Issuu on Google+

boletimmunicipal 2011trimestre 1

DESTAQUE

município de torres novas com

novo logótipo boletim informativo da câmara municipal de torres novas nº14 - 2011 - distribuição gratuita

1

RELAÇÕES INTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

torres novas


DESTAQUES RELAÇÕES INTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

município de Torres Novas com novo logótipo

2


BM14

O município de Torres Novas adoptou um novo logótipo de forma a uniformizar a sua imagem e comunicação institucional. Este processo enquadra-se na perspectiva de evolução, modernização e desenvolvimento que o concelho tem registado nos últimos anos, aliando a esta dinâmica uma imagem institucional que confira ao município um maior reconhecimento a nível interno e externo. Em 2010 assinalou-se o centenário da classificação do castelo de Torres Novas como Monumento Nacional. No novo logótipo o elemento «castelo» é mantido mas proporcionando-lhe um merecido destaque, aproximando o ex-líbris da cidade à imagem do município, atribuindo-lhe força, determinação e longevidade. A nova imagem representa o castelo torrejano em todo o seu esplendor, tendo por base as intervenções recentes que lhe devolveram a imponência e a beleza devidas. É por isso importante que a imagem do município evolua em linha com as transformações que o concelho tem sofrido mas mantendo os seus símbolos históricos como motivo de orgulho. Este novo logótipo é composto por dois elementos: o símbolo e a designação. O símbolo é composto por onze ícones, que simbolizam cada uma das torres do castelo, desalinhada em representação das ondulações do rio Almonda, que atravessa a cidade. Na designação «Torres Novas, município» confere-se destaque ao nome da cidade, sendo a palavra «município» um complemento, permitindo uma adaptação do logótipo para situações específicas. O padrão cromático escolhido tem por base o verde. O verde-escuro simboliza a grandeza em representação da história da cidade, e o verde-claro exprime vigor, juventude, frescura e esperança, em representação do presente e do futuro.

3


DESTAQUES RELAÇÕES INTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Kika e o Escritor de Sonhos em Chã de Igreja, Cabo verde no passado dia 18 de Janeiro, em chã de igreja, cabo verde, foram oferecidas dezenas de livros às crianças a fim de transmitir aos mais novos o significado da geminação entre os dois municípios.

4


BM14

Na sequência do convite do município da Ribeira Grande para marcar presença nas suas festividades anuais, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, esteve entre 14 e 21 de Janeiro naquela cidade, geminada com Torres Novas desde 1997. A festa não se realizou em 2010 por força da tragédia que constituiu a morte de Day e do músico Vadu, dois jovens que se despistaram para um precipício aquando do transporte de donativos provenientes de Torres Novas. Assim sendo, a representação torrejana neste evento revestiu um sentido de homenagem a Ribeira Grande e à sua juventude. A sessão solene da Câmara Municipal de Ribeira Grande teve lugar no dia 17 de Janeiro, dia de Santo Antão, patrono da ilha. Na sua intervenção, António Rodrigues teve a oportunidade de reafirmar a sua admiração pela maturidade do poder local em Cabo Verde, assinalando a serenidade e o nível democrático das instituições. Pôde ainda anunciar, para Março ou Abril, a ida de mais dois autocarros de Torres Novas para aquele concelho, destinados ao transporte escolar de crianças que, hoje em dia, fazem quilómetros a pé para chegar à escola. Para além dos diversos donativos reunidos para esta deslocação, a comitiva torrejana distribuiu também pelas crianças das escolas do concelho de Ribeira Grande o livro recentemente editado no âmbito dos «III Encontros de Lusofonia», Kika e o Escritor de Sonhos. Da autoria de António Rodrigues e com ilustrações de Alexandra Sirgado, técnica do município torrejano, o livro trata da relação de amizade que nasce entre duas crianças separadas pelo oceano, mas que uma andorinha consegue aproximar durante as suas migrações, tendo como pano de fundo a cidade de Torres Novas e a aldeia de Chã de Igreja, em Ribeira Grande. À apresentação feita na Biblioteca Gustavo Pinto Lopes seguiu-se a apresentação do livro, no dia 18 de Janeiro, onde os autores tiveram a oportunidade de autografar e oferecer dezenas de livros às crianças daquele concelho, podendo, desta forma, transmitir aos mais novos o significado da geminação entre os dois municípios.

5


DESTAQUES RELAÇÕES INTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Cooperação Torres Novas – Moreni

Partilha de conhecimentos sobre candidatura e gestão de apoios comunitários A visita do presidente da câmara serviu para reforçar a parceria existente entre Torres Novas e Moreni. O município torrejano a deu o seu apoio para a implementação de projectos na área social e na gestão das candidaturas aos fundos estruturais. 6


BM14

Uma delegação de técnicos do município, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, esteve durante quatro dias, no final de Fevereiro, em Moreni, na Roménia, para partilhar conhecimentos e experiências no âmbito das políticas sociais e da gestão de apoios comunitários. A visita serviu para reforçar a parceria existente entre Torres Novas e Moreni. O município torrejano deu o seu apoio para a implementação de projectos na área social e na gestão das candidaturas aos fundos estruturais na cidade romena. No dia 24 de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Moreni, Vasile Goran, e o vice-presidente, Constantin Dinu, reuniram com a comitiva torrejana, num encontro que contou também com a presença de Adrian Budacu, ex-cônsul da Roménia em Portugal. Na presença dos chefes de departamentos e de serviços do município de Moreni, foram abordadas questões relacionadas com o desenvolvimento de projectos de âmbito social de interesse geral para a cidade romena. Da visita fizeram também parte deslocações a equipamentos das áreas da educação e da saúde, como jardins-de-infância, hospitais ou centros para crianças com deficiência. Os fundos e os programas europeus conjuntos foram também temas relevantes da visita, uma vez que estão na base da cooperação entre as localidades de Moreni e de Torres Novas. Moreni tem, neste momento, vários projectos em andamento, relacionados com áreas tão diversas como o desenvolvimento sustentável e o turismo, a reabilitação das redes de água da cidade e a educação, debatendo-se também com dificuldades relacionadas com a burocracia, o financiamento e a inexistência de recursos. Para António Rodrigues, esta é uma relação útil para ambas as cidades, pela troca de experiências e aprendizagem mútua que gera, podendo ser uma alavanca essencial ao desenvolvimento de Moreni. 7


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Vamos falar de cancro na Biblioteca Municipal

No dia 29 de Janeiro realizou-se, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, o colóquio médico «Vamos falar de cancro», que assinalou o lançamento local da iniciativa «Um dia pela vida». O colóquio contou com as intervenções do Dr. Vaz Teixeira (gastroenterologia), Dr. Firmino Mineiro (cirurgia) e DrªT eresa Filomena (medicina interna), tendo havido ainda um momento musical pelo Choral Phydellius. «Um dia pela vida» é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society, e que está a ser implementado em Torres Novas durante quatro meses. Tem como objectivos a educação para a prevenção do cancro, a sensibilização e a angariação de fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

8

Durante o período em que decorre a iniciativa «Um dia pela vida», todos os interessados poderão associar-se ao movimento, participando em equipas num ambiente de festivo (espectáculos, concertos, jogos e outras actividades) contribuindo para a concretização do duplo intuito de informar a comunidade e apoiar as actividades da Liga. Este movimento conta com o apoio do município de Torres Novas.


BM14

dia mundial do rim na Biblioteca Municipal O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo promoveu, no dia 10 de Março, um conjunto de conferências no âmbito do Dia Mundial do Rim. O evento, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas, realizou-se no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. «A nefrologia no distrito de Santarém: histórico e perspectivas» foi o tema da intervenção do Dr. Sequeira Andrade, director do Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O Dr. José Diogo Barata, director do Serviço de Nefrologia do Hospital de Santa Cruz, abordou o tema «A nefrologia no mundo». A sessão contou com a presença do Dr. Francisco George, director-geral da Saúde. Este ano o Dia Mundial do Rim teve como tema «Proteja os seus rins, salve o seu coração», visando dar a conhecer a todos a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares.

Relatório de satisfação dos utilizadores das bibliotecas municipais referente a 2010 Satisfação global de mais de 90% dos inquiridos Com o objectivo de avaliar os serviços e aferir o nível de satisfação dos utilizadores, foram aplicados inquéritos aos utentes das bibliotecas municipais – Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) em Torres Novas e Manuel Simões Serôdio (BMMSS) em Riachos – entre 15 de Outubro e 15 de Novembro de 2010. No total, foram inquiridos 101 utilizadores, 63 da BMGPL e 38 da BMMSS. A satisfação global é de 93% no que se refere à BMGPL e de 97% na biblioteca de Riachos, que viu o grau de satisfação subir em relação ao registado em 2009 (87,5%).

Estes equipamentos receberam também apreciações muito positivas nos aspectos relativos ao atendimento e à programação. Os serviços prestados pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, que incluem a utilização de internet, meios audiovisuais e informáticos e serviço de impressões e de fotocópias, foram também realçados positivamente pelos utilizadores.

9


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Joana Ratão Exposição de fotografia no Museu Municipal Carlos Reis

10


BM14

Entre 22 de Janeiro e 6 de Março, o espaço de exposições temporárias do Museu Municipal Carlos Reis recebeu «Deslocações», um conjunto de trabalhos fotográficos de Joana Ratão. A artista desenvolve a sua pesquisa e criação em torno da desconstrução de objectos, formas e corpos, num jogo entre o que é visível e o que é invisível. Separação de Bens, um dos trabalhos apresentados é uma peça sobre a desconstrução de 20 objectos que foram deslocados e perderam a sua função, deixando de fazer sentido. Joana Ratão nasceu em 1981, e vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes, o seu trabalho centra-se no campo do desenho, fotografia e instalação e expõe colectiva e individualmente desde 1999. Tem desenvolvido alguns projectos gráficos como o design digital de livros ou a concepção e manufactura de livros. Colabora em programas de sensibilização para a arte em projectos educativos de museus e espaços culturais. Integra a equipa do serviço educativo da Culturgest desde 2007, concebendo e

orientando visitas e oficinas. Em 2009 formou o grupo «A porta amarela», que desenvolve programas de oficinas de expressão plástica para crianças. A 25 de Fevereiro, Joana Ratão esteve «à conversa» com uma turma do 11º ano de Artes da Escola Secundária Maria Lamas. oana Ratão abordou a sua formação e o seu percurso profissional, bem como as diferentes fases do seu desenvolvimento artístico. A utilização do corpo em movimento em virtude da sua experiência na dança, as montagens, a utilização de recortes de tecidos, o recurso ao desenho e aos fotogramas foram técnicas descritas pela artista. Tendo a exposição «Deslocações» como pano de fundo, os alunos foram desafiados a observar, interpretar e partilhar a leitura que fizeram dos trabalhos fotográficos ali apresentados. JAo longo de cerca de uma hora, alunos e artista interagiram de forma bastante dinâmica e informal, partilhando ideias, conhecimentos e exemplos. As questões colocadas foram-se sucedendo, bem ilustrativas do interesse dos presentes. Foi, sem dúvida, uma «aula» diferente. 11


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Torres Novas associa-se à UNESCO na celebração dos valores da Química e das Florestas em 2011 O município de Torres Novas aderiu aos anos internacionais declarados pela UNESCO em 2011, propondo-se desenvolver actividades que visem a promoção dos valores da química e das florestas. Neste sentido, esteve patente na Biblioteca Municipal, até 12 de Março, a exposição «Há química entre nós», sendo que, em Março, entre os dias 21 e 25, também na biblioteca e nas bibliotecas escolares do concelho, foi a vez de evocar o valor das florestas, durante a IV Semana do Livro e da Leitura. O Ano Internacional da Química 2011 pretende salientar o reconhecimento público da química, incentivando, em particular junto dos mais jovens, a descoberta desta ciência como fundamental para a sustentabilidade e qualidade de vida de todos. A efeméride está a ser promovida sob o tema «Química – A Nossa Vida, O Nosso Futuro» e podem ser obtidas mais informações em www.chemistry2011.org. No que respeita ao Ano Internacional das Florestas, a resolução das Nações Unidas que o adopta reconhece o valor das florestas para o desenvolvimento sustentável e enfatiza a necessidade de conservação dos conjuntos florestais mundiais, em particular dos ecossistemas florestais mais fragilizados. É também optimista quanto aos resultados que podem ser obtidos a partir da união de esforços à escala global, em torno de um património que é de todos e que deve ser conservado para benefício das gerações actuais e futuras. Mais informações, documentos e actividades propostas podem ser encontrados em www.florestas2011.org.pt.

semana da Internet Segura A rede de bibliotecas escolares de Torres Novas assinalou o Dia da Internet Segura com diversas acções de sensibilização, entre os dias 8 e 11 de Fevereiro. Dirigidas a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, estas iniciativas visaram a promoção da segurança na internet, da literacia digital e da integração das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos dos ensinos básico e secundário. No dia 8 de Fevereiro realizou-se uma acção de sensibilização sobre a segurança na internet, orientada por formadores da Microsoft, enquanto membro do Consórcio Internet Segura, em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e o Millennium BCP. No dia 10 houve uma palestra sobre os riscos da internet, associados às redes sociais. Esta sessão teve como orador o chefe da Polícia Judiciária de Coimbra, Camilo de Oliveira. 12

Na Escola Secundária Maria Lamas decorreu uma sessão sobre a segurança dos jovens na internet, dinamizada pelo professor Tito Lívio que, no final do dia, repetiu a palestra para o público adulto (geral). A sessão foi ao encontro de um tema que está no topo das preocupações dos pais, que vêem os seus filhos crescer num ambiente ainda desconhecido, não possuindo conhecimentos que lhes permitam fazer um acompanhamento adequado. O tema do Dia da Internet Segura de 2011 foi as vidas virtuais, com o slogan «It’s more than a game, it’s your life».


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Palácio dos desportos acolheu Torneio Absoluto e Torneio Juvenil de Ginástica Artística

No dia 26 de Março, decorreu no Palácio dos Desportos o Torneio Absoluto e o Torneio Juvenil de Ginástica Artística, organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, com o apoio do município de Torres Novas. No total, participaram mais de oitenta ginastas, em representação de oito clubes. O Torneio Absoluto foi composto pelo concurso geral individual e pela competição individual por aparelhos. Competiram nesta prova ginastas juniores e seniores. Por sua vez, o Torneio Juvenil destinou-se a ginastas juvenis e iniciados, tendo decorrido no mesmo formato de competição do Torneio Absoluto, embora com um sistema de avaliação diferente. Participaram nestas competições ginastas da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, do Clube Desportivo Nacional, do Sport Clube do Porto, do Ginásio Clube Português, do Lisboa Ginásio Clube, do Ginásio Clube da Maia, do Ginásio Clube do Sul e do Boavista FC.

13


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

dezassete oleões no concelho de Torres Novas Foram instalados dezassete oleões para recolha de óleos alimentares no concelho de Torres Novas (ver localização em baixo). Para uma correcta utilização destes equipamentos, os munícipes devem aproveitar garrafas de plástico vazias (água, sumos ou até mesmo de óleo), para encher com os óleos alimentares usados (OAU). Essas garrafas, depois de cheias, deverão ser depositadas nos oleões, através da abertura localizada no alçado superior. Este procedimento é diferente do anterior, quando o óleo era depositado directamente no oleão. Posteriormente, os óleos alimentares usados são encaminhados para um operador licenciado, para serem transformados em combustível ecológico (biodiesel). O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que, produzido a partir de óleos vegetais, substitui total ou parcialmente o diesel ou gasóleo usado em motores de combustão interna. Em 2010, através dos três oleões existentes em Torres Novas, foram recolhidos 2340 kg de óleos alimentares usados.

Localização dos novos oleões: Alcorochel – Largo da Fonte (junto ao ecoponto); Assentis – Junto ao edifício da junta de freguesia; Brogueira – Junto ao edifício do Centro de Dia/ ecoponto Lapas – Rua José Maria Raposo, junto ao Jardim da Silvã Meia Via – Traseiras do largo do Fontenário (junto a ecoponto) Chancelaria – Traseiras do edifício da junta de freguesia (junto aos armários da PT/CTT) Olaia – Rua 1º de Maio (junto ao ecoponto) Paço – Rua Principal Sul, Vila do Paço (junto ao ecoponto) Parceiros da Igreja – Largo da Igreja (junto ao ecoponto) Pedrógão – Rua de S. João (junto à Igreja/ecoponto) Riachos – Rua de S.toAntónio (junto ao ecoponto) Riachos – Bairro do Tocha (junto ao ecoponto) Ribeira Branca – Traseiras do pavilhão desportivo da Ribeira Ruiva (junto ao ecoponto) Salvador – Rua Alexandre Herculano (junto à ponte) Santa Maria – Avenida Dr. Sá Carneiro (junto ao ecoponto) São Pedro – Av. Manuel de Figueiredo (junto ao ecoponto) 14 Zibreira – Av. José Loureiro da Rosa (junto ao café S. Sebastião/ecoponto)


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Get Online Week no Espaço Internet De 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2011 assinalou-se a Get Online Week, um evento com o apoio da vice-presidente da Comissão Europeia e comissária para a Agenda Digital, Neelie Kroes. Esta iniciativa tem como objectivos principais colocar cidadãos europeus online (em particular os que nunca acederam antes à internet ou nunca utilizaram tecnologias de informação e comunicação); sensibilizar para os benefícios da inclusão digital; promover e aumentar a utilização dos «Espaços Internet» por toda a Europa; demonstrar o impacto positivo dos «Espaços Internet» na inclusão digital. O Espaço Internet de Torres Novas aderiu a esta iniciativa através de duas actividades: «Primeiro clique» foi uma acção direccionada para a terceira idade e para cidadãos offline (que nunca utilizaram a internet) para a qual foram convidados centros de dia, lares de idosos,

universidades seniores, associações ou centros comunitários do concelho, cujos utentes se deslocaram ao Espaço Internet para «navegarem» pela primeira vez; Paralelamente, promoveram-se acções para desempregados e inactivos, durante toda a semana, de apoio à criação de um currículo, de adesão a uma bolsa de emprego ou à pesquisa de emprego online. A Get Online Week é organizada a nível europeu pela TelecentreEurope, uma organização inclusiva que procura aumentar o impacto e a eficiência dos «Espaços Internet» (EI) por toda a Europa, providenciando suporte, partilha de conhecimento e serviços que contribuem para o incremento das funções e respectiva estrutura dos EI, assim como oferecer a milhões de europeus acesso, competências tecnológicas e motivação para usufruir e participar na economia do conhecimento.

IRS no «Espaço Internet» Apoio gratuito no preenchimento da declaração anual À semelhança do que foi efectuado no ano de 2010, o município de Torres Novas, através do Espaço Internet, vai disponibilizar aos munícipes apoio gratuito no preenchimento da declaração anual do IRS (Modelo 3), através de entregas via electrónica. Esta iniciativa, promovida nos «Espaços Internet» a nível nacional, visa ajudar os contribuintes em passos mais técnicos como o pedido de senha de acesso, o login, a anexação de ficheiros ou a impressão de documentos. Contudo, o preenchimento de valores na declaração é da inteira responsabilidade dos utilizadores.

As entregas via internet têm uma primeira fase, de 1 a 30 de Abril, para quem apenas auferiu rendimentos do trabalho dependente ou pensões. A segunda fase, de 1 a 31 de Maio, destina-se aos que tenham obtido rendimentos de outra natureza. Para mais informações os interessados podem dirigir-se ao Espaço Internet de Torres Novas ou contactar através do número de telefone 249 817160. 15


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Campanha de adopção de animais dias 5 e 6 de Fevereiro O Canil Intermunicipal de Torres Novas promoveu, nos dias 5 e 6 de Fevereiro, a primeira campanha de adopção de animais de 2011. A iniciativa decorreu no Jardim das Rosas, entre as 10 e as 17 horas, e estiveram disponíveis para adopção diversos cães. De realçar que em 2010 o Canil Intermunicipal de Torres Novas realizou 9 campanhas de adopção, resultando em 124 cães e 70 gatos adoptados.

16


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

colónia balnear da nazaré

vai ser remodelada para abrir todo o ano

A Colónia Balnear da Nazaré vai ser remodelada e deverá passar a funcionar durante todo o ano. O projecto de reconversão do edifício foi apresentado pela Assembleia Distrital de Santarém, proprietária da colónia, numa conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira, 28 de Janeiro, no salão nobre dos paços do concelho da Nazaré. O presidente da Assembleia Distrital e da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, explicou tratar-se do «primeiro dia do resto da vida da colónia». Sendo este um projecto de grande importância para a região de Santarém e para a Nazaré, António Rodrigues considerou que esta obra visa melhorar e recuperar um equipamento que «deve ter muita dinâmica, muita actividade e que passará a dar outra vida social à zona onde está implantado». O plano de reabilitação passa pela dotação do edifício de infra-estruturas técnicas, adequadas à legislação em vigor, para que possa continuar a albergar a colónia balnear de jovens e crianças, passando, também, a acolher o turismo sénior, para o qual está prevista a construção de 8 suites. Estes quartos serão alugados, «preferencialmente a casais idosos, para ajudar na gestão do edifício e na componente social», explicou

António Rodrigues. «Não estamos a recuperar este edifício, cuja obra ainda gostaríamos que começasse este ano, para depois só abrir no verão», frisou o autarca. Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou que a «melhoria é bem-vinda», tendo concordado que as obras poderão «revitalizar e a tornar mais útil» um edifício que considera um dos ícones da vila. Orçado em cerca de 2,5 milhões de euros, este projecto de reconversão passa por «restituir a volumetria original ao edifício», demolindo os acrescentos feitos tardiamente», explicou o arquitecto Gonçalo Louro. Para além da proposta de demolição, o projecto de arquitectura prevê uma ampliação do edifício e a construção de uma piscina coberta e outra descoberta. Está, ainda, prevista a remodelação da cozinha, assim como das instalações sanitárias, que se encontram actualmente bastante degradadas. A Assembleia Distrital de Santarém espera dar início às obras dentro de um ano. Para já, aguarda que a Câmara Municipal da Nazaré analise o projecto e proceda à sua aprovação. Só depois será possível dar seguimento ao processo, nomeadamente, abrindo concurso e formalizando a candidatura ao QREN — Quadro de Referência Estratégico Nacional. 17


BM14

garagem dos claras

Concurso público para reconversão

Foi aprovada, na reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Torres Novas de 22 de Fevereiro, a abertura de concurso público para a reconversão da garagem dos Claras em espaço público. Este projecto, englobado no programa de regeneração rbana do centro histórico de Torres Novas, visa transformar o edifício que, até à década de 80, desempenhou funções de central de camionagem, num amplo espaço público para a realização de acções culturais e sociais. Dotada de uma cobertura, esta praça terá aptidões para o desenvolvimento de diversas iniciativas, sem a limitação das condições atmosféricas. A reconversão prevê a remoção das paredes exteriores do antigo hangar, com manutenção da estrutura metálica do edifício e renovação do revestimento da cobertura. As áreas existentes no piso -1 serão aproveitadas para novas instalações sanitárias, com uma área de ampliação ao nível da praça para instalações sanitárias de deficientes e um espaço de apoio às mães e crianças (fraldário). Ao nível do piso 0 será criada uma área ampla com apoio de cafetaria e esplanada. O orçamento totaliza 715 000 euros, acrescidos de IVA. 18


DESTAQUES RELAÇÕES iNTERNACIONAIS CULTURA EDUCAÇÃO DESPORTO ACÇÃO SOCIAL TURISMO AMBIENTE INTERNET CANIL OBRAS

Ligação da rotunda de Santo António à rotunda do Cerejal Aprovado o lançamento de concurso

O executivo camarário aprovou, na reunião ordinária privada de 9 de Março, o processo de concurso e o lançamento da empreitada por concurso público da ligação da rotunda de Santo António à rotunda do Cerejal, em Torres Novas. A obra contempla a execução de duas faixas de rodagem, ladeadas por passeios em calçada, onde serão instaladas colunas de iluminação pública. O projecto de execução inclui a instalação de colectores de saneamento e pluviais, rede de águas, rede de regas, iluminação pública, lancis, passeios, pavimentos betuminosos e sinalizações vertical e horizontal. O orçamento do projecto totaliza 339 735,13 euros, acrescidos de IVA.

19


BM14

DELIBERAÇÕES CAMARÁRIAS Resumo das principais deliberações da câmara municipal de Torres Novas, de Janeiro a março de 2011

janeiro a março Aprovada a proposta de delegação de competências nas juntas da freguesia do concelho, mediante celebração de protocolos, para a realização de obras de conservação e limpeza de valetas, bermas e caminhos, no valor total de 322 202, 82 euros. Aprovada a adjudicação da beneficiação da EM570 entre as povoações de Charneca de Meia Via e Pintainhos à firma Construções Júlio Lopes, S.A., pelo valor de 187 000,00 € + IVA, com um prazo de execução de 75 dias. Aprovado o apoio ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, no valor de 12 000 euros, com vista à aquisição de dois monitores cardíacos, destinados à reestruturação do Serviço de Pediatria da Unidade de Torres Novas.

20

Aprovado o arrendamento de um espaço localizado na Fábrica de Fiação e Tecidos para acolher a colecção do Museu de Etnografia e Arqueologia Industrial de Torres Novas.. Aprovada a abertura de concurso público para a reconversão da garagem dos Claras para espaço público. Aprovada a adopção de um novo logótipo do município de Torres Novas. Aprovada a abertura do período de discussão pública do Plano de Pormenor do Empreendimento Urbanístico Boquilobo Golfe. Aprovada a nova planta de ordenamento dos arranjos exteriores do interior do castelo, tendo em vista a sua reabilitação e dinamização, no âmbito do programa de regeneração urbana do centro histórico de Torres Novas.

Aprovado o processo de concurso e o lançamento da empreitada por concurso público da ligação da rotunda de Santo António à rotunda do Cerejal, em Torres Novas. Aprovada a suspensão dos procedimentos de liquidação de taxas para revisão do Regulamento Municipal de Taxas e Tabela de Taxas. Aprovada a cedência temporária das instalações da Escola Primária de Valhelhas ao Vespa Clube de Torres Novas, para instalação da sua sede.


21


AS OVa N ei RES Corr

OR los E Tsconce D L a IPA r de V C I a N és MU io C n

s

RA Antó ova MA ral es N

te

le

f

e on

s

ww

0 8 62 0 31 52 81 2 63 9 00 L_ 24 812 5 090 8 9 E_ IPA 83 49 RD VE NIC PAL_ 2 249 U Nº I _ S M UA CA NIC ÇÃO 160 08 MU UCA ÁG IOTE 9 817 0 L IO ED 49 9 812 0 79 2 BIB ITÉR T_ 1 E 3 4 8 E 2 D M 10 N 9 L_ CE SÃO 17 70 TER ICIPA AL_ 24 8 I N I 8 9 DIV ÇO MUN OCI _ 24 812 0 S A TO 9 19 ESP DIO ÃO ANA L_ 24 535 39 Á A 8 Ç S P T 2 I E 81 ES AC ART IC 49 0 B. S_ 2 49 UN GA DO O M PAL_ 2 RTO 12 19 0 I 8 O JA 7 LO CAD UNIC DESP 249 39 1 R _ L 8 E M S 19 9 PA M U DO NICI IS_ 24 813 0 3 SE U M CIO MU ICIPA 249 9 44 LÁ 0 PA LHÃO MUN MO 9 83 30 I IS 4 PAV INAS E TUR IVIL_ 2 839 9 C PIS TO D ÃO C IA_ 24 S N Ç Í O P EC IRG V OT PR RO T A TE

e út

7 m-t as ne_ efo 9 811 ral@c snov l e t 24 ge rre fax_ ail_ -to m m e w.c

is

e r t 0 s.p _ Âa Gen 21 Tor C 43 va o 39 Ru 50-4 n 8 es pt 23 . 249 80 orr

22


Boletim Municipal Jan/Fev/Mar 2011