Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8234 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Espetáculo volta ao cartaz para os aplausos do público macaense O espetáculo ‘Nem Sempre, para Sempre’, com texto de Vinícius Azevedo e Lígia Vargas, acontecerá no sábado (9) Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

E

spetáculo ganha evidência na cidade, prometendo encantar o público macaense. É a peça ‘Nem Sempre, para Sempre’, com texto de Vinícius Azevedo e Lígia Vargas, que acontecerá no sábado (9), no Espaço Pé no Chão - Rua Governador Roberto Silveira, 251 - Centro, levando ao palco o clima de romance, os conflitos de um relacionamento a dois e as lutas para salvar o casamento. O espetáculo já está causando um clima de grandes expectativas no meio do público macaense, prometendo uma noite de muita diversão. Ancorado por um texto super interessante de autoria de Vinicius Azevedo, o espetáculo é interpretado pelo próprio autor juntamente com Amanda Huguet, sob a direção também de Vinicius Azevedo e sob a supervisão geral de Nelson Freitas, e tendo como assistente de supervisão Márcio Kieling. A peça é uma produção da Azevedo Morete Produções.

FICHA TÉCNICA

› TEXTO: Vinícius Azevedo e Lígia Vargas

› PRODUÇÃO EXECUTIVA: Aline Morete

› CENÁRIO: Marina Monteiro, Ga-

briela Portugal e Juliana Branco

› FOTOGRAFIAS: Xan Salvador › CRIAÇÃO DE LUZ: Carlos Nascimento - Kohell

› ILUMINAÇÃO, SONOPLASTIA E CONTRARREGRAGEM: Kevi dos

Santos

› CENÁRIO: Anoberto de Mattos › COREÓGRAFO: Lázaro Matos › TRILHA SONORA E DIREÇÃO MU-

SICAL: Aline Morete e Kevi dos

Santos

› ASSISTENTE DE COREOGRAFIA: Iara Barbosa

› CENOGRAFIA: Fábio Côco e Maicon Andrade

› MAQUIADORA: Kelly Farias › SUPERVISÃO GERAL: Nelson Freitas

› ASSISTENTE DE SUPERVISÃO : Márcio Kieling

› ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Giovanni Haas

› DIREÇÃO GERAL: Vinícius Azevedo

PERSONAGENS

O ELENCO A atriz Amanda Huguet Fez o Curso Livre de Teatro para Adolescentes no Teatro Municipal de Macaé e já encenou os seguintes espetáculos: ‘Se Correr o Bicho Pega e Se Ficar o Bicho Come’, e três temporadas da peça ‘Nem Sempre, para Sempre...’ Vinícius Azevedo já interpretou os seguintes espetáculos: Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues e direção de Maurício Abud; Quatro Formas de Amar, de Tiago Santiago com direção de Rogério Fabiano; Alladin, texto e direção de Carmelita Campos; Point, de Yoya Wursch e direção de Isabela Sechinn; Gasparzinho - O Fantasminha Camarada, texto e direção de João Luiz Fiani; Contando de Um a Dez, de Alexandre Loureiro e direção de Tina Ferreira e supervisão geral de Bibi Ferreira; Querido Agora Não, texto e direção de Rogério Trevisan; A Dupla Dinâmica, texto e direção de João Luiz Fiani. Participou de vários programas de TV.; e no cinema integrou o elenco do filme O Trapalhão e a Luz Azul, de Nelson Gonçalves.

‘NEM SEMPRE, PARA SEMPRE’ Nesta história os dois personagens se conheceram na faculdade e, desde então, começaram a compartilhar ideias, desejos e sonhos. Nesse período cada um também viveu seus relacionamentos amorosos, entre eles o sempre lembrado namoro da Maria Eduarda com um amigo de faculdade. Esse ex-namorado será responsável por alguns dramas vividos pelos dois. Ambos representam o modelo de casal apaixonado que todos gostariam de ser. Contudo, as questões do dia a dia estão começando a desgastar a relação e gestos que antes eram recebidos com euforia e paixão, hoje são vistos com insegurança e ironia. E é neste momento que cabe a cada um dos dois buscar a salvação do casamento e de suas felicidades. Será que só o amor será capaz de vencer a rotina e as dificuldades de uma vida a dois?

Maria Eduarda é uma jovem, doce, meiga e uma linda mulher. Arquiteta em ascensão profissional, dedicada ao marido, porém temperamental, consumista, ciumenta e com o seu passado de menina mimada ainda preso em si. Bernardo é um publicitário bastante requisitado, fama de sedutor, descolado, persuasivo, também dedicado à esposa, com muitos amigos, adora esporte, mas divide o controle remoto na hora do futebol. Os gastos, ele controla bastante - o ciúme não.

O ESPETÁCULO Segundo Vinícius Azevedo, a peça ‘Nem Sempre, para Sempre’ retrata a vida de um casal recém-casado que está descobrindo esse novo mundo e sofrendo com suas dúvidas, inseguranças, dilemas, crises, enfim vivendo o céu e o fel de um relacionamento a dois.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA,5 DE NOVEMBRO DE 2013

Casa em primeiro lugar Odores nos ralos

Jogue nos ralos desinfetante de limão. Deixe agir por uns 15 minutos. Assim, você elimina o cheiro desagradável.

Batata sequinha

Depois de cortadas, ferva durante alguns minutos e em seguida coloque na água com gelo. Escorra bem e frite em óleo quente.

Esponjas macias

Deixe as esponjas mergulhadas por uma noite num recipiente contendo água e vinagre, depois enxágue com água morna e em seguida com água fria. O ideal é trocar as esponjas com regularidade, pois elas acumulam bactérias.

HORÓSCOPO

Esmalte na unha

Faça o seu esmalte de unha durar mais mergulhando as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2 de água morna antes de aplicar o esmalte.

A limpeza do banheiro é algo que merece atenção. Uma boa limpeza nem sempre é fácil de fazer. Além disso, manchas de mofo também causam uma aparência desagradável ao ambiente. Por isso, a remoção das manchas de seus azulejos pode melhorar a aparência e trazer mais higiene ao seu ambiente. Uma boa dica para facilitar esse serviço é o uso do “tira mofo”, à venda nos supermercados.

Sem segredo

Na hora de preparar polenta, misture o fubá com água fria e vá mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. Depois, mantenha no fogo por mais 40 minutos, no mínimo, mexendo de vez em quando. E faça assim mesmo, pois não tem nada pior do que polenta mal cozida.

Umedeça um pano em uma mistura de suco de limão e álcool. Esfregue sobre a mancha. Depois pingue sabonete ou sabão líquido sobre a mancha e esfregue com delicadeza. Deixe de molho com sabão de coco em pó antes de enxaguar.

Molho saudável

Misture iogurte natural com cebola ralada. Use esta mistura como acompanhamento para batatas assadas.

Grudado I

Na geladeira

Sempre que for descongelar frutos do mar, coloque num recipiente e mantenha dentro da geladeira, sem retirar da embalagem até que esteja livre do gelo por completo.

É bom saber

Uma colher de chá de gelatina em pó equivale a uma folha do mesmo produto.

Os biscoitos ficaram grudados na assadeira, coloque a forma diretamente sobre a chama do fogão. Soltarão rapidinho.

Grudado II

É comum o bolo grudar no prato no qual foi desenformado. Para evitar isso, polvilhe açúcar de confeiteiro no prato em que pretende colocar o bolo.

Paredes limpas

Uma borrifada de multiuso em paredes pintadas com tinta lavável elimina pequenas sujeiras. Em seguida, basta secar com um pano bem limpo.

Banana saborosa

Quando fritar bananas, passe-as na farinha de trigo. Elas não ficaram encharcadas de óleo.

CRUZADINHA Horizontais

1. Um mês do ano 2. O acusado em julgamento / Parar de chover 3. Lança fora de si / (Sigla) Confederação Brasileira de Automobilismo 4. Circuncidado / Cada uma das estátuas da Ilha de Páscoa 5. Desconfiada / (Abrev.) Vossa Santidade

habita o Irã 2. Exilar 3. (Prefixo) Excesso, aumento / Forma erudita de emir 4. Um profeta do Velho Testamento / Sigla do Estado que se desmembrou o Tocantins 5. Antiga empresa de telefonia paulista / O objetivo do jogo de

6. Símbolo químico da Platina /

Indique com o dedo 7. Divisão do tempo geológico / Sinônimo de cipó 8. Órgão que filtra o sangue / Luva de ferro 9. Antigo nome de cidade do Vietnã / Designação dada a quem não é judeu, pelos próprios judeus 10. Inventariado

futebol

LIBRA(23/09 A 22/10) Deixe de lado o espírito aventureiro e concentre-se mais em suas reais necessidades. Aproveite que a sua vitalidade física e criatividade estarão no auge e plante para o futuro.

AQUÁRIO (21/01 A 18/02) No trabalho, excelentes fluidos vão trabalhar a seu favor, mas mesmo assim aja com cautela e não confie demais nas pessoas. Siga a sua intuição e não confidencie nada, com ninguém.

Excentricidade 8. Proeminência córnea na boca das aves / Estilo musical típico da Argentina 9. Que segue na direção do vento 10. Verbais, vocais / As quatro primeiras vogais

PEIXES (19/02 a 19/03) Mantenha os pés no chão principalmente no que se refere ao terreno afetivo. Já é hora de avaliar seus verdadeiros sentimentos e colocar as cartas na mesa.

RESPOSTAS

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 1 A 7 DE NOVEMBRO passada nos Nove Mundos presentes na

mitologia nórdica. › GÊNERO: Ação, Fantasia › CLASSIFICAÇÃO: 10 anos › HORÁRIOS (DUBLADO) 3D: 14h30, 14h40, Serra Pelada 16h40, 17h, 19h, 19h20, 19h40, 21h20, › GÊNERO: Drama - Nacional 21h40 - MM: 15h20, 17h30, 20h30, › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos 21h50, 22h50* (*Horário válido so- › HORÁRIO: 15h › SINOPSE: Juliano (Juliano Cazarré) e mente sexta e sábado) › SINOPSE: - Thor (Chris Hemsworth) e Joaquim (Júlio Andrade) são grandes Jane Foster (Natalie Portman) terão que se adaptar à nova dinâmica intergaláctica causada pela ausência de Odin (Anthony Hopkins). A trama será

VIRGEM (23/08 a 22/09) Cuidado para não comprometer-se com pessoas as quais não conhece bem. Não gaste além do que ganha porque este tipo de problema vai interferir diretamente na vida amorosa.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 21/01) Seja prudente no trato de assuntos financeiros. Aproveite para compartilhar os seus anseios com a pessoa amada que estará bastante aberta ao diálogo.

HORIZONTAIS: 1)setembro; 2)réu-estiar; 3)expele-cba; 4)apele-moai; 5)arisca-vs; 6)pt-aponte; 7)eras-liana; 8)rim-guante; 9)saigon-goi; 10)arrolado VERTICAIS: 1)preá-persa; 2)expatriar; 3)super-amir; 4)elias-go; 5)telesp-gol; 6)ese-coluna; 7)mt-mania; 8)bico-tango; 9)rabavento; 10)orais-aeio

Thor - O Mundo Sombrio

LEÃO (22/07 A 22/08) Procure buscar mais cumplicidade com a pessoa amada. O período favorece os momentos a dois. Aproveite bem esta fase e relaxe. Bom para as viagens de lazer.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Terá a tão esperada chance de provar a sua competência no trabalho. Procure ser coerente com suas ideias e não deixe que a chance de sucesso ofusque o seu bom senso.

6. (Sigla) És-Sudeste / Pilar cilíndrico 7. (Sigla) Estado do Mato Grosso /

CINEMA

CÂNCER (21/06 A 21/07) Curta o seu sucesso profissional, mas tenha cautela no trato com dinheiro. Não confie demais em sua intuição. Evite cobrar demais atitudes da pessoa amada. Saiba esperar.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Controle o ciúme se quiser preservar a harmonia de seu romance. Não desperdice as oportunidades de trabalho. Seja precavido nos negócios principalmente com pessoas estranhas.

Verticais

1. Um pequeno roedor / O povo que

TOURO (21/04 A 20/05) Procure controlar a agressividade se quiser ter paz com a pessoa amada. Conquistas profissionais poderão ocorrer. Favorecido para o contato com superiores e colegas de profissão. GÊMEOS (21/05 A 20/06) Reveja os seus objetivos profissionais. Nas finanças, procure controlar os seus gastos e poupar o máximo que conseguir. Cuide de sua saúde. Dias melhores virão.

Manchas de tomate Banheiro limpo

ÁRIES (21/03 a 20/04) Boas chances de crescimento profissional. Apoio inesperado de pessoa mais velha pode favorecer os seus interesses.

amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve

deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida deles: Juliano se torna um gângster, enquanto que Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou.

Meu Passado me Condena Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 14h*, 15h55, 17h50, 19h50,

21h45 (*Horário válido somente sex-

ta, sábado e domingo)

› SINOPSE: Quando Fábio (Fábio Porchat)

e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.

Os Suspeitos

› GÊNERO: Suspense › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS (LEGENDADO): 17h15

› SINOPSE: Keller Dover (Hugh Jackman)

leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace (Maria Bello) e os filhos Ralph (Dylan Minnette) e Anna (Erin Gerasimovich). Um dia, a família visita a casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus grandes amigos. Sem que eles percebam, a pequena Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch, desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia e logo o caso cai nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhaal). Não demora muito para que ele prenda Alex (Paul Dano), que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provas contra ele.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2013

Caderno Dois 3

Festival Viva Cultura: mês de atrações para todos os gostos EVENTO

A abertura será com a peça ‘Os Mamutes”, uma realização em parceria com a Petrobras, que é a patrocinadora

C

om uma vasta programação marcada pela diversidade das atividades e pela variedade de estilos, o Festival Viva Cultura promete ser um marco cultural da atual gestão municipal. O evento começa na sexta-feira (8), em comemoração ao Dia da Cultura (5 de novembro), e segue até o início de dezembro. Grandes atrações se destacam na programação, como o show Viva a Cultura, de Toquinho, no dia 30, na praça Washington Luiz , e do grupo Falamansa, no dia 23, no Lagomar, onde será realizado o Festival de Cultura Nordestina . Além dos shows, no sábado (9), das 10 às 19 horas, acontece o primeiro Fórum de Cultura na praça. Um dos objetivos do Festival é contemplar várias vertentes culturais - como teatro, música, dança, artesanato, culinária, escultura, cultura popular (como a folia de reis), cinema e literatura - além de diversos estilos - como forró, MPB, jazz, rock e infantil, atendendo a todos os gostos e a família com uma programação de quase um mês. A abertura será com a peça ‘Os Mamutes”, uma realização em parceria com a Petrobras, que é a patrocinadora. Já o encerramento será com o show de Toquinho, comemorativo ao centenário de Vinícius de Moraes. Os gestores da Fundação Macaé de Cultura tiveram o cuidado de selecionar produções que conciliem cultura e educação. Segundo os organizadores, o Festival será uma boa oportunidade para que aconteça uma interação entre artistas de referência nacional e os

locais, que estão sendo valorizados durante o evento. Também tem destaque na programação o I Fórum Municipal de Cultura. A proposta é a construção de políticas públicas para o município, de forma participativa, na área da cultura. Soma-se a essa iniciativa o fato de Macaé vir a sediar, depois quase uma década, o Encontro dos Delegados Estaduais do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do RJ (Sated). - O Festival será o primeiro grande evento cultural dessa gestão e abrirá uma série de outros. Já passados os primeiros meses de gestão para o planejamento das ações, a partir de agora teremos mensalmente atrações culturais na cidade e uma programação abrangente também voltada para o desenvolvimento social. Essa é a proposta do atual governo, que, ainda neste ano, reabrirá o Teatro Municipal - disse o presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Juliano Tannus da Fonseca. Atendendo a antigas solicitações da comunidade do Lagomar, bairro onde há uma grande concentração de migrantes nordestinos, o Festival de Cultura Nordestina, com música e comidas típicas, será uma atração à parte. Na Praia do Pecado, a I Semana Literária, realizada dos dias 18 a 21, às 10 horas, vai contribuir para criar uma atmosfera cultural na cidade, que chegará ainda na serra. Às 15h, o palco no distrito de Glicério recebe o show Viva a MPB, com o Coletivo Só pra Moer e o grupo Balacobaco.

GUGA MALHEIROS

Os Mamutes NA PEÇA ‘OS MAMUTES’, baseada no texto de Jô Bilac e dirigida por Inez Viana, Débora Lamm interpreta Isadora, uma menina perversa e inteligente que escreve a história de Leon. No enredo imaginado pela garota, Leon tenta uma vaga de fritador em uma rede de restaurantes, o Mamute's Food, que vende hambúrguer de carne humana. Para conseguir o emprego, o personagem precisa matar um mamute, que é como ela chama um ser humano sem valores morais. O texto é bem humorado e tem um ar de fábula.

Festival da Cultura Nordestina no Lagomar COM COMIDAS típicas e apresentação de bandas de forró, começa na sexta-feira (22), às 19 horas, no bairro Lagomar, o Festival de Cultura Nordestina. No sábado (23), o evento tem início às 22 horas, com a apresentação do grupo Falamansa, e continua no domingo (24), a partir das 13 horas.

Confira a programação na praça Washington Luiz NA SEXTA-FEIRA (8) e sábado (9), às 19 horas, a peça "Os Mamutes”, com patrocínio da Petrobras, abre a programação na praça. Também no sábado (9), das 10 às 19 horas, acontece o primeiro Fórum de Cultura na praça. E no domingo (10), já às 8h30, sai do Solar dos Mellos, o ônibus “Lugar de Memória”. Às 15 horas, haverá, na praça, oficina de artesanato de Marcelo Pequeno nas modalidades pintura em tecido, flores artesanais e mosaico. Encerrando a programação deste dia, às 19 horas, a Orquestra Nova Aurora fará sua apresentação. Na terça-feira (12), às 19 horas, o show Viva o Rock, com as bandas Madame Escarlate e C4 vão agitar a noite. Na quarta-feira (13), às 8h, começa a restauração do busto de Washington Luís, que segue até o dia seguinte. Às 19 horas, o espaço será da música popular brasileira com o show Viva a MPB, com os

grupos Mistura Fina e Conversa Comigo. E na quinta-feira (14), às 20 horas, a praça recebe a apresentação teatral ‘3x Nelson’. O Jazz será o estilo da sexta-feira (15). Às 14 horas, começa a oficina e o workshop. Às 20 horas, a vez é do show Viva o Jazz, com apresentação de Gabriel Santiago e convidados. Nesse dia, a MPB invade a serra. Às 15h, em Glicério, o show Viva a MPB, com Coletivo Só pra Moer e o grupo Balacobaco, agita o distrito. Seguindo a programação do fim de semana, no sábado (16), às 20 horas, quem se apresenta são os cantores do Coral Sociedade Ambulante S/A. E no domingo (17), a partir das 15 horas, oficinas infantis com Volta Seca vão animar a garotada. Na terça-feira (19), a praça ainda é do teatro. O grupo Acto apresentará, às 21 horas, a peça ‘Amigos’. Na quinta-feira (21), às 8h30, as

atividades culturais começam no Solar dos Mellos, com uma aula aberta sobre restauração, com o escultor e restaurador José Carlos Liboredo. Já na praça, às 14 horas, será comemorado o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro - com capoeira, história negra, grupo caxambu de Miracema, vídeo documentário e o prêmio ‘Você Faz a Diferença 2013’. Também a Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) fará sua apresentação, às 19 horas. A sexta-feira (22) também vai ser muito animada com apresentação do Coral da Emart, às 19 horas, e ainda Mostra de Dança dos alunos da Escola. O fim de semana começa com oficina de cerâmica, no sábado (23), às 10 horas. Também a partir das 10 horas até 19 horas um encontro de Folias de Reis levará a cultura popular à praça. Fechando o sábado, às 21 horas, o palco da

Washington Luiz recebe a ‘Comédia em Preto e Branco’ com Marcelo Marrom. Já o domingo (24) será da criançada, com apresentações de teatro infantil. Às 18 horas, haverá o espetáculo ‘Savana’ e, às 20 horas, ‘Mauro e Lu’. A semana será do audiovisual. De segunda (25) a quarta-feira (28), 20 horas, o Macaé Cine deixará o cinema mais perto do público. Também na sexta-feira (29) e no sábado (30), no mesmo horário, haverá exibição de filmes na praça. O Encontro Sated vai acontecer na sexta-feira (29) e no sábado (30), às 10 horas. O encerramento do mês da cultura será com o show Viva a Cultura, de Toquinho, às 21 horas. Mas no dia 1º de dezembro, haverá ainda apresentações dos alunos da Escola Municipal de Dança Municipal, inaugurada em julho deste ano, das 8 às 22 horas.

para valorizar a arte literária, através do Encontro Ação Poesia. O evento acontece sempre na Galeria Bia Café com Arte, sob a liderança da Professora Conceição de Maria. E diante do grandioso sucesso do evento, o grupo de poetas decidiu promover o Festival Encontro Ação Poesia, que está marcado para a próxima quinta-feira (7) no Clube Cidade do Sol - Av. Atlântica, 1622 - Cavaleiros. › SERVIÇO: Festival de Poesias do Encontro Ação Poesia › DATA: 7 de novembro › LOCAL: Clube Cidade do Sol › INFORMAÇÕES: blogconceicaodemaria.blogspot.com

9943-1552 / (22) 8155-4320

AGENDA CULTURAL Macaé Cine

Evento já causa grandes expectativas no público de Macaé e região, consagrando o município como capital das produções cinematográficas. É o Festival de Cinema de Macaé - Macaé Cine, em sua terceira edição, que será realizado de 25 a 30 de novembro, na Praça Washington Luiz. A entrada é franca. O Festival se divide em duas mostras competitivas: Mostra Panorama Nacional, que recebe os melhores trabalhos da produção de curtas-metragens nacionais nas categorias ficção, documentário e animação; e a Mostra Visões Macaenses e Lagos. O evento tem o apoio cultural do Festhome, Triunfo Produções, Festival de Cinema de La Plata, Revista de Cinema. Os vencedores serão eleitos através de votação de júri popular. › SERVIÇO: Festival de Cinema de Macaé › DATA: de 25 a 30 de novembro › LOCAL: Praça Washington Luiz › ENTRADA é franca

***

‘Os Mamutes’

Macaé na rota nacional de cultura. É que estará em cartaz na cidade a peça ‘Os Mamutes’, compondo a agenda

de eventos do Festival Viva Cultura. O espetáculo acontece nos dias 8 e 9 de novembro na Praça Washington Luiz, às 20h com entrada franca, sendo patrocinado pela Petrobras em parceria com o Ministério da Cultura. Com texto de Jô Bilac e direção de Inez Viana, “Os Mamutes” tem no elenco Leonardo Bricio (Rei Davi da Rede Record). › SERVIÇO: espetáculo ‘Os Mamutes’ › DATA: 8 e 9 de novembro › LOCAL: Praça Washington Luiz › HORÁRIO: às 20h › ENTRADA franca

***

Fórum Municipal de Cultura

Está marcado para o dia 9 de novembro o Fórum Municipal de Cultura. O evento acontecerá na Praça Washignton Luiz, no período de 8h às 18h. O objetivo desse Fórum será a discussão de projetos e ações para a cultura em Macaé, apresentando propostas para compor o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual, ambos encaminhados à Câmara dos Vereadores, anualmente, pelo executivo municipal. › SERVIÇO: Fórum Municipal de Cultura › DATA: 9 de novembro

NAS BANCAS

› LOCAL: Praça Washignton Luiz › HORÁRIO: das 8h às 18h

***

Rosacruz

A Escola Internacional de Rosacruz promove uma reunião informativa, no próximo dia 11 de novembro, contando com a presença de Jacob Bohème, o próncipe dos filósofos. O evento acontecerá às 19h30 na Escola Alfa com entrada franca. › SERVIÇO: reunião informativa da Escola Internacional de Rosacruz › DATA: 11 de novembro › LOCAL: Escola Alfa - Imbetiba › INFORMAÇÕES: 99899-5796

***

Festa de aniversário

Um jantar marca o aniversário do Xangô Menino. A comemoração acontecerá no dia 23 de novembro, na Casa Portugal - Nova Macaé, em meio a buffet livre de cardápio de boteco, refrigerante e cerveja liberados, e música ao vivo com shows do grupo Mistura Rica e Cristina Pacheco. › SERVIÇO: Jantar de aniversário do Xangô Menino › DATA: 23 de novembro › LOCAL: Casa Portugal - Nova Macaé › CONVITES: R$ 80,00 (Bazar

do Xangô Menino ou pelos telefones (22) 99863-1225 / 98814-6865 / 2762-0687

***

Show de Alma Thomas

‘A voz tem gringa no Som Brasil, a cantora e compositora americana Alma Thomas, uma das grandes estrelas reveladas pelo The Voice Brasil 1, vem a Macaé para única apresentação. O show acontece no dia 9 de novembro no Marisco’s. Alma Thomas foi um dos destaques na primeira edição do programa The Voice Brasil, onde era a única participante estrangeira e teve que provar a sua intimidade com a música brasileira sem esquecer do seu lado bem enraizado no Jazz e blues. › SERVIÇO: Show de Alma Thomas › DATA: 9 de novembro › LOCAL: Marisco’s › INGRESSOS: R$ 250 (para 4 pessoas) ou R$ 375 (para 6 pessoas) › INFORMAÇÕES e reserva de ingressos: (22) 78351481/98805-4933

***

Festival de Poesia

Poetas e poetisas da cidade se reúnem mensalmente, para curtir o clima poético e

***

Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22)

***

Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários: Iraci e o médico Paulo Peixoto. O instituto oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando as mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional › LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, nº 312 - Shopping Aloha, Centro. › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615 COMO DIVULGAR OSINTERESSADOS em divulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 9927-6822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2013

EVENTO

Semana da Cultura prossegue até sexta-feira na Cidade Universitária A vernissage ficará no hall da Funemac até 20 de dezembro, aberta à visitação em dias úteis

C

omo um só dia é pouco para celebrar o Dia Nacional da Cultura, a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), preparou a Semana da Cultura, que começou na segundafeira (4) e vai até sexta-feira (8), na Cidade Universitária. A abertura, às 19h, com a exposição “Olhar Urbano sobre Macaé”, assinada pelo fotógrafo e cineasta Márcio Gonçalves, deu o tom do evento, que será encerrado com o I Seminário de Acessibilidade Cultural da Região Norte Fluminense, no auditório Cláudio Ulpiano. A vernissage ficará no hall da Funemac até 20 de dezembro, aberta à visitação em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. A entrada é franca. O coordenador de Cultura da Funemac, Norberto Bacelar, destaca também as apresentações de skate e grafite durante o evento, que tem como objetivo a valorização da cultura local em suas diferentes nuances de manifestação. Os participantes do seminário vão receber certificado e os visitantes, um cartão postal com foto da exposição de Gonçalves. - A exposição é um convite à comunidade para um passeio urbano sob uma visão antropológica que resulta em uma instalação sobre a cultura urbana macaense, da forma como é retratada. Promete provocar nos visitantes experiências estéticas que levam à reflexão sobre a importância no contexto em que se vive - observou Norberto Bacelar. Ele acrescentou que a exposição conta com 33 fotografias e três vídeos etnográficos abrangendo aspectos da terra, do mar

e do ar. - O seminário discutirá ações sobre acessibilidade cultural no município e região com palestrantes locais e da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é provocar o debate e a reflexão sobre política e diversidade cultural e sua acessibilidade para pessoas com deficiência a partir do implemento de políticas culturais públicas, dos movimentos sociais e organização da sociedade civil. Envolve quem atua no campo da acessibilidade cultural nas diferentes linguagens estéticas, artísticas e culturais, e o papel da universidade na formação em acessibilidade e nas experiências de gestão e ações culturais - informou Norberto Bacelar. Os palestrantes convidados são a doutora em Geografia, Patrícia Dornelles, que atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais; o coordenador da graduação de Teoria da Dança da UFRJ, Marcus Vinícius Machado de Almeida, doutor em Corporeidade/Educação Física; a fundadora e diretora do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, formado por bailarinos portadores de deficiência, Vânia Tolipan; a subsecretária de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência de Macaé, Maria Luiza Vaccari Quaresma; e o sociólogo André Andries, parecerista do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). O Dia da Cultura no Brasil é comemorado em 5 de novembro, próxima terça-feira, em homenagem ao aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

DIVULGAÇÃO

PROGRAMAÇÃO CONTINUA:

Terça-feira (5):

› 14H - Apresentações de skate e grafite › 18H - Unidade Sound System

Fundado pelos irmãos Allan Miranda e Paulo Magalhães, inspirados na crescente cena Sound System, o Unidade Sound System traz na babagem grandes “pedras” do reggae, dancehall, rub a dub e stepper, além de seus dubplates para levar ao público a mensa-

gem e vibração do reggae.

› 17H - Performance Teatral

Quarta-feira (6):

Teatro O Coletivo de Criação CIEMH², sob a direção de Renato Mota, apresenta performance teatral.

› 15H - Adriano Souza

Música/Canto O artista e monitor de Canto do CIEMH² Núcleo Cultural, Adriano Souza, apresentará performance com músicas de Vinícius de Moraes.

Quinta-feira (7):

Sexta-feira (8):

› 18H - Seminário de Acessi-

bilidade Cultural da Região Norte Fluminense e “O Último Bicho de Pelúcia”

Dança O Coletivo Flores, dirigido e coreografado por Taís Vieira, apresentará “O Último Bicho de Pelúcia”, com os intérpretes criadores Rafael de Souza e Renato Mota. Parte do projeto “Contos Coreográficos”, a obra trata da história de uma vida que luta para continuar desde o parto prematuro, uma infância violada, a adolescência infantil e uma vida adulta de conflitos a serem rompidos.

EVENTO

Prefeitura elabora calendário 2014 com desenhos de crianças dos Cras Serão dois desenhos de cada um desses Cras e dois do Cemaia: um desenho para cada mês de 2014

U

m calendário especial para o ano que vem com 12 desenhos de crianças, vinculadas aos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia) será feito até o final de dezembro de 2013. A Subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv) da Prefeitura de Macaé irá colocar esse projeto em prática. Para isso, dezenas de crianças com idades entre sete e 12 anos dos Cras Nova Esperança, Aeroporto, Botafogo, Barra e Serra, além do Cemaia (Virgem Santa), foram mobilizadas para realizar os desenhos, cujo resultado das obras escolhidas para compor o calendário será no dia 19 de novembro. - A Sinjuv está pro movendo esse concurso cultural de desenhos nos Cras com foco nos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - disse a subsecretária de Infância e Juventude, Léia Martins. "Os desenhos são organizados através de vivência, com dinâmicas, realizados por nossa equipe com as crianças",

ÉRICA FERREIRA

acrescentou. Léia comenta ainda que a proposta principal desse concurso é organizar ações voltadas ao mês das crianças (outubro passado). Tanto que os desenhos começaram a ser feitos no dia 29 de outubro. O prazo de entrega é até o dia quatro de novembro. - Nós trabalhamos para divulgar o ECA com ênfase no exercício da cidadania dessas crianças. O desenho é a forma lúdica de expressão do entendimento e da percepção desse público em relação aos direitos que estão nesse estatuto - afirma a subsecretária. Quem vai julgar os desenhos será uma comissão composta por representantes da subsecretaria e da Coordenação de Proteção Básica. Serão dois desenhos de cada um desses Cras e dois do Cemaia: um desenho para cada mês de 2014. Antes das crianças desenharem, as necessidades do público infantil em situação de rua e que é obrigado a trabalhar são refletidas por elas, que focalizam a criatividade do processo artístico dessas circunstâncias. Em alguns desenhos, defendem o direito de brincar, estudar e ter acesso à saúde.

Crianças das unidades do Centro de Referência de Assistência Social desenvolvem ao longo do ano atividades lúdicas e recreativas

Caderno2 05 11 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you