15 minute read

ALFE EMPOSSA NOVA DIRETORIA E CONSELHO CONSULTIVO

Em sessão solene bastante prestigiada realizou-se na noite do dia 14 de fevereiro de 2023, no auditório Gervásio Pegado da CDL, a posse da nova diretoria da ALFE (Associação de Logistas e Líderes Femininas), sob a presidência da empresária Isabel Cristina Dias que prometeu União e Progresso pelo Trabalho e dar conhecimento às associadas do que diz o Estatuto. Assumo a presidência da ALFE , com o objetivo de dar o meu melhor, investida do espírito que norteou os passos das mulheres brilhantes que me antecederam em especial suas fundadoras”, afirmou a nova presidente. Na ocasião tomou posse a Diretoria Executiva e o Conselho Consultivo constituido por lideres classistas representantes de várias entidades. A ex- presidente da Alfe Graça Bringel, foi homenageada e agradeceu pelo apoio dado a sua gestão . Tomaram posse no Conselho Consultivo : o procurador de justiça José Valdo Silva, o presidente da CDL Assis Cavalcante, os empresários Roberto Sérgio Ferreira, Juvenal Duarte e João Bosco Macedo o bancário e leão do Lions Fortaleza Iracema, José Barbosa de Farias e a secretária da CDL Francilene Macedo.

Advertisement

ALFE 48 anos Incentivando o Empreendedorismo Feminino

L Deres Do Terceiro Setor

DÉBORA SOMBRA - DIRETORA REGIONAL DO SENAC: Dedicação ao Sistema Fecomércio

Aprender para ensinar é um dos grandes lemas que marcam a vida pessoal e profissional da Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará, Débora Sombra. Desde 2015 no Sistema FecomércioCE, a gestora traçou uma carreira de sucesso ocupando postos estratégicos também do Serviço Social do Comércio (Sesc), até ocupar a liderança da maior escola de educação profissional do Brasil no Ceará. Esta que, apenas no ano passado, alcançou o número de quatro milhões de horas/aula. Sob o comando e a inspiração do presidente da entidade, Luiz Gastão Bittencourt, Débora Sombra iniciou sua trajetória como coordenadora de Arquitetura e Engenharia do Serviço Social do

Comércio (Sesc) Ceará. Foi neste período que, confessa ela, passou a perceber melhor toda a dimensão e impacto que o Sistema Fecomércio possui na vida das pessoas e de todo o Estado do Ceará. Hoje, como Diretora Regional, atua na representação e condução da Educação Profissional da organização. Ela olha para a própria trajetória e valoriza cada passo que empreendeu. “Não importa o cargo que você ocupe, o propósito é muito claro e a missão é muito forte, sólida. Não há como não compreendê-la. É algo que sensibiliza de forma tal, que passa a fazer parte de quem você é”, conta a diretora. Assim, em oito anos que se completarão em 2023, Débora Sombra avalia que a passagem por várias áreas permitiu-lhe uma visão sistêmica das diversas esferas da entidade, especialmente no trato com o dia a dia dos colaboradores, nas relações entre as unidades operacionais e na repercussão na vida das pessoas. Após a Arquitetura, assumiu a função de gerente de Infraestrutura do Sesc, momento em que abraçou conceitos de Logística e Patrimônio. Em seguida, já como Gerente Geral Administrativa, desenvolveu e geriu as áreas de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Compras e Licitação, com todos os seus processos, mapeamentos e fluxos. Na sequência, foi a vez de chegar ao comando da Diretoria Administrativa de Sesc e Senac, aproximando-se, pela primeira vez, do universo da Educação Profissional, para, depois, ser convidada para a Programa- ção Social do Sesc . “Quando fui para a área-fim (do Sesc), meus olhos brilharam mais ainda, pois pude perceber em cada olhar tudo aquilo que todos nós nos esforçamos para proporcionar: a oportunidade de mudança através da educação e da qualidade de vida”, descreve ela. Em 2022, ela recebeu o convite de Luiz Gastão Bittencourt para a Diretoria Regional do Senac. “De lá para cá, venho aprendendo muito. O Senac está aqui para levar o conhecimento a todos aqueles trabalhadores e suas famílias que, em outro cenário, não teriam essa oportunidade. Através da contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, os colaboradores do comércio e toda a comunidade têm acesso à Educação, à Cultura, ao Lazer, à Assistência Social e à Saúde. E, através da Educação Profissional do Senac, os alunos têm a oportunidade de estarem sempre atualizados com as oportunidades, novas tecnologias e tendências de mercado e, assim, terem maiores chances de desenvolvimento profissional e pessoal”. E complementa: “A educação que nós entregamos a um filho, a uma mãe, vai contagiando, dando exemplo e mudando não só a vida daquela pessoa, mas toda a história de uma comunidade ao redor. É importante que a gente entenda o papel de protagonismo do Sesc, do Senac e do Sistema Fecomércio como um todo na vida das pessoas”.

PRISCILA CAVALCANTI: Uma Mulher multifuncional

Priscila é cearense de Fortaleza; uma taurina de carteirinha; esposa, mãe, sogra e avó exemplar! Seu “hobby” é brincar de boneca para fazer ação social em prol de crianças que aguardam adoção, ela é Curadora da Exposição Agulha de Ouro com 500 exemplares da Barbie. Em âmbito profissional, assumiu em 1º de fevereiro de 2023 a Diretoria de Eventos do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac). Foi fundadora e diretora-geral da Priscila Eventos & Promoções durante 34 anos. Sua profissão é Cerimonialista pelo CNCP (Comitê Nacional de Cerimonial Público e Privado). É também, Promotora de Eventos no segmento Social e Corporativo. Cursou Ciências Contábeis na Unifor e Planejamento/Gestão em Eventos na Faculdade Estácio. Tem Especialização em Marketing e Propaganda Turística pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo.

Outras Profissões: Corretora de Imóveis pela Secretaria de Educação (MEC) Creci 4074F.

Escritora e Poetisa com 02 (dois) livros publicados: 1) Pinceladas com Deus - Reflexões; 2) Turismo Religioso no Ceará.

Participação em 03 (três) Antologias e é Membro de 04 (quatro) Academias Literárias:

1) ACETUR - Academia Cearense de Eventos e Turismo; 2) ACLA - Academia de Ciências, Letras e Artes Columinjuba/Maranguape CE; 3) ALJUG - Academia de Literatura Juvenal Galeno Fortaleza Ceará;

4) ALBAP - Academia Luso Brasileira de Artes e Poesias (Brasil/Portugal).

Foi Presidente do Skål Internacional do Brasil e de Fortaleza Ceará.

PASTORA ROSEANNE SALES: A EMPREENDEDORA QUE COMANDA O GRUPO MULHERES NA COMUNIDADE DAS NAÇÕES PASTORARO

sempre juntos. Amo minhas duas profissões, se é que assim posso chamar de profissão, porquê pra mim é propósito, é prazer, é amor.

- A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS NA VIDA DO SER HUMANO

Médica Veterinária há 23 anos, com especialidade em clínica geral, dermatologia e endocrinologia veterinária e cirurgia geral. Pastora da igreja Comunidade das Nações Fortaleza / CE.

- COMO VIROU EMPRESÁRIA

Já noiva com meu esposo Luís André Bastos, colocamos nossa primeira loja, a Faro Fino, em 1996. Nessa época estava próximo a minha formação em Medicina Veterinária, mas começamos juntos com uma lojinha de 48m², na Av. Senador Virgílio Távora, eu, ele e apenas 1 funcionário, na ocasião contratei um Médico Veterinário, pois eu ainda era estudante.

Meu esposo sempre teve a visão mais empresarial, bom de vendas e desde cedo dividimos bem os papeis, eu como veterinária e ele como administrador. Isso fez com que crescêssemos também falar do amor de Deus que nos transforma, acalma nossos corações e traz sentido para as nossas vidas. Me converti há aproximadamente 20 anos. Sempre amei pessoas, transformações e falar para os outros aquilo que Deus fez em minha vida. Me deu uma nova visão do mundo, transformou meu casamento e me deu uma paz que o mundo não pode me dar. Então comecei há 16 anos uma reunião na minha casa no intuito de juntar mulheres com objetivo de melhorar suas vidas, potencializar aquilo que elas tem de melhor, ser apoio uma da outra, ouvir testemunhos e principalmente levar o meu exemplo de transformação para aquelas que acreditam que a vida não tem mais jeito. Mas, para Deus nada é impossível. Eu acredito em restauração, restituição e que podemos ser novas criaturas em Cristo Jesus.

Os animais são muito importantes na nossa vida, eles trazem amor de forma incondicional, companheirismo, nos ensina sobre responsabilidade e é fundamental em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice, onde a solidão faz parte da vida. Tenho como exemplo a minha mãe, que hoje tem a sua cadelinha, a Bebê, como a vida dela, pois faz companhia, traz alegrias, cuidado e carinho, ressignificando a vida dela. Sempre amei os animais, mas também sempre amei vidas e pessoas. As vezes recebo estagiários dizendo que ama os animais mais que as pessoas. Sempre digo que além de amar os animais, devemos também amar as pessoas, pois ele lidará com o tutor, que é responsável pelo pet, é ele que vai te ouvir, é ele que você vai conversar, acalmar em momentos difíceis. É com o ser humano que você terá diálogos. Então, é importante também amarmos as pessoas, assim como amamos os animais, para nos tornarmos um bom veterinário.

- MULHER SÁBIA

Eu creio que nós, mulheres, com sabedoria de Deus conseguimos fazer muito bem todos os nossos papeis, não deixando a desejar como esposa, mãe, mulher, empresária.

Eu acredito muito no potencial da mulher. Nos mulheres somo incríveis, temos uma capacidade de fazermos tanta coisa ao mesmo tempo que os homens não tem. Somos inteligentes, proativas, fortes, somente nós mulheres para resistirmos a dor de um parto!

Mas para sermos fortes, precisamos de um apoio espiritual para que papeis fiquem bem definidos e assim não prejudique ações tão importantes em nossa vida.

- ROSE EMPRESÁRIA E PASTORA

Na minha vida, os propósitos se uniram, porque no meu consultório posso

Eu acredito que somente com Deus no centro da nossa vida conseguimos dar os passos certos. De nada adianta ser uma mulher emponderada, reconhecida como empreendedora, excelente profissional e não ter uma família equilibrada, não ser uma boa mãe, não fazer seu papel de boa esposa, filha e mulher. Eu acredito que uma aproximação com Deus nos equilibra e nos faz entender e dar ênfase correta em todas as áreas da nossa vida.

Sei que não é fácil para nós mulheres, acho que acumulamos tarefas ao longo da vida, pois no passado as mulheres eram apenas do lar. Hoje, além de trabalharmos fora, precisamos cuidar do nosso lar, da nossa família. Então, o que eu faço? Procuro ajudá-las a encontrar esse equilíbrio, que acredito ter somente em Jesus. A nossa vida vai se transformando e encontrando propósitos ao longo da nossa caminhada com Cristo. É algo que precisamos decidir, ter uma conversão de vida e valores, e não tem nada a ver com religião e sim com Cristo, querer seus ensinamentos, sabedorias que te levam a mais próximo de Deus.

- MENSAGEM PARA AS MULHERES

A mensagem que tenho para nós mulheres é que é possível sermos felizes com as dores, atributos, tarefas mil que Deus nos deu.

- COMO DEUS SE REVELA A CADA UM DE NÓS

Jesus nos ensina a sermos melhores em todas as fases da nossa vida. Com Ele seremos mais felizes e completas. Sabe aquele vazio que só Deus pode nos preencher? Sabe aquele medo do futuro que da aquela ansiedade que teima em te assombrar?

Com Ele, Jesus, conseguimos nos equilibrar e da mais importância ao que é mais importante para as nossas vidas. Pastora, e como você consegue fazer tantas coisas? Ser mãe, esposa, empresária, veterinária, líder de mulheres, fi-

lha, amiga...

Em Jesus aprendemos a otimizar nosso tempo e dar valor ao que realmente tem valor!

Aprendo com Ele e deixo para vocês um versículo que acho tudo a ver comigo:

Provérbios 16

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.”

Viver e entregar nossas vidas nas mãos dEle é um desafio, é uma decisão diária, mas a certeza que Ele é bom, fiel e maravilhoso e só quer meu bem por Amor a mim, é o que me motiva a continuar essa caminhada que nem sempre é fácil, mas é a melhor.

Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

ELOS POR ELAS - CONSELHO NACIONAL DE MULHERES EMPREENDEDORAS E INSPIRADORAS

Éuma entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária. Composta por um quadro de mulheres formadoras de opinião e comprometidas com os valores do empreendedorismo de impacto, o Conselho promove valores e princípios que garantem uma sociedade justa, com liberdade individual, economia de mercado, democracia representativa e Estado de Direito. Dedicada a criar e divulgar a cultura do Empreendedorismo Feminino, aprimorar a capacitação profissional de mulheres, desenvolver lideranças e fortalecer o relacionamento para a geração de oportunidades de negócios, com atuação em 14 estados (CE, PE, RN, PB, MA, AL, SE, TO, SC, RJ, AM, MG, ES, DF) e mais de 8.500 associadas. Os debates promovidos contam com o apoio de uma rede ampla formada por especialistas, como advogadas, sociólogas, cientistas políticos, jornalistas e educadoras, entre outros.

“Representamos as demandas de uma comunidade de mulheres que defendem interesses públicos e, principalmente, valores e princípios dtemocráticos que pautam o desenvolvimento do país. O Empreendedorismo Feminino é o caminho para acelerar a equidade de gênero no Brasil e no mundo!” Afirma Carol Mello - presidente do movimento.

L Deres No Judici Rio

21 Mulheres Desembargadoras no TJCE

-Dos 413 magistrados que atuam na Capital e no Interior do Estado, 146 são mulheres.

As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o mês de março ganhou um reforço feminino, com cinco desembargadoras empossadas. Agora, dos 53 desembargadores que integram o colegiado 21 são mulheres, o equivalente a 40,8% do total. Recentemente uma delas foi a chefe do Poder Judiciário estadual, durante 2 anos, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

“Quando ingressei na magistratura, há 35 anos, somente duas mulheres haviam chegado ao cargo de desembargadora: Auri Moura Costa, que se aposentou em 1979, e Águeda Passos

Rodrigues Martins, que assumiu o cargo em 1986. Elas abriram as portas da Justiça estadual para as mulheres”, ressalta a presidente do TJCE. Atualmente, o percentual de desembargadoras do TJCE é o segundo maior entre os tribunais estaduais do Nordeste. O Judiciário baiano é o que possui mais mulheres no 2º Grau: são 31, ou seja, 47,69% do total de 65 desembargadores. O terceiro colocado é o TJ de Sergipe, onde as mulheres representam 30,76% dos 13 integrantes do Pleno. A quantidade de juízas também vem crescendo na Justiça cearense. Dos 413 magistrados que atuam na Capital e no Interior do Estado, 146 são mulheres.

Além de atuarem no julgamento dos processos, as magistradas estão assumindo cada vez mais cargos de gestão. “A pioneira foi a desembargadora Águeda, que em 1999 assumiu a Presidência. Depois de 22 anos, tivemos a gestão da desembargadora Iracema Vale. Eu sou a terceira presidente do Tribunal e trabalhamos para que mais mulheres possam ocupar o mais alto posto da Justiça cearense. Mas existem outros importantes cargos de chefia já ocupados por juízas e servidoras do TJCE”, acrescenta a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

JUIZA ROSA MENDONÇA: PRIMEIRA MAGISTRADA À

FRENTE DO JUIZADO DA MULHER

A juiza Rosa Mendonça é titular do Juizado da Mulher de Fortaleza.Ela foi pioneira ao se tornar a primeira magistrada à frente do Juizado da Mulher da capital. Dos 17 anos de aplicação da Lei Maria da Penha no Brasil, em 17 deles foi possível ver alguma decisão da juíza Rosa Mendonça na defesa da dignidade feminina e contra a violência de gênero.

‘Neste periodo o Juizado conscientizou sobre a importância da mulher ser respeitada’, diz cearense Maria da Penha nos 17 anos da lei que leva seu nome. O 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, do qual a Juiza é titular, foi criado em 2007, apenas um ano após a legislação entrar em vigor, justamente para suprir demandas que ficaram mais visíveis a partir do novo texto. Desde então, a magistrada vê melhorias no sistema de justiça e avalia que os índices de denúncia de casos de violência doméstica cresceram muito nos últimos anos. Foi na ida para assumir o juizado da capital que Rosa encarou dificuldades tanto de interpretação da lei por parte da população, como ausência de serviços básicos às mulheres que, embora praticamente inexistentes àquele momento, buscavam a Justiça. Além do aspecto “cru” da estrutura jurisdicional de apoio às causas femininas, Rosa lembra que não havia praticamente nenhum serviço de atendimento à mulher. “Mas hoje não. Hoje elas estão denunciando mais. As medidas protetivas só aumentam. Isso quer dizer que a violência está aumentando depois da lei? Eu não acredito. Continuo acreditando que está acontecendo é a denúncia. A mulher está se encorajando, acreditando na lei”, diz a juíza. Rede vem se fortalecendo. “O tempo foi passando, e a rede de atendimento foi se fortalecendo. Hoje já temos melhores serviços, embora no interior do estado tenha quase nada. Aqui em Fortaleza, já temos um excelente equipamento, que é a Casa da Mulher Brasileira”, cita a juíza. de Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá.

Ela ressalta que, após os 17 anos trabalhando com a legislação, entendeu que existe um processo de naturalização da violência contra a mulher. E que ele precisa ser rompido. “A gente não pode ser tolerante, porque é um tipo de violência que não atinge só a mulher, mas o agressor, os filhos, o núcleo familiar - é uma violência muito nefasta”.

Endereço: Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Bairro Couto Fernandes

Telefone: (85) 3108-2950

CASA DA MULHER

Cearense

ACasa da Mulher Brasileira é uma instituição de referência no combate à violência de gênero. Nela, estão dispostos serviços do juizado, da Polícia Civil, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Secretaria de Proteção Social, do governo do Estado. Lá, a mulher é acolhida, com suporte necessário, e sua denúncia é encaminhada aos órgãos competentes. O equipamento funciona 24 horas por dia. Na visão da magistrada, quando a lei começou a ser aplicada, as pessoas “tinham muita resistência”, pois consideravam que era uma norma injusta e que tinha como princípio prender o agressor.

“Tivemos que mudar a cabeça das pessoas com relação a isso. Para mostrar que a lei veio, na verdade, para proteger uma mulher que já vinha em situação de desvantagem, que não veio só para prender agressor”, diz Rosa.

Como Denunciar Casos De Viol Ncia Dom Stica

– Ligue 180 o numero presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência

- Procurar uma Delegacia de Defesa da Mulher

- Na Casa da Mulher Brasileira

Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo do Estado, atua no atendimento às mulheres que foram vítimas de violência em Fortaleza. No mesmo espaço, funciona a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, uma unidade do Ministério Público e uma da Defensoria Pública, além de um centro de referência municipal.

Além da unidade na capital, há Delegacias de Defesa da Mulher nas cidades

O Ceará já implantou 3 casas da Mulher Cearense nos mesmos moldes da Casa Brasileira. Estão previstas 10 Casas no interior do Estado.

-Casa da Mulher Cearense de Juazeiro do Norte

Local: Avenida Padre Cícero, 4501 - São

José

Horário: 24 horas

Contato: (85) 9 8976 7750

Casa da Mulher Cearense de Sobral

Local: Avenida Mosenhor José Aloisio Pinto, s/n, Cid Gerardo Cristino

Horário: 8 às 17 horas

-Casa da Mulher Cearense em Quixadá

Local: Rua Luiz Barbosa da Silva esquina com Rua das Crianças – Bairro Planalto Renascer. Quixadá (CE) Horário: de 8 às 17 hs

Mulheres Inspiradoras No Sistema Fiec

Ana Karina Frota

Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Mestre em Ciência Política (Universidade de Lisboa), Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.

A atual Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Diretora de Comércio Exterior da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Argentina, no Ceará, Karina Frota, foi convidada pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, para assumir a presidência do Conselho de Relações Internacionais (CORIN) da FIEC. Karina é Mestre em Ciência Política (Universidade de Lisboa) e pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília. Além disso, é Secretária Executiva da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Agente de Comércio Exterior da Redeagentes(MDIC)

Dana Nunes

‘- Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi- Núcleo do Ceará

- Gerente do Núcleo de Expansão Industrial - NEXI/FIEC

- Representante da Área Sindical da FIEC, Junto a CNI

É especialista em Administração e Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, em Qualidade pela Universidade Federal do Ceará - UFC, e Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Iniciou sua trilha de carreira no Sistema FIEC desde 2004, onde atuou como estagiária, bolsista e depois exerceu com excelência a coordenação de projetos e a gerência do Núcleo de Convênios e Parcerias para apoiar o desenvolvimento dos Sindicatos Patronais.

[08:53, 04/03/2023] Revista Ceará e Municipio: Aproximar estudantes das empresas. Historicamente, essa sempre foi uma das missões do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e pela prestação desse serviço o Instituto ganhou notoriedade. Em 2020, o IEL Ceará inovou e estruturou novas iniciativas para robustecer o Programa IEL de Estágios. O objetivo é preparar os estagiários para o atual mercado de trabalho, muito mais competitivo, digital e dinâmico. De acordo com a superintendente do IEL Ceará.

Selma Cabral

Empreendedora por natureza

B

rasileira por excelência, nascida na capital do Ceará, muito cedo, ingressou na UNIFOR, ali se formando em Administração de Empresas e logo a seguir com especialização em Gestão de Negócios, Marketing Turístico, e Empreendedorismo , Trabalhou por muitos anos no Governo do Estado, sendo assessora de alguns governadores nas áreas de Promoção de Negócios Industriais e atração de Investimentos. - Quando dali saiu abriu suas empresas Turin Consultoria e a Correta Serviços de Segurança, se constituindo Empresária e Consultora do SEBRAE/Ce simultaneamente, onde realizou grandes eventos, criando instituições sociais representativas de classe, a exemplo do SINCOPECAS, SINDIOPTICA, SINDIAR, entre outra nas áreas empresariais . -Atualmente, está participando como sócia das empresas comandadas por seus dois filhos Hugo e Guilherme Quinderé, calçados e vestuário masculino JEF e RESERVA com cerca de 23 unidades espalhadas em boa parte do País. -Tem como visão participar dos processos de desenvolvimento e renovação do mundo, contribuindo com as suas ferramentas funcionais e aptidões pessoais na construção de um mundo mais justo e equilibrado. - Seus valores são essencialmente voltados para preservação e respeito do ser humano, da família e do meio ambiente - Meta realizada principal, ter filhos e através deles projetar um caráter firme, digno e produtivo, louvando a Deus por ter atingido..- Seu sonho atual é de ver e participar do resgate do equilíbrio social/econômico com oportunidade para todos - SUA FÉ NO SEU CRIADOR é sua mola mestra que lhe direcionar e lhe faz ser o que é.