A Latoaria em Miranda do Corvo Saber Fazer

A Latoaria
em Miranda do Corvo Saber Fazer
Quem passa na Rua Doutor Rosa Falcão, no centro histórico da vila, depara-se com uma montra repleta de bric-à-brac. Entre vidros, roupas, e outros objetos descobrimos peças de latoaria – almotolias, candeias, regadores e outras peças, saídas das mãos hábeis do mestre artesão Afonso Ferreira da Silva, mais conhecido como “Afonso Latoeiro”. Mais à frente, encontramos a sua oficina, onde o último representante desta arte ainda trabalha, pese embora os seus 92 anos.
No concelho de Miranda do Corvo, foram muitos os que em tempos idos se dedicaram a esta arte. Na comunidade há ainda lembrança dos mestres Lídio Brás; João “Carola”; Avelino no Montoiro; do “Charula” perto da Feira dos Bois e de Manuel Pedro Fraga, representado nesta exposição por algumas peças por ele fabricadas.
Perante o perigo de desaparecimento deste saber vernacular, o Município decidiu empreender uma exposição temporária, que dará origem posteriormente a uma exposição permanente, tendo como objetivo registar este saber fazer e perpetuar a memória desta arte e dos mestres artesãos que ao longos dos tempos lhe deram corpo.
Mas esta exposição pretende também ser um lugar aberto e interativo com a comunidade, detentora de memórias, saberes, estórias sobre esta arte, que convidamos a partilhar.









ASSADOR









LACADA






MAÇARICO






OUTUBRO 2024