Caderno2 17 09 13

Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8192 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Ginasta macaense voa alto em busca do título

O ginasta Wanderlei da Penha Pinto Neto embarca nesta terça (17) rumo a Goiânia (GO), para disputar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

A

tleta macaense mostra sua garra e seu talento, conquista prêmios e ganha destaque no cenário esportivo nacional. Trata-se do premiado ginasta Wanderlei da Penha Pinto Neto, de 25 anos, que embarca nesta terça-feira (17) rumo a Goiânia (GO), para disputar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Júnior e Elite de 18 a 22 de setembro, representando Macaé, sendo o único atleta desta modalidade a participar de um Brasileiro. Nesta disputa, o macaense busca índice para o Campeonato Mundial de Ginástica, que acontecerá em novembro, na Bulgária, estando já classificado para os Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em dezembro, na Argentina. Neste Campeonato Brasileiro, Wanderlei conta com o apoio do Vereador Luciano Diniz. Mas para levar o nome de Macaé em outras competições, ele precisa de apoio financeiro. “Torna-se muito difícil para mim cobrir todas as despesas com viagem de transporte, estadia e alimentação”, disse o ginasta, ressaltando ainda que em 2011 e 2012 não teve apoio do programa Bolsa Atleta, por este motivo, não conseguiu participar dos Jogos Panamericanos, realizados em Querétaro (México). O atleta é integrante da Delegação Brasileira de Ginástica e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Os contatos com o ginasta podem ser feitos através do telefone (22) 78364536 ou pelo email wanderleippneto@gmail.com.

ÚLTIMAS PREMIAÇÕES ATLETA MACAENSE NO MUNDIAL DE GINÁSTICA Merece destacar que, recentemente, Wanderlei participou do 14º World Gymnaestrada, o Festival Mundial de Ginástica para todos (GPT), em Lausanne, na Suíça, que não teve cunho competitivo, entretanto, cada país participante teve a oportunidade de mostrar, por meio de apresentações, a cultura de seus locais de origem. “Todas as delegações brasileiras tiveram a oportunidade de mostrar sua cultura em

forma de ginástica. Foram noites especiais. Nós, por exemplo, apresentamos coreografias ligadas aos indígenas, à Mata Atlântica, entre outros temas”, explicou o ginasta macaense, que destacou a sua sua experiência em representar Macaé lá fora. “Foi uma sensação indescritível poder representar o meu país no exterior, principalmente porque fui o único atleta de Macaé a estar entre 22 mil profissionais de ginástica”, lembrou.

TR A JETÓRIA DO GINASTA Desde criança, Wanderlei Neto já demostrava que tinha talento para o esporte. Sua carreira de ginasta foi iniciada aos nove anos, no Polo de Ginástica Olímpica (Barroco Lopes) com os técnicos José Arruda e Luiz Eduardo Furtado. Começou ali a praticar a ginástica de trampolim, onde logo seus professores identificaram o seu talento, convidando-o para participar da equipe de ginástica. Desde então nunca mais parou, sempre lutando pelos melhores resultados. Em 2008, passou a integrar a equipe masculina adulta de Rio das Ostras, já que o esporte não é mais praticado e oferecido em Macaé, mas mesmo assim, representa a nossa cidade em todas as competições pela Fesportur. Formado em Educação Física, já conquistou inúmeros títulos em campeonatos municipais, estaduais e nacionais, tendo ingressado na carreira de preparador físico da Escola Giro Escola de Ginástica de Rio das Ostras, que tem como coordenadora Maria Juliana e como Técnico, Matheus Luis Vieira Coelho. Atualmente, trabalha como professor de ballet, jazz e stilleto na Escola Âmbar de Dança e também é professor de Educação Física do Cemeaes.

O ginasta Wanderlei da Penha Pinto Neto alcançou os seguintes resultados nas últimas competições: Campeonato Brasileiro 2011 em Contagem (MG): 2º Lugar Equipe; Campeonato Estadual 2011 em Volta Redonda (RJ): 1º Lugar Individual; participação no 14th World Gymnaestrada 2011 na cidade de Lausanne (Suíça); Festival World Cup Trampoline 2011 em Birmingham, Londres (Inglaterra): 24 º Lugar Individual; e Campeonato Brasileiro 2012 em Volta Redonda (RJ): 3 º Lugar Individual.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.