Page 1

Caderno Dois WWW.ODEBATEON.COM.BR • MACAÉ (RJ), TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2013 • ANO XXXVIII • Nº 8258 • FUNDADOR/DIRETOR: OSCAR PIRES

Noite de descoberta de muitos talentos O primeiro espetáculo de final de ano da Farah Cultural acontecerá na sexta-feira (6) no Teatro do Sesi Macaé Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

U

ma noite de muita beleza recheada de expressivos talentos de todas as artes. Assim, a Escola de Artes Farah Cultural leva aos palcos o aprendizado dos seus alunos, colocando em evidência o progresso técnico e artístico de cada um. Trata-se do primeiro espetáculo de final de ano da Farah Cultural, que acontecerá na sexta-feira (6) no Teatro do Sesi Macaé, abordando o título “Meu Sonho de Artista”. O evento terá início às 19h, mostrando um espetáculo que une alunos e professores através de apresentações de música, dança e teatro. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Os interessados devem adquirir os ingressos na bilheteria do Teatro do Sesi Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense. Outras informações pelo telefone (22) 2791-9214.

ROBSON FARAH

“Meu Sonho de Artista” através da participação de alunos e professores dos cursos de música, dança e teatro, o espetáculo “Meu Sonho de Artista” conta a história de um menino humilde que, apesar de todas as dificuldades do seu dia a dia, tem o grande sonho de ser artista. O texto apresenta um perfil lúdico e bem humorado, interpretado por alunos de teatro da escola, sendo a plataforma de apoio para as apresentações de música e dança,

tornando bem visível o perfil de Centro Cultural da Escola de Artes Farah Cultural. A Farah Cultural Escola de Artes e Produtora de Shows e Eventos traz um novo conceito de empresa de formação artística, agenciamento e produção de shows e eventos e fomento da atividade cultural. A jovem empresa conta com a experiência do músico e produtor Robson Farah, que possui em seu

currículo ampla vivência como músico e produtor fonográfico, musical e artístico. Agora a sólida experiência e o espírito empreendedor do músico e produtor Robson Farah, somados a uma equipe de competentes produtores, músicos, dançarinos, atores, diretores e técnicos, trazem ao mercado o mais novo centro de cultura, formação artística e produção de shows e eventos.

O cantor e guitarrista Robson Farah começou a tocar ainda adolescente embalado pela onda Pop Rock que invadia a mídia brasileira na década de 80. Nos anos 90 começou a trabalhar com música e muitas outras influências vieram. Em 2003 lançou seu primeiro CD “A Noite”. Desde então vem ganhando destaque com apresentações em teatros de casas de espetáculo, além de participações em programas de rádio e TV. Em 2006, entra em turnê com o espetáculo “Guitarra Brasil”, no qual apresentava releituras de clássicos da música brasileira em versões eletri-

zantes, feitas para guitarra e banda. Esse espetáculo rendeu-lhe convites do Sebrae/RJ, para a participação em duas importantes feiras de música. A Popoconn em Berlim e a Feira de Música Brasil em Recife/PE Nos anos seguintes, graças ao nível de produção que apresenta em seus espetáculos, Robson Farah foi convidado a produzir os shows das cantoras Eline Porto, Raquel Keller e Fátima Regina, produzindo ainda o CD “On Color” do artista brasileiro, radicado na Alemanha, Anderson Farah. Em 2011 assina a direção geral do espetáculo “Os Festivais e o Sonho”, da cantora Fátima Regina. Ainda em 2011, Robson

Farah lançou o CD “Andar nas Nuvens”. O álbum traz 11 faixas autorais, a releitura de “Paciência” de Lenine e Dudu Falcão e a cuidadosa produção de Ricardo Feghali, do grupo Roupa Nova. Em 2012, Robson Farah assina a direção do Show “Tons de Chuva”, com a cantora Eline Porto. Agora Robson Farah apresenta o seu 1º DVD, gravado em maio de 2012, no Teatro Municipal de Niterói. Recentemente, Robson Farah apresentou o seu 1º DVD, “Robson Farah Ao Vivo”, gravado em maio de 2012, no Teatro Municipal de Niterói. E neste ano, mais um sucesso foi marcado em sua carreira com o DVD “Andar nas Nuvens”.


2 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2013

Casa em primeiro lugar Salada boa I

Cozinhe a beterraba inteira. Depois de fria, retire a casca e corte em fatias não muito grossas. Tempere-as com sal, azeite e suco de laranja. Ficará melhor se preparada com algumas horas de antecedência.

Salada boa II

Descasque o chuchu, corte em pedaços no tamanho de sua preferência e cozinheos no vapor. Á parte, prepare um molho misturando azeite e tempero para salada em pó (encontrado nos supermercados). Junte mais sal, se quiser, e vinagre com sabor de alho (que você também encontra pronto). Regue os pedaços de chuchu cuidando para que fiquem imersos. Deixe na geladeira de um dia para o outro.

Pepinos

ÁRIES (21/03 a 20/04) Não lance críticas duras ou comentários indiretos. Marque datas para resolver os assuntos pendentes e exija que façam o mesmo. Semana muito agradável para você.

Aproveitando tudo

TOURO (21/04 a 20/05) Você tem recursos para tomar boas decisões. Não exija demais dos outros, nem entre em divergências com quem trabalha com você. Aproveite e tire uns dias para descansar.

Se você acha que o pepino é indigesto, não o descasque. Basta lavá-lo cortá-lo com a casca, pois nela estão as enzimas que ajudam na digestão.

Use as partes não convencionais dos alimentos como talos, cascas e aparas. Aproveite a água em que cozinhou os legumes ou as carnes para preparar outros pratos. Use também sementes, como a da abóbora que, seca e salgada, serve como aperitivo.

Bem gostoso

Ao preparar aquela massa de bolo salgado no liquidificador, experimente juntar salsinha picada quando estiver pronta. Nesse caso, apenas misture a salsinha e não bata mais a massa.

Preste atenção

Café mais gostoso

Cafezinho é bom e anima em todos os momentos. Se quiser incrementar o sabor, junte ao pó canela e chocolate em pó (ou achocolatado), em quantidade a seu gosto. Depois despeje a água quente como de costume. Ficará delicioso.

HORÓSCOPO

Nem sempre aumentar ou diminuir uma receita dá certo. Fique atenta. Se precisar de maior quantidade de bolo, por exemplo, é melhor preparar duas vezes ao invés de dobrar as quantidade e bater tudo junto. Uma boa opção é bater as massas em separado e depois juntálas misturando bem e assando em fôrma maior do que aquela indicada na receita.

Banana rápida

Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Polvilhe com açúcar e canela e leve ao micro-ondas, em potência alta por um minuto e meio. Sirva imediatamente.

Maionese incrementada Sabe aquela maionese de todos os domingos? Varie na cor e no sabor juntando cheiro verde picado. Outra dica é fazer uma pasta com

Bem verdinho

O brócolis ficará bem verdinho se for cozido em água com uma pitada de açúcar. Nunca use bicarbonato.

Molho encorpado

Se o molho parece desandado e não engrossa de jeito nenhum, experimente juntar maisena diluída em água. Acrescente e mexa sem parar, fica cremoso na hora. Depois de engrossado, deixe cozinhando mais alguns minutinhos.

Laranja na compota

Quando fizer compota, adicione suco de laranja na água do cozimento. O sabor ficará diferente.

alho (bem amassadinho) e mistura à maionese incrementando com uma pitada de sal e pimenta do reino.

Fique de olho

Nunca comece a preparar um prato sem antes ler toda a receita e verificar se dispõe de todos os ingredientes.

Fazendo feijoada

É deliciosa e definitivamente faz parte do cardápio do brasileiro. Apesar de ter a receita tradicional, cada um tem o seu próprio jeito de prepará-la. Uns preferem colocar apenas carnes e linguiça, enquanto que outros não abrem não do pé de porco, orelha e rabo. Mas uma dica vale para todos: sempre tire as peles das linguiças usadas no preparo. Você vai perceber a diferença no sabor.

CRUZADINHA (Plural) Alma 2. “... que a morte os separe” - O mesmo que botava fogo 3. Uma letra, seis vezes - Sinal gráfico que se usa sobre as vogais “a” e “o” para indicar nasalização 4. (Plural) Nanico 5. Sonda da NASA que foi a primeira a pesquisar de perto, um asteróide, o Eros - (Plural) Zaga 6. O ato de colocar armas - Pássaro

brasileiro também chamado papa-moscas 7. Contrário e oposto à razão, ao bom senso 8. Nome de duas aves grandes, australianas - (Plural) Idosa 9. Posta em foco, focalizada - O mesmo que sinhô 10. Um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares - Mover-se ou sustentar -se no ar

Curitiba - Uma Agência de Notícias da Espanha 2. (Abrev.) Imposto Territorial Rural “... Seis”, novela que já foi exibida pelo SBT 3. Um Estado do Nordeste brasileiro 4. (Plural) Rara - Sigla do Amapá 5. (Abrev.) Association of Rehabilitation Nurses - Barulho, som 6. (Feminino) Ator - (Abrev.)

A extinta Alemanha Oriental, também conhecida como República Democrática Alemã 7. Eu leio, ele ... - Derrubado, tombado 8. Um Estado do Centro-Oeste 9. Dar aviso a, fazer saber a Preceptora que cuida da educação de crianças, em casa de famílias nobres ou ricas 10. Serve para salgar - Tem em dispositivos como radares e sonares

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Já é hora de dizer o que gostaria de ver alterado na esfera sentimental. Terá de ser muito hábil para não ser ultrapassado. Pense em seus sonhos mais íntimos e tente realizá-los.

VERTICAIS: 1)paraná - efe; 2)itr - éramos; 3)pernambuco; 4)raras - ap; 5)arn - ruído; 6)atriz - rda; 7)lê - caído; 8)mato grosso; 9)avisar - aia; 10)sal - sensor. HORIZONTAIS: 1)pipa - almas; 2)até - ateava; 3)rrrrrr - til; 4)nanicos; 5)near - zagas; 6)armar - irré; 7)absurdo; 8)emu - idosas; 9)focada - siô; 10)esopo - voar.

RESPOSTAS

Um Time Show de Bola 3D

› GÊNERO: Aventura, Animação › CLASSIFICAÇÃO: Livre › HORÁRIOS 3D (Dublado): 14h30, 16h40,

› SINOPSE: Vovô Sem Vergonha - Irving

› SINOPSE: Desde garoto Amadeo é afic-

Zisman (Johnny Knoxville) é um senhor de 86 anos que viaja ao redor dos Estados Unidos ao lado de seu neto Billy, de apenas oito anos. Durante o percurso ele permite que o garoto fume, ofenda as pessoas e beba bebidas alcóolicas, o que gera protestos das pessoas à sua volta.

LIBRA(23/09 a 22/10) Semana de novas emoções. De forma natural pode desenvolver um novo romance. Conte com pequenos, mas importantes avanços. Curta mais a sua família.

PEIXES (19/02 a 19/03) Não acumule tensões que acabarão por perturbar uma relação. Terá de repetir tarefas. Seja mais minucioso em seus afazeres para que o entendam com mais clareza.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO CINEMAGIC MACAÉ DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 14 anos › HORÁRIOS (Legendado): 14H50, 17h40, 19h30, 21h20

VIRGEM (23/08 a 22/09) Não faça os outros andarem ao sabor dos seus desejos. Trabalhe por áreas ou setores; defenda soluções de longo prazo. Lembre-se que dias melhores virão em breve.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Ponha limites à sua teimosia. Deve ter mais atenção à sua situação financeira; controle melhor a sua conta bancária. Se ainda não tiver, abra uma caderneta de poupança e comece a poupar.

CINEMA Vovô Sem Vergonha

LEÃO (22/07 a 22/08) Terá bom retorno dos seus afetos, vai sentir-se estável. Demonstrará grandes capacidades no tratamento de questões problemáticas. Siga se instinto e será feliz.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Todos os acontecimentos sucederão a um ritmo mais rápido do que o habitual. Não são aconselháveis gestos autoritários. Aja sempre com diplomacia.

Verticais

1. O Estado brasileiro, cuja capital é

CÂNCER (21/06 a 21/07) Momentos de grande intensidade sentimental. Fase ascendente no domínio econômico embora possa ser transitória. Melhor coisa a se fazer é economizar seu rico dinheirinho.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Está muito motivado, lute por uma relação mais estável. Seja muito firme na defesa dos seus interesses ou podem passar-lhe a perna. Fique de olho bem aberto.

Horizontais

1. Espécie de papagaio de papel -

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Conseguirá facilmente fazer valer os seus pontos de vista. Boa semana para pensar ou realizar novos projetos. Sucesso no amor. Descanse, afinal ninguém é de ferro.

17h50, 18h50

cionado por totó, tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel, um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de totó entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinhei-

ro quer transformar a cidade natal em uma espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.

Crô - Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS: 14h40 | 16h20 | 18h00 | 19h45 | 21h40

› SINOPSE: Após herdar a fortuna de Te-

reza Cristina, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô” (Marcelo Serrado), está cansado da vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova musa a quem possa dedicar sua vida, ele inicia uma busca pessoal que faz com que entreviste diversas peruas. Seu objetivo é encontrar aquela que seja melhor qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa. Entretanto, após muito avaliar, acaba percebendo que sua musa ideal é justamente aquela que jamais havia imaginado.

Infectados

› GÊNERO: Terror , Ficção científica › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO 3D (Dublado): 20h, 21h50 › SINOPSE: Quando uma chuva de mete-

oros atinge uma espaçonave, quatro astronautas perdem contato com as bases na Terra e ficam presos no espaço. Além deste grande problema, eles percebem que eventos sobrenaturais esperam por eles no universo.

Jogos Vorazes - Em Chamas

› GÊNERO: Ação , Drama , Ficção científica

› CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIOS (Dublado): 15h, 18h45, 21h › SINOPSE: O filme baseado na trilogia dos romances de Suzanne Collins, relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos

“jogos vorazes”, espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como “tributo”, deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Thor - O Mundo Sombrio

› GÊNERO: Ação, Fantasia › CLASSIFICAÇÃO: 10 anos › HORÁRIOS (Dublado) 15h30, 21h30 › SINOPSE: Thor (Chris Hemsworth) e

Jane Foster (Natalie Portman) terão que se adaptar à nova dinâmica intergaláctica causada pela ausência de Odin (Anthony Hopkins). A trama será passada nos Nove Mundos presentes na mitologia nórdica.

Meu Passado me Condena Nacional

› GÊNERO: Comédia › CLASSIFICAÇÃO: 12 anos › HORÁRIO: 16h45 › SINOPSE: Quando Fábio (Fábio Porchat) e

Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.


MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2013

Caderno Dois 3

Kelvin Karvalho kelvin.karvalho@uol.com.br

Saúde importante E por aí vai

Exame rápido

Todos sabemos que é sempre a mesma coisa: choveu, Macaé encheu. E o problema não é só por aqui. Grande parte do mundo está sofrendo com as inundações e chuvas. E conversa pra “boi dormir” que Macaé está abaixo no nível do mar. A população não ajuda com o lixo, cansamos de ver sacolas passeando pelas calçadas, lixo jogado pela rua o que só tem um destino: os bueiros que escoam as águas das chuvas.

Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a Aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8. A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento domingo (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos.

Enquanto no Brasil Sujeira

A famosa “língua negra” que não demora e vai escoar nas areias das praias, e será muito bem espalhada pelas mídias sociais após chuvas fortes, muitas vezes não é esgoto na areia não. É o fruto de bueiros entupidos de lixo que vai se desfazendo e correndo pela rede coletora de águas pluviais perto da orla.

Ceia de Natal

Já existe muita gente fazendo pesquisa nos supermercados. Porém como tudo está com preço alto, uma grande maioria vai optar por ceias alternativas com comidas mais econômicas mas sem perder o espírito natalino.

Consumo

Os consumidores estão mais atentos ao seu orçamento neste Natal. De acordo com um levantamento realizado pela Deloitte sobre os hábitos de consumos dos brasileiros, 54% dos compradores pretendem pesquisar mais antes de comprar os presentes. Além disso, os resultados indicam que o brasileiro está passando por uma mudança em seus hábitos de consumo e em seu planejamento financeiro. Por exemplo, a quantidade de entrevistados que planejam economizar seu 13º salário subiu 50% em relação ao ano passado, totalizando 36% dos consumidores; já 35% planejam quitar dívidas com o benefício.

Mobilidade Urbana

A secretaria precisa dar uma passadinha pelo Parque Aeroporto. Durante a tarde, o trânsito de lá é “terra de ninguém”. Parece a Índia, faltando apenas os elefantes passeando entre os carros. Ninguém respeita as leis de trânsito, motociclistas e ônibus avançam sinais, carros e motos atravessam em contramão. É o circo dos horrores nas ruas.

Como sempre, curtindo os finais de semana Éliton Coelho e Ney Abreu

AGENDA CULTURAL Jomapina Atelier

A artista plástica Jomapina Atelier oferece aulas de pintura em tela, pintura em tecido e desenho artístico no Lagomar - Av. Visconde de Quissamã, 358. › SERVIÇOS: Aulas de pintura e desenho Informações: (22) 999389854

*** Melanina Carioca

A banda Melanina Carioca se apresenta na próxima sextafeira (6) no Zucca Eventos. Na oportunidade, a banda vai lançar seu Single “Deixa se envolver". A noite contará ainda com a participação dos Dj's Renan Carvalho e Alex Ferreira. › SERVIÇO: Show da banda Melanina Carioca › DATA: 6 de dezembro › LOCAL: Zucca Eventos

› INFORMAÇÕES PELOS TELE-

FONES (22) 99857-4440 /

99864-6800.

*** Feira de Economia Popular

Realizada mensalmente, a Feira de Economia Popular Soli-

dária vai acontecer no próximo dia 7 de dezembro em Glicério. Conhecida como a Feira da Estação, o evento terá lugar na Praça da Estação de Glicério - 4° distrito da região serrana, das 10h às 22h, com uma variedade enorme de produtos artesanais e culinários. › SERVIÇO: Feira de Economia Popular Solidária › DATA: 7 de dezembro › LOCAL: Praça da Estação de Glicério › INFORMAÇÕES: (22) 27933633 (Gislene).

*** Path encontro

Ela está de volta. Diante do grande sucesso de sua vinda a Macaé, a loja Panos & Recortes traz de volta a Lu Gastal, para mais um curso de Pathwork. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de dezembro na própria loja, sob o comando das empresárias Juliana Borges e Elisa Silva. › SERVIÇO: curso de Pathwork › DATA: 27 e 28 de dezembro › LOCAL: loja Panos & Recortes - Rua Visconde de Quissamã › OUTRAS INFORMAÇÕES: (22) 3087-0360

NAS BANCAS

*** Bazar beneficente

Mulheres chiques da sociedade e de coração enorme realizam um Bazar de Natal beneficente ao Hospital São João Batista. O bazar funciona no Calçadão da Avenida Rui Barbosa - em frente ao Ponto Frio - chamando a atenção de clientes. O local oferece roupas novinhas (com etiquetas) doadas inclusive por lojas da cidade, e usadas, além de artigos de decoração, calçados. Os produtos são vendidos a preços incrivelmente baixos. Quem quiser ajudar pode fazer suas doações no próprio bazar, que funcionará durante o mês de dezembro. › SERVIÇO: Bazar de Natal beneficente ao Hospital São João Batista › DATA: até Natal › LOCAL: Calçadão da Rui Barbosa - em frente ao Ponto Frio

*** Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores - Rua do Sacramento

nº 63 - Imbetiba. O evento é uma realização do Organogrupoteatral, com a proposta de descobrir o artista que existe em cada participante. As vagas são limitadas. › SERVIÇO: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes › LOCAL: Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores › INFORMAÇÕES: telefones (22) 99943-1552 / (22) 98155-4320

*** Ensinando a ser bela!

Já marcando o maior sucesso está o Instituito de Beleza Anova Cosméticos em Macaé, que foi inaugurado recentemente, lançando uma linha variada de novos produtos e introduzindo na região a excelência em serviços na área de cosméticos. O novo empreendimento tem à frente os empresários Iraci e o médico Paulo Peixoto. O instituto oferece diversos cursos de automaquiagem e maquiagem profissional, ensinando às mulheres que com simples traços conseguem grandes transformações. › SERVIÇO: Cursos de automaquiagem e maquiagem profissional

› LOCAL: Instituito de Beleza Anova Cosméticos - Av. Rui Barbosa, 312 - Shopping Aloha › INFORMAÇÕES: (22) 2772-0615

*** Neuróticos Anônimos

Problemas com depressão, solidão, raiva, ansiedade, timidez, insônia, ciúmes, pânico e estresse? Procure o Neuróticos Anônimos, através do Grupo Conviver e Reviver, que funciona na Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar - Paróquia São João Batista. As reuniões acontecem aos domingos, de 17h às 19h. O Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos tem por base os 12 passos, que propõem um programa de vida plena de amor e felicidade e as 12 tradições, que propõem uma convivência harmoniosa com todas as outras pessoas. › SERVIÇO: Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos › DATA: Aos domingos › HORÁRIO: das 17h às 19h › LOCAL: Paróquia São João Batista - Rua Prefeito Moreira Neto, 72 - 3º Andar › INFORMAÇÕES: telefone (22) 9962-7071 / e-mail podersuperior12@gmail.com

*** Novo site

O site da Igreja Água Viva (www.igaguavivamacae.com. br) ganha modernidade, já agradando ao público. Super atualizado, o site apresenta fotos dos últimos eventos (Encontro das Casas de Obede Edom, Reino em Ação, Encontro dos Casais, Dia Feliz no Novo Cavaleiros, Água Viva Fashion Day no Novo Cavaleiros e homenagem pelo Dia das Mães nas igreja do Centro e do Novo Cavaleiros) na seção de fotos; e notícias diversas. Há inclusive os cultos da Igreja Água Viva do Centro disponíveis na seção de vídeos. Outro ponto é a agenda de eventos na página inicial do site. COMO DIVULGAR OS INTERESSADOS em di-

vulgar eventos em Macaé e região podem entrar em contato com a jornalista Isis Maria, através do telefone (22) 2106-6060 - ramal 216 / ou 9985-3569 - 99276822 ou pelo e-mail: isismaria@odebateon.com.br


4 Caderno Dois

MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2013

CULTURA

Livro de historiador conta a história de Conceição de Macabu O livro “Conceição de Macabu: das origens até a segunda emancipação” será lançado este mês pela editora Macuco

U

m livro para lá de incrível. Assim, pode-se definir o livro “Conceição de Macabu: das origens até a segunda emancipação”, escrito pelo professor de História Marcelo Abreu Gomes, que fez mais da metade da obra, e pelos historiadores Arthur Soffiati, Carlos Marchi e Tarcísio Bastos. Esse livro vai ser lançado este mês pela editora Macuco e, para ser totalmente feito, durou três anos e meio, só de pesquisas. Marcelo Abreu vai fundo nas entrevistas para dar uma maior visibilidade à história de Conceição de Macabu, que foi distrito de Macaé. Para isso, ele em vários trechos usou de entrevistas com personalidades políticas e populares, as quais vivenciaram o segundo processo de emancipação de Conceição de Macabu. Foram mais de vinte entrevistas, a maior parte com anciãos e anciãs de 98 a 109 anos. Como exemplo deste trabalho de campo, em que utilizou de recursos como historiador, Marcelo entrevistou a idosa Zeni Restum, filha de um imigrante português e esposa do general Naim Restum. Ela fala muito dos efeitos da crise de 1929, onde a região de Macabu foi proporcionalmente menos atingida que seus vizinhos serranos, por não depender somente da economia cafeeira. - Outra entrevista foi com um antigo deputado estadual, Francisco Freire de Morais, que relatou em minúcias as disputas internas na ALERJ entre deputados pró e contra a emancipação. Por fim, também entrevistei Francisco Ferreira do Cabo, o Cabinho, político, ativista social e elemento presente em quase todos os governos municipais entre 1952 e 1982, narrando fatos do cotidiano da emancipação e dos primeiros governos. O autor conta que tanto para Conceição de Macabu quanto para Macaé, trata-se do material mais atualizado sobre temas diversos como: as razões do povoamento do interior do município de Macaé, a evolução na distribuição das propriedades rurais e as emancipações de Conceição de Macabu, in-

DIVULGAÇÃO

Professor Marcelo Abreu em aula na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) cluindo aí as disputas políticas. Sobre os artigos que escreveu para o livro, Marcelo é enfático: “eu cuidei de dois assuntos em três capítulos: das razões do povoamento de Conceição de Macabu e seu desenvolvimento até as primeiras grandes transforma-

ções sociopolíticas; e, das duas emancipações, já que Macabu tornou-se município duas vezes, em 1891-1892 e 1952. Ele comenta que no primeiro artigo utilizou farta bibliografia e diversificadas fontes primárias (registros paroquiais, cartoriais, cartas

PROMOÇÃO

Shopping sorteará um Carro no Natal A cada R$200 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer neste natal, os clientes do Shopping Plaza Macaé poderão participar da promoção Hiper Natal 2013 Plaza Macaé e Itaucard e concorrer no sorteio de um carro Hyundai HB20 entre os dias 28 de novembro e 24 de dezembro. Para participar, é necessário somar R$200 em compras nas lojas participantes da promoção e trocar por um cupom. Os clientes que efetuarem as compras com os cartões Itaucard ganharão o dobro de cupons. Além da promoção para os clientes, o shopping também fará ações de incentivo com lojistas em parceria com a Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco responsável pela captura de transações de crédito e débito das maiores bandeiras nacionais e internacionais. O sorteio da promoção Hiper Natal 2013 Plaza Macaé e Itaucard será realizado no dia 26 de dezembro, às 20h, na Praça de Alimentação do Shopping, quando será anunciado o ganhador. Para adquirir o cupom de participação, o cliente de-

ve apresentar no balcão de trocas as Notas Fiscais das compras, somando o valor de R$200. Elas podem ser acumulativas, feitas no período de 28 de novembro a 24 de dezembro de 2013, em mais de uma loja participante da promoção e em qualquer forma de pagamento. Os clientes que efetuarem as compras com os cartões Itaucard em máquinas de qualquer bandeira ganharão o dobro de cupons. Nesse caso, para adquirir o cupom extra, é necessário apresentar as Notas Fiscais das compras, somando o valor de R$200, sendo que todas elas devem ter sido feitas com Itaucard. Além disso, é preciso levar as Notas do cartão de crédito ou débito com o qual as compras foram realizadas e o cartão utilizado. Absolutamente todos os cupons ficarão cadastrados em nome da pessoa proprietária do cartão de crédito ou débito apresentado. No caso de ser compra em dinheiro também. Não haverá cadastro na promoção em nome de terceiros em nenhuma hipótese. Todos os cupons deverão ser depositados em uma única urna localizada na Entrada Leste do Shopping, ao

lado do prêmio a ser sorteado, para participar de forma acumulativa até o final da promoção. Importante lembrar que, excepcionalmente, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, somente serão aceitos notas e cupons emitidos até às 17h30, já que o balcão de trocas encerrará suas atividades às 18h e a urna será lacrada às 18h30. A listagem das lojas participantes estará disponível no site do Shopping Plaza Macaé e no balcão de troca de cupons. Promoção válida de 28/11/2013 até as 17h30 do dia 24/12/2013, para compras realizadas a cada R$200,00. Consulte as lojas participantes ao lado do Balcão de Trocas. Consulte o Regulamento no site www.shoppingplazamacae. com.br e no Balcão de Trocas da promoção. Certificados de Autorização SEAE/ MF nº 06/0483/2013 e nº 06/0561/2013. Está imperdível o Natal do Shopping Plaza Macaé, que fica na Avenida Aluisio da Silva Gomes, 800 - Granja dos Cavaleiros. Curta a página do Shopping no Facebook: www. facebook.com/plazamacae. Mais informações pelo telefone (22) 3311-5454.

de sesmarias, etc.) para fazêlo. Já o segundo tema foi desenvolvido não só com base em material documental, mas também, valendo-se de testemunhas oculares do processo emancipacionista. É bom lembrar que o trabalho é, ao mesmo tempo, uma home-

nagem aos 60 anos da emancipação definitiva de Conceição de Macabu e, também, uma atualização dos dados históricos acerca das etapas formadoras do município, desde suas populações primitivas, até meados da década de 1950. Para valorizar a história des-

se município vizinho e para conhecer melhor até mesmo a história da Capital Nacional do Petróleo, fica aí a dica para pesquisadores, estudantes e curiosos, além de estudiosos: “Conceição de Macabu: das origens até a segunda emancipação”. Esse é o livro!

Caderno2 03 12 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you