Issuu on Google+

abril 2013

A MANTIQUEIRA E A ADITM

02

www.brasilproximo.com

Apresentação do Programa Brasil Próximo, do Território Mantiqueira e da ADITM

O Programa Brasil Próximo e a ADITM O Território Mantiqueira/ADITM Ações realizadas e em andamento


BRASIL PRÓXIMO E A ADITM

O Programa Brasil Próximo

O Programa Brasil Próximo é uma parceria entre o Governo Federal do Brasil com as Regiões Italianas da Úmbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria. Trata-se de um programa de cooperação internacional, que visa aproximar cada vez mais ambos os Países, sendo resultado de uma série de importantes atividades que estas Regiões têm feito no Brasil nos últimos anos em Territórios no Amazonas, Bagé, Centro Paulista, Mantiqueira, Paraná, Piauí/Serras das Confusões e Rio de Janeiro. Tem como objetivo principal construir uma rede de políticas públicas, oportunidades e intervenções para acompanhar os processos internos de desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.

O interesse Brasil-Itália nasce da vontade de aprender mutuamente com os conhecimentos e as experiências dos dois Países. Sua atuação bilateral é baseada no planejamento territorial; na diversificação dos produtos e serviços, resolvida pelo cooperativismo e por outras formas associativas; no marketing territorial e na qualificação da oferta de bens e serviços regionais; no âmbito de projetos de qualidade e de excelência territorial; na economia da cultura; na valorização econômica dos recursos territoriais, com enfoque no desenvolvimento sustentável; no diálogo público-privado; na valorização do Terceiro Setor e na construção de sistemas integrados de prestação de serviços sociais dos Territórios. Com isso, a Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira – ADITM, é a executora do Programa Brasil Próximo no Território Mantiqueira, sendo responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução, monitoramento e avaliação das ações do referido Programa. Também é a ADITM que fará a gestão do Observatório do Turismo no Território Mantiqueira, objeto do plano de ação traçado entre ADITM, Técnicos Italianos e Governo Brasileiro, desde sua constituição.

2


As cinco Regi玫es italianas e os territ贸rios brasileiros envolvidos no programa Brasil Pr贸ximo.

PARAIBA

3


O TERRITÓRIO MANTIQUEIRA E ADITM

O Território Mantiqueira, foi constituído em 2005 por 09 municípios do Estado de Minas Gerais e 3 municípios do Estado de São Paulo: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Piranguçu, Piranguinho, Itajubá, Maria da Fé, Cristina, Carmo de Minas, São Lourenço e Caxambu. Tem a finalidade básica de transformar a potencialidade turística desta região em produto comerciável com enfoque nas dimensões culturais, ecológicas e religiosas, valorizando a identidade regional, destacando as características de cada Município e trabalhando suas vertentes de forma unificada e colaborativa entre eles. Para tanto, foi criada a Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira – ADITM, a fim de executar todos os programas e projetos definidos para a implantação na região de abrangência do Território.

A ADITM é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, regida por seu Estatuto; é composta por Assembleia Geral, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, compostos pelos Prefeitos e Secretários Municipais e pelos Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos envolvidos, cujo trabalho é realizado de forma voluntária e com a participação dos Municípios integrantes nas despesas de custeio e das ações. Uma vez que representa o conjunto de municípios que a integram no interesse comum, a ADITM possui ainda a intenção de: promover e desenvolver a região, com base na sustentabilidade e foco no potencial turístico; impulsionar a pesquisa e o trabalho acadêmico referente ao turismo; estimular à exploração sustentável dos recursos turísticos existentes, o desenvolvimento econômico, a inclusão social e o combate à pobreza, entre outros. O planejamento e a gestão da ADITIM estão estruturados nos seguintes pilares: Organização - Programa de apoio ao desenvolvimento regional, Programa de integração do turismo regional, Programa de atração de investimentos; Desenvolvimento – Programa de estruturação da segmentação turística, Programa de estruturação da produção associada e Programa de apoio à infraestrutura turística; Capacitação - Programa de capacitação de serviços, Programa de qualificação de produtos; e Promoção – Programa de promoção e apoio à comercialização.

4


Na página anterior, Presidente da ADTIM, Augusto Guarnieri Pereira, junto com o Ministro Gilbero Carvalho, o coordenador do Brasil Proximo Giampiero Rasimelli, o ex Embaixador da Italia no Brasil Gherardo la Francesca e Donato di Santo no segundo seminario internacional do programa em Brasilia, dezembro 2012. Nesta página, panorama da Serra da Mantiqueira; os Municípios do Território da Mantiqueira.

5


A ADITM, em parceria com a Região Italiana da Toscana, a COSPE e a Presidência da República do Brasil, tem como método de trabalho a estreita colaboração entre técnicos italianos, por um lado, e operadores e funcionários brasileiros, por outro. Devido à larga trajetória e experiência da Região Toscana no setor do turismo (o território toscano recebe cerca de 12 milhões de turistas ao ano, dos quais mais de 6 milhões são estrangeiros) e da liderança da Região Toscana na Rede Europeia do Turismo Sustentável e Competitivo – NECSTOUR (da qual integram mais de 30 Estados Europeus e mais de 30 Universidades e Instituições de Pesquisa), o Território Mantiqueira, através do Programa Brasil Próximo, tem a possibilidade de reforçar seus próprios conhecimentos e construir

Missão técnica em Firenze, Itália, com a comitiva Brasileira e técnicos italianos. Reunião de trabalho em Santo Antônio do Pinhal SP, entre a Secretaria Executiva da ADITM e técnicos Italianos.

6

um caminho de desenvolvimento sustentável alinhado com as mais recentes metodologias elaboradas a nível internacional. A troca de conhecimentos entre italianos e brasileiros, bem como a releitura ou adaptação das boas práticas italianas ao Território Mantiqueira, são o verdadeiro motor do projeto, tanto nas atividades do Observatório quanto nas ações de promoção. Por este motivo, é que o projeto baseia-se, de modo prioritário, em momentos-chave de intercâmbio e transferência de conhecimentos e experiências, como visitas técnicas na Itália, seminários de divulgação e formação no Brasil, assistência técnica especializada por especialistas italianos, tanto ao nível da ADITM quanto de outros operadores do território e outras que promovam este intercâmbio.


AÇÕES REALIZADAS E EM ANDAMENTO

A ADITM já promoveu, desde sua implantação, várias ações com efetiva atuação e desempenho, no intuito de acelerar o desenvolvimento sustentável regional e integrado, com foco no potencial turístico e nos setores correlatos como cultura, meio ambiente e ruralidade do território delimitado. Em seguida, um resumo das ações realizadas pela ADITM até o presente momento.

— Aprovação do Estatuto Social e a organização da entidade, formando o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal; — Participação em Encontros e Seminários do Programa Brasil Próximo; — Assinatura, execução, monitoramento e avaliação do convênio com o Ministério do Turismo para a inventariação da oferta turística dos municípios integrantes do Território; — Reuniões periódicas entre os membros do Conselho Administrativo para monitoramento e avaliação das ações executadas; — Construção do Plano Estratégico Plurianual;

— Priorização de ações junto ao Ministério do Turismo e Presidência da República; — Missão técnica à Região da Toscana, na Itália, onde foi apresentada toda a estrutura do Observatório de Turismo das regiões Toscana e Úmbria; — Acompanhamento da equipe italiana em visita ao Território para os encontros de planejamento e monitoramento; — Participação na construção do Termo de Referência para a contratação de Gestor do Observatório de Turismo; — Participação na Equipe de Seleção e Contratação do Gestor do Observatório de Turismo juntamente com a COSPE (ONG Ítalo-brasileira).

7


Pubblicazione realizzata a cura di Segretariato Operativo Brasil Proximo, Sviluppumbria Spa Redazione testi a cura di Secretaria Executiva da ADITM Pubblicazione realizzata grazie al contributo di

Progetto Comodo, Comunicare Moltiplica Doveri direzione artistica Marco Tortoioli Ricci impaginazione Giuliano Chimenti


Newsletter Mantiqueira