
6 minute read
Notícias
Henriques & Henriques com aprovação para venda de reservatórios Hidropneumáticos no Qatar
A empresa Henriques & Henriques, S.A. acaba de obter aprovação para a venda de Reservatórios Hidropneumáticos no mercado do Qatar.
Advertisement
A permissão foi conferida pela Public Works Authority “ASHGHAL”, entidade responsável pelo planeamento, projeto, aquisição, construção, entrega e gestão de ativos de todos os projetos de infraestrutura e edifícios públicos no Qatar.
De referir que a Henriques & Henriques, S.A. é uma empresa de Ourém pertence ao grupo Henriques SGPS, especializada no fabrico e comercialização de reservatórios metálicos, destinados ao armazenamento de combustíveis líquidos, de GPL e ar comprimido, assim como de reservatórios hidropneumáticos e filtros para tratamento de águas.

A Adega do Cartaxo conquistou nove medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas, que se realizou na cidade de Brno, na República Checa, divulgou a empresa.
O vinho Bridão Syrah 2017 conquistou medalha de ouro e os vinhos Bridão Reserva Tinto 2017; Bridão Alicante Bouschet 2017; Bridão Touriga Nacional 2017; Bridão Trincadeira 2017; Bridão Syrah 2016; Bridão Clássico Tinto 2017; Terras de Cartaxo Reserva 2017 e Terras de Cartaxo Clássico 2017 conquistaram medalhas de prata.
Fundada em 1954, por um grupo de 22 associados, a Adega Cooperativa do Cartaxo tem uma área social na ordem dos 700 ha e produz anualmente cerca de 7 milhões de litros, refere a empresa no seu portal. Os vinhos tintos, afirma ainda, representam cerca de 70% desta produção, fazendo parte de uma vasta e diversificada gama de vinhos engarrafados.
Trim NW na Medica Trade Fair
Portugal vai quase triplicar a sua presença na Medica Trade Fair, a maior e mais reputada feira do setor da saúde que vai decorrer de 16 a 19 de novembro, em Dusseldorf, na Alemanha.
A notícia foi avançada pelo Dinheiro Vivo, que cita a Trim NW, de Santarém, como uma das empresas portuguesas presentes.
A Trim NW, empresa especializada na produção de Tecido-Não-Tecido (TNT) para a indústria automóvel, com sede em Santarém, é uma das empresas presentes na Media Trade Fair, que se realiza no próximo mês de novembro, na Alemanha.
De acordo com a peça do Dinheiro Vivo, a empresa, liderada por Rui Lopes adaptou a sua produção face à queda de vendas em resultado da crise pandémica da Covid-19, iniciando nessa altura a produção de batas e outros equipamentos hospitalares, certificados pelo Citeve.
No momento, para além destes proAwards 2020
O Luz Charming Houses, “boutique hotel” situado em Moimento, Fátima, acaba de anunciar a sua nomeação para os prémios World Luxury Hotel Awards 2020.
“A excelência do serviço do Luz fez com que fôssemos nomeados nas categorias: Luxury Boutique Retreat, Luxury Country House e Luxury Cultural Retreat”, referiu a empresa na sua página de facebook.
Criados em 2006, os World Luxury Hotel Awards são uma iniciativa destinada a promover o reconhecimento internacional do setor da hotelaria de luxo, através das escolhas de hóspedes, viajantes e profissionais do setor.

dutos, “a empresa está já a desenvolver novos produtos, designadamente para blocos operatórios, mas, também, para áreas menos críticas”, lê-se na notícia.
A empresa, que para já apenas vende em Portugal, vai estar na Medica Trade Fair com o objetivo de iniciar a exportação do seu produto.
“Tenho a expetativa de que possa, no futuro, vir a representar perto de 40 a 50% da nossa faturação”, referiu Rui Lopes ao Dinheiro Vivo.
A Medica Trade Fair decorre de 16 a 19 de novembro, em Dusseldorf, na Alemanha. Este ano o certame assume caráter
Luz Charming Houses nomeado para prémios World Luxury Hotel
virtual.


Candidaturas abertas a apoios para Investidores da Diáspora
O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) prevê a criação de linhas de incentivo financeiro direcionadas à captação de investimento e ao apoio a entidades instaladas nos territórios do Interior.
No quadro deste programa, foi atribuída, nas candidaturas ao Aviso Inovação Produtiva para Territórios do Interior (Aviso º 08/ SI/2020) uma dotação específica de 30% para projetos cujos investidores têm o estatuto de Investidor da Diáspora. As candidaturas à IV fase deste Aviso decorrem até 31 de dezembro.
O estatuto de Investidor da Diáspora pode ser requerido por cidadãos portugueses emigrantes ou lusodescendentes, que residam ou tenham residido por mais de um ano fora de Portugal, e que pretendam realizar projeto(s) de investimento em Portugal. As condições e o formulário para obtenção deste estatuto estão disponíveis no Portal das Comunidades, em www.portaldascomunidades.mne.pt.
Nesta fase de candidaturas participam os Programas Operacionais Regionais do Norte, do Centro e do Algarve. Também o instrumento de ação e de desenvolvimento regional + CO3SO Emprego, programa que incentiva a criação de postos de trabalho, prevê uma majoração do apoio para investimentos de emigrantes e lusodescendentes.
O PNAID é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. Estão disponíveis mais informações sobre este programa no Portal das Comunidades.
Todas as questões devem ser remetidas para os seguintes endereços: programapnaid@mne.gov.pt ou investidordiaspora@mne.gov.pt.
Comissão adota propostas para tornar eficaz acordo pautal entre a UE e os EUA
A Comissão Europeia publicou dia 8 de setembro uma proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à supressão de direitos sobre certas importações para a União Europeia.
Em contrapartida, os Estados Unidos reduzirão os seus direitos sobre determinadas exportações da UE para o mercado dos EUA. Tal porá em prática o acordo anunciado pela UE e pelos EUA em 21 de agosto de 2020.
Estas reduções pautais entre a UE e os EUA aumentarão o acesso aos mercados da UE e dos EUA em cerca de 200 milhões de euros por ano.


Mais de 30 reuniões virtuais realizadas com o mercado do Gana Primeira missão empresarial virtual da NERSANT com balanço positivo
De 21 a 25 de setembro, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém levou a efeito a sua primeira missão empresarial virtual.
O balanço da ação, que incidiu sobre o mercado, é bastante positivo. Foram realizadas mais de 30 reuniões virtuais entre as empresas participantes e as empresas do Gana.
Apesar da pandemia, a NERSANT continua a apoiar as exportações das empresas da região do Ribatejo, tendo, para o efeito, adaptado o seu plano de ações internacionais ao formato online. Nesta nova modalidade, decorreu entre os dias 21 e 25 de setembro, uma missão empresarial ao mercado do Gana, que contou com a participação de diversas empresas da região.
Para esta ação, a NERSANT escutou atentamente os objetivos de cada uma das empresas participantes, tendo procurado no mercado de destino empresas que pudessem corresponder às expetativas das firmas da região. Elaborado o plano de reuniões virtuais para cada um dos participantes, o mesmo foi posto em prática entre os dias 21 e 25 de setembro.
No total, foram realizadas mais de 30 reuniões por videoconferência, estando em cima da mesa negócios nas áreas alimentar / bebidas, bebidas alcoólicas, produtos farmacêuticos / saúde e novas tecnologias.
Esta foi apenas a primeira missão

empresarial virtual organizada pela NERSANT, que permite às empresas iniciar ou continuar os seus projetos de internacionalização sem sair do escritório, evitando gastos com viagens e alojamento.
Para já, estão agendadas mais duas missões empresariais virtuais aos mercados da Costa do Marfim (19 a 23 de outubro) e do Vietname (16 a 20 de novembro).
De referir que a missão empresarial virtual ao Gana foi realizada no âmbito do projeto conjunto Negócios no Mundo, sendo que as empresas participantes terão acesso a cofinanciado de 50% das despesas elegíveis, no âmbito do COMPETE / PT2020.