Page 1

Escola Superior de Educação Curso: Licenciatura em Educação Básica Ano: 3º ano Unidade Curricular: Língua Portuguesa e TIC Docente: Helena Camacho e Maria Rodrigues

Série televisiva: “Carrinha Mágica”

Realizado por: Andreia Salvado Cláudia Pinheiro 1 Setúbal, 07 de Janeiro de 2012


Escola Superior de Educação Série televisiva “Carrinha Mágica” A "Carrinha Mágica" nasceu de uma série de livros escritos por Joanna Cole e ilustrados por Bruce Degen, entre 1986 e 2006. Em 1995, a série televisiva estreou-se na TV2, no espaço "Um-dó-li-tá". Ao longo da nossa infância foi-nos dada a oportunidade de divertirmo-nos e aprendermos com esta fantástica série televisiva, rica em aventuras e descobertas. Antigamente, esta série era emitida na RTP2 todos os fins-de-semana durante o período da manhã. É do nosso conhecimento que esta série se repetiu no Canal Panda, mas com uma dobragem diferente. Esta série infanto-juvenil destina-se, sensivelmente, a crianças com idades compreendidas entre os cinco e os dez anos, levando a ciência às crianças de modo bastante acessível à sua compreensão, através de algum humor e de muito divertimento. Podemos observar que os vários episódios desta série abordam diversos conteúdos do programa do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, neste caso escolhemos para análise o episódio “A Carrinha Mágica – Faz exercício”, que fala sobre o funcionamento do corpo humano; exercício físico; hábitos saudáveis e possui uma lição moral, em que, neste caso, demonstra que não podemos julgar as pessoas pelo seu aspeto exterior. No fim de cada episódio, é feita uma síntese da informação que foi dada durante o mesmo. Permite que as crianças desenvolvam capacidades a nível da Língua Portuguesa, nomeadamente, compreensão de informação oral e aquisição de novo vocabulário, entre outros aspetos importantes. A série conta as aventuras de Ms. Frizzle, mais conhecida por professora Frizadinha, e dos seus alunos. Esta não é uma professora comum, porque os seus métodos de ensino são diferentes dos habituais, em que, com o auxílio da carrinha mágica, consegue levar os seus alunos em visitas de estudo inesquecíveis. Cada série aborda um tema diferente na área das ciências e a professora leva os seus alunos a conhecer, por dentro e por fora, pormenorizadamente, o corpo humano; o sistema solar; a vida animal; o mar e entre outros locais pertinentes.

2 Setúbal, 07 de Janeiro de 2012


Escola Superior de Educação A nível visual, o programa é bastante rico e percebe-se que as animações pretendem caracterizar a realidade. As imagens são de extrema importância, não só para chamar a atenção de quem vê, mas também para uma melhor compreensão. No caso do episódio que referimos anteriormente, as imagens dos tecidos musculares; dos glóbulos do sangue; do esquema de redes internas do corpo, tal como todas as outras, são extremamente semelhantes à realidade. Relativamente à professora, verificamos que, em cada episódio, as suas roupas estão caracterizadas segundo o tema que está a ser explorado no mesmo. Considerámos ser um pormenor curioso, que pode situar, por exemplo, um telespetador que começou a ver o episódio mais tarde e que deseja perceber qual o tema do mesmo. Relativamente à turma, considerámos interessante que todos os elementos possuam características físicas e psicológicas diferentes, transmitindo a ideia de que poderão ser de etnias e/ou nacionalidades diferentes. É um aspeto muito importante para a nossa vivência em sociedade enquanto cidadãos, visto que cada vez mais vivemos numa sociedade com imensa diversidade cultural, como vimos a assistir a esta mudança em Portugal nos últimos anos. Uma turma culturalmente heterogénea é muito rica em conhecimento e permite que haja partilha entre os alunos, aprendendo uns com os outros. Como curiosidade, esta série, com intencionalidade didática, é patrocinada pela Scholastic Inc.,e a personagem de Ms. Frizzle tornou-se tão popular que decidiram criar o prémio Ms. Frizzle, para distinguir professores que introduzissem uma componente criativa no ensino das ciências.

3 Setúbal, 07 de Janeiro de 2012


Escola Superior de Educação Fontes: 

Imagem retirada de: http://desenhosanimadospt.blogspot.com/2009/05/carrinhamagica.html;

Série

“Carrinha

Mágica

Faz

exercício”,

parte:

exercício”,

parte:

http://www.youtube.com/watch?v=U2U0ztU-PHM; 

Série

“Carrinha

Mágica

Faz

http://www.youtube.com/watch?v=XZ7Yt4j1-L8&feature=related.

4 Setúbal, 07 de Janeiro de 2012

Carrinha mágica  

Série televisiva infanto-juvenil

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you