2011 ANO HOLANDA-BRASIL
24 de abril de 2011
•
Fascículo
Nº 16
Almanaque Imigrantes é uma publicação do Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí
F
EDITORIAL • O poder da propaganda... H
Conheça o Parque Histórico de Carambeí! Esta frase foi muito divulgada através dos meios de comunicação e realmente surtiu o efeito desejado. Na semana de comemoração do centenário e nos domingos seguintes, muitas pessoas visitaram o Parque. Queriam não só conhecer o local, mas também a história da imigração holandesa. A propaganda foi muito importante! Ela apresentou os atrativos do local e destacou a cooperativa, a escola e a igreja, como um tripé, que fez o povo permanecer unido. Assim, os cristãos tiveram seu espaço para reafirmar sua confiança em Deus e o fizeram recordando as palavras registradas no Salmo 90.1: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração
F
LEITURA H
O livro Falando de Histórias - volume I foi lançado durante a Festa do Centenário. A obra é o primeiro volume de uma coletânea de doze temas sobre a vida dos imigrantes holandeses em Carambeí. Os assuntos deste volume são: sociabilidades, religiosidade, mulheres, arte e cultura, arquitetura e cooperativismo. Outros seis temas vão compor o próximo volume. A produção da obra envolveu vários escritores, sob a organização do professor Niltonci Batista Chaves. Falando de Histórias – volume I é o segundo livro da Coleção Imigrantes, projeto composto de quatro obras e do periódico Almanaque Imigrantes, que tratam da história da imigração holandesa. Mais informações no site do Parque.
em geração.” A propaganda também foi muito importante e usada na Bíblia. Na época, a mídia era usada de forma diferente. Deus usou os seus anjos, os profetas, os evangelistas, os apóstolos e o seu próprio Filho como mensageiros. Desta forma conseguiu fazer sua Palavra chegar ao coração das pessoas. A mensagem da Páscoa (Ressurreição), por exemplo, foi transmitida de forma fantástica. Assim o anjo proclamou: “ELE NÃO ESTÁ AQUI, MAS RESSUSCITOU!!!” Que impacto! Um anjo de Deus trazendo esta Boa-Nova para aquelas mulheres. Hoje, a igreja e os cristãos têm o mesmo desafio: Levar a sua Palavra ao coração
F
das pessoas. Anunciar que: “Jesus ressuscitou!” Esta é a grande mensagem a ser proclamada na Páscoa e cada pessoa é convidada a abrir seu coração, acolher e retransmitir esta mesma mensagem com alegria e entusiasmo. Seja também um instrumento de Deus e faça a sua “propaganda” dizendo que a Páscoa é vida, é alegria, é a ressurreição de Jesus, e porque Ele ressuscitou, todo o que Ele crê, também ressuscitará para a vida eterna. Feliz e abençoada Páscoa! Pr. Libório Frederico Kissmann Pastor na Igreja Evangélica Reformada de Carambeí – Colônia.
VARIEDADES H
O Parque Histórico de Carambeí vai receber, nos dias 4 a 11 de maio, a Expocarambeí, uma das maiores feiras de gado leiteiro do país. Esta será a sétima edição da exposição e fará parte das comemorações do Centenário da Imigração Holandesa no Brasil. A organização da feira é realizada pela Prefeitura Municipal de Carambeí, com o apoio da Batavo Cooperativa Agroindustrial. A Expocarambeí apresenta o melhor da genética em gado leiteiro da região, que recebeu o primeiro rebanho puro da raça holandesa em 1947, trazido por imigrantes com o objetivo de melhorar a produção de leite. A região dos Campos Gerais é considerada uma das mais produtivas da agropecuária nacional, especialmente no ramo de laticínio, cujo destaque é a produção diária, que alcança 20 litros por animal, enquanto a média nacional é de 4 litros. Com o reconhecimento da genética apresentada em pista, a comercialização de animais durante a exposição é valorizada, favorecendo o incremento financeiro no negócio do leite para o produtor.
www.parquehistoricodecarambei.com.br