__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


06 21:30

quarta-feira

JAZZ ESCREVE-SE COM... B de BATERIA

Paulo Bandeira participação especial de Janita Salomé Em “Jazz Escreve-se Com…” os instrumentos vão ser tocados e contados pelos seus nomes e o Jazz, o incompreendido Jazz, vai ficar mais perto de todos nós, à distancia. Ninguém melhor do que Paulo Bandeira, músico estarrejense ligado à nascença do Estarrejazz e à sua Big Band, para abrir as hostilidades.

#CTEVAIACASA .3


07 21:30

quinta-feira

NOITE FRIA EM CASTELO BRANCO Curtas de Cinema - CCA

Três atores ensaiam uma cena, cada um em sua própria casa. O espectador deve imaginar a cena real que eles estão a ensaiar. Realizador: Luís Diogo Portugal / 2011 - 15 min

#CTEVAIACASA .5


08 21:30

sexta-feira

À CONVERSA COM... Héber Marques

A cultura foi um dos setores mais abalados por esta pandemia. Figuras das mais diversas áreas artísticas, à conversa com o CTE, sobre a atual situação do setor e o seu futuro. O convidado de hoje, Héber Marques, conta-nos como está a reinventar dois percursos: os HMB e a sua carreira a solo.

#CTEVAIACASA .7


09 18:00 sábado

COMPOSIÇÃO DE SAMBA-ENREDO Nuno Bastos - Oficina

Nuno Bastos músico e compositor estarrejense da Escola de Samba “Vai Quem Quer”, abre a participação a uma oficina de “Composição de Samba-enredo” O processo, e o seu papel num desfile Escola de Samba, sempre com o intuito da valorização do Carnaval! Espaço “live” para questões ou curiosidades sobre todo o processo de composição. Formador, Nuno Bastos. Para participação no direto, inscreva-se aqui www.bit.ly/nunoBastos, até às 17H00 do dia 9 de maio. #CTEVAIACASA .9


09 21:30 sábado

JOÃO MORTÁGUA QUARTETO Arquivo CTE

A abertura do Estarrejazz 2015 - Festival de Jazz de Estarreja esteve entregue ao saxofonista estarrejense João Mortágua. Um de vários saxofonistas surgidos em cena nos últimos anos, João Mortágua depressa se destacou entre os mais completos e desafiantes. Além de ter uma voz própria, apresenta uma visão do jazz muito pessoal, como ficou revelado com o seu disco de estreia “Janela”. Composições elegantes que proporcionam tanto a improvisação solística como uma dinâmica de grupo particularmente feliz. Patente fica que a música de Mortágua se deve não só à sua criatividade e às suas capacidades técnicas como aos músicos que com ele estão associados. Todos eles são parte fundamental da fórmula proposta. #CTEVAIACASA .11


13 21:30

quarta-feira

RICARDO CARRIÇO Leitura partilhada

A leitura partilhada de um texto literário ou de um poema, cria elos afetivos capazes de alimentar o gosto a futuros leitores. Aqui, a voz e a partilha têm o efeito do aproximar a distância e de nos confinar à vida das páginas dos livros. O ator Ricardo Carriço será o moderador desta interação literária, gravada via plataforma ZOOM, no dia 12 de maio, às 21h30, apresentada em #ctevaiacasa, dia 13 de maio, às 21h30. Inscrições aqui www.bit.ly/ricardoCarrico até dia 11 de maio, sujeito ao máximo de 10 por sessão. #CTEVAIACASA .13


14 21:30

quinta-feira

NOITE GÉLIDA EM CASTELO BRANCO Curtas de Cinema - CCA

Sofia e Marco, um jovem casal, visitam Castelo Branco de Noite. Iniciam uma conversa com um vagabundo que toca música na rua. Enquanto a conversa tem lugar, Sofia começa a suspeitar que aquele vagabundo pode ser o pai que ela nunca conheceu… Realizador: Luís Diogo Portugal / 2011 - 15 min

#CTEVAIACASA .15


15 21:30

sexta-feira

À CONVERSA COM... Nélia Pinheiro

A cultura foi um dos setores mais abalados por esta pandemia. Nélia Pinheiro, bailarina e criadora da peça “Raízes”, encomenda do Municipio de Estarreja e apresentada em 2017, falou connosco, e explicou como se dança um pas de deux, com distanciamento social.

#CTEVAIACASA .17


16 21:30 sábado

DICIONÁRIO TEATRO DO DESASSOSSEGO Tanya Ruivo Arquivo CTE

O grupo de Teatro jovem do Município de Estarreja, “Teatro do Desassossego”, sob a orientação da atriz e encenadora Tanya Ruivo, aceitou mais uma vez o desafio de integrar o projeto PANOS – palcos novos palavras novas, que vai iniciar um novo ciclo neste ano letivo, passando a ter lugar no Teatro Nacional D. Maria II. Os PANOS encomendam, anualmente, peças originais a escritores reconhecidos, para serem representadas por adolescentes. Um projeto que visa cruzar o teatro infantil e juvenil com as novas dramaturgias, que tem a apresentação final dos trabalhos escolhidos nesta mítica sala lisboeta. Venham apoiar o “Teatro do Desassossego”, mas acima de tudo perceber o gosto pelo Teatro e pelo trabalho em equipa, destes jovens estarrejenses.

#CTEVAIACASA .19


20 21:30

quarta-feira

JAZZ ESCREVE-SE COM... S de SAXOFONE Tomás Marques

Em “Jazz Escreve-se Com…” os instrumentos vão ser tocados e contados pelos seus nomes e o Jazz, o incompreendido Jazz, vai ficar mais perto de todos nós, à distancia. O convidado desta rubrica é o jovem estarrejense Tomás Marques, saxofonista que tem marcado o panorama do jazz nacional.

#CTEVAIACASA .21


21 21:30

quinta-feira

SERVIÇAIS, DAS MEMÓRIAS À IDENTIDADE Curtas de Cinema - CCA

Depois do achamento, São Tomé e Príncipe envolveu-se no tráfico de escravos. A abolição da escravatura obrigou os colonos portugueses à contratação de mão-deobra de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que abriria caminho para o trabalho forçado – desempenhado pelos serviçais. Passados mais de meio século do fim do processo de descolonização (1975), muitos ex-serviçais e seus descendentes ainda vivem à margem da sociedade. Realizador: Nilton Medeiros São Tomé e Príncipe / 2017 - 52min

#CTEVAIACASA .23


22 21:30

sexta-feira

À CONVERSA COM... Albano Jerónimo

A cultura foi um dos setores mais abalados por esta pandemia. Figuras das mais diversas áreas artísticas, conversaram com o CTE. Nesta edição, Albano Jerónimo não abriu mão sobre o desenrolar da novela “Nazaré”, mas falou sobre as dificuldades do setor do Teatro.

#CTEVAIACASA .25


23 18:00 sábado

TO’QUIM CASA

Artur Carvalho - Oficina Artur Carvalho, elemento dos Crassh, com uma forte ligação com a comunidade estarrejense pela Orquestra Toc’Acordar, lança o desafio para pegarem em panelas, tachos, mesas e talheres. Tudo serve para fazer som e ritmo. Uma oficina que pretende ser um momento lúdico de exploração rítmica e criativa, em família e dentro de casa. Não falte à chamada, inscreva-se. Formador, Artur Carvalho Para participação no direto, inscreva-se aqui www.bit.ly/arturCarvalho, até às 17H00 do dia 23 de maio.

#CTEVAIACASA .27


23 21:30 sábado

LUÍSA SOBRAL COM BIGBAND ESTARREJAZZ Dia Internacional do Jazz Arquivo CTE

Na continuidade do trabalho encetado pelo Município de Estarreja, de formação e divulgação da música Jazz, de que é bandeira o Festival Estarrejazz e a Big Band com o mesmo nome, comemora-se mais uma vez o Dia Internacional do Jazz. A um leque de convidados invejável, junta-se este ano um nome já incontornável na área do Jazz/fusão nacional: Luísa Sobral, que juntamente com a formação estarrejense vai homenagear uma das suas grandes influências: a diva Ella Fiztgerald. Mais um concerto ímpar da Big Band Estarrejazz, sob a direção musical de Pedro Moreira.

#CTEVAIACASA .29


27 21:30

quarta-feira

RICARDO CORREIA Leitura partilhada

A leitura partilhada de um texto literário ou de um poema, cria elos afetivos capazes de alimentar o gosto a futuros leitores. Aqui, a voz e a partilha tem o efeito do aproximar a distância e de nos confinar à vida das páginas dos livros. O ator Ricardo Correia será o moderador desta interação literária, gravada via plataforma ZOOM, no dia 26 de maio, às 21h30, apresentada em #ctevaiacasa, dia 27 de maio, às 21h30. Inscrições aqui www.bit.ly/ricardoCorreia até dia 25 de maio, sujeito ao máximo de 10 por sessão.

#CTEVAIACASA .31


28 21:30

quinta-feira

O BEIJO

Curtas de Cinema - CCA Três amigos, dois rapazes e uma rapariga, vão passar uma tarde à Feira Popular. Teresinha desafia-os a entrar no Comboio Fantasma, mas Henrique não consegue ficar lá dentro devido ao seu medo do escuro; de fora vê o seu rival beijar Teresinha. Magoado, Henrique acaba por se esconder do grupo e voltar ao Comboio Fantasma, fazendo o percurso sozinho para vencer o medo. Realizador: Pedro Baptista Portugal / 2000 - 10min

#CTEVAIACASA .33


29 21:30

sexta-feira

À CONVERSA COM... Carlos Marques

A cultura foi um dos setores mais abalados por esta pandemia. Figuras das mais diversas áreas artísticas, à conversa com o CTE, sobre a atual situação do setor e o seu futuro. O Diretor da Escola Artística do Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro, tira as dúvidas do reatamento das aulas na Escola que dirige.

#CTEVAIACASA .35


30 21:30 sábado

TRITONO

Exposição Coletiva “Plasticidade” Arquivo CTE As bandas filarmónicas são pilares da cultura musical portuguesa. Este concerto pretende reconhecer o papel fundamental desenvolvido por estas instituições, permitindo também vislumbrar diferentes abordagens musicais que surgem quando vários dos seus músicos se encontram. E é a partir deste panorama que surgiu o trio TRItono. Um trio composto por um elemento de cada Banda Filarmónica do Concelho de Estarreja (Banda Visconde de Salreu, Banda Bingre Canelense e Banda Club Pardilhoense), com carreiras musicais variadas e com vários projetos ativos, que se propõe a explorar as sonoridades de um grupo diferente e eclético. TRItono é o projeto artístico de Ricardo Antão, Sandro Andrade e Vasco Valente que responde ao convite do Município de Estarreja para integrar a exposição coletiva “plastiCidade”, comemorativa do 10.º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

#CTEVAIACASA .37


Profile for Municipio Estarreja

#ctevaiacasa  

#ctevaiacasa  

Advertisement