2 minute read

Prevenção e cura através das terapias alternativas

CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E MILENARES SÃO UTILIZADOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM MODERNO

Hoje, muito se fala sobre os tratamentos alternativos, técnicas baseadas em conhecimentos antigos que ajudam a curar e prevenir doenças e mal estar. Trata-se de métodos que não utilizam manipulação sintética de remédios, mas sim de células vivas de plantas, animais e microrganismos. Além disso, por não serem invasivos, costumam trazer mais tranquilidade ao paciente e podem complementar outras formas de tratamentos.

Advertisement

Essas terapias costumam aliviar dores físicas, melhoram a postura corporal e o sistema respiratório, com a vantagem de que reduzem o estresse provocado por tratamentos invasivos e promovem bem-estar. Para conhecimento de nossos leitores, selecionamos algumas dentre muitas para que se surpreendam com seus benefícios. Confira algumas opções.

Acupuntura

Talvez uma das mais conhecidas, consiste na utilização de agulhas metálicas espetadas em pontos energéticos específicos do corpo. É uma técnica de origem chinesa que auxilia em vários tratamentos, distúrbios digestivos, respiratórios e neurológicos.

Aromaterapia

Utiliza substâncias extraídas de vegetais, os óleos essenciais, para que através de seus aromas possa promover sensação de bem-estar. Seu uso é muito antigo e estimula diversas partes do cérebro, pois causam estímulos sensoriais no organismo que podem ajudar no tratamento físico e emocional.

Arteterapia

Utiliza métodos e expressões artísticas como pintura, dança e escrita como função terapêutica. Seu objetivo é voltado para o cuidado da área neurológica, cognitiva e emocional, sendo frequentemente utilizada no tratamento de questões psiquiátricas e psicológicas.

Dança Circular

É uma forma de dança de grupo em roda que auxilia no aprendizado e conexão entre seus participantes. Sua abordagem favorece a saúde mental, física e emocional enquanto promove integração e socialização, ajudando também na confiança, concentração e memória.

Cromoterapia

Também conhecida como Terapia das Cores. É um tipo de terapia que utiliza cores básicas como vermelho, azul e verde para ajudar no tratamento de males como febre, insônia e disfunções psiquiátricas. Acredita-se que cada cor possua uma vibração diferente e uma capacidade terapêutica específica.

Fitoterapia

É a forma terapêutica mais antiga da humanidade. Usa plantas medicinais para tratar e cuidar das mais variadas doenças, como alergias, asma, depressão e problemas digestivos. Além de estimular o sistema imunológico, ajuda a regular os hormônios e não causa dependências.

Meditação

Aqui o indivíduo busca focar mentalmente em algo, seja uma paisagem ou objeto, a fim de alcançar um estado de clareza mental e emocional que traga equilíbrio. Através da sua prática é possível trabalhar a sensação de tranquilidade, concentração e a redução de estresse e ansiedade.

Musicoterapia

Usa música para tratar doenças psicossomáticas. Promove comunicação, expressão e aprendizado. Sua indicação é frequentemente feita para pessoas com distúrbios de comunicação, expressão e problemas neurológicos.

Terapia de Florais

É uma técnica simples e natural que atua não só no físico como no mental. Os florais ajudam a harmonizar e equilibrar a personalidade, reagindo contra sentimentos negativos como irritação, medo, ansiedade e raiva.

This article is from: