Page 1

V JIA 2012 Arqueologia para o S. XXI Queridas/os companheiras/os, Um ano mais, convidamos-vos à participação nas Jornadas de Jovens Investigadores em Investigação Arqueológica, destinadas a todas/os aquelas/es investigadoras/es que ainda não defenderam a sua tese de doutoramento. Este ano, devido à eleição levada a cabo pelo Comité Científico, estas jornadas celebrar-se-ão no Instituto de Ciencias do Património (Incipit-CSIC), em Santiago de Compostela. Serão as V Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, e desde a nossa institução e o Comité de Organização faremos o maior esforço para estar à altura das edições anteriores. Terão lugar durante os dias 9, 10 e 11 de Maio, realizando-se uma excursão no dia 12 de Maio. Com o passo dos anos, o evento foi-se consolidando, até ao ponto de converter-se num ponto fixo no calendário de jovem comunidade investigadora, não apenas a nível peninsular, mas também internacional, bastando com ver as estatísticas dos últimos anos. Desde o Incipit queremos manter o trabalho levado a cabo pelos anteriores comités organizadores, mas apostamos na introdução de uma série de modificações que tornem o evento ainda mais atrativo. Procuramos, sobretudo, uma maior participação e responsabilidade por parte de todas/os as/os participantes, de forma a que o êxito do evento seja compartido por todas as pessoas presentes nas jornadas.

PROJETO CIENTÍFICO DO CONGRESSO Desde o Incipit apostamos por uma porposta diferente, intereasante e ambiciosa. Centrada, verdadeiramente, no intercâmbio de ideias e propostas por parte de todas/os os/as participantes, desviando-se dos congressos meramente expositivos. A intenção do nosso


projeto é que se leve a cabo durante as jornadas uma reflexão real e profunda sobre a prática arqueológica do S. XXI, a todos os níveis. Para tal propomos: 1ª. Implementar novas temáticas. Desde o Comité de Organização, como já se apresentou no JIA2011, serão valorizadas as porpostas temáticas inovadoras, sendo que se escolheram uma série de temas orientadores para se elaborarem as porpostas e que estão em consonância com o subtítulo das jornadas: Arqueologia para o S. XXI.

Serão avaliadas positivamente as

porpostas que tratem temas como: - A participação civil na Arqueologia; - O papel das redes sociaisna criação de conhecimento arqueológico, Arqueologia 2.0; - Multidisciplinariedade em Arqueologia: a necesidade de abrir (ainda mais) os nossos horizontes; - Políticas actuais de gestão do conhecimento arqueológico; - Arqueologia Social e Arqueologia Pública; - Arqueologia e Gestão Patrimonial; - Arqueologia e Educação: como se educam hoje as/os arqueólogas/os do futuro? - Um pouco de teoría: Narrativas em Arqueología para o século XXI. Fazendo um balanço, após a despedida de Lewis Binford. 2ª. Modificação da estrutura do congresso. Consideramos que a estrutura do congresso deve ser modificada, substituindo as tradicionais sessões, exposição e posterior debate, por um modelo mais orientado a mesas-redondas, onde a discussão seja o eixo central das mesmas. Para tal, apesar de que se mantém a possibilidade de se realizarem sessões com o formato dos anteriores JIAs, serão valorizadas a apresentação de mesas-redondas.


CONVOVATÓRIA DE SESSÕES Com a difusão desta circular inicial queremos estabelecer as condições necessárias que serão exigidas para que as propostas enviadas sejam aceites para formar parte do programa do JIA2012. Desta maneira, abrimos o prazo de recepção de propostas que finalizará no dia 1 de Dezembro de 2011. As propostas devem ajustar-se, tanto quanto possível, às disposições da presente circular. O Comité de Organização irá discutir e compor, analisadas as propostas, o organigrama das próximas jornadas, de forma a finalente torná-lo público em Janeiro de 2012. Abrirá então o período de aceitação de comunicações para a participação nas diferentes sessões já configuradas, para o qual figurarão as normas da 2 ª circular. As características serão: 1. Sessões tipo Mesa-redonda. As sessões com este formato estarão divididas em dois blocos, separados por um breve descanso. O primeiro bloco será composto por um máximo de 6, aproximadamente de uns 10 minutos cada uma. Ao finalizarem estas 6 apresentações, terá lugar um descanso de 10 minutos. De regresso à sessão, terá lugar uma mesa-redonda. O objectivo da mesma é a substituição do tradicional espaço de perguntas/debate, por uma mesa-redonda, cujo tema será marcado para a sessão. Estima-se que a duração total da mesa seja de 2 horas. RECOMENDAÇÕES. Se estiveres interessada/o em propor proponer uma mesa-redonda seria conveniente que siguisses, na medida do possível, estas recomendações. O teu papel é fundamental para a organização da mesa, assim como para a sua condução durante as jornadas e sua posterior preparação para a publicação. - Em todo o momento deves estar em contacto com as pessoas que vão participar na mesa, informando-os sobre o que lhes vai ser pedido, sobre os tempos e sobre o seu papel antes, durante e depois da mesa. - É importante que recebam com tempo os textos preparados pelas/os participantes, de forma a ser possível desenhar uma estraégia de debate o mais consistente possível com as facetas que cada um pretende ressaltar.


- Seria desejável que esses textos também circulassem entre as pessoas que participem na mesa, de forma a que possam pensar nas possíveis perguntas ou questões a formular. - É muito importante que o debate não se esgote antes da mesa. Ou seja, não pode haver contacto fluído entre as/os participantes, nem intercâmbio excessivo de ideias entre elas/eles, dado que no momento de celebração da mesa, os discursos resultariam demasiado planos y o debeate esgotar-se-ia com facilidade. - Estamos a trabalhar para que a totalidade da mesa fique gravada em formato audio, Ainda assim seria conveniente que uma parte da equipa coordenadora tratasse de recolher os temas que foram tratados na mesa, para dispôr assim de mais informação à hora de redigir o artigo final. - De momento não podemos confirmar o formato que terá a publicação da mesa-redonda. Podemos adiantar que terão uma extensão maior que a dum artigo tradicional e que aí constarão os nomes de todas as pessoas participantes, diferenciando-se entre as/os editoras/es (a equipa coordenadora), as/os comunicantes da mesa e as/os autoras/es do texto (que pessoas que participaram na redacção do texto final). Estas/es últimas/os dependerão da maneira em que a equipa coordenadora decida trabalhar: ou incluindo os textos integrais das/os comunicantes e acrescentando um texto conjunto, ou elbaorando um texto geral com as ideias mais importantes da mesa. Este aspecto será de escolha livre e nas circulares seguintes iremos dando mais informação a respeito. 2. Sessões tradicionais. As sessões apresentadas neste formato, manterão a estrutura dos anetriores JIAs, onde um coordenador de sessão porporá um tema a tratar. A sessão será dividida em dois blocos, um inicial e expositivo, e uma segunda parte de menor duração destinada ao espaço de perguntas/debate. Estima-se que a duração total da sessão tradicional seja de 1 hora. A pessoa que proponha cada sessão, independentemente do formato, torna-se coordenadora da mesma, pelo que deverá manter um contacto fluído com as autoras e autores acerca da organização da sessão (antes, durante e depois do JIA 2012), a adequação dos textos correspondentes para a publicação com os objectivos da sessão, realizando as tarefas de relator/a no decorrer das jornadas, e actuando como elo de ligação, em definitiva, entre as/os participantes y o comité organizador.


Cade sessão será organizada em volta de uma clara linha temática, onde se buscarão, como objectivos centrais, a discussão, o debate e o entendimento entre as/os distintas/os investigadores que participem directamente, além do público assistente. Como já referimos anteriormente, será dada prioridade às sessões que abordem temas relacionados com a temática já exposta, assim como às porpostas que apostem pelo formato de mesa-redonda.

Para a formalização das diferentes propostas, é necessário enviar a siguinte documentação para o e-mail jia2012secretaria@gmail.com: •

Exposição detalhada (aproximadmente 1000 palavras) onde se argumentem as motivações y objectivos preliminares da organização da sessão. Este texto servirá como descritor à posterior convocatória de participação, pelo que deverá ser bastante expressivo e animador.

Guião como uma série de perguntas e pontos de debate de breve formulação sobre os quais se articularão tanto as exposições como os debates ou mesas-redondas posteriores de cada sessão, em mode de agenda de actuação.

Dados completos da pessoa ou pessoas responsáveis pelas tarefas de coordenação da sessão, com e-mails, moradas e telefones de contacto.

Relação de investigadoras/es que tenham confirmado o seu interesse em participar nessa sessão, com os seus temas de estudo e dados de contacto.

Com vista à implementação das propostas, gostaríamos de fazer vários pedidos e comentários: •

Se, uma vez aberto o prazo de recepção de propostas, se desse o caso de que recebamos propostas similares, trataríamos de colocar ambas as partes em contacto de forma a ser possível reformular as sessões comuns.

Em função do número de sessões recebidas, adequaremos a sua estrutura interna, sobretudo em relação à duração das exposições de cada participante e também do debate, pelo que será apenas em Janeiro quando iremos indicar estes dados de forma definitiva.


Desde o Comité de Organização faremos um esforço para ofertar sessões variadas, nas quais possam ter espaço o maior número possível de jovens investigadoras/es. Para tal, animamos encarecidamente a que nos enviem as vossas propostas, e que animem também as/os vossas/os colegas a participar, nas distintas modalidades, no próximo JIA 2012.

A pessoa ou pessoas que sejam coordenaroras de uma sessão também podem participar com uma comunicação no decorrer dessa mesma sessão.

Com esta primeira circular, iniciamos o caminho até à celebração do JIA 2012. Esperamos que possamos encontrar grande parte das/os jovens investigadoras/es que encontramos nos anteriores JIAs, e que aquelas/es que não que se animem agora a participar. Para qualquer dúvida ou sugestão, não duvidem em entrar em contacto: jia2012secretaria@gmail.com http://sites.google.com/site/jia2012compostela/proyecto-jia-2012

Saudações, Comité de Organização JIA2012

1ª circular JIA 2012PORTUGUES  

Desde o Incipit apostamos por uma porposta diferente, intereasante e ambiciosa. Centrada, verdadeiramente, no intercâmbio de ideias e propos...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you