Issuu on Google+

Gabinete Online v.1.2beta


Todas as marcas registradas mencionadas aqui são propriedade de seus respectivos donos. Š2013 HexaConsult Ltda. Todos os direitos reservados.


Gabinete Online – O que é? É um aplicativo instalado diretamente na página do parlamentar, implementando um banco de dados de referencia de solicitações. De forma análoga, o eleitor leva até o parlamentar suas necessidades da mesma forma que ele faria com um ‘abaixo-assinado’ pedindo providencias ao gabinete.

Fig. 1 – Aba de entrada do aplicativo em uma página de exemplo

Por exemplo: O Sr. José Antônio, do Bairro Jardim Belo Campo, gostaria que fosse implantado em sua rua um quebra-molas, ou outro dispositivo de redução de velocidade, devido o alto índice de acidentes naquela região. Logo, ele faz um abaixo-assinado em seu bairro, colhe as assinaturas de seus vizinhos que compartilham da mesma necessidade e leva isso ao conhecimento do parlamentar. O parlamentar, por sua vez, faz um ofício destinado ao órgão competente informando a solicitação daquele cidadão, obtendo prontamente a resposta (ainda que paliativa) dizendo que serão feitos estudos para avaliar a viabilidade da solicitação.


Com o Gabinete Online, o Sr. José Antônio não precisa mais ter todo esse trabalho. Ele simplesmente, visita a página do parlamentar na rede social, faz a sua solicitação (Quebra-Molas). Assim que sua solicitação for aprovada, ele solicita a seus amigos que votem (assinem virtualmente) sua solicitação, demonstrando o interesse de outras pessoas na mesma questão. Tal solicitação é feita de forma simples e rápida, sem ser necessário que o Sr. José Antônio deixe o site da rede social. La mesmo, na própria página do parlamentar, sem existir a necessidade de nenhum cadastro adicional o cidadão efetua sua solicitação.

Fig. 2 – Tela de Solicitação

Qual o risco de exposição deste sistema? O aplicativo é 100% moderado. O que significa que cada solicitação feita não é imediatamente aprovada, e não aparece imediatamente na página do parlamentar. Assim como os comentários efetuados nesta página. Para que uma solicitação seja visível a todos os usuários da rede social frequentadores da página, ela precisa ser aprovada pelo próprio parlamentar,


gerando assim uma segurança nas informações divulgadas, e evitando possíveis trotes. As solicitações não aprovadas são acessíveis somente ao cidadão que as efetuou, e constam em uma área dedicada para este fim, conforme a figura abaixo:

Fig. 3 – Tela principal do Aplicativo


Existem 3 áreas distintas na tela principal do aplicativo: Últimas solicitações Aprovadas: Nesta tela, o usuário pode visualizar as solicitações mais recentemente aprovadas pelo gabinete online. Nela o cidadão poderá verificar quais solicitações foram feitas ao parlamentar por todos os usuários e aprovadas pelo gabinete, além de poder votar nas solicitações que ele também tem interesse. Maiores detalhes sobre a solicitação podem ser vistos ao clicar no título das mesmas, o que levará o usuário a uma visão detalhada da solicitação, permitindo inclusive que ela seja comentada e melhorada conforme ilustra a figura abaixo:

Fig. 5 – Detalhes da solicitação

Assim, o cidadão pode participar ativamente das solicitações de outros usuários tornando o aplicativo mais social.


Fig 6 – Minhas Solicitações Aprovadas

Minhas Solicitações Aprovadas: É nesta tela que o usuário consegue visualizar as suas solicitações que ja foram aprovadas pelo gabinete do parlamentar, e acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Ele pode acompanhar os comentários e votos em cada uma de suas solicitações, como também pode COMPARTILHA-LAS em sua linha do tempo, convidando seus amigos a votar e participar de sua solicitação. Por último, o usuário tem acesso a tela de solicitações que ainda aguardam aprovação, que é visível somente à ele:

Fig 7 – Solicitações ainda não aprovadas.


Como é feita a aprovação de uma solicitação? O aplicativo conta com um sistema de Back Office (Visto em detalhes mais adiante), que conta com um sistema de notificações onde alguém responsável pelo gabinete pode aprovar as solicitações recebidas. Este menu é visível somente aos administradores da página do parlamentar em questão.

Quais são os apelos sociais do aplicativo? O Aplicativo conta com algumas características que aumentam o apelo social do mesmo. Tendo em vista a competição presente nas redes sociais, implementamos um ranking dos 5 usuários mais ativos no gabinete do parlamentar. Além desta ferramenta, contamos ainda com as ações padrão da rede social como curtir e compartilhar a solicitação, trazendo visitas e novos usuários ao aplicativo. Com isso o aplicativo transforma a tarefa de solicitar algo a um parlamentar em uma atividade muito mais dinâmica rápida e eficaz.

Quais as vantagens do sistema para o PARLAMENTAR? Além das facilidades apresentadas aos eleitores/cidadãos o aplicativo conta com uma outra faceta: O Marketing do parlamentar. Cada pessoa que cria uma solicitação ou vota em uma solicitação existente, passa a fazer parte de um banco de dados, separado por cidade, sexo, faixa etária, e etc. Esta banco de dados contem informações como Nome, e-mail, cidade, facebook, quantas solicitações foram feitas de cada usuário. Isso permite ao parlamentar uma comunicação direta com seus eleitores, onde por exemplo ele pode informar via e-mail ou mensagem no facebook, o


andamento

de

suas

solicitações.

Por exemplo, ao encaminhar um oficio para o órgão competente a respeito da solicitação do Sr. José Antônio, o parlamentar pode enviar uma foto do ofícioresposta ao mesmo, bem como a todas as outras pessoas que votaram naquela solicitação, demonstrando o bom trabalho que vem desempenhando ao representar os cidadãos. Além desta funcionalidade, o parlamentar pode ainda utilizar esse banco de dados como um mailing. Onde ele pode fazer disparos de e-mails segmentados. Por exemplo: O Parlamentar pode disparar um e-mail falando sobre uma campanha contra o câncer de mama, para todas as mulheres acima de 35 anos de sua base de dados. Ou ainda, um convite a todos os homens acima de 45 anos a cuidar de sua saúde, procurando o centro de medicina masculina da cidade.

Qual o futuro do Gabinete Online? Apesar de bem completo, o aplicativo ainda possui espaço para crescimento e aumento de sua eficiência.

Fig. 8 – Eventos ao vivo do Youtube

Em breve o aplicativo contará com uma seção de vídeos ao vivo utilizando a plataforma do Youtube, onde o parlamentar poderá transmitir ao vivo vídeos de seções da câmara, ou de eventos os quais ele julgue interessantes para sua promoção, onde o usuário receberá notificações em tempo real sobre o evento. Outra funcionalidade planejada é o acesso mobile, onde o usuário poderá criar sua solicitação através do celular, utilizando todos os recursos da plataforma, como fotos, localização por GPS e muito mais.


Gabinete online