7 minute read

Bibliotecas Escolares

Após um período de confinamento, que alterou todos os nossos hábitos pessoais e profissionais, foi com muita alegria que iniciamos mais um ano letivo com aulas presenciais. Para fazer face a este novo contexto houve necessidade de reinventar rotinas, oferecendo à comunidade a possibilidade de continuar a usufruir das dinâmicas a que sempre estiveram habituados e outras que, por serem inovadoras e diferentes, acompanharam os tempos mais difíceis. A biblioteca continua a reinventar-se e a adaptar-se à nova realidade. Neste contexto, procedeu-se à elaboração e divulgação do Plano de Contingência, à demarcação dos circuitos de segurança das bibliotecas e à operacionalização dos procedimentos de segurança adequados.

As bibliotecas abriram as suas portas, com os devidos cuidados, e apresentaram um leque variado de novas aquisições para despertar e motivar os alunos para a leitura. Na exposição, os alunos encontraram livros de diferentes assuntos e formatos, tais como: História, Ciências, Artes, Psicologia, Literatura…

Advertisement

OUTUBRO – MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

O mês internacional das bibliotecas escolares (MIBE) de 2020 teve como tema “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar”. Questão central na atualidade, o tema pretendeu levar a uma reflexão sobre os caminhos que a biblioteca vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

Ao longo do mês, em articulação com os professores titulares de turma e educadoras, as professoras bibliotecárias prepararam o regresso à requisição domiciliária, de acordo com o Plano de Contingência traçado. Os alunos têm acesso aos livros na sala de aula para procederem à sua escolha. Quando os devolvem, ficam em quarentena.

Para complementar a requisição, foram entregues, aos alunos mais crescidos, um Passaporte de Leitura que contará com o acompanhamento do PT e dos EE. Neste ficam registados os dados sobre cada livro e respetiva apreciação, para mais tarde recordarem e partilharem.

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Neste contexto de pandemia, foi necessário adaptar também as sessões de formação de utilizadores. Para tal, foi realizado um vídeo onde se expuseram as regras de utilização da biblioteca a vigorar no presente ano letivo. Este vídeo foi enviado a todos os diretores de turma para ser exibido nas aulas de Cidadania.

DIA DO PROFESSOR

Para assinalar o dia que homenageia todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos, a Biblioteca pediu aos alunos que completassem a frase "Ser Professor é..." Eis algumas das frases que os alunos escreveram:

Ser professor é ser paciente e ajudar os alunos.

Ser professor é nunca desistir dos seus alunos.

Ser professor é criar amizades fortes. Ser professor é trabalhar até mais não, para ajudar e ensinar.

Ser professor é ajudar os alunos e ser carinhoso. Ser professor é ser família para os alunos.

Ser professor é ensinar os alunos a serem melhores pessoas. Ser professor é ser sábio.

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

No Dia da Alimentação, a biblioteca distribuiu "cenouras" para abrir o apetite a leituras saudáveis.

Poemas da horta e outras verduras, Manuela Leitão

ENCONTRO COM JOSÉ FANHA E DANIEL COMPLETO

No âmbito da comemoração do mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar promoveu um encontro online com o autor José Fanha e o músico Daniel Completo, no dia 27 de outubro, na plataforma YOUTUBE.

Para contextualizar este encontro, foram apresentados aos alunos os principais aspetos da vida e obra de José Fanha. Para “abrir o apetite” para a leitura, as professoras bibliotecárias desvendaram um pouco sobre os livros “Os Bisnaus vão à escola” e “A poesia ao pé de mim". No final de cada sessão foram lançadas propostas de atividades.

VAMOS PARAR PARA LER!

Para celebrarmos o Dia da Biblioteca Escolar, dia 26 de outubro, a comunidade escolar do agrupamento Eng. Fernando Pinto de Oliveira, parou para ler, entre as 10:00 e as 11:00, o poema Vou morar no arco-íris de Alexandre Parafita.

A leitura deste poema foi o ponto de partida para várias iniciativas e trabalhos.

HALLOWEEN

A biblioteca assinalou o Halloween com dois divertidos poemas e umas simpáticas bruxinhas.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Mantendo o trabalho colaborativo com os docentes no âmbito da articulação curricular, foi explorada a obra da Educação Literária “A Girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa, integrada nas Metas Curriculares de Português do 2ºano de escolaridade. Como motivação para a leitura, foram expostos alguns recursos da história, como sílabas para formar palavras essenciais e, ainda, os elementos centrais do livro. No final da sessão foram propostas diversas atividades sobre a história.

NATAL NA ESCOLA

Nesta época, a biblioteca encheu-se de livros alusivos ao natal e outros do agrado dos alunos.

CONTOS DE NATAL

 “A Oficina do Pai Natal” de Cristina Quental e Mariana Magalhães O Natal é uma época especial, por isso as professoras bibliotecárias convidaram os alunos a embarcar com a professora e os seus alunos numa viagem maravilhosa ao sítio onde a magia acontece. Ao ouvirem a história, os alunos foram descobrindo como se prepara tudo para a noite mais esperada do ano.

 “Os Sapatos do Pai Natal” de José Fanha Já próximos da época natalícia, ninguém sabe os contratempos que um Pai Natal sofre para levar, a tempo e horas, todas as prendas que as crianças irão receber na manhã de cada dia 25 de dezembro! Quando chega dezembro, todos os Pais Natais andam de um lado para o outro com o coração nas mãos.

“Um poeta guloso, comilão e bem-disposto” foi convidado para substituir o Pai Natal, o verdadeiro, o que vive na Lapónia. Na verdade, ele tinha tudo para ser um ótimo Pai Natal: uma barriga redondinha, bochechas vermelhas e barba branca, e, sobretudo, uma enorme vontade de fazer as crianças felizes. No final de cada sessão, os nossos alunos ficaram encantados e atentos aos sapatos do Pai Natal. Foi lançada a proposta de construírem, em família, umas botas para o Pai Natal, em materiais reciclados.

PROJETO ALER+

No âmbito deste projeto, o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo estão a desenvolver trabalhos diversificados e criativos de acordo com o definido no início do ano letivo, a saber: - Pré-escolar: Um livro um amigo; - 1º ano: Biopoemas; - 2ºano: Quadradinhos nas Histórias; - 3º ano: Caligramas; - 4ºano: História coletiva dos finalistas do AE.

“Todos no Sofá” de Luísa Ducla Soares

Todos os trabalhos serão divulgados no blogue https://semearleiturasprojetoalermais.blogspot.com/.

CONCURSO “QUADRAS DE ANO NOVO 2021”

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB23 Eng. Fernando Pinto de Oliveira, com a colaboração da Biblioteca Escolar, dinamizou o concurso “Quadras de Ano Novo 2021” com o objetivo de estimular a criatividade e a escrita de poesia pelos jovens e atraí-los a participar ativamente em atividades de aprendizagem informal. Mais uma vez, a participação, neste concurso, foi realizada via online. Todas as quadras foram divulgadas na página do facebook da Associação de Pais.