



Agrupamento de Escolas de Azeitão
Agrupamento de Escolas de Azeitão
7 Partilhas porque somos 7 Escolas
7 Partilhas porque o 7 significa Renovação
7 Partilhas porque sai próximo do dia 7 de cada mês
No âmbito da Fase Local do Desporto Escolar, o Agrupamento de Escola de Azeitão deslocou-se no dia 29 de março ao Agrupamento de Escola Maria do Carmo Serrote para disputar mais uma jornada na modalidade de Ténis de Mesa, desta feita na competição por equipas no escalão iniciados masculinos.
O encontro contou com a participação dos Agrupamentos de Escolas da Boa Água e Maria do Carmo Serrote, tendo sido vencido pelos nossos atletas Duarte Otero (9ºB), Tiago Oliveira (9ºB) e Tomás Neves (9ºH).
O Professor de Educação Física
Nos dias 10, 11 e 14 de abril, decorreu a ação de formação: "O autocuidado no adulto que trabalha com crianças e jovens - Para uma Escola cada vez mais Consciente", dirigida aos Assistentes Operacionais da escola sede.
A Adjunta da Diretora
Sofia Milheiro
Esta formação, dinamizada pelas formadoras Rute Pinto e Margarida Viegas Leitão, teve como principal objetivo fortalecer a consciência relacional e emocional destes profissionais de educação que, diariamente, lidam com as nossas crianças e jovens.
Assim, ao longo de três sessões presenciais, com uma abordagem teóricoprática e participativa, foram explorados temas como o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, a importância da autoestima, a comunicação consciente, a gestão de conflitos e, sobretudo, o autocuidado dos próprios profissionais. Através de dinâmicas de grupo, partilhas e reflexão, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir/consolidar técnicas para lidar com os desafios do contexto escolar de forma mais empática, positiva e consciente.
Deste modo, acreditamos que esta ação vem reforçar a importância do papel dos Assistentes Operacionais como agentes fundamentais na construção de um ambiente escolar saudável, onde o bem-estar de todos – adultos e crianças – é valorizado!
Por último, agradecemos à Câmara Municipal de Setúbal, cujo contributo foi fundamental para a sua concretização.
Decorreu no dia 25 de março de 2025, pelas 11h, a Cerimónia do Hastear da Bandeira “Escola Azul”, na Escola Básica da Brejoeira.
Estiveram presentes nesta Cerimónia, o professor Pedro Costa, Adjunto da Diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, em representação da sra. Diretora, prof.ª Gisélia Piteira; a sra. Presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, a sra. Rute Portugal, em representação da Associação de Pais da Escola da Brejoeira, a sra Susana Lage, delegada comercial da Porto Editora, bem como todas as turmas do 1.º Ciclo e Pré-Escolar.
A Coordenadora da Escola Azul, prof.ª Antónia Félix, deu início à Cerimónia, referindo a importância de preservarmos o meio ambiente e o Oceano, sendo este um dos princípios que defende a Escola Azul.
A sra. Presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, parabenizou a Escola por esta iniciativa e por todos os envolvidos na mesma.
Os embaixadores da Escola Azul, Ellie Freitas e David Mendes e as colegas Mara e Sofia Tostka transportaram Bandeira até ao mastro.
Após o içar da Bandeira, os embaixadores da Escola Azul leram o seu compromisso para com a mesma:
“Nós, David e Ellie, enquanto Embaixadores da Escola Azul, comprometemo-nos a respeitar o Oceano e a participar neste Projeto, sensibilizando todos os alunos, professores e comunidade educativa para a importância e preservação do Oceano e da vida marinha, transmitindo mensagens e realizando atividades que promovam a diminuição do impacto ambiental sobre os mesmos. ”
A Coordenadora da EB da Brejoeira
Nos passados dias 7, 8 e 9 de abril, tivemos mais uma etapa dos “Dias com Vida”, uma iniciativa que abrange todo o nosso Agrupamento de Escolas de Azeitão.
Nestes dias, sobretudo, procuramos o melhor da Escola e trazemos para a Escola o melhor de nós próprios.
Partilhamos emoções, experiências, lanches, histórias, saberes, sorrisos e gargalhadas, enfim… procuramos divertirmonos convivendo de uma forma salutar, alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais… e mais quem queira aparecer!
Já vivemos os “Dias com Vida” dos Departamentos de Línguas e de Matemática e Ciências e agora foi a vez dos “Dias com Vida” do Departamento das Expressões: a Educação Especial, as Artes Visuais e Tecnológicas (EV; EDV; ETL), as Artes Musicais (EM) e as Artes do Movimento e Desporto (EF)! E, esta data, coincide com a aproximação da Páscoa, que também nos move ao encontro do renascimento do amor e da paz entre nós e, também, entre todos os seres no nosso Planeta Terra, pelo que alguma das atividades se dedicaram a esta temática.
As atividades foram dinamizadas, em diferentes momentos e diferentes espaços nas várias escolas do agrupamento, nos recreios, nas salas dos Professores, nas salas da Educação Especial, nos Campos de Educação Física, etc.!
E agora, caros/as leitores/as, são convidados/as a fazer uma visita guiada, através de alguns registos fotográficos, que apesar de se distanciarem daquilo que é a realidade, são uma amostra dos bons momentos passados em conjunto e com muita alegria.
E ficamos por aqui, nesta nossa visita aos “Dias com Vida” das EXPRESSÕES, desejando mais dias assim, desejando não esquecer a nossa expressividade individual e coletiva, a nossa liberdade artística e liberdade de SER, a nossa vontade de conviver, de aprender uns com os outros e de CRESCER num ambiente saudável.
As turmas do 3ºA, 3ºC e 4ºC, da escola da Brejoeira em parceria com a Professora Maria José Rosado, da Biblioteca Escolar, encontram-se a desenvolver o Cenário de Aprendizagem " Viajar sem sair do Lugar" - projeto de interculturalidade.
Pretende-se com este trabalho explorar as vertentes de gastronomia, cultura, dança, música, posição geográfica dos países respeitantes às diferentes nacionalidades existentes na escola e promover , nos alunos, o espírito de trabalho de e em grupo e a partilha de conhecimentos adquiridos. Neste âmbito, desafiámos o Grupo Capoeira Pura Energia a fazer uma demonstração de Capoeira no dia 29 abril, para a escola. Desafio aceite. Resultado espetacular.
O que é a Capoeira?
A capoeira é uma forma de arte e expressão cultural afro-brasileira única que combina perfeitamente luta, dança, música e acrobacia. Originou-se da resiliência e das lutas pela emancipação dos africanos escravizados trazidos para o Brasil durante o período colonial e, ao longo dos séculos, tornou-se um símbolo de resistência, liberdade e identidade cultural.
Responsável Editorial
Paulo Bonito
"O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar."
Ernest Renan (Escritor e Filósofo Francês)