DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
O ESTÁDIO NACIONAL
O QUE É?
Em 1933, no final do congresso dos Clubes Desportistas, Oliveira Salazar prometeu a construção de um Estádio Nacional aos atletas presentes. No ano seguinte era lançado o concurso de ideias para um futuro estádio que, além de recinto para o desporto, serviria de palco para as grandes manifestações do Estado Novo.
Criado pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios em 1982, este dia, comemorado a 18 de Abril, pretende SENSIBILIZAR o público para a diversidade e vulnerabilidade do PATRIMÓNIO e realçar a necessidade de o PROTEGER, PRESERVAR e DIVULGAR.
Em 2016 O TEMA DESTA COMEMORAÇÃO É O PATRIMÓNIO DO DESPORTO Em Oeiras destaca-se:
• ESTÁDIO NACIONAL • SPORT ALGÉS E DAFUNDO • ESCULTURA HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DE HOQUEI PATINS DE PAÇO DE ARCOS
Fotos 1 e 2 em falta....
Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas e presidente da Câmara de Lisboa, homem de confiança do regime, lidera o projeto. Após várias hipóteses equacionadas, o vasto vale de hortas e pomares do Jamor, bem próximo da capital acabou por ser o local designado. Da autoria do arquiteto Francisco Caldeira Cabral, com a colaboração de Konrad Wiesner, este projeto é inspirado nos modelos alemães, particularmente pelo estádio de Nuremberga, modelos próximos dos clássicos da antiga Grécia.