Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8162 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Fascínio da mitologia nacional em forma de arte literária Dupla de jornalista e pedagoga lançam o livro ‘Brasil Fantástico - Lendas de um país sobrenatural’ Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

U

ma viagem fantástica pelo mundo das lendas e mitologias brasileiras é traçada em Macaé. É o livro ‘Brasil Fantástico - Lendas de um país sobrenatural’, que coloca em evidênvia os seus autores, o escritor e jornalista Clinton Davisson, a jornalista Grazielle de Marco e a pedagoga Maria Georgina de Sousa, vivendo noite de autógrafos nesta quarta-feira (14). O lançamento do livro acontece a partir das 18h, no Solar dos Mellos - Rua Conde de Araruama, 248, Centro. Lançada pela editora Draco, 2013, a obra apresenta uma coletânea das lendas nacionais, um universo tão pouco explorado no Brasil, mas que desperta grande interesse no mundo inteiro. Os autores mostram uma coletânea dessas lendas e mitologias, através de 11 contos, redescobrindo personagns como o Curupira, o Saci, o Boi-Tatá, o Capelobo, a Cobra Grande e muitos outros que fazem parte do imaginário nacional.

ES UM POUCO SOBR E OS AUTOR CLINTON DAVISSON A HORA DO FOLCLORE BRASILEIRO

O escritor e jornalista Clinton Davisson, que é também presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil, esclarece que foram cinco meses para selecionar 11 de mais de 100 contos enviados de várias partes do mundo, inclusive Estados Unidos, Japão, Portugal, Cabo Verde, Angola e, claro, Brasil. “Tentamos privilegiar sempre a qualidade e buscamos novas formas de mostrar a mitologia nacional. O boto que mostramos aqui, por exemplo, é uma história de terror. Há um conto, A voz de Nhanderuvuçú, que é uma aventura Steampunk na selva amazônica, e a Copa dos Mitos, que se passa bem no Centro de São Paulo. Acho que tem tudo para agradar leitores exigentes de 9 a 90 anos”, explica. Clinton conta ainda que, entre os autores selecionados, está o norte-americano residente há dez anos em Porto Alegre (RS), Christopher Kastensmidt, que foi finalista do Nebula na categoria melhor noveleta com a história “O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara”. A premiação destaca, anualmente, os melhores trabalhos de ficção científica e fantasia publicados nos Estados Unidos. “Acho que os brasileiros ainda não entenderam como sua mitologia é poderosa, tratam-se de seres interessantes e complexos que despertam curiosidade e fascínio imediato. Espero que esse livro marque a virada no mercado literário no Brasil e no mundo”, afirma.

Formado em jornalismo pela UFJF, Clinton Davisson tem pós-graduação em Cultura Africana e Indígena pela FEMASS. Além de jornalista, é músico, roteirista e cartunista. Em 1999, lançou o romance Fáfia - A Copa do Mundo de 2022 juntando ficção científica e futebol com boas doses de humor. Em 2000, escreveu a novela Hegemonia, que venceria o Prêmio Nautilus da revista Scifi News Contos. Desde 2011 é presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil.

GRAZIELLE DE MARCO

Grazielle de Marco é formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua paixão pela leitura a levaria a cursar Introdução à Ficção Científica e Introdução à História em Quadrinhos na faculdade. Em 2005 morou em Portugal, em Coimbra, onde teve a oportunidade de estudar e vivenciar a cultura local. Desde sua formação, em 2006, trabalha com jornalismo nas áreas de ciências e educação.

MARIA GEORGINA DE SOUZA

Formada em pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela FAFIMA - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé, Maria Georgina de Souza possui também pós-graduação em Educação Infantil pela Castelo Branco. É professora da rede estadual. Orientadora Pedagógica e coordenadora do Programa de Leitura da Rede de Ensino de Macaé desde 1995. Contadora de Histórias do grupo Historiarte. Lançou em 2003 o livro infantil: “Mãe Binóculo Biônico Ambulante”. Formadora de Professores de Sala de Leitura e Bibliotecas.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA,13 DE AGOSTO DE 2013

Casa em primeiro lugar Tempero bom

Quer uma salada de alface bem saborosa? Dissolva sal a gosto num pouquinho de água quente; junte vinagre e, por último, azeite de oliva na mesma quantidade. Misture bem e tempere a sua salada.

Prata limpinha

Os objetos de prata ficarão brilhantes. Numa panela, ferva 3 litros de água misturada com 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Enquanto isso, em outro recipiente raso, coloque os objetos de prata que quiser limpar e regue-os com a mistura fervente. Deixe de molho durante 10 minutos, repasse em água corrente e seque bem com um pano macio.

Paciência com as gemas I

Geralmente, os pratos preparados à base de ovos ficam com um gosto característico, o qual nem todos apreciam. Para se livrar disso, peneire as gemas. Faça assim, coloque as gemas numa peneira e fure-as com um garfo, deixando que escorram naturalmente pela trama.

Paciência com as gemas II

É aquela película que envolve a gema a responsável pelo gosto forte. Peneirando delicadamente as gemas, a película ficará retida na trama. Por isso, não esmague as gemas com uma colher para que passem mais depressa. Apenas fure-as com um garfo.

Faca azeda Ovo cremoso

Para fazer bolas de sorvete bem redondinhas e bonitas, mergulhe a colher em água quente, após cada utilização.

Couve nele Untando a fôrma

Quando precisar untar assadeiras, coloque uma porção de margarina ou óleo bem no centro. A seguir, espalhe de maneira uniforme usando papel toalha. É bem mais fácil e higiênico.

Para cortar bananas que serão misturadas na salada de fruta, use faca embebida em suco de limão. Assim, as fatias da banana não ficarão escuras.

Sem caroços

Colher quentinha

Para tirar a pele do pêssego, coloque as frutas numa panela e cubra com água. Quando ferver, junte 1 colher de sal amoníaco e deixe dar uma rápida fervida. Retire as frutas com uma escumadeira e passe-as em água corrente, esfregando com as mãos para sair toda a casca.

Está chegando ao mercado colheres, garfos, espátulas e outros utensílios confeccionados em bambu. Eles são resistentes e não agridem o meio ambiente porque são fabricados de modo autosustentável. Procure nas boas casas do ramo.

Para fazer suco de maracujá, corte apenas a ponta da fruta fazendo sair por ali as sementes e o suco. Quando são cortados ao meio, pode acontecer desperdício do tão saboroso suco.

Quando fizer ovos mexidos, cozinheos em fogo baixo e adicione uma boa colherada de leite. Ficarão mais macios.

Pêssego lisinho

Novidade

Aproveitando o suco

Bolo saboroso

Prepare um bolo de receita simples. Separe metade da massa e junte chocolate em pó. Coloque parte da massa amarela na assadeira, a seguir coloque a massa com chocolate e, por último o restante da massa amarela. Depois de assado, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

HORÓSCOPO

Para fazer um tutu de feijão bem “lisinho”, num recipiente faça uma pasta grossa com água e farinha de mandioca. A seguir junte, aos poucos, esta pasta ao feijão até dar o ponto desejado. Não encaroça.

Quer corrigir feijão salgado? Junte folhas de couve e deixe cozinhar mais um pouco. Ficará no ponto.

Refogado bom

depois de aquecido / Olá 8. Casa / Enviar, em Inglês 9. Fruto da amoreira / Transpiro

Lata (plural)

7. Oceano Pacífico /

Mundo (vogais) / Sigla de Espírito Santo 8. Preparar / Organização das Nações Unidas 9. Anfíbio Aquático / Cônjuge da mulher

HORIZONTAIS: 1)mágica - ar; 2)era - adora; 3)rr - vó - pm; 4)iuea - am; 5)tm - aura; 6)oaristo; 7)raera - oi; 8)lar - send; 9)amora; suo. VERTICAIS:1)mérito - la; 2)arrumaram; 3)ga - raro; 4)vá - ie; 5)cão; 6)ad; latas; 7)op - uo - es; 8)armar - onu; 9)rã; marido.

RESPOSTAS

Vendo ou Alugo - Nacional

21h30 (*Horário válido somente sábado e domingo) › SINOPSE: Rio de Janeiro. Maria Alice (Marieta Severo) vive com a mãe (Nathália Timberg), a filha (Sílvia Buarque) e a neta (Beatriz Morgana) em um casarão no Leme, bem na entrada de uma favela. Para sobreviver Maria Alice faz os mais diversos bicos, mesmo que eles passem longe da legalidade, mas ela sabe que o único meio de resolver seus problemas é vendendo a casa. O problema é que ninguém quer comprá-la, devido à proximidade com o morro. Um dia, Maria encontra uma amiga que diz que seu filho, Júlio (Pedro Monteiro), está trabalhando como corretor de imóveis e tem um estrangeiro louco para comprar um imóvel na cidade. Maria pede que ele o leve à sua casa e, esperançosa que a venda enfim aconteça, passa a organizar tudo para agradar o possível cliente.

Círculo de Fogo 3D

› GÊNERO: Ação, aventura › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS 3D (DUBLADO: 14h40, 19h20

(Legendado): 21h50 - MM (Dublado): 16h40, 19h10, 21h40 › SINOPSE: Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres

VIRGEM (23/08 a 22/09) Deus não escuta a voz, mas o coração. Conselho sábio de São Cipriano. Por isso tenha um coração cheio de amor e paz.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio. O momento promete ótimo prenúncio para amor, para a família e os amigos.

CINEMA › GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS: 14h30*, 16h15, 19h40,

LEÃO (22/07 A 22/08) No temor do Senhor tem o homem forte amparo. Muito otimismo quanto a uma vida tranquila e feliz em um futuro próximo.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 21/01) O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta. Pode demorar, mas conseguirá o que está pretendendo. Pense mais em seu lar.

Verticais

do agogô / Incomum 4. Siga / Isto é 5. Cachorro 6. Anno Domini /

CÂNCER (21/06 a 21/07) Quem não compreende um olhar também não compreenderá uma longa explicação.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Lembre-se: “Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças”. Os amigos estarão dispostos a colaborar e a vida amorosa e familiar lhe dará muita felicidade.

Brisa, aragem

6. Colóquio terno 7. Vassourara o forno

1. Merecimento / Nota musical 2. Organizaram 3. Instrumento da família

GÊMEOS (21/05 A 20/06) À medida que a discussão avança, a verdade recua. Seu desenvolvimento mental e profissional será notável, juntamente com as relações importantes que pretende fazer.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Nenhuma boa história se gasta, por muitas vezes que se conte. Dia em que terá sucesso em tudo que está relacionado com o ensino e a educação.

Horizontais Nós respiramos 2. Época / Ama excessivamente 3. Sigla de Roraima / Avó / Polícia Militar 4. Inúmeras (vogais) / Sigla de amplitude modulada 5. Time (consoantes) /

TOURO (21/04 A 20/05) Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. Cuidado com que você diz, pois poderá voltar-se contra você num futuro próximo.

LIBRA(23/09 a 22/10) O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre. Faça de tudo para melhorar suas condições social, amorosa, profissional e financeira.

Experimente fritar alho esmagado em óleo e juntar almeirão picado fininho. Mexa bem e refogue rapidamente por igual. Junte sal a gosto e sirva em seguida.

CRUZADINHA 1. O mágico faz /

ÁRIES (21/03 a 20/04) Não se assinala o caminho apontando com o dedo, mas sim caminhando à frente. Seja mais otimista e perseverante, que tudo sairá a contento.

PEIXES (19/02 a 19/03) A natureza concedeu aos grandes homens a faculdade de fazer e aos outros de julgar. Raciocínio rápido, excelente intuição e mente voltada somente para o bem é o que lhe pressagia o astral deste dia.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 9 A 15 DE AGOSTO e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).

As Aventuras de Kon Tiki

› GÊNERO: ação, Aventura, biografia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: (Legendado: 17h, 19h10 › SINOPSE: Este drama, inspirado na his-

tória real de Thor Heyerdahl, mostra a expedição Kon-Tiki. Em 1947, este pesquisador tinha uma tese ousada para a época: ele acreditava que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul, e não pelos povos do oeste, como diziam os livros de História. Para comprovar que essa versão da história era possível, Thor decidiu construir uma pequena jangada, com os mesmos materiais de séculos atrás, e chamou cinco tripulantes inexperientes para partir com ele em uma viagem de três meses, considerada por todos como uma aventura suicida. Enquanto flutuam pelo oceano Pacífico, torcendo para serem levados à direção correta, os homens enfrentam problemas com tempestades, tubarões, baleias, recifes de corais e com a pró-

pria jangada, que corre o risco de se desfazer a qualquer momento.

Os Smurfs 2 3D

› GÊNERO: Animação, família, comédia › CLASSIFICAÇÃO: LIVRE › HORÁRIOS 3D (DUBLADO): 15h, 17h10 MM (Dublado): 15h30, 17h40

› SINOPSE: O malvado feiticeiro

Gargamel continua determinado em roubar a Essência dos Smurfs e criou, para esse efeito, duas pequenas criaturas que são muito semelhantes às adoráveis criaturas azuis, no entanto, as suas semelhanças físicas não são suficientes para os aproximar da misteriosa essência porque esta pertence, única e exclusivamente, ao Mundo dos Smurfs e só pode ser controlada pelos verdadeiros Smurfs.

Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos

› GÊNERO: Ação, Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO (DUBLADO): 19h30 › SINOPSE: Tudo o que Frank Moses

(Bruce Willis) queria era levar uma vida normal ao lado da namorada Sarah (Mary-Louise Parker), mas seu sonho vira um pesadelo quando seu parceiro Marvin Boggs (John Malkovich) aparece com uma novidade: suas vidas estão em perigo. Frank não dá muito crédito para as palavas do amigo, mas logo se vê forçado a acreditar que algo está

acontecendo quando acaba sendo levado para um interrogatório e quase é morto. Agora, ele tem certeza de que sua cabeça e a de seu melhor amigo estão a prêmio. A questão é descobrir porque e como evitar que isso aconteça, nem que para isso eles tenham que correr o mundo, reeconcontrar velhos parceiros, na figura de Victoria (Helen Mirren) e enfrentar antigos inimigos, como o poderoso Han (Byung-Hun Lee). A caçada está só começando..

Wolverine Imortal 3D

› GÊNERO: Ação, Fantasia › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS: 3D (Legendado): 21h20 - MM (Dublado): 21h45

› SINOPSE: Esta aventura épica cheia

de ação leva Wolverine, o mais icônico personagem dentro do universo X-men, ao Japão moderno. Em um mundo desconhecido ele enfrenta

seu nêmesis definitivo e uma batalha de vida ou morte que o deixará marcado para sempre. Vulnerável pela primeira vez, pressionado até o limite, ele confronta não apenas o mortal aço samurai, mas sua própria imortalidade, que emerge mais forte do que ele jamais viu.

Meu Malvado Favorito 2

› GÊNERO: Animação, Comédia , Família › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS: 3D (Dublado): 14h50 › SINOPSE: Continuação do sucesso

Meu Malvado Favorito. A mente do crime Gru volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito.

Minha Mãe é Uma Peça - Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO: 18H › SINOPSE: Dona Hermínia (Paulo Gus-

tavo) é uma mulher de meia idade que está aposentada e não tem muitas ocupações, sendo que sua maior preocupação é achar o que fazer. Ela é uma mãe dedicada e está sempre preocupada com os filhos, só que eles cresceram, e já não precisam tanto dela, o que a deixa entediada. Sem um trabalho, um companheiro ou filhos pequenos para se ocupar, Dona Hermínia passa o dia todo desabafando sobre seus problemas com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2013

Caderno Dois 3

Kelvin Karvalho kelvin.karvalho@uol.com.br

Vice-Prefeito em ação

A Prefeitura de Macaé abre novas oportunidades de cursos gratuitos de montador de andaime, caldeireiro, pintor industrial e soldador. A capacitação é oferecida pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e a secretaria de Trabalho e Renda. De acordo com o vice-prefeito Danilo Funke Leme, as parcerias com as empresas estão sendo feitas e o resultado da pesquisa de mercado é promissor. “Estudamos a demanda e vimos que existem mais ou menos três mil vagas para essas áreas, sinal de que está faltando mão de obra, por isso optamos por oferecer esses cursos gratuitos, que custariam na faixa de R$ 2 mil por aluno. Além dessa qualificação, temos também a chance de melhorar a vida desses alunos e suas famílias”, disse Danilo. Os cursos terão 80 horas de aulas práticas e 80 horas de aulas teóricas. O vice prefeito tem demostradose completamente interessado nos assuntos do município e deixou aquele “stigma” de que vice é para trabalhar somente em ocasiões especiais, ele trabalha e muito!

É tão bom que...

Até preso tem! Com a imensa quantidade de telefones celulares, a cada dia vem aumentando mais, está ficando difícil falar no celular. O Brasil está por volta de 200 milhões de habitantes e tem 240 milhões de aparelhos.

Dia dos pais passou.

E muita gente esperta se antecipou e lucrou. Nos sites de compra, os presentes (roupas, acessórios e celulares estes os mais pedidos) tinham uma diferença de até 59% do produto presencial na loja. Teve pai que ganhou super presente e o filho gastou pouquíssimo!

Mega royalties.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o marco regulatório de mineração, se aprovado da forma como foi enviado pelo governo, poderá dobrar o valor dos royalties. Segundo o ministro, serão beneficiados municípios, estados e União, passando de R$ 1,8 bilhão para R$ 4 bilhões, ao ano. A afirmação de Lobão foi feita durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

E vai chegar mais gente!

A presidente Dilma Rousseff já está estudando um modo de facilitar a vinda de engenheiros estrangeiros para trabalhar no Brasil, assim como fez com profissionais da área da saúde, no Programa Mais Médicos. Alguns ministros do chamado “núcleo duro” do governo estão tentando provar para a petista que a medida ajudaria a solucionar um dos problemas que atravancam o andamento de obras e o repasse de verba federal para municípios. Hoje, faltam nas prefeituras, especialistas dispostos a trabalhar na elaboração de projetos básico e executivo, fundamentais para que a cidade possa receber recursos da União.

Circo

Eis alguns nomes que integram a nossa gloriosa Câmara dos Deputados: Chico das Verduras, Carimbão, Petecão, Betinho Rosado, Tiririca, Popó, Pilarzinho, Jura, Paraguaio, Espiga, etc, etc, etc... O utópico TSE bem que poderia propor a inscrição de apelidos. E no Rio, ainda tem o Pezão. No ano que vem vai aparecer o Bonecão.

Em paisagem do Rio de Janeiro e curtindo a cidade estava Sandro Portugal

AGENDA CULTURAL Encontro de Conversa Comigo Seresteiros em Macaé Acontecerá no dia 21 de agosto o show

Os preparativos se intensificam para a realização da oitava edição do Encontro de Seresteiros em Macaé, o ‘Macaé... Canta Seresta’, que está marcado para o dia 28 de setembro na Rinha das Artes. Um dos organizadores, Francisco Carlos do Amaral, informa que as inscrições estão abertas e podem ser feitas através de e-mail (francarloscantor@hotmail.com) até o dia 15 de setembro. Para participar, o seresteiro, depois de inscrito, deverá confirmar presença pelos telefones (22) 2762-7903 ou (22) 88478067. Caso não o faça, estará automaticamente desligado do evento. › SERVIÇO: Encontro de Seresteiros em Macaé › DATA: 28 de setembro › LOCAL: Rinha das Artes

***

Ciranda de Escritores

O escritor Marco Provazzi informa aos amigos e amantes das artes e das letras que a Ciranda de Escritores, que aconteceria em junho, finalmente ganhou uma nova data para a sua realização: 30 de agosto. O evento acontecerá na Fundação Rio das Ostras de Cultura, em meio a programação elaborada por Adriana Izidoro. Entrada franca. › SERVIÇO: Ciranda de Escritores › DATA: 30 de agosto › LOCAL: Fundação Rio das Ostras de Cultura

***

do Grupo Conversa Comigo, no Bar Dr. Jacanrangá, no bairro Sol y Mar. o grupo macaense prepara uma super apresentação com um repertório muito especial. › SERVIÇO: Show do Grupo Conversa Comigo › DATA: 21 de agosto › LOCAL: Bar Dr. Jacanrangá, no bairro Sol y Mar

***

Encontro Ação e Poesia

Está marcado para o dia 14 de agosto mais uma edição do Encontro Ação e Poesia. O evento acontecerá na Galeria Café com Arte em meio a oficina ministrada por Sandra Wyatt e leitura de poemas de cordel. › SERVIÇO: Encontro Ação e Poesia › DATA: 14 de agosto › LOCAL: Galeria Café com Arte - Av. Atlântica - Praia dos Cavaleiros › INFORMAÇÕES: telefone (22) 2773-4720 ou pelo email:galeriacafecomarte@hotmail.com.

***

Festa da Colheita

A Igreja Água Viva Macaé vai realizar uma super Festa da Colheita. O evento está marcado para o dia 31 de agosto, na Igreja da Ajuda, onde vão rolar barraquinhas com produtos típicos caipiras, com tudo a R$ 3. Quem quiser colaborar com doação de alimentos (carne para churrasquinho, salsishão, refrigerantes, artesanatos, entre outros) pode entrar em contato com a organização pelo telefone (22) 9924-6797 (Bruna Oliveira).

NAS BANCAS

› SERVIÇO: Festa da Colheita › DATA: 31 de agosto › LOCAL: Igreja Água Viva da Ajuda (Rua Projetada A, nº 9 - próximo a Fazendinha Coqueiral)

***

Sana Instrumental

De volta aos preparativos, Paulinho Lima e Lúcia (Produção e Direção Executiva) estão organizando a quinta edição do Sana Instrumental Festival. O evento acontecerá em setembro, já tendo confirmadas as presenças de Gilson Peranzeta em duo com Mauro Senise; da Orquestra de Cordas da Grota, retornando de tournê mundial; Helio Delmiro; e outras surpresas. Este ano, o grande homenageado do festival será Villa Lobos.A última edição em 2012 marcou sucesso absoluto com a presença de um dos maiores músicos do planeta, Wagner Tiso, além de Marcel Powell, Marcio Malard e outros. › SERVIÇO: 5º Sana Instrumental Festival › DATA: Setembro › LOCAL: Sana › MAIS INFORMAÇÕES: prlsouzaconsultoria@gmail.com

***

dos grupos Só Samba, Sambaí, Mistura Rica, Desejo Natural, Mitos do Samba, Quinto Segredo, Só Preto sem Preconceito, Tá Feito, Pra Valer, Marra; e cantores como Helton Lopes, Marquinhos Sathan, Carlos Caetanos, Thaís Macedo, Fabio Santana, Jorgynho Chinna, Liomar, Dinho, Charles André. › SERVIÇO: Festa de 22 anos do programa Pagode Samba Show › DATA: 14 de setembro › LOCAL: Quenzas Hall

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22) 9943-1552 / (22) 8155-4320

22 anos de samba e * * * pagode Interart Macaé 2013

Já está tudo organizado para festejar em grande estilo os 22 anos do programa Pagode Samba Show. O radialista Adilson Firmeza já elaborou a programação comemorativa, que acontecerá no próximo dia 14 de setembro a partir das 14h no Quenzas Hall. Esse ano, Adilson Firmeza inova inclusive na grade de shows, contando inclusive com a participação

O organizador da Feira Internacional de Artesanato (Interart), Sr. Osvaldo Almeida Júnior, intensifica os preparativos, para realizar a segunda edição do evento de 4 a 13 de outubro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, numa proposta repleta de novidades. A promoção de 2013 terá uma expressiva ampliação de cerca de 30 estandes de

estados brasileiros e outros países.

› SERVIÇO: Intertart Macaé 2013 › DATA: 4 a 13 de outubro › LOCAL: Macaé Centro › INFORMAÇÕES: feirainterart@ hotmail.com

***

Anima Cine Macaé

Estão abertas as incrições para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé, que promete trazer para a cidade o melhor da animação mundial. O Festival acontecerá de 24 a 30 de agosto - 24 e 25 no Sana e de 26 a 30 em Macaé - com sessões voltadas para todas as idades e também para o público estudantil. Na programação do Festival, além das exibições de filmes, haverá palestras, debates e uma oficina de animação. Tudo de graça para o público. › SERVIÇO: Festival Internacional de Cinema de Animação de Macaé › DATA: 24 a 30 de agosto

› INSCRIÇÕES E MAIS INFORMA-

ÇÕES: www.animacinemacae.

wordpress.com

***

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o médico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que

com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615

***

“O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”

Um super projeto cultural promete sacudir Macaé durante três dias do mês de agosto próximo. Trata-se de “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição”, um circuito de manifestações culturais e folclóricas, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro no Teatro SESI Macaé, sendo considerado um mergulho pela cultura de todas as regiões brasileiras. O projeto tem o patrocínio da AMPLA e da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Macaé. › SERVIÇO: “O Brasil que você ainda não conhece - 2ª edição” › DATA: Dias 16, 17 e 18 de setembro › HORÁRIO: sempre das 10h às 19h › LOCAL: Teatro SESI Macaé COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 99853569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2013

Rede municipal de ensino une cultura com educação CULTURA

A rede municipal de ensino se prepara para desenvolver nas unidades contempladas com o programa “Mais Cultura”

A

rede municipal de ensino se prepara para desenvolver nas unidades contempladas com o programa “Mais Cultura”, diversas atividades culturais voltadas para ampliação de saberes. A intenção do “Mais Cultura” é reforçar a estruturação de uma Política Nacional que alia cultura e educação. A proposta do ensino municipal é que as ações do programa sejam implementadas ainda neste semestre. Nesta segunda-feira (12), as escolas inscritas no projeto esclareceram dúvidas que ajudam no processo de desenvolvimento das atividades do projeto coletivo. Gestores das unidades escolares, artistas, grupos culturais, pontos de cultura, museus, bibliotecas, espaços culturais diversos que trabalham com artes visuais, audiovisual, circo, cultura afrobrasileira, cultura digital, culturas populares, dança, livro e leitura, moda, música, patrimônio material e imaterial e teatro acompanham as dicas do Governo Federal. De acordo com a coordenação do “Mais Educação” da rede de ensino, as escolas tiveram até sexta-feira (9) para elaborar um projeto coletivo em par-

ceria com a iniciativa cultural. Cada projeto selecionado pelo Governo Federal receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011. Os recursos para o Mais Cultura serão disponibilizados via Programa Dinheiro Direto na Escola/ FNDE (PDDE) e poderão custear contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas, aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços diversos, locação de transportes, serviços, equipamentos e aquisição de materiais permanentes. Em Macaé, as escolas municipais contempladas com o “Mais Educação” e que tiveram a oportunidade se inscrever no “Mais Cultura” são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro.

FOTO: JURANIR BADARÓ

A intenção do “Mais Cultura” é reforçar a estruturação de uma Política Nacional que alia cultura e educação

EVENTO

Mostra de máscaras está em cartaz na Casa de Cultura de Rio das Ostras

Nas peças confeccionadas pelos alunos podemos identificar a visão deles sobre o assunto

P

eças de cerâmica esmaltada criadas pela artista plástica Ana Sion e seus alunos do Centro Integrado Dr. Gilberto Sobral Barcelos, mais conhecido como CIC II, unidade da Secretaria de BemEstar Social, estão reunidas na

mostra “Máscaras - Identidade”, cartaz da Casa de Cultura Bento Costa Júnior. A mostra pode ser visitada até o final deste mês. A artista Ana Sion conta que um dos eixos trabalhados no projeto “Um Bem Maior”, desenvol-

vido no CIC II, é a cidadania. A partir dessa reflexão chegaram ao tema “Identidade”, que foi apresentado pela professora com a proposta de criação de máscaras de cerâmica. “Nas peças confeccionadas pelos alunos podemos identificar a

visão deles sobre o assunto. Nas peças, os adolescentes colocam um pouco de si mesmos, de suas vivências e visões do mundo”, afirmou Ana sobre as cerca de 60 máscaras produzidas pelos adolescentes entre 13 e 17 anos que frequentam a oficina de cerâmica

do CIC II. Projeto - O Centro Integrado Dr. Gilberto Sobral Barcelos reúne projetos sociais que buscam promover a cidadania e a inclusão. No local são realizadas oficinas, entre essas as de cerâmica, informática, música,

dança, esporte e capoeira. Casa de Cultura - Localizada na Rua Dr. Bento Costa Jr., 70 - Centro, em frente à Praça São Pedro, a Casa de Cultura funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h e domingos, das 10h às 18h. FOTOS: GABRIEL SALES

Máscaras foram confeccionadas por adolescentes e refletem sobre a identidade

A mostra de cerâmica pode ser visitada até o final deste mês

EVENTO

Tradicional festa de Córrego do Ouro

FOTO: GUGA MALHEIROS

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora das Neves A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora das Neves, em Córrego do Ouro, foi um sucesso neste fim de semana. Moradores e visitantes lotaram o distrito e curtiram as diversas atrações para todas as idades. A programação de sábado, com o Forró Brasil Show e a dupla Gino & Geno, levou centenas pessoas ao distrito de Macaé. A XXII Cavalgada reuniu cavaleiros que partiram pela manhã de sábado (10) da Aroeira,

na Linha Verde, em direção a Córrego do Ouro. A chegada da Cavalgado no distrito aconteceu no final da tarde. Além dos shows musicais de diversos estilos, a programação incluiu parque de diversão, leilão de bezerros, Concurso de Marchas, entre outros. No domingo, a programação começou com o VIII Motocross de Córrego do Ouro, seguido pelo Concurso de Marchas, leilão de bezerros e shows variados. O encerramento contou com queima de fogos de artifícios. A festa teve apoio da prefeitura, com atuação da secretaria de Governo. o Forró Brasil Show e a dupla Gino & Geno, levou centenas pessoas ao distrito de Macaé

Caderno2 13 08 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you