
1 minute read
Castelo de Almourol: Um castelo no meio do Rio Tejo
Castelo de Almourol
Um castelo no meio do Rio Tejo
Advertisement

Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, o Castelo de Almourol é o ícone do concelho de Vila Nova da Barquinha.
Localizado na freguesia de Praia do Ribatejo, a singular localização do Castelo - situado numa pequena ilha escarpada no meio do rio Tejo - torna-o um dos mais belos monumentos do país,
tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910.
Situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos da Reconquista, sendo, simultaneamente, um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país. Não se estranha, portanto, que seja um local bastante procurado e cada vez mais preparado para a receção de turistas nacionais e internacionais. Atualmente, o acesso ao Castelo é feito através de dois canais para embarcações turísticas: um na margem direita do rio Tejo e outro na zona sul da ilha.
Atualmente é possível visitar o Castelo de Almourol, onde após a realização dos trabalhos de beneficiação das muralhas e intervenção na torre de menagem do Castelo de Almourol para criar um espaço museológico, se acrescentou valor e interesse às visitas do Monumento.
A ilha onde está imponentemente implantado o Castelo de Almourol passou, recentemente, também, por obras de valorização e arranjo paisagístico.

RESERVAS E VISITAS:
(CONSULTAR RESTRIÇÕES E/OU REGRAS DE SEGURANÇA COVID-19) JUNTA DE FREGUESIA DE TANCOS TEL/FAX: 249712094 TELM: 962625678
E-MAIL: JFTANCOS@GMAIL.COM LOCALIZAÇÃO GPS: 08º23’02,301’’W – 39º27’43,126’’N ONDE FICAR, ONDE COMER E O QUE VISITAR EM: WWW.VIVEROTEJO.PT
Em 2007, o Castelo de Almourol foi um dos 21 finalistas da eleição das 7 Maravilhas de Portugal e em novembro de 2013 foi eleito “Estrela do Médio Tejo”, na categoria de Património Histórico Edificado, um iniciativa da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, organizada com o objetivo de distinguir as maravilhas que existem na região.