cavaleiros, na Rua Aristeu Ferreira da Silva, 1561, (22) 2772-1756 macaecolegioatlantico@gmail.com.

Infraestrutura moderna A infraestrutura física do Colégio Atlântico é composta por salas de aulas climatizadas, com quadro branco, datashow, elevador em todos os andares, cantina, sala de estudo, refeitório, campo de futebol anexo à escola, laboratório de informática, cada aluno tem um armário com chave para guardar seus pertences, sala multifuncional com atividades de música e vídeo, sala de monitoria; local para jogos de raciocínio lógico como o GO (um dos mais conhecidos jogo chinês), jarmo, futebol, xadrez, gamão, dama, entre outros; e em construção estão o Laboratório de Química, Física e um Ateliê para incentivar a Educação Artística, pois possui a mesma importância que as demais disciplinas. O Ateliê é um local onde os alunos vão criar, pintar, fazer esculturas, descobrir o artista dentro de cada um.

"OUTRAS NOVIDADES" Colégio Atlântico busca incentivar a participação dos alunos nas Olimpíadas internas do Sistema Etapa, Olimpíadas regionais e Brasileira, nas Feiras de Ciências, Bienais do Livro, visitas e excursões em Museus e Centros Históricos. Esta é uma ferramenta lúdica necessária no processo ensino

O Diretor O diretor do Colégio Atlântico é o professor doutor da UFRJ, Carlos Augusto Garcia (Guto Garcia), Doutor e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, Pós graduado em Administração Pública pela FGV, Pós graduado em Finanças pela COPPEAD, Pós graduado em MBA Internacional OHIO-EUA; Guto foi secretário municipal de educação de Macaé e é professor há mais de 25 anos.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA,23 DE JULHO DE 2013

Casa em primeiro lugar Biscoitos

Guardar algumas fatias de pão na lata, junto com biscoitinhos macios, não deixa que eles amoleçam.

Bolo de Fubá

O bolo de fubá fica bem mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite por coalhada ou iogurte natural.

Limpando mármore

Sal e limão para limpar mármore é uma combinação ótima para tirar manchas de bebidas, deixadas por copos molhados. Corte o limão em duas partes e passe sal em uma delas. Esfregue-a devagar sobre a mancha. Não use a força, pois poderá estragar o polimento da pedra. Por fim, lave o local com água e sabão.

Legumes e verduras

- Aproveite sempre a água do cozimento das verduras e legumes, pois os sais minerais e a maioria das vitaminas se dissolvem nessa água. - Para tornar mais verdes verduras e alguns legumes, junte uma colherinha de açúcar à água de cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos. - Se você embrulhar verduras murchas numa toalha umedecida em água e depois as guardar na geladeira até a hora de preparar, vai ver como elas vão ficar fresquinhas, como novas. - Para que os legumes e verduras não percam seus nutrientes, use o mínimo possível de água e deixe o fogo ligado só por alguns minutos. - Os bichinhos das verduras sairão facilmente se esta for mergulhada em água e vinagre.

Bolo Velho

O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha úmida e guardar em lugar fresco.

Cebola

Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois resseca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.

HORÓSCOPO

Tinta fresca...

Sai com removedor de esmalte. Retirar os respingos secos de tinta em portas e janelas fica mais fácil com removedor de esmaltes para unhas. Deixe o líquido sobre a superfície manchada de tinta por 5 minutos. Depois, esfregue um pano e lave o local com espuma de sabão em água morna.

CÂNCER (21/06 a 21/07) É um bom momento para olhar mais para o seu eu interior. Aproveite para rever as suas atitudes e sentimentos em relação ao mundo à sua volta.

Paredes rabiscadas

As crianças adoram rabiscar a parede. Para evitar maiores estragos, experimente encapar uma parte da parede com papel pardo e libere o espaço para os pequenos. Mas se a parede já estiver rabiscada, lave o local com uma esponja e sabão neutro. Faça movimentos leves e circulares. Deixe a espuma agir por 5 minutos e retire o excesso de detergente.

Batata

Evite a germinação de batatas colocando-as no mesmo saco que você colocou algumas maçãs.

LIBRA(23/09 a 22/10) A emotividade domina todas as suas atitudes durante este breve período. Se você estiver estressado, poderão surgir conflitos com alguns familiares.

CRUZADINHA Horizontais

1. Muito usado em bailes de Carnaval 2. Seguir / Espaço celeste 3. Variedade de bilhar / Sigla de Roraima 4. Festa noturna havaiana na praia 5. Como (consoantes)

Verticais

1. Tem na cozinha / Sem curvas 2. (Abrev.) Sergipe 3. Instrumento de bronze percutido na superfície interna de um badalo / Rei do carnaval 4. Não cozido / Coloração

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Procure falar dos seus medos, colocar para fora os seus sentimentos. Aquilo que esconde de si mesmo poderá controlar as suas atitudes sem que se aperceba.

6. Tornam a moer / Está 7. Ou, em inglês /

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Este é um daqueles períodos em que a casa e o lar podem ganhar alguma importância. Neste período poderão surgir reações inesperadas na família.

Ilha (duas primeiras letras) 8. Tonalidade / Nome de mulher 9. Não menciona

CAPRICÓRNIO (22/12 A 21/01) É melhor ir pensando em deixar cair a máscara de seriedade que você ostenta com tanto orgulho. Não espere ser amado apenas pela forma como se comporta e sim pelo que você é.

5. A mim / Nesse lugar 6. Verdadeiro / Menta, em inglês 7. Antigo Testamento (Bíblia) / Uma (vogais) / Mentira, em inglês 8. Época 9. Organizaram

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Poderá aperceber-se que há certo tipo de situações que não foram ultrapassadas ou sentir alguma ansiedade em relação a casa ou à família. Mas com sabedoria, saberá superar tudo.

HORIZONTAIS: 1)Máscara; 2)Ir - Éter; 3)Sinuca - RR; 4)Luau; 5)CM; 6)Remoem - Tá; 7)Or - IL; 8)Tom - Anita; 9)Omite VERTICAIS: Mesa - Reto; 2) SE; 3)Sino - Momo; 4)Cru - Cor; 5)Me - Aí; 6)Real - Mint; 7)AT - UA - Lie; 8)Era; 9)Arrumaram

RESPOSTAS

CINEMA O Concurso - Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 17h30, 19h30, 21h30 › SINOPSE: Caio (Danton Mello), Rogério

Carlos (Fábio Porchat), Bernardinho (Rodrigo Pandolfo) e Freitas (Anderson Di Rizzi) vieram de várias partes do país para o Rio de Janeiro, onde irão fazer a prova para um importante concurso público. Eles se conhecem na cidade maravilhosa, em meio aos estudos, mas logo percebem que apenas têm chances de passar na prova se conseguirem antecipadamente o gabarito. Para tanto, eles entram em contato com o submundo, se envolvendo em várias confusões por estarem em uma cidade bem maior do que as que estão acostumados.

O Cavaleiro Solitário

› GÊNERO: Ação, Aventura, Faroeste › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS (Dublado): 19h05, 21h › SINOPSE: John Reid (Armie Hammer)

é um advogado que acaba de retornar à sua cidade-natal, onde vive seu irmão Dan (James Badge Dale), a cunhada Rebecca (Ruth Wilson) e o sobrinho Danny (Bryant Prince). John está disposto a cumprir a justiça ao pé da letra, levando os criminosos ao tribunal, apesar da resistência local. Ao acompanhar o irmão e outros Texas Rangers em uma patrulha pelo deserto, o grupo é atacado pelos capangas de Butch Cavendish (William Fichtner), um bandido que tem a fama de

LEÃO (22/07 A 22/08) Não lhe agrada ter que lidar com o lado mais superficial das outras pessoas, já que sente necessidade de comunicar de um modo profundo e intimista. Vá com calma. VIRGEM (23/08 a 22/09) O período poderá lhe ser promissor e você poderá ter um momento de expansão, de energia, de euforia, com ideias novas e situações inesperadas.

Se tem crianças em casa, prepare uma parede para eles rabiscarem à vontade. Existe tinta específica para isso, a parede pode ser facilmente limpada após a brincadeira. Procure na loja de tintas este produto especial.

Na roupa, de for recente, deixe de molho em um pouco de leite quente e esfregue com sabão de coco. Quando sumir, lave com água.

TOURO (21/04 A 20/05) Aproveite o dia para prestar mais atenção à sua saúde. Problemas de ordem emocional poderão afetá-lo, em especial se você não estiver resolvido sentimentalmente. GÊMEOS (21/05 A 20/06) Este período poderá trazer alguns momentos de desarmonia e de insatisfação. Procure tratar noutra altura de assuntos de ordem emocional.

Outra dica

Mancha de batom...

ÁRIES (21/03 a 20/04) Aproveite para investir no seu look, na sua aparência. A relação com pessoas de Leão ou Sagitário poderá ser muito positiva em termos de trabalho.

PEIXES (19/02 a 19/03) Temas tão diversos como finanças, sexualidade, alimentação ou agricultura poderão despertar a sua atenção. Siga os seus palpites e poderá se dar muito bem.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 19 A 25 DE JULHO comer carne humana. Todos são assassinados, com exceção de John, que fica à beira da morte. O índio Tonto (Johnny Depp) o encontra e, ao perceber que um cavalo branco escolhe John, passa a ajudá-lo. Tonto acredita que John foi escolhido por um mensageiro espiritual e que, como voltou da morte, não pode

mais ser morto. A partir de então, John passa a usar uma máscara e, ao lado de Tonto, faz de tudo para reencontrar Cavendish.

Turbo 3D (Pré-estreia)

› GÊNERO: ANIMAÇÃO, COMÉDIA › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIO (DUBLADO): 13h20*, 15h10, 17h - MM: 13h*, 14h45 (*Horário válido

somente para sábado e domingo)

› SINOPSE: Uma lesma de jardim (voz de

Ryan Reynolds) sonha em ser o animal mais rápido da sua raça, e uma experiência científica inesperada permite ao animal realizar este sonho. Logo ele parte em busca de um grande desafio: participar da corrida de Indianápolis.

Meu Malvado Favorito 2

› GÊNERO: Animação, Comédia , Família › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS: 3D (Dublado): 14h30, 16h30,

18h45 - MM: 13h30*, 15h30 (*Horário válido somente para sábado e domingo) › SINOPSE: Continuação do sucesso Meu Malvado Favorito. A mente do crime Gru volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito.

O Homem de Aço 3D (Pré-estreia)

› GÊNERO: Ação, Aventura, Fantasia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS (DUBLADO): 19h, (Legendado): 21h40 - MM (Dublado): 16h35, 21h45

› SINOPSE: Há anos enviado de Krypton,

um avançado planeta alienígena, à Terra, Clark sofre com a derradeira questão: Por que estou aqui? Moldado pelos valores de seus pais adotivos, Martha e Jonathan Kent, Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões muito difíceis. Mas quando o mundo mais precisa de estabilidade, ele é atacado. E agora, suas habilidades serão usadas para manter

a paz ou partir para um tudo ou nada?

Universidade Monstros 3D

› GÊNERO: Animação, Família › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIO (DUBLADO): 14h40 › SINOPSE: Mike Wazowski (Billy Crystal)

e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos.

Minha Mãe é Uma Peça Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 16h40, 18h20, 20h05, 21h50 › SINOPSE: Dona Hermínia (Paulo Gusta-

vo) é uma mulher de meia idade que está aposentada e não tem muitas ocupações, sendo que sua maior preocupação é achar o que fazer. Ela é uma mãe dedicada e está sempre preocupada com os filhos, só que eles cresceram, e já não precisam tanto dela, o que a deixa entediada. Sem um trabalho, um companheiro ou filhos pequenos para se ocupar, Dona Hermínia passa o dia todo desabafando sobre seus problemas com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2013

Caderno Dois 3

Kelvin Karvalho kelvin.karvalho@uol.com.br

Absurdo à arte.

De volta a macaé,

Na bahia, está sendo lamentado o fechamento do teatro jorge amado, homenagem a um dos nossos maiores escritores. O teatro será leiloado em dezembro. Pode ter o mesmo destino do teatro maria bethânia, que primeiro virou bingo e, depois, churrascaria.

Depois de quase um mês pela europa, o casal leandro mussi (carro &cia) e sua esposa aparecida mussi. Aproveitaram ao máximo: comeram nos melhores restaurantes, curtiram as melhores boites, ficaram em excelentes hotéis e abastaram-se de cultura do velho mundo. Fizeram um tour off-tourist (aquele que você visita os lugares sem um bando de gente em conjunto), ou seja, pacote de brasileiros.

Absurdo ao patrimônio

Depois de ter sido tombado pelo governo do estado como patrimônio público, o nosso “palácio dos urubus” continua lá. Ou os pedaços que sobraram. Com tapumes para não cair nos transeuntes e calçada interditada, o que será daquele espaço? Sim, “aquilo” tem donos, herdeiros. Acredito que nem a fachada se recupera mais. Foi esquecido pelo governo estadual.

É bom lembrar,

Para não ficar em piadinhas na internet, que o papa francisco, além de pontíficie da igreja católica, ele é um chefe de estado. E embora tenham tantos cuidados em suas visitas, este é um dos cargos que menos se faz exigências. A mudança do outro papa para este reavivou a igreja, pois este é mais carismático e agradável do que aquele outro que parecia um personagem de star wars.

Dice me disse

Que está com uma amiga passando temporada na terra da rainha elizabeth (londres). Segundo ela, a cidade está infestada de mosquitos. E ela pensava que isso só ocorria no brasil. Além do calor de quase 40º que os europeus estão enfrentando, o famoso rio tâmisa é um propulsor de mosquitos londrino.

Brabeira.

Mais uma vez...

O horário político. Dentro das modificações que estão sendo previstas na reforma política, consta a redução do horário político nas televisões. No 1º turno seria um mês e no segundo, 15 dias. E já é demais!

O Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, o presidente do Grupo Aldeia Diversidades de São Pedro da Aldeia, Victor Jotha, e este colunista em ocasião de recebimento do Prêmio Olga Neme Rios

Especialistas em turismo fizeram uma pesquisa sobre reservas confirmadas nos hotéis do rio para a jornada mundial da juventude. O resultado surpreendeu. Apenas 50% foram confirmadas, devido ao aumento dos preços. A capital carioca tem a segunda diária mais cara. Perde apenas para nova york. Hoje, fica mais barato se hospedar em paris, dubai ou londres, do que no rio.

AGENDA CULTURAL Concerto especial

A Sociedade Musical Macaense movimenta mais uma vez o cenário artístico macaense, apresentando o concerto do Pianista Antonio Guimarães Neto. O espetáculo acontecerá no dia 30 de julho às 20h30 na Igreja de São João Batista. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A entrada é gratuita para alunos e professores de artes e música, bastando apenas retirar os ingressos na EMART, Lyra ou Nova Aurora. Serviço: Concerto do Pianista Antonio Guimarães Neto › DATA: 30 de julho › LOCAL: Igreja de São João Batista - Rua Prefeito Moreira Neto 72, Centro › HORÁRIO: 20h30 › MAIS INFORMAÇÕES: www.sociedademusicalmacaense.org.br

***

Sana Instrumental

De volta aos preparativos, Paulinho Lima e Lúcia (Produção e Direção Executiva) estão organizando a quinta edição do Sana Instrumental Festival. O evento acontecerá em setembro, já tendo confirmadas as presenças de Gilson Peranzeta em duo com Mauro Senise; da Orquestra de Cordas da Grota, retornando de tournê mundial; Helio Delmiro; e outras surpresas. Este ano, o grande homenageado do festival será Villa Lobos. A última edição em 2012 marcou sucesso absoluto com

a presença de um dos maiores músicos do planeta, Wagner Tiso, além de Marcel Powell, Marcio Malard e outros. › SERVIÇO: 5º Sana Instrumental Festival › DATA: Setembro › LOCAL: Sana › MAIS INFORMAÇÕES: prlsouzaconsultoria@gmail.com

***

22 anos de samba e pagode

Já está tudo organizado para festejar em grande estilo os 22 anos do programa Pagode Samba Show. O radialista Adilson Firmeza já elaborou a programação comemorativa, que acontecerá no próximo dia 14 de setembro a partir das 14h no Quenzas Hall. Esse ano, Adilson Firmeza inova inclusive na grade de shows, contando inclusive com a participação dos grupos Só Samba, Sambaí, Mistura Rica, Desejo Natural, Mitos do Samba, Quinto Segredo, Só Preto sem Preconceito, Tá Feito, Pra Valer, Marra; e cantores como Helton Lopes, Marquinhos Sathan, Carlos Caetanos, Thaís Macedo, Fabio Santana, Jorgynho Chinna, Liomar, Dinho, Charles André. › SERVIÇO: Festa de 22 anos do programa Pagode Samba Show › DATA: 14 de setembro ›L O C A L : Q u e n z a s H a l l

***

Garota FM 101

A Rádio 101 convoca as gatas macaenses para brilhar. Trata-se

NAS BANCAS

do concurso Garota FM 101 Expo Macaé, que a emissora promove, premiando as vencedoras com uma viagem com acompanhante para Salvador (BA) (1 º lugar); um notebook (2º lugar); e um book e quatro meses de academia Aquaflex (3º lugar). A promoção é para comemorar os 200 anos de Macaé e os 33 anos da FM 101. Para participar, as candidatas devem enviar quatro fotos para o e-mail falazezeabreu@hotmail.com e participar da seleção, que acontecerá no Stande da Rádio, armado dentro da Expo Macaé 2013, no período de 25 a 29 de julho. › SERVIÇO: concurso Garota FM 101 Expo Macaé › DATA: de 25 a 29 de julho › LOCAL: Parque de Exposições Latiff Mussi

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22) 9943-1552 / (22) 8155-4320

Ensinando a ser *** Interart Macaé 2013 bela!

O organizador da Feira Internacional de Artesanato (Interart), Sr. Osvaldo Almeida Júnior, intensifica os preparativos, para realizar a segunda edição do evento de 4 a 13 de outubro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, numa proposta repleta de novidades. A promoção de 2013 terá uma expressiva ampliação de cerca de 30 estandes de estados brasileiros e outros países. › SERVIÇO: Intertart Macaé 2013 › DATA: 4 a 13 de outubro › LOCAL: Macaé Centro › INFORMAÇÕES: feirainterart@ hotmail.com

***

Anima Cine Macaé

Estão abertas as incrições para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé, que promete trazer para a cidade o melhor da animação mundial. O período de inscrição de filmes no Anima Cine vai até o dia 29 de junho. O Festival acontecerá de 19 a 25 de agosto com sessões voltadas para todas as idades e também para o público estudantil. Na programação do Festival, além das exibições de filmes, haverá palestras, debates e uma oficina de animação. Tudo de graça para o público. › SERVIÇO: Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé › DATA: 19 a 25 de agosto

› INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:

www.animacinemacae.wordpress.com

***

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o médico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615

***

“O Brasil que você ainda não conhece 2ª edição”

Um super projeto cultural promete sacudir Macaé durante três dias do mês de agosto próximo. Trata-se de “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”, um circuito de manifestações culturais e folclóricas, que acontecerá de 12 a 14 de agosto no Teatro SESI Macaé, sendo considerado um mergulho pela cultura de todas as regiões brasileiras. O projeto tem o patrocínio da AMPLA e da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Macaé. › SERVIÇO: “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”

› DATA: 12 a 14 de agosto › LOCAL: Teatro SESI Macaé

***

Neuróticos Anônimos

Problemas com depressão, solidão, raiva, ansiedade, timidez, insônia, ciúmes, pânico e estresse? Procure o Neuróticos Anônimos, através do Grupo Conviver e Reviver, que funciona na Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar - Paróquia São João Batista. As reuniões acontecem aos domingos, de 17h às 19h. O Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos tem por base os 12 passos, que propõem um programa de vida plena de amor e felicidade e as 12 tradições, que propõem uma convivência harmoniosa com todas as outras pessoas. › SERVIÇO: Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos › DATA: Aos domingos › HORÁRIO: das 17h às 19h › LOCAL: Paróquia São João Batista - Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar › INFORMAÇÕES: telefone (22) 9962-7071 / e-mail podersuperior12@gmail.com COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 99853569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2013

ENTRETENIMENTO

Prêmio Literário Universitário valoriza os poetas

Podem participar também os poetas estrangeiros, desde que residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos

N

ão basta escrever poesias; a arte deve ser disseminada. Como forma de valorizar os poetas brasileiros, a prefeitura lançou a primeira edição do Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma), cujas inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto no portal www.macae.rj.gov.br, onde os interessados também encontram o regulamento do prêmio. O slogan já diz tudo: “Tire seus poemas da gaveta”. A iniciativa é da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), aproveitando a comemoração dos 200 anos do município e o centenário de Vinícius de Moraes. Podem participar também os poetas estrangeiros, desde que residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos. O Pluma é dedicado a estudantes universitários (graduandos ou pósgraduandos) e os trabalhos devem ser inéditos, apresentados em língua portuguesa.

O tema é livre. Os interessados podem inscrever apenas um poema, estando o original assinado e remetido em cinco vias digitadas na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço dois, em folha no formato A4. Os envelopes com os trabalhos devem estar lacrados e endereçados ao Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma), Funemac, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 Coordenadoria de Cultura, 3º andar, Cidade Universitária, Bairro Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - CEP: 27930110. Para subscritar, o remetente deverá usar apenas o pseudônimo. A seleção dos 20 melhores poemas será anunciada no dia 10 de setembro deste ano, no portal da prefeitura e publicada em jornal regional. A premiação ocorrerá no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, no auditório da Cidade Universitária, às 19h, quando serão selecionadas as 10 melhores performances.

FOTO: ANA CHAFFIN

Macaé completa 200 anos dia 29 e as comemorações continuam durante toda a semana

EVENTO

Expo Mulher acontece até quartafeira na Praça Veríssimo de Melo A programação faz parte das comemorações do aniversário de 200 anos de Macaé

A

Expo Mulher será realizada na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, até esta quarta-feira (24), das 8 horas às 19 horas. São expostos trabalhos em biscuit, crochê, tricô, chinelos, bijuterias, entre outros objetos, que poderão ser adquiridos com preços acessíveis. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 200 anos de Macaé. Os produtos estão distribuídos em 28 tendas e a feira conta com a participação de 70 profissionais. O evento é uma organização das subsecretarias da Mulher, do Idoso, Cetep e Centro de Convivência do Idoso. De acordo com informações da organização da Expo Mulher, os artesanatos também estarão expostos durante a realização da Expo Macaé. A artesã Elza Moço, que trabalha com artesanato há oito anos, está muito otimista com a exposição. Para ela, esta é uma boa oportunidade de aumentar suas vendas. - Estou gostando muito da oportunidade de expor os meus produtos nesse espaço. Faço bolsas, necessaries de pano, capas de notebook, capa de garrafão d´água, entre outros. A minha

expectativa é boa e as pessoas gostam muito do meu trabalho e vendo bem - disse. Outra artesã que também ficou satisfeita em poder participar da Expo Mulher foi Cristina Bastos. Ela trabalha com artesanato há sete anos, e vende produtos como chinelos trabalhados com miçangas e outros materiais; brincos e sachês. - Acho ótima a iniciativa da subsecretaria da Mulher. Também é uma boa oportunidade para que a gente possa expor os nossos produtos. A expectativa sempre é muito positiva - afirmou. Além dos artesanatos estarem expostos na Praça Veríssimo de Melo, até quarta-feira (24), os produtos feitos por mulheres assistidas pela subsecretaria de Mulher ficam de forma permanente expostos no espaço que fica localizado dentro do Terminal Central. Cursos de artesanato - Informações sobre os cursos de artesanatos poderão ser adquiridas no Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, Rua da Igualdade, 890, Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Telefone de contato: (22) 2796-1149.

FOTO: ANA CHAFFIN

A Expo Mulher será realizada na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, até esta quarta-feira (24), das 8 horas às 19 horas.

EVENTO

História e turismo em destaque durante caminhada dos 200 anos O evento foi uma realização da prefeitura com a Associação Macaense de Guias de Turismo, ONG Anda Brasil e ONGs da Alemanha e França

M

oradores de Macaé e turistas - praticantes de atividades físicas e não praticantes - participaram durante toda a manhã de domingo (21) da primeira Caminhada Histórica e Turística de Macaé, em comemoração aos 200 anos da cidade. O evento foi uma realização da prefeitura com a Associação Macaense de Guias de Turismo, ONG Anda Brasil que organiza caminhadas como a deste domingo - e ONGs da Alemanha e França - que preparam eventos semelhantes internacionais. A caminhada foi circular, não competitiva, sinalizada, atingiu cerca de dez quilômetros, foi

considerada de esforço médio a moderado e percorreu alguns dos principais pontos turísticos e históricos, como o Solar dos Mellos - Museu de Macaé, onde o grupo foi recebido pela vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, que destacou a importância da visitação dos espaços públicos e detalhou desde a memória histórica do Solar dos Mellos até a arquitetura e o funcionamento da casa como bem público. - Nos encontramos nas histórias coletivas e os espaços públicos estão aptos para fornecer esse tipo de sentimento. O poder público apresenta e democratiza esses espaços -

ressaltou. No Solar dos Mellos, um dos pontos abordados pela vice-presidente foi a necessidade da educação patrimonial junto às crianças. “O livro Relatos e Personagens da História de Macaé estará disponível nas escolas no segundo semestre porque acreditamos que a escola é o ponto de partida e o ponto de chegada. A educação patrimonial é aprendida e mostramos que o bem público é de todos”, citou. O presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Renato Martins, acompanhou o evento desde o início da manhã, na Praça Washington Luís e informou que no próximo ano, está garantida a segunda

edição da Caminhada Histórica e Turística. “Um evento deste porte divulga os pontos históricos da cidade, estimula a prática esportiva e fomenta o turismo”, comentou. Um exemplo foi a presença da paulista Noeli Assis, de 36 anos, profissional de artes visuais e moradora de São Paulo que está de férias na região e a convite do agente de viagens Márcio Cerqueira, participou da caminhada. “Aproveito a caminhada para conhecer os belos pontos turísticos da cidade. Além disso, o tempo está ótimo, bem diferente de São Paulo, onde está frio”, pontuou. O agente de viagens informou que este tipo de evento é feito em cer-

ca de 450 circuitos nacionais e 40 países, colocando Macaé no ranking de caminhadas. A prefeitura também apoiou o evento com equipe da Defesa Civil, ambulância móvel, agentes de trânsito e toda a estrutura necessária. Além do Solar dos Mellos, o grupo, que teve dois pontos de apoio, passou pela Câmara Municipal, Avenida Rui Barbosa, Nova Aurora, Avenida Presidente Sodré, Igreja São João Batista, Lyra dos Conspiradores, Forte Marechal Hermes - onde houve visita interna - e Praia da Imbetiba. Por ser circular, a caminhada terminou no mesmo local que começou: a Praça Washington Luiz, no Centro.

Para o representante da Associação Macaense de Guias de Turismo, Júlio César Borges, o evento cumpriu o objetivo de evidenciar as atrações turísticas e históricas do município. “Mostramos Macaé além do petróleo. Pessoas de Cabo Frio, São Paulo, Rio das Ostras participaram da caminhada e envolvemos a comunidade, comemorando assim os 200 anos do município”, assinalou. A secretária Ana Maria Gaia foi uma das participantes da Caminhada Histórica e Turística. “Participo de toda a programação dos 200 anos porque tenho amor à Macaé, e vou aos eventos ao longo da semana”, afirmou. .

Caderno2 23 07 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you