3 minute read

EBdaAMOROSA

Dia de Aulas ao Ar Livre, 5 de novembro

Foi no dia 5 de novembro, que a turma 2 do 1.º ano realizou uma atividade no recreio da escola, alusiva ao Dia de Aulas ao Ar Livre. A atividade consistiu na procura da melhor folha de Outono, para decalque e pintura. Os alunos adoraram, foi uma experiência muito gratificante para todos.

Advertisement

T2 EB Amorosa

Em dia de aulas ao ar livre, foi “Tudo ao Contrário”, com Poemas de Luísa Ducla Soares que saíram do armário. Saímos da sala, no recreio fomos ler. Com tamanho entusiasmo e uma folha para escrever. Era o vento a soprar Numa manhã de outono, em cada rima do poema, uma boca fechada de sono.

Turma 5, EB Amorosa

Magusto na Escola

Como é tradição, no dia 11 de novembro, o dia de S. Martinho foi comemorado na escola da Amorosa, com castanhas assadas e construção de lindos cartuchos, nas salas. Fica aqui o registo dos momentos de partilha a saborear as deliciosas castanhas e dos cartuchos realizados pelos alunos. Este ano de forma diferente, com distanciamento social, sem nos juntarmos às outras turmas, mas divertido na mesma!!!!

JI Amorosa

Já é Natal…

Chegou o mês de dezembro e com ele a vontade de preparar a época festiva preferida dos alunos, o Natal… Estiveram muito ocupados a realizar lindos trabalhos para decorar a sala e a preparar lindas surpresas. O Sr. Pinheiro em origami, para eles, um lindo postal pintado para oferecer aos avós e lindas capas para arquivar as avaliações. Tudo feito com muito cuidado e amor! Aqui está o resultado… Boas Festas!

DOCES de Natal

No dia 14 de dezembro, com a preciosa colaboração das senhoras da cantina e da cozinheira, D. Elvira, os alunos da T6, do 4º ano EB Amorosa, observaram como cozinhar aletria. Na sala de aula, depois de escreverem a receita, saborearam este típico doce de Natal. Tão Bom! Obrigada às senhoras da cozinha da EB Amorosa.

T6, 4º ano EB Amorosa

CAÇAR-SONHOS

Os alunos do 3º e do 4º ano da EB Amorosa, construíram o seu amuleto para caçar-sonhos, na última semana de aulas do 1º período letivo. Foram horas de aprendizagem, em que várias competências foram desenvolvidas, durante a construção do Caça-Sonhos. De acordo com a nossa pesquisa, este objeto (dreamcatcher, em inglês) é conhecido com vários nomes: filtro de sonhos, apanhadores de sonhos, cata-sonhos, espanta-pesadelos. É um amuleto da cultura indígena, criado para velar o sono dos bebés e das crianças. Assim, a «tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebés e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.» (Wikipedia) Este trabalho foi possível graças à gentileza da equipa do Museu Quinta de Santiago. Na impossibilidade de os alunos se deslocarem à Casa de Santiago, devido ao plano de contingência provocado pelo Covid-19, a equipa do museu ofereceu a cada aluno um kit com todo o material necessário à montagem do Caça-Sonhos, enviando, ainda, um vídeo/tutorial ensinando como proceder. Os alunos do 3º a do 4º ano, agradecem e ficam à espera de mais iniciativas. Boas Festas e Bom ano 2021!

T4, T5 e T6 da EB Amorosa