6 minute read

Honda CB 500 F

DESCOMPLICADA A CB 500F é fácil e prazerosa de pilotar

Simples e perfeita

A Honda CB 500F é uma ótima opção para quem busca uma moto bonita, moderna e com dotes que equilibram perfeitamente o uso na cidade e nas viagens

texto AlexAndre nogueirA Fotos Fotos divulgAção HondA

Desde que a nova família CB 500 da Honda foi introduzida em 2013, a marca da asa preencheu a lacuna entre as máquinas de baixa cilindrada (250 e 300 cm³) e as de média cilindrada. A família CB caiu no gosto dos motociclistas mundo afora e serve como degrau para quem quer sair das pequenas e ainda não tem cacife para encarar uma moto de alta capacidade, bem mais cara.

Em 2020 a superamigável família CB 500 ganhou novidades que deixaram as motos ainda melhores. Para quem não sabe, até porque é difícil vê-la pelas ruas, a CBR 500R saiu de linha exatamente porque não tinha números expressivos de vendas, sendo assim, apenas a CB 500F e a CB 500X continuam na linha de produção.

Dois cilindros melhorados

O motor é o bicilíndrico em linha de 471 cm³ que, na passagem em nosso dinamômetro, rendeu 43,6 cv de potência máxima e 4 kgf.m de torque na roda. Bons números para andar com folga na cidade, e com bom desempenho e nível de conforto em qualquer estrada. A curva de torque em baixa rotação ficou mais linear, o que melhorou as respostas do motor em baixas rotações. O ganho veio com novo comando de válvulas e um novo sistema de escapamento, que criaram 4% a mais de potência e torque na faixa entre 3 mil e 7 mil rpm. Mesmo assim, nas ultrapassagens na estrada, se o motor estiver em baixa rotação, será preciso uma redução de marcha e torção total do acelerador para acordá-lo.

MODErnA Esta CB tem design muito atual

Na cidade, sobra moto, com o excelente desempenho e entrega do motor, mas o escalonamento do câmbio de seis marchas é longo, e ela não gosta de rodar em marchas altas em baixa velocidade, por isso é preciso encontrar a marcha certa para deixar o motor esperto o suficiente para mantê-la comportada e dentro da lei, na casa dos 60 km/h, limite na maioria das vias urbanas nas capitais. Na estrada, rodando a 120 km/h, o painel digital em LCD do tipo blackout, rico em informações (como consumo instantâneo, consumo médio e indicador de marcha, hora, nível de combustível), marcava 5.500 rpm no conta-giros e 25 km/l no consumo instantâneo.

Durante o meu percurso mesclando cidade e estrada, as medições de consumo ficaram na casa de 24 km/l, o que, multiplicado aos 17 litros do tanque, confere uma autonomia de mais de 400 km.

Posição de pilotagem neutra

A posição de pilotagem é bem confortável. As pedaleiras e o guidão estão em posição neutra, levemente inclinada à frente. As rodas de liga leve de 17 polegadas vestem pneus de perfil esportivo e garantem bom desempenho no asfalto, fazendo dela uma boa pedida para curtir estradas sinuosas como a Rio-Santos, e, por que não, até um track day em pista fechada. Quanto mais curvas, mais é gostoso aproveitar o bom fôlego do motor, que precisa de giro para entusiasmar mais e ter boas retomadas. O bom acerto das suspensões, que têm ajuste de pré-carga da mola na dianteira e também na traseira, permite confiar e abusar, sempre com a moto bem assentada no chão. A moto empolga, e, se não estivermos atentos, além do grande sorriso dentro do capacete, também estaremos acima do limite de velocidade. Na hora de parar, os freios com ABS trabalham bem casados com os pneus, proporcionando frenagens fortes com total estabilidade e em curtas distâncias.

A Honda CB 500F tem 176 kg a seco, quase 200 kg totalmente abastecida, o que ajuda aos iniciantes que sobem de categoria, pois não é necessário muito esforço nem técnicas de pilotagem muito avançadas para dominá-la e andar bem.

Nas longas retas do meu percurso noturno, o belíssimo farol de LED mostrou também muita funcionalidade. A iluminação é ótima, e o farol alto funciona bem com o facho bem focado à frente.

A CB 500F é vendida apenas na versão com freios ABS, e tem preço público sugerido de R$ 32.990 mais frete, que varia conforme a região do país.

Produzida em Manaus, a CB 500F tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Os proprietários contam ainda com o serviço de assistência Honda Assistance 24h durante o período de vigência da garantia em todo o território nacional e em países do Mercosul.

Conclusão

A CB 500F é uma média bem acertada, com desempenho bem honesto, empolga bastante na estrada, com muita segurança para atacar e proporcionar diversão nas curvas, além do conforto na medida certa para piloto e garupa. O alvo dela é o cara que quer desempenho e agilidade, mas quer discrição e conforto também. Ela passa mais despercebida junto às chamativas Yamaha MT-03, Kawasaki Z400 e KTM 390 Duke, que entram na briga na mesma faixa de preço e também com excelente desempenho. Mas a CB 500F está um nível acima, roda melhor na estrada e cansa menos, apesar de ser mais pesada.

1

3

4

5 2

6

7

ESPOrtIvIDADE A CB 500F está disponível em três cores, com visual discreto

bOM ACErtO As suspensões reguláveis permitem um ajuste mais fino

1 Os punhos são simples mas bem acabados 2 O painel é LCD do tipo blackout 3 Os freios são assistidos por ABs 4 Disco único na dianteira 5 A iluminação é total LED 6 O banco do piloto é confortável 7 A CB 500 F é impecável nos detalhes

POSITIVO

• Agilidade • Ergonomia

PODERIA SER MELHOR

• O preço Dados de fábrica

Bicilíndrico I arrefecido a água DOHC I 8 válvulas I câmbio 6 marchas Cilindrada Potência máxima Torque máximo Diâmetro x curso Taxa de compressão Chassi Cáster 471 cm³ 50,4 cv a 8.500 rpm 4,55 kgf.m a 6.500 rpm 67 mm x 66,8 mm 10,7:1 Tipo Diamond em aço 25°30’ Trail 101 mm Suspensão dianteira Garfo telescópico com 120 mm de curso, ajuste da pré-carga da mola Suspensão traseira Monoamortecida Pro-Link com 119 mm de curso, ajuste da pré-carga

Freio dianteiro Disco de 320 mm, pinça de 2 pistões e ABs

Freio traseiro

Modelo do pneu Pneu dianteiro Disco de 240 mm, pinça de 1 pistão e ABs Dunlop sportmax 120/70-17

Pneu traseiro 160/60-17

MEDiDAs Comprimento • 2.081 mm Altura do assento • 789 mm Tanque • 17,1 litros

Entre-eixos • 1.409 mm Largura • 792 mm Peso (seco) • 176 kg

Preço: R$ 32.990