Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014 • ANO XXXVIII • Nº 8367 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Sentrinho agita a noite O projeto Gourmet Musical do Sentrinho acontece nesta sexta-feira (11) com show de Toninho Geraes Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

C

onceituado compositor no mundo samba chega a Macaé para animar a noite de hoje. Trata-se de Toninho Geraes, que embala a animação desta sexta-feira (11), em mais uma edição de pleno sucesso do projeto Gourmet Musical Sentrinho-Unimed realizado pela Escola Sentrinho. A superprogramação tem início às 21h30, transcorrendo em noite especial de boa música e boa comida, destacando-se ainda a alegria e a solidariedade. Compositor com mais de 200 músicas, o mineiro Toninho Geraes vai apresentar aos macaenses seu álbum intitulado ‘Preceito’, um disco de samba coeso como só os bambas do samba sabem fazer. Nesta edição do Gourmet Musical Sentrinho-Unimed, Toninho Geraes se apresenta acompanhado de muitos talentos da música, destacando-se Lúcio Rodrigues (violão 7 cordas); Werlles de Paula (flauta/ sax); Bidu Campeche (pandeiro/caixa); Magno Julio (percussão); Diorninho (surdo); e Pablo Amaral (cavaco); sob a direção musical de Lúcio Rodrigues.

Gourmet Musical com edições quinzenais, o programa Gourmet Musical do Sentrinho reúne música e gastronomia, integrando alunos, equipe e a comunidade. As edições anteriores registraram um estrondoso sucesso, apresentando bandas e chefs de cozinha dos mais destacados. Realmente, o projeto vem empolgando a todos os que comparecem, que desfrutam de noites recheadas de alegria, solidariedade e com sabor muito especial do cardápio prazerosamente preparado pelos gourmets. “O projeto cultural Goumert Musical é um momento muito especial que reúne amigos no nosso pátio, onde a alegria, a solidariedade, o carinho nos fazem acreditar que vale a pena sonhar e lutar”, frisou a diretora Rita de Fátima.

NASCE UM SAMBISTA

O interesse de Toninho Geraes pelo samba surgiu ainda quando criança, por conta da constante convivência com o seu vizinho e xará Antônio (que era oriundo de uma família negra adepta do candomblé e que organizava rodas de samba). Esse convívio contribuiu bastante para aprimorar seu conhecimento musical e em sua formação cultural. O menino Toninho também curtia o grupo de velha guarda “Tonico e seus Chicletes” (que com uma certa constância se reunia no bairro onde Geraes morava), além de gostar de ouvir o programa de Rádio “Pagodinho Matinal”, comandado por Acyr Antão.

TONINHO GER AES NASCIDO em Minas Gerais, To-

ninho Geraes assim que chegou ao Rio de Janeiro, em 1979, freqüentou o famoso Pagode da Tamarineira, no Cacique de Ramos, a convite de Beto Sem Braço - do qual participavam Almir Guineto, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra e Jorge Aragão - onde obteve destaque por sua composição inusitada e popular,

tornando-se afilhado musical de Zeca Pagodinho. Como compositor é nome de destaque em fichas técnicas de grandes álbuns da música Popular Brasileira. Toninho possui mais de duzentas músicas gravadas, incluindo grandes sucessos como “Mulheres”, famosa na voz de Martinho da Vila, “Seu Balance” e “Pago pra ver”, interpretadas por

Zeca Pagodinho e “Me Leva”, na voz de Agepê, além de músicas compiladas em CDs de Beth Carvalho, Simone, Bezerra da Silva, Neguinho da BeijaFlor e Emílio Santiago dentre outros. Atualmente o trabalho de Toninho Geraes pode ser ouvido na novela “Caminho das Índias” da Rede Globo, a musica “Uma Prova de Amor”, parceria com Nelson Rufino e

cantada por Zeca Pagodinho, com a qual ganhou o premio da musica Brasileira de melhor composição de 2009. Homenageado por diversas entidades do Samba, como a G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, em reconhecimento à sua contribuição para a Música Popular Brasileira, Toninho Geraes é participante ativo em projetos bem

sucedidos como o “Renascença Samba Clube - Samba do Trabalhador”, idealizado por Moacyr Luz, do qual é um dos fundadores. Suas composições, além de premiadas com diversos discos de ouro e platina na voz de inúmeros artistas. Atualmente Toninho é compositor exclusivo da Sony Publishing e lançou o CD PRECEITO.


2 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

Kelvin Karvalho

HORÓSCOPO ÁRIES (21/03 a 20/04) Sua credibilidade pode ser prejudicada se você, para não dar o braço a torcer, continuar mudando de opinião o tempo todo.

kelvin.karvalho@uol.com.br

Felipe Assad

TOURO (21/04 a 20/05) Cuidado para não se deixar enganar pelas aparências. Não ponha expectativas em situações que parecem resolvidas, mas podem falhar.

O famoso Dj estará hoje apresentando junto de Flávio Mancebo o projeto Housenation, na festa Fire House, na Ópera Club. No duo eles representam o Deep Chiq. São músicas quentíssimas, recém mixadas, produzidas pelos renomados e de inédito é a participação de Felipe Assada na Ópera Club de Macaé pela primeira vez.

Nó na telefonia

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Bom para relacionar-se com clientes e superiores profissionais. Fique esperto para uma surpresa sentimental: um amigo muito próximo revelará que sente por você bem mais que amizade!

Situação ridícula

CÂNCER (21/06 a 21/07) O instinto será seu amigo durante toda esta semana. Por isso, guiese mais por ele do que pela razão.

O país já tem uma população de 200 milhões de pessoas. A Anatel afirmou que o número de celulares chegou a 300 milhões. Todavia um caos sempre será instalado nas linhas. Os supermercados Extra da cidade estão acima dos limites. Ambos enormes, quentes, chão sujo e só oferecem na maior parte dos dias dois caixas disponíveis e filas intermináveis. Acredita-se que os caixas estão sendo remanejados para outro tipo de serviço, porque quando a “coisa aperta” rapidamente mais um caixa é aberto. E onde estava a funcionária? Repondo produtos. Pagamos caro pelos produtos e o serviço é o início do fim. Uma vergonha.

Montando Prince O'lena, do Haras dos Filhos, Fabrício Carvalho em competição

VIRGEM (23/08 a 22/09) Um tempo de mudança. Você poderá mudar de cargo, de trabalho, de atividade, de casa, de postura, de cidade e de país.

Valeska popuzuda

A cantora foi citada na avaliação de filosofia de uma escola do Distrito Federal e chamada de 'grande pensadora contemporânea”. Depois disso acredito que este país não tem conserto mesmo. Platão, Sócrates e outros já devem ter fugido dos museus e se escondido em local nunca mais identificado. Mais uma vergonha.

LIBRA(23/09 a 22/10) Se você permitir que a timidez e o acanhamento escondam seu talento e seu valor, nunca chegará a lugar nenhum. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Momento de conscientizar-se. A percepção espiritual que a acompanha pode estar sendo prejudicada por atitudes intolerantes, que só atraem más vibrações e prejudicam seu desenvolvimento.

Bolos

Os antigos e saborosos bolos de aniversário e casamentos agora são na verdade peças decorativas. O que muitos doceiros estão esquecendo é o sabor. O bolo de hoje não é mais o mesmo de antigamente. A beleza cedeu seu lugar aos antigos e gostosos bolos de festas. Isso é tão verdade que na hora de servir, as pessoas nem se importam mais.

LEÃO (22/07 a 22/08) Acordos e contratos cujas soluções se arrastam há muito tempo podem se resolver neste período.

Hoje Felipe Assad faz sua primeira apresentação do projeto Housenation, na Ópera Club, e junto Flávio Mancebo

CRUZADINHA TIRA DE JORNAL

POR DANIEL FRANKLIN - TIRADEJORNAL.BLOGSPOT.COM

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Você estará introspectivo e recolhido neste período. Terá bem pouca paciência para se produzir para ir a uma balada, ou outro compromisso social. CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Você estará introspectivo e recolhido neste período. Terá bem pouca paciência para se produzir para ir a uma balada, ou outro compromisso social. AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Po r m a i s q u e co b re d e s i mesmo uma total independência, não são poucas as vezes em que você para se sentir realizado necessita de aprovação dos outros. PEIXES (19/02 a 19/03) Use o otimismo como defesa para qualquer obstáculo que possa pintar em sua vida durante o período. Você se surpreenderá como as coisas mais sombrias sumirão de seu caminho.

CINEMA

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 10 A 16 DE ABRIL

Capitão América - O Soldado Invernal

› GÊNERO: Aventura, Ação, Ficção científica

› CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS 3D (DUBLADO): 14h,

19h20 (Legendado): 16h40, 21h50, 23h59* - MM (Dublado): 13h20*, 15h50, 18h40, 21h30, 23h50* (*Horário válido somente sexta e sábado) › SINOPSE: Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores - The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Noé

› GÊNERO: Aventura › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS 3D (DUBLADO): 19h (Le-

gendado): 21h40 - MM (Dublado): 13h10*, 15h40, 18h30, 21h20, 23h45** (*Horário válido somente sábado e domingo - **Horário válido somente sexta e sábado) › SINOPSE: Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

Rio 2

› GÊNERO: Animação, Aventura, Comédia

› CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS 3D (DUBLADO): 13h*, 15h,

17h (*Horário válido somente sábado e domingo) MM (Dublado): 14h*, 16h, 18h, 20h (*Horário válido somente sábado e domingo) › SINOPSE: Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Sten-

berg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso, eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Blu, inicialmente, reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel (Jemaine Clement).

S.O.S Mulheres ao Mar Nacional

› GÊNERO: Romance, Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO: 21h55 › SINOPSE: Adriana (Giovanna An-

tonelli) não está em um bom momento. Ela não consegue que alguma editora publique seus livros e, para ganhar a vida, legenda filmes pornôs. Para piorar a situação, seu marido Eduardo (Marcello Airoldi) decide pedir o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que o ex fará um cruzeiro ao lado da nova namorada, Beatriz (Emanuelle Araújo), uma estrela da TV. Incentivada pela irmã Luíza (Fabíula Nascimento), as duas decidem embarcar no mesmo cruzeiro para que Adriana tenha a chance de reconquistá-lo. A empregada Dialinda (Thalita Carauta), que tenta ajudar a patroa a todo custo, acaba também embarcando nesta aventura.


MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

Caderno Dois 3

Lilia Video in foco 13 anos

liliavideomacae@hotmail.com » (22) 9985-2308 » www.azullimao.com.br » Fotos & Filmagens Lilia Video

HELOÍSA HELENA ESTEVES COMEMORA SEUS 76 ANOS DE VIDA!

A amiga Heloísa Esteves, esposa de Satiro Esteves, que comemoram 56 anos de casados em julho, comemorou com algumas amigas seu aniversário no Bistrô. Na foto, com: Maria José, Joana de Almeida Pinto (ex primeira dama), Márcia Ribeiro e Celinha

...se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dálhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem

Heloísa com o irmão, Leão Carlos Pires dos Santos e a esposa Mariinha, a filha Dra. Thaís e a neta

Heloísa com a filha Carla Marcela e seu neto, Caíque

Heloísa com amigos e familiares em jantar chic no Bistrô, na terça (8)

(ROMANOS 12,19-21)

Vovó Lúcia Emerick Jordão, com o neto Caique, a nora Marcela e a amiga Heloísa

Heloísa com o irmão, José Eduardo e sua família: a esposa Nelma, a filha Dra. Thaís com o filho Pedro e grávida de 7 meses de Bernardo Os sempre companheiros, Laerte e Maria José Fortes Pinto

Mariinha surpreendeu a todos com seus doces inigualáveis... hummm

Os amores de Heloísa Esteves: sua filha Carla Marcela e seu neto Caíque

AGENDA CULTURAL Show de hoje

Muita alegria e descontração num samba diferenciado reunindo amigos pra festejar o santo guerreiro protetor. Assim, o grupo Conversaê agita a noite desta sextafeira (11) com a festa Samba do Guerreiro, que acontece no Espaço São Joge Macaé, contando com a participação do cantor convidado Hugo Leonard’sdentre muitos outros. Os ingressos podem ser adquiridos antecipados no Largadão, Virgens e Vilões e Bar do Betão (Aeroporto). › SERVIÇO: Festa Samba do Guerreiro › DATA: 11 de abril › LOCAL: Espaço São Jorge Eventos - Rodovia amaral Peixoto km 179 - próximo ao Boliche Macaé › INFORMAÇÕES: (22) 999040325 › CLASSIFICAÇÃO 18 anos

***

Feira da Estação Glicério

Alcançando o meior sucesso está a Feira da Estação Glicério - Arte, Gastronomia e Sustentabilidade -, que mostra em sua proposta a economia solidária, visando incentivar, divulgar e comercializar produtos regionais da região serrana de Macaé. A Feira acontece todo segundo sábado do mês das 14h às 22h, contando com expositores de artesanatos, culinária, plantas medicinais e orquíde-

as, além de atrações culturais variadas. › SERVIÇO: Feira da Estação Glicério › LOCAL: Praça Principal de Glicério - 4° distrito da região serrana › DATA: segundo sábado de cada mês › HORÁRIO: das 14h às 22h › INFORMAÇÕES: (22) 27933633 (Gislene)

***

Cultivando a Vida de Deus

A Igreja Nova Aliança vai promover Seminário sobre o tema ‘Zoe - Cultivando a Vida de Deus’, ministrado por Alexandre Kaman. O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril, na sede da igreja em Lagomar, visando a edificação e o aperfeiçoamento do santos, para alcançar a medida da plenitude dc Cristo. › SERVIÇO: Seminário ‘Zoe - Cultivando a Vida de Deus’ › DATA: 11, 12 e 13 de abril › LOCAL: Igreja Nova Aliança em Lagomar - Av W18, nº 8 › INFORMAÇÕES: (22) 2765-1216 / 99841-5706 /

***

VII Feira de RSE

A VII de Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental, acontecerá de 6 a 8 de maio, no Clube Cidade do Sol, das 14 às 21 horas. O

NAS BANCAS

Fórum de palestras e debates terá como tema “Sustentabilidade, o motor da Inovação” e palestrantes consagrados. Além de estandes, o evento inclui rodada de negócios sustentáveis, cinema socioambiental, oficinas de reciclagem e plantio de mudas, Cozinha Brasil da Firjan e apresentações culturais e artísticas, com o Projeto Sentrinho de Cultura. A entrada para a Feira e o Fórum é gratuita e visitas de grupos poderão ser agendadas com antecedência, pelo site feirarsebaciadecampos.com.br. › SERVIÇO: VII Feira de RSE › DATA: 6 a 8 de maio › LOCAL: Clube Cidade do Sol

***

Festa Retrô

Conceição de Maria vai promover mais uma Festa Retrô. O agito está marcado para o dia 12 de abril às 21h na AABB. › SERVIÇO: Festa Retrô › DATA: 12 de abril › HORÁRIO: às 21h › LOCAL: AABB.

***

"As Cores de Abril..."

Estão abertas as inscrições para o II Salão de Artes "As Cores de Abril...", que acontecerá na Galeria Bia Café com Arte, na Praia dos Cavaleiros. O vernissage e cerimônia de premiação estão marcados para o dia 3 de maio. O regu-

lamento pode ser solicitado pelo e.mail biaatelier@hotmail.com. › SERVIÇO: II Salão de Artes "As Cores de Abril..." › DATA DAS INSCRIÇÕES: até 6 de abril › VERNISSAGE: 3 de maio › LOCAL: Galeria Bia Café com Arte fica na Avenida Atlântica, 1690 - Cavaleiros

***

Seminário

Está marcado para acontecer no dias 2, 3 e 4 de maio o Seminário de Santidade, ministrados por Sarah Sheeva. O evento terá lugar na Igreja Ministério Gileade, no Riviera Fluminense. › SERVIÇO: Seminário de Santidade com Sarah Sheeva › DATA: 2, 3 e 4 de maio › LOCAL: Igreja Ministério Gileade - Riviera Fluminense › OUTRAS INFORMAÇÕES pelos telefones (22) 99903-1360 / (027) 99922-4386.

***

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários, Iraci e o mé-

dico Paulo Peixoto, oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 27720615

***

Neuróticos Anônimos

Problemas com depressão, solidão, raiva, ansiedade, timidez, insônia, ciúmes, pânico e estresse? Procure o Neuróticos Anônimos, através do Grupo Conviver e Reviver, que funciona na Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar - Paróquia São João Batista. As reuniões acontecem aos domingos, de 17h às 19h. O Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos tem por base os 12 passos, que propõem um programa de vida plena de amor e felicidade e as 12 tradições, que propõem uma convivência harmoniosa com todas as outras pessoas. › SERVIÇO: Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos

› DATA: Aos domingos › HORÁRIO: das 17h às 19h › LOCAL: Paróquia São João Batista -

Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar › INFORMAÇÕES: telefone (22) 99627071 / e-mail podersuperior12@ gmail.com

***

Novo site

O site da Igreja Água Viva (www.igaguavivamacae.com.br) ganha modernidade, já agradando o público. Super atualizado, o site apresenta fotos dos últimos eventos (Encontro das Casas de Obede Edom, Reino em Ação, Encontro dos Casais, Dia Feliz no Novo Cavaleiros, Água Viva Fashion Day no Novo Cavaleiros e homenagem pelo Dia das Mães nas igreja do Centro e do Novo Cavaleiros) na sessão de fotos; e notícias diversas. Há inclusive os cultos da Igreja Água Viva do Centro disponíveis na sessão de vídeos. Outro ponto é a agenda de eventos na página inicial do site.

COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em di-

vulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 99276822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

ENTRETENIMENTO

Seminário de psicanálise concentra as atenções de profissionais em Macaé Acontece neste sábado (12) mais uma edição do Seminário de Psicanálise, que é realizado mensalmente pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise de Macaé

O

Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro & Núcleo de Psicanálise de Macaé promovem mais uma edição do Seminário de Psicanálise, dando continuidade a especialização dos profissionais. Assim, o evento, que é realizado mensalmente em concordância com os temas da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, acontece neste sábado (12). A Diretora do Núcleo de Psicanálise de Macaé, psicanalista e psicopedagoga Vera Maria Martins Barbosa Fragoso, esclarece que o seminário é realizado, na Sala do Laboratório do Curso de Pscologia da Faculdade Estácio de Sá - Estrada Luís Carlos de Almeida, 113 - Granja dos Cavaleiros. Vera Fragoso explica que o Seminário aborda nesta edição o tema ‘A Transformação - a relação de objeto, colocando em estudo ‘Um Caso Clínico de Freud retomado por Lacan: O pequeno Hans’. O tema será comentado pela Psicanalista Nadiá Paulo Ferreira. “O fetiche, nos indica Freud, apesar de situarse no campo das perveções, deve ser decifrado como um sintoma ou uma mensagem... engodo em que o pequeno Hans se depara diante da sua angustia”, comenta a Psicanlista Nadiá. A Diretora Vera informa ainda que o evento terá início às 9h30 e vai até as 13h com intervalo para lanche. O investimento é de R$110 ( Profissionais) e R$75 (Estu-

Grupo de psicanlistas de Macaé que participa da especialização dante em graduação). Outras informações pelos edereços macaé@corpofreudiano.com.br / vefragoso@ uol.com.br ou pelo telefone 22 99929-6785. Nadiá Paulo Ferreira é psi-

canalista e professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editora de O Marrare: Revista da Pós- Graduação em Literatura Portuguesa(UERJ)

desde sua Fundação, em 2001. Escreveu, em colaboração com Marco Antonio Coutinho Jorge, os volumes Freud, criador da psicanálise(2002) e Lacan, o grande freudiano(2005). É mem-

bro do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise. Autora de vários artigos veiculados em periódicos e coletâneas nacionais e internacionais. Autora dos livros, A teoria do

Amor(2003), Amor, Ódio & Ignorância(2005), Cancioneiro da poesia barroca em língua portuguesa(2006) , O amor na literatura e na psicanálise(2008) e Malditos, Obscenos e Trágicos.

HISTÓRIA

Relatos e Personagens na História de Macaé é lançado no Solar dos Mellos O livro “Relatos e Personagens na História de Macaé” foi lançado, na terça-feira (8) um município em diferentes tempos históricos, retratados em 128 páginas, entre textos e imagens, no livro “Relatos e Personagens na História de Macaé”. A obra foi lançada, na noite desta terça-feira (8), no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, que este ano comemora 10 anos de fundação. Durante o evento, também foi inaugurada a exposição “Cesar Mello: entre trigo e letras”. O prefeito Dr. Aluízio, que assina o prefácio, destacou a importância de resgatar o encantamento, orgulho e a paixão pela cidade. “Este livro é um de resgate histórico. Macaé é história, é gente, é um município que tem compromisso com o país. É uma história que precisa ser contada, lembrada. São cenários que marcaram épocas dos macaenses e tudo isso representa sentimentos, principalmente, carinho e respeito”, acrescentou. O livro, com ilustrações do artista plástico Marcelo Vitiello, é uma realização da Fundação Macaé de Cultura (FMC), por meio da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, em parceria com a secretaria Municipal de Educação. “No ano em que comemoramos dez anos de fundação do Solar dos Mellos, é o momento de celebrar nesta casa, um espaço público que vem ao encontro do propósito do Cezar Mello. Este livro nos faz acreditar que

a educação patrimonial gera uma história coletiva”, ressaltou a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz. Pa r a o p r e s i d e n t e d a FMC, Juliano Fonseca, o livro é uma oportunidade de promover a educação patrimonial. “Patrimônio é um conjunto de bens culturais que precisam ser vividos. E isso se constitui aqui no Solar dos Mellos, um museu que vive experiências. Vamos distribuir o livro para toda a rede de ensino municipal. Cada escola receberá um baú que inclui esta obra e outra lançada no ano passado, Imagens do Século, além de um CD com o Hino de Macaé”, disse Juliano. A secretária municipal de Educação, Lúcia Thomaz, afirmou que o livro “Relatos e Personagens na História de Macaé” estabelece vínculos e relações com uma história que será passada aos professores e alunos. “É uma experiência de contato com o passado para entender o presente e poder sonhar o futuro para os cidadãos macaenses”, frisou. O lançamento contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo. Além disso, alunos da Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga, e de crônicas de Cezar Mello, com integrantes do curso técnico de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) que fizeram uma apresentação musical. Fatos da Macaé colônia abrem a obra, retratando o processo de ocupação,

FLÁVIO SARDOU

O prefeito Dr. Aluízio, que assina o prefácio, destacou a importância de resgatar o encantamento, orgulho e a paixão pela cidade povoamento, aldeamento dos índios Guarulhos, a constituição e os desmembramentos das freguesias que, posteriormente, deram origem ao município. A Macaé Imperial é contada na segunda parte com os relatos de acontecimentos que marcam a passagem do território macaense, da condição de freguesia à situação de vila e a sua elevação a cidade. Por último, o livro fala sobre a Macaé re-

publicana, trazendo para os leitores uma apresentação geral da cidade e das transformações vividas ao longo do século XX. Trata-se de um trabalho literário composto por fragmentos de documentos descritos à mão e textos impressos de viajantes memorialistas de cada época, cronistas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, que viram e sentiram a Macaé de um passado remoto

e recente. O desafio é disponibilizar para os leitores uma obra que destaque vários traços da vida, da demografia, da geografia, da economia e da cultura, em síntese, da sociedade macaense em diferentes tempos históricos. A exposição traz vestígios encontrados no Solar desde quando a casa dos Mellos foi constituída como museu pela lei 2463/2004. São documentos que evidenciam o

lado empreendedor de um homem de negócios. Recibos e notas fiscais representam o proprietário da Padaria Popular, conhecido pelos contemporâneos não só pelos biscoitos, mas pelo seu lado humanizado. Nascido em Macaé, no dia 23 de abril de 1876, foi comerciante, jornalista, primeiro presidente da Colônia de Pescadores e patrono da extinta Academia Macaense de Letras.

Caderno2 11 04 14  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you