2 minute read

DA FEAPAES-SP ATRAIU MAIS DE 540 PROFISSIONAIS EM QUATRO DIAS DE EVENTO

OCongresso Científico Online da FEAPAES-SP, realizado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP, entre os dias 22 e 25 de agosto, teve como tema: os desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo na atualidade. O evento atraiu 548 profissionais do terceiro setor das áreas de assistência social, educação, saúde e gestão; docentes e discentes de universidades e institutos de pesquisa e gestores de políticas públicas.

Os temas relevantes despertaram o interesse de estudiosos de Moçambique e de 16 Estados brasileiros. “Ficamos satisfeitos com o feedback dos nossos inscritos, que aprovaram os temas propostos e, com certeza, todos esses ensinamentos refletirão na qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiências”, afirma Denise Costa, professora doutora em serviço social e coordenadora do UNIAPAE-SP.

Advertisement

Além de contar com a expertise da FEAPAES-SP, o congresso ainda tem o apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) e, com isso, visa incentivar estudos, pesquisas e discussões acadêmicas voltadas ao universo da pessoa com deficiência. “Há alguns anos, a FEAPAES-SP busca participar de estudos acadêmicos voltados à pessoa com deficiência. Nesse sentido, o Congresso Científico vem, ano a ano, se firmando como um importante espaço de difusão do conhecimento e de debate acerca da importância da inclusão social da pessoa com deficiência”, explica a superintendente do UNIAPAE-SP, Cristiany de Castro.

Para Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP, o Congresso tem papel fundamental no aprimoramento dos serviços prestados pelas

APAES, pois incentiva o estudo e a pesquisa por parte dos profissionais que atuam nas organizações. “Importante ressaltarmos que o congresso permite o aperfeiçoamento dos profissionais que prestam o atendimento às pessoas com deficiências, sem dúvida uma ferramenta importante de ampliação do conhecimento e também de fomento às discussões em prol dessas pessoas”, explica a presidente.

Programa O

A palestra A importância do Entorno Social para a Inclusão, ministrada pelo professor e doutor Sadao Omote, abriu os quatro dias de evento. No dia 23, A defesa e garantia de direitos humanos da pessoa com deficiência e seus impactos na inclusão social , com o professor e doutor Fábio Alexandre Gomes; no dia 24, A importância do diagnóstico e prevenção como fator de Inclusão Social , com o professor e doutor João Monteiro de Pina Neto; e no encerramento, que aconteceu dia 25, A Linguagem, comunicação e aprendizagem no TEA e DI , com a professora e doutora Mara Monteiro.

Além das palestras, os inscritos tinham a opção de submeter artigos, o que resultou em 31 artigos aprovados, sendo que destes 25 irão compor o anais do evento e seis irão compor a Revista APAE Ciência.

E, para completar a gama de conhecimento oferecido pelo congresso, foram realizadas duas mesas redondas, sendo uma voltada à área da saúde, com o tema A música e os benefícios no desenvolvimento dos autistas, e outra à área da assistência social, com a temática Cuidar do cuidador da pessoa com deficiência, como ferramenta de inclusão social: breves ponderações.

“Com certeza, foram momentos de discussões importantes em prol do fortalecimento da luta pelas pessoas com deficiências”, finaliza Vera.