Oeiras Solidária | E-book - Abertura do Ano POS, 2023

Page 1

abertura ano POS 2023

MOTIVAÇÃO:

A conjuntura atual reflete um movimento de mudança acelerada, complexificação das desigualdades e problemas sociais e um impacto, cada vez mais expressivo, das crises ambiental e económico-financeira no quotidiano das famílias e organizações. Dentro deste panorama revela-se essencial, mais do que nunca, trabalhar sobre o reforço e amplificação das relações institucionais pelo que tanto o Município, enquanto elo de proximidade dos cidadãos, como as empresas, sendo parte integrante da comunidade, são responsáveis diretos pela criação de práticas positivas e implementação de uma estratégia com base nos Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a todos alcance, sem exceção. Para tal, a ação integrada da Rede POS demonstra-se fulcral, uma vez que, através da parceria, promove o bem comum e um compromisso conjunto, numa lógica de visão partilhada. Atingir o potencial dos ODS implica trabalhar sobre os mesmos de forma cruzada, fomentando sinergias que respondam em simultâneo aos diversos desafios atuais. Neste sentido, e a partir das necessidades que as instituições beneficiárias trouxeram ao POS, foram identificados temas de elevada relevância sendo que, pelo potencial de transformação que acarretam, foram encaradas de forma estrutural carecendo, deste modo, de intervenções de igual tamanho, determinando 4 áreas basilares – Soberania Alimentar, Capacitação de Entidades da Economia Social, Capacitação e Empregabilidade e Requalificação de Instalações - que, para além de orientarem o plano anual do ano de 2022, organizam os projetos de seguida apresentados.

Para tal, a soberania alimentar, unindo o apoio à alimentação e o combate ao desperdício, dignifica a vida humana, garantindo o cumprimento de um direito básico, e promove uma distribuição mais justa e consciente dos benefícios de um consumo equilibrado e pensado de forma sustentável. Capacitar pessoas e entidades da economia social, na dinâmica de apoio aos projetos apresentados, pretende permitir que os indivíduos prosperem e realizem as suas vidas na sua plenitude, correspondendo às suas necessidades, mas também expectativas e preferências, revelando-se fulcral a sua integração e autonomia, tanto no mercado de trabalho, como na sociedade no seu todo, alargando as oportunidades existentes. Por último, investir na reabilitação de instalações das organizações locais, no sentido de garantir uma maior adequação e conforto no funcionamento das respostas sociais, permite melhorar a qualidade de vida dos utentes e profissionais que diariamente frequentam os espaços e, em simultâneo, que as mesmas estruturas se tornem mais resilientes, modernas e sustentáveis.

Acreditamos que, não só pela consciência individual das organizações, como pela maturidade do seu trabalho e espírito solidário no âmbito da Rede POS, que este é o caminho, que estas são áreas atuais que respondem à melhoria da qualidade de vida, não só das entidades e utentes que beneficiarão diretamente com os contributos apresentados, como também de toda a comunidade envolvida, promovendo, passo a passo, a construção de uma sociedade prospera e inclusiva.

Aceitam o desafio?

SOBERANIA ALIMENTAR /Apoio alimentar e combate ao Desperdício

SOBERANIA ALIMENTAR/Apoio alimentar e combate ao Desperdício

A soberania alimentar/ apoio alimentar e combate ao desperdício, que se insere no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente no que diz respeito à erradicação da fome, é um conceito que pretende aglutinar ações que contribuam para acabar com todas as formas de subnutrição, permitir o acesso universal a alimentos seguros e nutritivos, promovendo os produtores locais e a defesa da biodiversidade.

Neste sentido, considerando as inúmeras situações que têm agudizado os contextos de vulnerabilidade social, parece-nos que, no presente ano, esta área seja estrutural naquilo que podem ser os apoios do tecido empresarial às entidades locais, no sentido de mitigar os efeitos das vulnerabilidades sociais, nomeadamente ao nível da alimentação.

Assim sendo, as formas de apoio para esta área, podem ser as seguintes:

- Reforço das Mercearias Sociais;

- Reforço dos Bancos Alimentares;

- Apoio a necessidades específicas das Instituições;

- Apoio à comercialização de cabazes alimentares por Organizações locais.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DE PORTO SALVO

VISÃO / MISSÃO:

Ser uma Instituição de excelência e referência no serviço à Comunidade através da resposta às suas necessidades.

VALORES:

Solidariedade, Humildade, Honestidade, Amabilidade e Responsabilidade

SITE:

www.cspnsportosalvo.pt/

SERVIÇOS:

Centro Comunitário do Moinho das Rolas, Espaço Sénior, SAD, Espaço Comunitário dos Navegadores.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: MERCEARIA SOCIAL

OBJETIVOS PRINCIPAIS: A Mercearia Social visa apoiar indivíduos e famílias, proporcionando condições facilitadoras da sua inserção/inclusão social e que, simultaneamente, promovam a sua autoestima e autoconfiança. Tem como objetivo principal trabalhar para e com as pessoas que integram a comunidade de Porto Salvo na promoção e melhoria da sua qualidade de vida, proporcionando maior liberdade de escolha e dignidade às famílias.

IMPACTOS: São apoiados 62 agregados familiares, através da distribuição quinzenal de cabazes alimentares para famílias com 4 ou mais elementos e distribuição mensal para famílias até 3 elementos.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras, LIDL de Porto Salvo, Unipartner, PCPI, Paróquia de Porto Salvo, Comunidade, Auchan, Nobre, Parmalat, Coca Cola, PSP de Porto Salvo e Colégio da Fonte.

CONTRIBUTOS: Voluntários e Fornecimento de Produtos - Conservas; Cereais; Massas e Arroz; Lacticínios; Condimentos; Pastelaria; Higiene Pessoal; Limpeza lar.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES

VISÃO / MISSÃO:

A sua missão é contribuir para o desenvolvimento humano integral, apoiar e ajudar a resolver as situações de carência na comunidade. Para tal, o CCPND desenvolve a sua ação diária no apoio à população, idosa, crianças, jovens e famílias, intervindo e procurando sempre dar respostas adequadas a cada situação de forma a contribuir para que o bem-estar da população melhore progressivamente.

VALORES:

Solidariedade, Humildade, Honestidade, Amabilidade e Responsabilidade

SITE:

www.ccpnsdgeral.wixsite.com

SERVIÇOS:

A Instituição neste momento desenvolve o seu trabalho através das seguintes repostas sociais: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantina Social, Banco

Alimentar/Cantina Social, Creche e Casa de S. Bento, um projeto de intervenção social com crianças e jovens e suas famílias.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: MERCEARIA SOCIAL DO CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES

OBJETIVOS PRINCIPAIS: O propósito deste projeto consiste na defesa e preservação da dignidade humana, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos cidadãos socialmente mais vulneráveis, através da atribuição de bens e supressão de necessidades básicas. Pretende-se, ainda que, através da colaboração com outras entidades de intervenção e de apoio biopsicossocial, se elabore com os beneficiários um projeto de vida emancipatório.

IMPACTOS: Em 2022, o projeto apoiou mensalmente cerca de 79 famílias, o que corresponde ao apoio direito a 109 pessoas, inclusive famílias monoparentais femininas e famílias numerosas. Com foco nos objetivos delineados, pretende-se alcançar uma maior liberdade de escolha e de autorregulação dos beneficiários, uma vez que estes espaços beneficiam da prerrogativa da proximidade que facilita uma formação coloquial e um acompanhamento mais regular.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Banco Alimentar Contra a Fome; Grupos Comunitários Locais; UFOPAC; voluntários.

CONTRIBUTOS: Equipamento e material (prateleiras, arca congeladora, computador, impressora, leitor de cartões magnéticos) e produtos alimentares em contínuo.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: ARIA

VISÃO / MISSÃO:

A ARIA ambiciona um futuro melhor para as pessoas com problemas de saúde mental e em desvantagem psicossocial, possibilitado pela maior oferta de serviços especializados e de qualidade, que contribuem para melhoria da sua qualidade de vida.

VALORES:

Respeito, Responsabilidade e Cooperação

SITE:

www.aria.com.pt

SERVIÇOS:

Formação Profissional; Fóruns Sócio Ocupacionais; Projeto Emprego ARIA Jardins; Apartamento de Suporte à Autonomia (ASAs); Incorpora; Unidades Rede de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: FOMENTAR - COMBATE À FOME E AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Criar sinergias locais para promover a saúde dos munícipes, através do envolvimento das respostas de apoio alimentar, de modo a fomentar sistemas alimentares locais mais sustentáveis e justos, garantindo o acesso aos bens básicos alimentares.

IMPACTOS: Atualmente o projeto integra 16 pessoas, permitindo com as mesmas se promova o acesso a apoio alimentar, tendo a intenção de trabalhar questões como a redução do desperdício alimentar e a literacia em saúde através de uma dieta equilibrada.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras, Entidades que integram o NPISA de Oeiras, Instituto da Segurança Social IP, Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados de Saúde Mental, Junta de Freguesia de Porto Salvo e Grupo Jerónimo Martins.

CONTRIBUTOS: Apoio alimentar regular, em dinheiro ou em géneros ou através do estabelecimento de parcerias de continuidade com entidades locais para envolvimento das mesmas em ações de responsabilidade social junto dos públicos mais vulneráveis, nomeadamente com população em situação de sem abrigo.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: IDEQ

VISÃO / MISSÃO:

O IDEQ pretende, através do acompanhamento que faz com a população em situação de sem abrigo e/ou com problemática de adição, construir em conjunto com cada indivíduo um projeto de vida adequado estruturante e consistente, potencializando as suas competências.

VALORES:

Respeito e Integridade

SITE: www.ideq.pt

SERVIÇOS:

Apoio na obtenção de documentação; distribuição de alimentos, roupas e produtos de higiene; acompanhamento a consultas; apoio na obtenção e toma de medicação prescrita; encaminhamento para diversas estruturas de acordo com as necessidades de indivíduos (unidade de desabituação, comunidade terapêutica, CAE´s); apoio na procura na manutenção de alojamento; acompanhamento psicológico no âmbito da prevenção de recaídas e acompanhamento a familiares de adictos.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: REFEIÇÃO JÁ – RESPOSTA ALIMENTAR DE EMERGÊNCIA DO IDEQ

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Assegurar as necessidades básicas ao nível da alimentação de emergência através da promoção de relações de confiança com base na empatia, fomentando uma intervenção mais próxima e consistente de acordo com a avaliação técnica da equipa.

IMPACTOS: Prevê-se que este projeto possibilite a cada pessoa que, independentemente da sua condição, possa adquirir alimentação de acordo com o seu gosto pessoal e não se encontrando sujeito a horários.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras e NPISA.

CONTRIBUTOS: Cartões Presente Supermercados com valor de 10€ a 15€.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO JULIÃO DA BARRA – UNIDADE PASTORAL DE NOSJB

VISÃO / MISSÃO:

O Centro procura proporcionar um local de reunião e convívio, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias, prevenir situações de dependência e promover a autonomia, prestar cuidados diversos de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e fomentar as relações interpessoais com os utentes.

SITE: www.unidadepastoral.com

SERVIÇOS:

Mercearia Social - Após análise pela técnica responsável, as famílias dirigem-se à mercearia e selecionam aquilo que mais falta lhes faz no momento, ao invés do tradicional cabaz pré feito. Em épocas festivas, temos ainda a entrega de cabazes com produtos de campanhas específicas feitas junto da comunidade.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: MERCEARIA SOCIAL – GRUPO DE APOIO À FAMÍLIA

OBJETIVOS PRINCIPAIS: O Grupo de Apoio à Família tem como missão apoiar famílias carenciadas na localidade de São Julião da Barra com bens alimentares, produtos de higiene e limpeza e capacitar as mesmas para um dia a dia cada vez mais autónomo.

IMPACTOS: São apoiados 62 agregados familiares, através da distribuição quinzenal de cabazes alimentares para famílias com 4 ou mais elementos e distribuição mensal para famílias até 3 elementos.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: : Câmara Municipal de Oeiras, LIDL de Porto Salvo, Unipartner, PCPI, Paróquia de Porto Salvo, Comunidade, Auchan, Nobre, Parmalat, Coca Cola, PSP de Porto Salvo, Colégio da Fonte.

CONTRIBUTOS: Voluntários e Produtos para distribuição - Conservas; Cereais; Massas e Arroz; Lacticínios; Condimentos; Pastelaria; Higiene Pessoal;

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: OIKOS- COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

VISÃO / MISSÃO:

Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD/INGO). A sua missão é erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades para que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna atuando sobretudo nas áreas de ambiente e alterações climáticas; segurança alimentar e economia local; direitos humanos e acesso aos serviços sociais básicos.

VALORES:

Vida digna, cidadania, direitos Humanos

SITE: www.oikos.pt / www.smartfarmer.pt

SERVIÇOS:

Em 2020, durante a crise pandémica, o SmartFarmer, primeiro negócio social da Oikos, reforçou o trabalho junto dos produtores agrícolas nacionais. Em 2022, no Dia Mundial da Criança, iniciou a distribuição semanal de cabazes solidários para famílias refugiadas e desfavorecidas.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: PROGRAMA DE APOIO ALIMENTAR DA OIKOS

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Reforço da oferta de frutas e legumes a famílias carenciadas, em regime de circuito curto, no quadro da promoção da alimentação saudável e de uma transição ambiental justa. Sob o lema “Apoiar quem produz, ajudar quem precisa” o projeto visa apoiar 300 famílias carenciadas, com produtos essenciais de base hortofrutícola e envolver cerca de 15 pequenos e médios produtores agrícolas da rede regional do Smartfarmer, num apoio direto à economia de proximidade.

IMPACTOS: Distribuir no mínimo 800 cabazes solidários, beneficiando assim 50 famílias durante 16 semanas (4 meses). Dependendo do nível de captação de fundos, o projeto poderá ser alargado a mais famílias, sendo o objetivo último da Oikos chegar às 300 durante o ano de 2023.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras e Juntas de Freguesia.

CONTRIBUTOS: Voluntários para a preparação dos cabazes e apoio financeiro (Cabaz solidário de hortofrutícolas: a partir de 12€; Complemento azeite e proteína: 10€; Aquisição de um complemento produtos lácteos: 5€).

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

ENTIDADE: PROJECTO FAMÍLIA GLOBAL – ASSOCIAÇÃO PARA A INSERÇÃO SÓCIO-CULTURAL E PROFISSIONAL DA FAMÍLIA

VISÃO / MISSÃO:

O Projecto Família Global, enquanto IPSS, tem como missão o apoio social à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento da pessoa na sua dimensão humana, social, cultural e profissional, em todas as fases das suas vidas, num ambiente comunitário e familiar e encorajando ao exercício de uma cidadania ativa e global.

SITE: www.familiaglobal.pt

SERVIÇOS:

Área infantil (creche); Serviço de Apoio Domiciliário; Programas Sociais (Apoio Alimentar, Apoio Medicamentoso, e Apoio à Família) e Loja social.

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

PROJETO: CABAZ MAIS VERDE E MAIS PROTEICO

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Este projeto pretende a melhoria nutricional da população, ampliando a variedade alimentar das famílias apoiadas, diminuir as deficiências proteicas e vitamínicas, nomeadamente aos mais novos e melhorar as características nutricionais de cada indivíduo.

IMPACTOS: Melhoria da saúde e qualidade de vida dos agregados inseridos no programa de apoio alimentar.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras, Banco Alimentar Contra a Fome, Continente Bom Dia de Carnaxide, Restelo e WTC Lojas e mercados locais.

CONTRIBUTOS: Fornecimento contínuo de alimentos, essencialmente carne e peixe.

Capacitação de Entidades de Economia Social

Plano de Capacitação para o Investimento Social

Num mundo em constante mudança, é fundamental que as organizações locais do foro associativo estejam capacitadas para lidar com os desafios destas mudanças e responder com qualidade nos serviços prestados, bem como na sustentabilidade das próprias organizações. Esta área, no ano corrente, é fundamental, estando enquadrada também na perspetiva da prosperidade no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável, visando a capacitação de diversas competências para implementar com sucesso a missão daquela organizações. Assim sendo, as empresas podem apoiar esta área estrutural, de acordo com o seguinte:

- Financiamento para capacitação;

- Formação direta nas suas áreas de competências.

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

ENTIDADE: EU CONSIGO

VISÃO / MISSÃO:

O Projeto Eu Consigo visiona liderar o reconhecimento da terapia Ocupacional como melhor amiga das pessoas que, apesar de vulneráveis devido ao seu estado de saúde, idade ou grau de incapacidade, reconhecem o seu direito – e o dos seus familiares e cuidadores – a viver uma vida plena de qualidade e significado. Tem a intenção de capacitar e reabilitar o utente diretamente no seu ambiente de desempenho – seja a sua casa, residência de acolhimento ou local de trabalho- intervindo, ao nível dos sintomas ou sequelas, consequências do estado de saúde em todas as suas dimensões e prestando apoio aos familiares, cuidadores formais e outros agentes da comunidade, para que melhor enfrentem os desafios físicos e emocionais próprios da prestação de cuidados.

VALORES:

Inconformismo, Respeito, Integridade, Talento e Inovação

SITE: www.projectoeuconsigo.pt

SERVIÇOS:

Terapia ocupacional ao domicílio; apoio a familiares e cuidadores; adaptação de ambientes de desempenho; formação Certificada.

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

PROJETO: SER CUIDADOR DA PESSOA COM DOENÇA ONCOLÓGICA

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Estabelecer uma parceria potenciadora da difusão de conhecimento sobre a doença oncológica junto dos cuidadores do concelho de Oeiras através da Formação, sensibilização para a prevenção e deteção precoce, preparação dos cuidados centrados na pessoa, capacitação para as melhores práticas disponíveis, desafios emocionais e comunicação e fomentação de práticas de autocuidado e prevenção do burnout.

IMPACTOS: Para o ano de 2023 prevê-se a realização de 4 edições semestrais (duas no primeiro semestre e duas no segundo) beneficiando um total de 48 cuidadores de diversas instituições. Cada curso envolve 120 horas de formação, às quais acrescem 32 horas de mentoria ou participação em grupo de cuidadores. Para o ano 2024, a potencial disponibilização do curso em formato assíncrono com tutoria.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Eu Consigo - Entidade Formadora Certificada; Panóplia de Heróis – Associação Nacional de Cuidadores Informais; APAM- Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

CONTRIBUTOS: Apoio monetário (cada edição tem o valor de 5989 euros).

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

ENTIDADE: PROGRAMA SPREAD - ACELERADOR DE IMPACTO SOCIAL

VISÃO / MISSÃO:

Motivado para criar soluções de prosperidade por meio de um esfoço conjunto entre todos os intervenientes da sociedade, o Programa Spread pretende transformar positivamente ONGs através da capacitação das equipas gestoras, da melhoria dos processos de prestação de serviços e cumprimento da sua missão enquanto instituição social.

SITE: www.spreadimpact.pt

SERVIÇOS:

Melhoria de fluxo operacionais e logístico de instituições; Redução de risco de vida; Partilha de conhecimento sobre responsabilidade social corporativa aplicada; criação de parcerias de impacto social e ambiental.

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

PROJETO: ACELERADOR DE IMPACTO SOCIAL

OBJETIVOS PRINCIPAIS: O Programa Spread - Acelerador de Impacto Social tem como objetivo capacitar ONGs Portuguesas de forma estruturada, motivadora e principalmente, com resultados sustentáveis. Estas colaborações podem criar valor, permitindo que as empresas realizem ações sociais corporativas que demonstrem as suas ambições de responsabilidade, enquanto impulsionam que as ONG executem os seus programas e realizem a sua missão de melhoria social.

IMPACTOS: A partir da experiência do Programa aplicado à Comunidade Vida e Paz, resultaram as seguintes medidas que se pretendem replicar com a intervençãoredução de custos, redução de risco operacional, otimização de recursos e melhoria de comunicação interna com task-force composta por funcionários

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Delta Cafés; Zomato; Visa; Loréal; Star Junior Enterprise; Lean Health Portugal; Honsha; NOS; Edições do Gosto; OGMA Embraer Group; Europ Assistance; PM&Lean; PHC; EDP; Congrau; Archer & Associados- Consórcio de advogados, RL. (ação anterior).

CONTRIBUTOS: Apadrinhar uma ONG neste programa garante um envolvimento contínuo e sustentável e uma proximidade à missão social de ambas as entidades envolvidas. Através de ações com a participação voluntaria de colaboradores da empresa na equipa do projeto para o auxílio na sua execução ou da integração técnica para a implementação das iniciativas de melhoria, as empresas estará a envolver-se e a valorizar o processo de transformação e empoderamento destas ONGs.

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

ENTIDADE: AMARA-ASSOCIAÇÃO PELA DIGNIDADE NA VIDA E NA MORTE

VISÃO / MISSÃO:

A AMARA forma voluntários e profissionais acompanham pessoas em fases desafiantes das suas vidas.

Temos o sonho de contribuir para criar uma sociedade que acompanha os seus membros com dignidade e compaixão ao longo de toda a vida e encara a morte como um processo natural, reforçando assim o Sentido da Vida.

VALORES:

Dignidade, Respeito pela vida, Formação e Independência de qualquer filiação religiosa, confessional ou política.

SITE: www.amara.pt

SERVIÇOS:

Formação e acompanhamento existencial de pessoas por voluntários.

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

PROJETO: HUMANIZAR O CUIDADO

OBJETIVOS PRINCIPAIS: O projeto pretende capacitar cuidadores formais (CF) para ampliarem o seu reportório de estratégias de gestão de stress e melhorar a expressão de ideias e emoções para lidar consigo e com os outros.

IMPACTOS: Esta formação pretende capacitar 40 pessoas (10 profissionais por instituição) de forma direta. Por outro lado, indiretamente, as aprendizagens/práticas adquiridas com a participação no projeto proporcionarão a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários das instituições envolvidas.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Esta formação implica a colaboração de 4 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, no mínimo com 8/10 CF nas 5 freguesias do município de Oeiras.

CONTRIBUTOS: O valor total por grupo de formação de 400€. Os grupos por instituição são divididos em 2 por razões de ordem prática e de funcionamento. O custo total da formação por instituição é de 800€. Para 5 instituições o valor total será de 4 000€. Acrescentando-se a este valor eventuais despesas de deslocação.

Capacitação E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade: Capacitação e Inclusão

A área da empregabilidade é estratégica no ano corrente, nomeadamente ao nível da capacitação e inclusão, inserindo-se no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da redução das desigualdades e do trabalho digno. De facto, a capacitação nas áreas das soft skill’s, tem cada vez mais relevância no processo de recrutamento das empresas, estando ainda esta formação fora dos programas curriculares do ensino secundário e superior. A inclusão de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais é também um segmento de intervenção muito importante para que haja uma verdadeira inclusão social no processo de autonomização destas pessoas, onde o emprego tem uma importância vital. As empresas podem-se associar a esta área, de acordo com o seguinte:

- Programas de preparação para o mercado de trabalho;

- Estágios de inserção ou profissionais;

- Exploração vocacional;

- Adesão ao emprego apoiado.

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

ENTIDADE: SAPANA

VISÃO / MISSÃO:

O propósito da Sapana é capacitar pessoa a pessoa para ser a sua melhor versão. A sua visão é desaparecer, pois será o resultado de missão cumprida.

SITE: sapana.org | sapana.org/oeiras-capacita-emprego.

SERVIÇOS:

Programas de capacitação, formação e mentoria com vista a empregabilidade.

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

PROJETO: OEIRAS CAPACITA EMPREGO

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Potenciar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais do indivíduo através de um processo de facilitação da sua integração no mercado de trabalho.

IMPACTOS: Com estes programas, 60 pessoas em situação de desemprego vão ganhar mais autoconhecimento, motivação e confiança. Conseguirão ter conhecimentos para uma busca mais ativa de emprego e estarão mais preparados para as entrevistas de trabalho. Prevê-se que 50% dos participantes irão conseguir ter acesso a uma experiência profissional ou a estágio de curta duração.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores; Fundação Bissaya Barreto; Fundação Calouste Gulbenkian; Município de Oeiras; SEA: empreendedores sociais; Talenter TM.

CONTRIBUTOS : Potenciais entidades empregadoras para a celebração de contratos de trabalho, estágios ou experiências de trabalho de curta duração (1 mês) e Mentores voluntários para acompanhamento individual das pessoas capacitadas pelo Programa.

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

ENTIDADE: EMDIIP

VISÃO / MISSÃO:

Ser uma Instituição de referência no apoio à criança, jovens e famílias através da promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Jovens, com a prestação de serviços e desenvolvimento de atividades que garantam a sua total autonomia, participação e representação.

VALORES:

Partilha, Interdisciplinaridade e Trabalho

SITE: www.emdiip.com

SERVIÇOS:

Terapia da fala, Reabilitação Psicomotora, Psicologia e através da Intervenção Psicossocial promove o pleno crescimento de todas as crianças.

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

PROJETO: CAPACITAR

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Aumentar a participação de jovens e adultos com deficiência e incapacidade no mercado laboral na rede de empresas de Oeiras, criando um sistema de capacitação para o trabalho para jovens e adultos com deficiência. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de treino de capacidades, de modo a aumentar a preparação e adaptação às responsabilidades laborais.

IMPACTOS: Com este projeto pretendemos apoiar diretamente a empregabilidade dos jovens com dificuldades que residam no concelho de Oeiras.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras.

CONTRIBUTOS: Formação e colocação de jovens, de modo a ganharem competências profissionais em modelo de ação protegida com suporte e apoio de técnicos especializados; integração profissional de jovens com deficiência e; estabelecer uma rede de contactos e de relação entre os jovens do CAPACITAR e compatibilizar o perfil de jovem com os Interesses e necessidades das empresas do Município de Oeiras.

Requalificação de Instalações

Apoio ao Investimento na reabilitação de instalações das organizações locais

O investimento na reabilitação/apetrechamento de instalações das organizações locais está enquadrado na área da prosperidade dos objetivos de desenvolvimento sustentável, e é, também, fruto das dificuldades que as organizações locais atravessam ao nível do recurso a capitais próprios as necessárias reabilitações, uma área fulcral em 2023. Assim, no sentido de garantir uma maior adequação e conforto no funcionamento das respostas sociais das Instituições locais, o tecido empresarial pode apoiar esta área de acordo com as seguintes formas de apoio:

- Pequenas obras de conservação interior e exterior;

- Apetrechamento de espaços.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO BIPP – PROJETO SEMEAR

VISÃO / MISSÃO:

Com a implementação dos seus programas , o Semear promove a formação e integração profissional de jovens e adultos com Dificuldade intelectual, incentivando na comunidade uma maior consciencialização para a inclusão e consumo de produtos sustentáveis, de qualidade e carregados de valor social.

VALORES:

Respeito, Empenho, Inovação e Sustentabilidade.

SITE: www.semear.pt

SERVIÇOS:

Produção de produtos e cabazes gourmet; Mercearia; Cerâmica; Workshops; Voluntariado individual e corporativo; Team Building; Festas de aniversário para crianças; programa de férias.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

PROJETO: QUIOSQUE INCLUSIVO

OBJETIVOS PRINCIPAIS: O Quiosque inclusivo pretende ser um espaço harmonioso, sustentável, que proporcione encontros, convívio e prazer a todos os que o visitam. A partir desta esplanada, localizada no Jardim de Oeiras, proporcionará a participação ativa, social e profissional de pessoas com dificuldade intelectual de desenvolvimento na sociedade e, em simultâneo, tenciona promover padrões de produção e consumo sustentáveis. Este espaço está ainda pensado para integrar a venda dos seus produtos biológicos e, ainda, peças de cerâmica elaboradas pelos formandos da Academia.

IMPACTOS: Prevê-se com este projeto a criação de postos de trabalho para jovens adultos formados no Semear, que permitirá a sua capacitação e ainda o desenvolvimento local no âmbitos dos padrões de consumo sustentáveis no concelho.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras e empresas locais.

CONTRIBUTOS: Apoio Monetário e/ou em espécie - Obras de Remodelação (eletricidade, paredes, sistema de esgotos de água, pinturas) , Infraestruturas (equipamentos para preparação e confeção de refeições simples no local), materiais de esplanada (mesas, cadeiras, chapéus em material sustentável) e apoio para os custos de operação no 1º ano de implementação (Recursos Humanos, compras e Entretenimento).

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

ENTIDADE: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE OEIRAS

VISÃO / MISSÃO:

Através das Boas Obras da Misericórdia, a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras procura desenvolver respostas adequadas às carências da Comunidade, planeando estratégias que permitam oferecer solução integradas, disponibilizando da atividade de profissionais e eticamente eficazes, que assegurem a melhoria das condições e da qualidade de vida geral.

VALORES:

Solidariedade, Humanidade e Igualdade, Confiança, Ética e Sustentabilidade

SITE: www.misericordia-oeiras.pt

SERVIÇOS:

Educação (Creche, Pré-Escolar e atividades extra) ; Comunidade Sénior (Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário); Saúde (Serviços de especialidade, serviços de enfermagem, análises clínicas, Unidade de Internamento); Ação Social (Gabinete de ação social, Voluntariado, Gabinete de Psicologia); Projetos sociais (Hostel social, Mãos dadas para a vida, Cantina Social, etc.)

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

PROJETO: MÃOS DADAS PARA A VIDA

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Fomentar respostas primordiais junto da população em situação de pobreza extrema e exclusão social, designadamente as Pessoas em situação de sem abrigo, através da promoção da inclusão e coesão social, respondendo através, do apoio diário, ao nível da alimentação, higiene pessoal, atendimento/acompanhamento e apoio psicossocial as cerca de 60 pessoas que diariamente, frequentam os Centros de Acolhimento de Algés e Paço de Arcos.

IMPACTOS: Desde o início do Projeto já foram acompanhados, cerca de 600 pessoas. Não sendo possível prever o número de pessoas a apoiar futuramente, contam dar continuidade ao trabalho que têm vindo a desenvolver até à presente data, seja a pessoas que venham por iniciativa própria ou encaminhamento de Entidades Parceiras.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras, Instituto de Segurança Social, IP, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos, etc.

CONTRIBUTOS: Manutenção dos espaços de acolhimento, através de obras de restauro e pinturas e da substituição de algum mobiliário.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

ENTIDADE: MOINHO EM MOVIMENTO- ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA, CULTURAL

E RECREATIVA MOINHO EM MOVIMENTO

VISÃO / MISSÃO:

Dinamizada por um grupo de voluntários, a Associação tem como missão promover a integração social dos moradores do Bairro Municipal do Moinho das Rolas, na análise dos seus problemas e procura de soluções que os valorizem, bem como na dignificação das suas qualidades humanas.

VALORES:

Integração, União, Solidariedade e Diversidade

Facebook: Associação Moinho em Movimento Instagram: @movimentomoinho

SERVIÇOS:

promoção e apoio à integração social e comunitária, apoio a crianças e jovens, apoio às famílias e a população sénior, criação de equipamentos sociais que beneficiem a Comunidade, organização de atividades culturais, recreativas e desportivas.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

PROJETO: HORTA PARA O PRATO

OBJETIVOS PRINCIPAIS: Através da criação de uma cozinha comunitária, o projeto “Horta para o Prato” tem o intuito de apoiar os moradores do Bairro Moinho das Rolas através do acesso a bens alimentares. A associação tem a ambição de, numa primeira fase, poder confecionar e distribuir sopas a partir da cozinha comunitária e, posteriormente, em regime take away, investir em refeições prontas a consumir. Para além disso, o projeto integra, ainda, pela distribuição de cabazes às famílias mais vulneráveis, tanto com produtos da horta como com produtos de outras parcerias, nomeadamente de grandes superfícies e comerciantes locais do ramo alimentar.

IMPACTOS: a entrega de comida por si só não resolve todos os problemas existentes dentro da comunidade, mas constitui um elo de ligação entre os beneficiários e os voluntários. É uma iniciativa que visa combater à fome e promover o diálogo com a população mais vulnerável, orientando-a para um estilo de vida mais saudável e para uma melhor gestão económica dos respetivos agregados familiares.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Câmara Municipal de Oeiras e a Associação “Ser mais Valia”.

CONTRIBUTOS: Infraestrutura - materiais como lâmpadas, placas, baias divisórias, cacifos, armários e estantes ou utensílios de cozinha (mobiliário de confeção e refrigeração) e Trabalhos de Bricolage (trabalhos de pintura, eletricidade) e trabalhos especializados (pedreiro, canalizador, ladrilhador). Fornecimento continuado de consumíveis diversos e alimentos e Apoio com serviços de Marketing, Comunicação, Formação, Contabilidade, Manutenção de Equipamentos, etc.).

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

ENTIDADE: CRESCER SER

VISÃO / MISSÃO:

A Crescer Ser ambiciona um mundo onde todas as Crianças e Jovens têm reconhecidos e garantidos todos os seus Direitos, acolhendo crianças vítimas de maus-tratos e perspetivando com elas e com as suas famílias o seu projeto de vida e autonomia.

VALORES:

Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens; Superior Interesse de cada Criança/Jovem; Parentalidade Positiva; Respeitar o tempo útil da Criança e Jovem; Garantir a qualidade no acolhimento de cada criança/jovem; Promover soluções inovadoras e criativas a favor das crianças/jovens; Promoção da autonomia e da inserção Comunitária.

SITE: www.crescerser.org

SERVIÇOS:

Acolhimento e proteção de crianças e jovens.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

PROJETO: CASA DO PARQUE (REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO)

OBJETIVOS PRINCIPAIS: A melhoria das instalações da Crescer Ser pretende tornar a Casa mais acolhedora para as crianças que acolhe temporariamente, em termos de segurança, saúde e bem-estar.

IMPACTOS: Melhoria significativa da segurança e do conforto das crianças e consequente bem-estar. O controlo da humidade previne as infeções respiratórias e alergias, propícias sob condições meteorológicas mais baixas. Por outro lado, a substituição das janelas permitiria também uma redução dos custos de energia através de uma maior eficiência energética. Quanto à cabana de jardim, esta permitiria uma reorganização dos espaços.

PARCEIROS ENVOLVIDOS: Oeiras solidária, refood, Oney, Sonae.

CONTRIBUTOS: Substituição das janelas por materiais com maior eficiência térmica e energética, cedência ou construção de uma cabana de jardim para arrumos, pois a existente já se encontrar bastante degradada, e a oferta de aquecedores e desumidificadores.

SOBERANIA ALIMENTAR

ENTIDADE: CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES

VISÃO / MISSÃO:

A sua missão é contribuir para o desenvolvimento humano integral, apoiar e ajudar a resolver as situações de carência na comunidade. Para tal, o CCPND desenvolve a sua ação diária no apoio à população, idosa, crianças, jovens e famílias, intervindo e procurando sempre dar respostas adequadas a cada situação de forma a contribuir para que o bem-estar da população melhore progressivamente.

VALORES:

Solidariedade, Humildade, Honestidade, Amabilidade e Responsabilidade

Site: www.ccpnsdgeral.wixsite.com

SERVIÇOS:

A Instituição neste momento desenvolve o seu trabalho através das seguintes repostas sociais: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantina Social, Banco Alimentar/Cantina Social, Creche e Casa de S. Bento, um projeto de intervenção social com crianças e jovens e suas famílias.

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

PROJETO: ESPAÇO EXTERIOR CENTRO COMUNITÁRIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DAS DORES

OBJETIVOS PRINCIPAIS:

Comunitário, sob uma conceção de conjunto, em termos ambientais e funcionais, adaptada às particularidades do local e tendo em especial atenção os aspetos ligados à sua utilidade e segurança. Esta restruturação permitirá, ainda, ouso diário inter-geracional pelos utentes do centro de dia e da creche pretende-se contribuir para uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

IMPACTOS:

investimento, surgiram novos estímulos para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos beneficiários do Centro, nomeadamente as crianças da creche e os idosos do centro de dia. Para além do mais, esta proposta melhora as condições de saúde, por exemplo, em questões como o stress, depressão ou baixa-autoestima.

CONTRIBUTOS:

bancos movíveis, criação d e uma zona de caixa de areia, varanda etc.) e plantação do jardim segundo uma tipologia determinada pelo Centro.

Articles inside

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 45

SOBERANIA ALIMENTAR

1min
page 44

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 43

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 42

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 41

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 40

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 39

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 38

REQUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

1min
page 37

Apoio ao Investimento na reabilitação de instalações das organizações locais

1min
page 35

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

1min
page 33

CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE

1min
page 31

Empregabilidade: Capacitação e Inclusão

1min
page 29

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

1min
page 27

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

1min
page 25

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

1min
page 23

CAPACITAÇÃO DE ENTIDADES DE ECONOMIA SOCIAL

1min
page 22

Plano de Capacitação para o Investimento Social

1min
page 21

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

1min
pages 15-17

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

1min
pages 13-14

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

1min
pages 10-12

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

1min
page 9

SOBERANIA ALIMENTAR/APOIO ALIMENTAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO

1min
pages 7-8

SOBERANIA ALIMENTAR/Apoio alimentar e combate ao Desperdício

1min
page 5

MOTIVAÇÃO:

1min
page 3
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.