Escritor para o Futuro


Relatório de resultados ICL - 2023
ODS 4 - Educação de Qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos


ODS 4 - Educação de Qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 4 - Educação de Qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Escritor para o Futuro
Compromissos do EPF com os ODS
Desenvolvimento
Planos pedagógicos dos ODS do Desenvolvimento Sustentável
Formação em ODS para os professores
Livros e e-books
O Escritor para o Futuro é um programa de incentivo à escrita e à leitura que pode ser implementado em todos os níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ao longo de sua implementação,osestudantes abordam tópicos específicos, redigem e ilustram um livro, sendo que cada participante recebe uma cópia impressa de suaprópriaobra.
Dados do PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, revelam que apenas 50% dos estudantes brasileiros possuem um nível
básico de leitura. A suspensão das aulas em decorrência da pandemia agravou esta situação, com estimativas indicando que até 70% das crianças brasileiras não conseguem ler e compreender um texto simples ao concluir o ensino fundamental. O EPF busca enfrentar este desafio ao fomentar o interesse pela l i t e r a t u r a e a m p l i a r a criatividade dos estudantes de escolas públicas. O programa também visa abordar de maneira lúdica questões relevantes da atualidade no ambienteescolar.
N o c o n t e x t o d e s t e relatório, por meio de uma parceria entre o EPF e a ICL América do Sul, os temas abordados foram os Objetivos d e D e s e n v o l v i m e n t o Sustentável. Optamos por priorizar três dos 17 ODS mais alinhados com as atividades da ICL.Osprofessoresdasescolas p a r t i c i p a n t e s f o r a m capacitados e receberam planos de aula relacionados ao tema, que serviram como orientação para as oficinas realizadas em sala de aula, auxiliando na redação dos livrospelosalunos.
A ICL é uma empresa com mais de um século de atividade. Líder global em minerais especiais, a companhia é focada em soluções inovadoras e sustentáveis em nutrição e fisiologia de plantas, nutrição animal e no fornecimento de matérias-primas para a indústria de fertilizantes. É uma das primeiras empresas a incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU emsualinhadeprodutos,materiaisepráticas.
A ICL trabalha para promover e praticar soluções sustentáveis e inovadoras por meio de quatro pilares principais: meio ambiente, pessoas, comunidade e tecnologias. A empresa tem um compromisso com o enfrentamento à mudança climática, com uma visão de sustentabilidade para 2030 e fortespráticasESG.
Impacto para um futuro sustentável
A ICL Aditivos e Ingredientes é líder no fornecimento de ácido fosfórico, ingredientes que proporcionam textura e estabilidadeaosalimentosebebidas.
O trabalho é pautado em pesquisas, tecnologias e inovações para a elaboração de soluções para atender as demandas e necessidades dos clientes, indústria e consumidores.
A ICL Aditivos e Ingredientes investe em tecnologias para fornecer ingredientes funcionais que inspirem o desenvolvimento de produtos e a criação de soluções impactantes para os maiores desafios de sustentabilidade e da humanidade, sem deixar de atender o mercado e os órgãos reguladores, com qualidade, confiabilidade e segurançadealimentos.
Os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável - ODS representam um chamado global à ação para erradicar a pobreza,preservaromeioambienteeo clima,eassegurarquetodasaspessoas, em todas as partes, possam vivenciar a pazeaprosperidade.
São 17 objetivos ambiciosos e interligados que enfrentam os principais desafios de desenvolvimento confrontados por indivíduos no Brasil e no mundo, visando atingir a Agenda 2030.
Tanto a ICL quanto o Escritor para o Futuro estão especialmente empenhados em alguns desses objetivos.
Escritor para o Futuro
O Escritor para o Futuro tem como objetivo proporcionar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino a possibilidade de escrever e ilustrar o seu próprio livro, além de estimular o gosto pela leitura, pela escrita e pelas artes, atuando assim diretamente no ODS 4 (EducaçãodeQualidade)enoODS10(ReduçãodasDesigualdades).
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo davidaparatodasetodos.
O Escritor para o Futuro visa formar alunos de escolas públicas como agentes multiplicadores que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo melhor. O E P F t a m b é m c a p a c i t a professoresparaqueelespossam,através do projeto, desenvolver técnicas, dinâmicas e metodologias que poderão ser utilizadas pelo resto da vida, deixando assim um legado não somente para os alunos atuais, mas também para os futurosestudantesdessesprofessores.
Reduzir a desigualdade dentro dos paíseseentreeles.
O Escritor para o Futuro tem como objetivo levar oportunidades para alunos, professores e escolas que, por falta de recursos financeiros e oportunidades, não têm acesso a projetos educacionais de qualidade.
O EPF busca portanto garantir a i g u a l d a d e d e o p o r t u n i d a d e s , o empoderamento e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condiçãoeconômica,etc.
Juntos em busca da Agenda 2030
AICLfoiumadasprimeirasempresasemtodoomundoaincorporar os ODS da ONU em sua linha de produtos, materiais e práticas. A companhia se mantém comprometida com os objetivos da ONU em todasassuasatividadeseatuaparamelhoraravidadaspessoaseomeio ambiente.
Impacto para um futuro sustentável
Como um dos principais agentes na cadeia global de abastecimento de alimentos, o principal objetivo da ICL é contribuir em âmbito global para alcançar o ODS 2, Erradicar a Fome. Com o crescimento da população mundial, agricultores em todo o mundo são confrontados com a necessidade constante de aumentar sua produtividade enquanto enfrentam os efeitosdasmudançasclimáticas.
A indústria de fertilizantes os ajuda a superar os desafios agrícolas através do aumento do rendimento das culturas, prevenindo a conversão de áreas de vegetação nativa em terras agrícolas, e evitandoassimodesmatamento.
Os esforços para melhorar o impacto da ICL no meio ambiente estão sendo facilitados pela inovação e atividades de excelência comercial (ODS 9, Indústria, inovação e infraestruturas).Esteobjetivobuscaconstruir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. A ICL é cada vez mais eficiente operacionalmente, integrando e ne rgi a re no vá ve l e m s e u m i x d e combustíveis e implementando atividades de 'economia circular',tanto dentro da própria organização quanto em colaboração com os seusparceiros.
Devido ao crescente impacto das mudanças climáticas na cadeia produtiva agrícola,aICLestáaumentandoesforçospara reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GHG emissions), atuando assim no ODS13 (Ação contra a mudança global do clima).
Além disso, os produtos comercializados pela ICL contribuem para a eficiência do uso de recursos naturais, como a conservação da água. A empresa também oferece produtos e serviços voltados para o armazenamento de energia, um passo necessário para promover o uso de energia renovável na economia global.
O projeto Escritor para o Futuro em parceria com a ICL se apresentou em duas fases principais: oficinas de formação e m O D S d e s t i n a d o s a o s professores envolvidos, ministrada por um facilitador do EPF; e desenvolvimento do livro emsaladeaulacomosalunos.
Os professores das escolas públicas participantes passaram por um treinamento online sobre os ODS’s. Além disso, receberam planos de aula adaptados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a serem implementados em sala de aula com os seus alunos. Os planos tiveram como foco os
O livro foi distribuído de forma gratuita aos alunos e aos professores envolvidos no projeto. As bibliotecas das escolas também receberam cópias das obras para seus acervos.
Os professores tiveram acesso ao material didático do treinamento sobre os ODS e receberam também nossos planos pedagógicos, que foram utilizados durante as oficinas com os alunos. Todos os planos pedagógicos se apresentam com uma linguagem lúdica para estimular a compreensão por partedosalunos.
ODS 2, 9 e 13, que foram selecionados pela equipe da ICL, e guiaram o processo de produçãodoslivros. de texto, 6 de ilustração e 1 com amensagemdoprofessor.
Cada turma produziu um livro escrito e ilustrado pelos alunoscompostopor6páginas
Os estudantes também receberam uma apostila didática com técnicas de escrita e desenvolvimento de histórias para auxiliar durante a produção dolivro.
Durantetodaaexecuçãodo projeto em sala de aula, a equipe d o E P F e s t e v e p r e s e n t e fornecendo suporte remoto para todos os professores envolvidos.
C o m o f o r m a d e encerramento do projeto, as e s c o l a s p a r t i c i p a n t e s organizaram eventos de lançamentosdoslivrosnosquais os alunos apresentaram as suas obras em uma tarde/noite de autógrafos.
Fluxograma do projeto EPF
PLANEJAMENTO DO PROJETO
Escolha as turmas e o número de alunos participantes. Denição do cronograma,
Com o auxilio do professor, os alunos escrevem e ilustram os próprios livros
TRABALHO COM OS ALUNOS
PUBLICAÇÃO DOS LIVROS
Envio dos textos e desenhos pela plataforma EPF, diagramação e impressão
Evento de autógrafos organizado pela escola para encerramento do projeto com o lançamento dos livros
EVENTO DE LANÇAMENTO
Não seria possível transformar os alunos da rede pública em escritores de verdade e agentes multiplicadores que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação do mundo do futuro sem antes preparar um dos agentes mais importantes neste projeto:osprofessores!
Todoocorpodocenteenvolvidonoprojetofoicapacitadopormeio de um minicurso criado pelo Escritor para o Futuro. Primeiro, os professores receberam uma introdução aos ODS, e depois se aprofundaram no tema com videoaulas específicas sobre o ODS escolhido para ser trabalhado com a sua turma. Para acessar todo o conteúdoministrado,navegueatravésdolinkaolado.
Pensando em disseminar cada vez mais o conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para alunos e professores deescolaspúblicas,oEPFcriouumaPropostaPedagógicaparacadaum dos17objetivosdaAgenda2030daONU.
Em parceria com a ICL, foram trabalhados nas escolas os três principaisODSqueaICLtemcomocompromisso:
PROPOSTA PEDAGÓGICA: Os alunos escreveram e ilustraram um livro de receitas saudáveis e fáceis de fazer em casa. Recorrer às receitas da vovóésempreumaboaideia.
OBJETIVO: Atualmente, cerca de 800 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar no mundo, dentre as quais 122 milhões são crianças menores de 5 anos. O crescimento da miséria nos últimos anos se deve aos conflitos globais, à mudança climática e às crises econômicas. Ao mesmo tempo, existe um crescente problema de sobrepeso em grande parte do globo. A ideia desta proposta foi mostrar para os alunos a distribuição desigual de alimentos pelo mundo, os problemas provocados pela obesidade e a importância da alimentação adequadaedoconsumoconscienteparaumavidasaudável.
ROPOSTA PEDAGÓGICA: Os alunos
escreveram e ilustraram um livro contando uma história passada em um futuro cheio de novastecnologiaserobôsinteligentes.
OBJETIVO: Enquanto alguns países ainda engatinham no processo de industrialização, outros já começaram a 4ª revolução industrial, que está diretamente ligada às mais recentes inovações tecnológicas. Essa distribuição desigual das indústrias e da capacidade de inovar provocam ainda mais desigualdade na distribuição de capital humano. A ideia desta proposta foi, através de conversas multidisciplinares, nortear os alunos sobre o papel da indústria, da inovação e da infraestrutura para o crescimentohumanoeeconômicodeumasociedade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA: Os alunos
escreveram e ilustraram um livro tendo a Terra como personagem central. O enredo foi baseadoemumplanetadoenteenas medidas queahumanidadedeveriaadotarparaajudá-la asecurar.
OBJETIVO: Desde meados do século XIX, o homem monitora a temperatura média do planeta. O que se viu neste período foi um aumento constante da temperatura terrestre. As atividades humanas contribuíram diretamente para este fenômeno e chegou a hora de agir. Precisamosreduziraemissãodegasespoluenteseodesmatamentopara assegurarasustentabilidadedasfuturasgerações.Aideiadestaproposta foi explicar para os alunos a gravidade do problema e estimular reflexões eideiassobreotema.
Com trabalho em equipe e auxílio do professor responsável, cada turma escreveu e ilustrou um livro que foi diagramado e impresso pela equipedoEscritorparaoFuturo.
Cada aluno que participou do projeto recebeu uma cópia impressa do livro como registro de sua contribuição ao trabalho coletivo da turma, assim como todos os professores e bibliotecas das escolas participantes.
Acesse o link ao lado ou o QR-code abaixo para ver todos os livros produzidosdisponibilizadosemformatoe-book:
4
10 Reduzir as Desiqualdades
Impacto para um futuro sustentável
Ÿ Atendemos alunos, alunas, professores e professoras sem Meta 4.5: qualquer tipo de disparidade. Garantimos a igualdade de acesso a todos os níveis de educação uma vez que atendemos todo o ensino básico de alunos de escolas públicas (situação de vulnerabilidade) que normalmente não tem as mesmas oportunidades de alunos de escolas particulares.
Ÿ Levamos para todos os alunos conhecimentos e habilidades Meta 4.7: necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, uma vez que a temática trabalhada neste projeto foi exatamente os ODS. Promovemos a valorização da diversidade cultural uma vez que atuamosemdiferentesregiõesecidadesdopaís.
Ÿ Qualificamoseformamosprofessoresemumminicursopara Meta4.c: quepossampromovereensinarparaosseusalunososODS.
Ÿ promovemos a inclusão social, pelo fato de realizarmos o Meta 10.2: projeto com todos os alunos, independentemente da idade, gênero, deficiência,raça,etnia,origem,religião,condiçãoeconômica.
Ÿ Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as Meta 10.3: desigualdades de resultados, uma vez que levamos aos alunos de escolas da rede pública, a oportunidade de desenvolver um projeto educacionaldequalidade.
Impacto para um futuro sustentável
Ÿ EMEF Carlos Gomes
Ÿ EMEF Gabriel Annes da Silva
Ÿ Escola Estadual Hildebrando Westphalen
Ÿ EMEF Anna Maria Chaves
Ÿ EMEF Prof. Sônia Regina Alonso Ostermayer
Ÿ EMEF Therezinha Pereira Lima Muzzel
Ÿ EMEF Vereador Waldemar Calil
Ÿ EMEF Alonso Ferreira de Camargo
Ÿ EMEF Giacomo Corte
Ÿ EMEF Antonio Agostino Batista
Ÿ Guri na Roça
Ÿ EMEF Prof. Maria Regina Cachuté
Ÿ EMEF F Prof. José Éboli de Lima
Ÿ Sãoosprotagonistasdoprojeto
Ÿ Incentivadosàescritaeàleitura
Ÿ Desenvolveramacriatividade
Ÿ IntroduzidosaosODS
Ÿ Receberame-bookelivroimpresso
Ÿ CapacitadosnosODS
Ÿ Receberamplanospedagógicos(BNCC)
Ÿ Tiveramsuporteremotodurantetodaaexecução
Ÿ Foramreconhecidoscomoorientadoresnoslivros
Ÿ Receberame-bookelivroimpresso
Observaçõesgerais:
O impacto da recorrência do Projeto Escritor para o Futuro foi visto na prática: escolas e alunos que já haviam participado do projeto produziram histórias com enredos e narrativas mais complexosdoquenosanosanteriores.
Durante o trabalho de revisão identificou-se uma melhora na qualidade dos textos, principalmente do uso de um vocabulário maisrefinadoeconectadoaosconceitosdosODS.
Também observou-se um número maior de obras em que os personagens são os próprios alunos, o que demonstra um profundo engajamento dos alunos na construção das histórias e seuprotagonismoaoexerceracriatividadepormeiodaescrita.
2022 Anos
Destacamos no diagrama a seguir as principais partes envolvidas (stakeholders) no desenvolvimento do projeto.
ICL América do Sul
Escritor para o Futuro
Escolas
Alunos
Professores
Secretarias de Educação
Famílias de Alunos
Coordenação Escolar
Imprensa
Audiovisual
A melhor forma de realmente entendermos o impacto desta parceria entre a ICL América do Sul e o Escritor para o Futuro é através do relato daqueles que colocaram a mão na massa e fizeramacontecer.
Ana Paula de Morais (Professora de instituição social)
"Obrigadopelamaravilhosaoportunidadeemparticipar de um Projeto tão transformador para nossas vidas ! Foi muito bom ver todos se envolvendo intensamente nas pesquisas, nas histórias, nos desenhos, nas conversas, no coletivo. Imensa e a gratidão a todos os envolvidos!
Que esse Projeto Escritor para o Futuro consiga sensibilizar de uma maneira tão harmônica para que cada participante ou leitor seja de fato responsável pela mudança donossoplaneta!"
LaraLandwoigt Nicolodi
(Aluna do Ensino Fundamental)“A minha participação neste projeto foi muito significante tanto para mim, quanto para meus pais e familiares. Poder escrever um texto sobre coisas tão importantes como cuidar da nossa saúde através da alimentação saudável foi especial! Ter esta experiência de escrever um livro e ter nele meu nome como escritora foi incrível! Eu aprendi que é preciso ter consciência e atenção ao escrever algo que vai ser publicadoanívelnacional!Euameiparticipar!
Leandro Bassini
(Secretário Municipal de Educação de Suzano)“Uma iniciativa como o Projeto Escritor para o Futuro contribui para a formação dos estudantes de diversas formas. Além de incentivar a leitura, a escrita e o desenho,estimulaacriatividadedentrodasaladeaula e faz com que as crianças se sintam protagonistas no ambiente escolar, compartilhando suas visões de mundoeseusanseios.”
Márcio Lopes (Gerente Corporativo de Meio Ambiente e Sustentabilidade na ICL)
“Em mais uma jornada pela educação, tivemos a participação de 2.073 alunos e 88 professores trabalhando com a metodologia EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável) da Unesco. De um ano para outro conseguimos mais do que dobrar o número participantes e também um maior engajamento por partedeles.”
André Belisário
(Relações Institucionais no EPF)
“Este foi o segundo ano da parceria entre ICL e EPF e mais uma vez podemos dizer que a colaboração de todososenvolvidosdesempenhouumpapelcrucialna concretização e sucesso do projeto. A recorrência é fundamental para que possamos ter cada vez mais claro a evolução de alunos e professores no decorrer dos anos. É para isso que trabalhamos e que em 2024 possamos seguir juntos contribuindo para uma educação pública de qualidade nas escolas de todo o país."
A parceria entre o Escritor para o Futuro e a ICL América doSulfoinovamentedestaqueemjornaiseportaisdenotícias.
DIÁRIOSERRANO(14dedezembrode2023)
Ediçãoimpressa
DIÁRIODEJACAREÍ(23denovembrode2023)
https://diariodejacarei.com.br/geral/alunos-da-rede-publica-criamlivros-sobre-os-ods-da-onu
NOSSAJACAREÍ(26denovembrode2023)
https://www.nossajacarei.com.br/2023/11/alunos-de-escolaspublicas-de-jacarei-criam-livros-sobre-os-objetivos-dedesenvolvimento-sustentavel-da-onu/
LIFEINFORMA(24denovembrode2023)
https://informa.life/alunos-de-escolas-publicas-de-jacarei-criamlivros-sobre-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
PREFEIRURADESUZANO(14dedezembrode2023)
https://suzano.sp.gov.br/alunos-da-rede-municipal-se-tornamautores-de-livros-no-projeto-escritor-para-o-futuro/
https://altotieteagora.com/2023/12/alunos-da-rede-municipal-setornam-autores-de-livros-no-projeto-escritor-para-o-futuro/
https://nossatvweb.com.br/alunos-da-rede-municipal-se-tornamautores-de-livros-no-projeto-escritor-para-o-futuro/ PORTALALTOTIETÊ(14dedezembrode2023)
GRUPOPILAU(15dedezembrode2023)
https://www.grupopilau.com.br/noticias/13833/alunos-da-escolacarlos-gomes-lancam-livros-do-projeto-escritor-para-o-futuro/ NOSSATVWEB(14dedezembrode2023)
Este relatório foi escrito e diagramado em janeiro de 2024 e teve sua última revisão realizada em abril de 2024.