



![]()




SINCE 1934

- Uma porta de entrada para ideias e insights -
Bem-vindo de volta à Tranemo News & Inspiration – um lugar onde partilhamos histórias, despertamos ideias e nos conectamos consigo em torno do mundo do vestuário de trabalho e da segurança. Nesta segunda edição, levamo-lo numa viagem pelos temas que moldam tanto a nossa indústria como o nosso trabalho diário na Tranemo.
Irá conhecer alguns dos nossos parceiros de longa data e ver como a colaboração cria valor duradouro.
Falamos sobre vestuário de trabalho inclusivo e o que significa conceber soluções que se adaptam verdadeiramente a todos. A visibilidade e a segurança andam de mãos dadas, por isso também nos aprofundamos na norma EN 17353 e na razão pela qual uma visibilidade melhorada é mais importante do que nunca.
Esta revista é mais do que apenas artigos – é uma forma de partilharmos a nossa visão, trocarmos conhecimentos e nos inspirarmos mutuamente. stamos felizes por ter-te connosco.
Vamos continuar a avançar, juntos.



06 / Parceria de longo prazo
12 / EN 17353 visibilidade melhorada
16 / Um lugar para se encontrar
17 / A prote çäo contra arco eléctrico salva vidas
22 / 8 Passos para o vestuário de trabalho certo
24 / Ações sustentáveis
26 / O Mundo Tranemo
28 / Roupa de trabalho inclusiva
30 / Novidades


O Port of Tyne movimenta milhões de toneladas de carga todos os anos. Em operações tão complexas, o EPI não é opcional, mas essencial. Através da sua parceria com a Tranemo, o porto fornece aos seus trabalhadores vestuário que cumpre normas de segurança rigorosas, promovendo simultaneamente a inovação e a sustentabilidade.
UM PORTO QUE CONECTA O MUNDO
O Port of Tyne é um dos maiores portos de águas profundas do Reino Unido. Ele movimenta tudo, desde cargas a granel, como carvão, grãos e produtos químicos, até embarcações de contentores e balsas roll-on/roll-off. O manuseamento de granéis traz os seus próprios desafios de segurança, não só devido aos enormes volumes, mas também devido aos riscos associados ao pó, peso e, em alguns casos, substâncias perigosas. O porto também fornece serviços marítimos, soluções de engenharia e uma ampla gama de apoio logístico. O tráfego de passageiros através do Terminal Internacional de Passageiros em North Shields está a crescer constantemente e tornou-se uma ligação importante para viagens internacionais de e para a região.
O porto contribui com mais de 658 milhões de libras para a economia local e sustenta mais de 10.000 empregos. Como um dos maiores portos fiduciários do Reino Unido, não tem proprietários privados. Todos os lucros são reinvestidos nas instalações, equipamentos e ambiente do porto ao longo do rio Tyne. Cada sucesso alcançado pelo porto não só fortalece as suas operações, como também cria valor a longo prazo para a comunidade local, as empresas regionais e as pessoas que lá vivem e trabalham.
Terry Lendrum, Senior Health and Safety Advisor, Port of Tyne.
SEGURANÇA NO PORTO OF TYNE
O trabalho no Porto of Tyne é realizado em condições desafiadoras. Equipamentos pesados, embarcações, veículos e pessoas operam lado a lado. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar.
«Segurança em primeiro lugar significa nunca correr riscos desnecessários. Trata-se de seguir procedimentos concebidos para prevenir danos e pensar nos perigos potenciais antes de iniciar uma tarefa. A segurança está incorporada em todas as partes das nossas operações.» Terry Lendrum, Senior Health and Safety Advisor
Os riscos são variados. Manuseamento de contentores, carga e descarga de navios, materiais perigosos, operações ro-ro, trabalho em altura e com pouca visibilidade, bem como manutenção de equipamentos. Cada tarefa exige coordenação e planeamento cuidadoso.
Para gerir estes riscos, o porto segue uma abordagem estruturada de avaliação. Os perigos são identificados, a probabilidade e a gravidade são avaliadas e são implementados controlos. Em seguida, é selecionado o EPI adequado.
O conhecimento e o equipamento de proteção individual (EPI) são igualmente vitais. O porto investe fortemente em formação para garantir que todos os trabalhadores compreendem os riscos e sabem como utilizar corretamente o EPI.
“Utilizamos uma combinação de métodos, incluindo sessões de sensibilização para os riscos, exercícios práticos, materiais acessíveis e sessões de reciclagem. Mantemos registos detalhados de formação e relações-públicas e promovemos uma cultura em que a segurança é uma segunda natureza. Tem de ser liderada pelo exemplo em todos os níveis da organização.” Terry Lendrum.
UMA PARCERIA COM A TRANEMO
A colaboração com a Tranemo começou através do fornecedor de EPI dos portos. O Porto dof Tyne estava a rever o seu fornecimento de vestuário de proteção e precisava de um fornecedor que pudesse combinar normas de segurança rigorosas com inovação. A longa experiência da Tranemo em vestuário ignífugo e resistente a arco elétrico tornou a escolha óbvia.
«As nossas operações envolvem uma variedade de ambientes de alto risco», explica Terry. «Precisávamos de vestuário que oferecesse proteção contra chamas e arco elétrico, resistisse a condições adversas e permanecesse confortável durante longos turnos.»

Como agente de segurança, a minha função implica estar constantemente em movimento por diferentes áreas do porto, muitas vezes em condições difíceis e a qualquer hora do dia e da noite.
Ter o vestuário de trabalho adequado dáme a confiança de que estou protegido em qualquer tarefa, seja a trabalhar perto de veículos pesados, a responder a incidentes ou a realizar patrulhas em condições meteorológicas adversas.
As peças de vestuário Tranemo são duráveis, confortáveis e concebidas a pensar na segurança, o que significa que posso concentrar-me em fazer o meu trabalho de forma eficaz, sabendo que estou protegido.
Para o porto, a segurança é sempre a primeira prioridade, mas a inovação e a sustentabilidade são fundamentais na escolha dos fornecedores.
Terry explica que «a inovação mantém-nos competitivos, melhora a eficiência e apoia o nosso desenvolvimento como uma organização com visão de futuro. A sustentabilidade é igualmente importante, não só pela responsabilidade ambiental, mas também como fator de risco e reputação. Esperamos que os fornecedores cumpram normas como a ISO 14001 e o Comércio Justo. O foco da Tranemo na produção sustentável e na inovação contínua de produtos alinha-se perfeitamente com os nossos objetivos. Isso ajuda-nos a proteger o nosso pessoal, a cumprir os requisitos de conformidade e a reforçar a nossa reputação de fazer as coisas da maneira certa.»
O compromisso da Tranemo com estes valores é fundamental para a parceria. As peças de vestuário são concebidas para cumprir elevados requisitos de segurança, incorporando materiais e processos sustentáveis.
UMA RELAÇÃO CONSTRUÍDA COM BASE EM VALORES ALINHADOS: SEGURANÇA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
A parceria entre a Tranemo e o Porto of Tyne reflete um compromisso comum de proteger os trabalhadores, impulsionar a inovação e fortalecer práticas sustentáveis. Apresentada por um fornecedor, a Tranemo trabalhou em estreita colaboração com o porto para compreender os seus riscos operacionais e forneceu vestuário de proteção e formação para manter as suas equipas seguras em vários ambientes de alto risco. Ao mesmo tempo, as práticas e valores de produção sustentável da Tranemo refletem as prioridades ambientais do próprio porto, reforçando o alinhamento de valores no cerne da parceria.
Os métodos de produção responsáveis da Tranemo e a utilização de materiais ecológicos estão em consonância com o compromisso do Port of Tyne de reduzir o impacto ambiental, mantendo a excelência operacional.
Esta relação demonstra como valores alinhados proporcionam benefícios a longo prazo, ajudando o Port of Tyne a alcançar objetivos ambientais e a cumprir o seu dever e cuidado para com as pessoas e o planeta.


Ao trabalhar como eletricista, um casaco pode ser o complemento perfeito para o seu vestuário de trabalho básico quando precisa de uma solução rápida e flexível que se adapte à situação de trabalho atual. Os casacos de eletricista estão equipados com fecho de velcro para uma libertação rápida e podem ser facilmente usados sobre outras peças de vestuário como proteção extra para tarefas mais curtas.
Dependendo do nível de risco e da necessidade de proteção contra arco elétrico, oferecemos dois casacos com o mesmo design, mas feitos de tecidos diferentes com diferentes classificações de arco.
CASACO SOFTSHELL, ELIM 45
Casaco antifogo inerente, sem metais, fecho em velcro para abrir mais rapidamente. Atinge a categoria 4 do EPI (> 40 cal/cm²). Sem PFAS¹.
5193 95 94 amarelo fluorescente/azul escuro
EN ISO 11612 A1 B2 C2 F2
EN 61482-2 APC 2,
ELIM: 45,0 cal/cm² EBT: 49,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN 13034 type PB[6]
CASACO ANTIFOGO, ELIM 12
Casaco de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em tecido Cantex WS com ELIM de 12 cal/cm². Trata-se de uma versão mais fina do casaco Switch 5193, podendo ser usado sobre um casaco Tera TX para atingir um ELIM de 30 cal/cm². Livre de PFAS.
5179 88 94 amarelo fluorescente/azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 E3 F1
EN 61482-2 APC 1,
ELIM: 12,0 cal/cm² EBT: 16,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1+A2
EN 13034 type PB[6]
EN ISO 15797 50 WASHES
TRANEMO SKINSAFE


CAPUZ ARCO ELÉTRICO + VISEIRA + CAPACETE
Conjunto com capuz de arco elétrico 9179, viseira frontal RX0018 integrada e capacete com tira no queixo.
SA00 01 03 azul escuro
ASTM F2178
ATPV 40 cal/cm²
A EN 17353 é uma norma europeia que define os requisitos para vestuário e equipamento concebidos para melhorar a visibilidade de indivíduos em ambientes de risco médio. Inclui a visibilidade à luz do dia e/ou no escuro, quando iluminados pelos faróis dos veículos ou por holofotes. O vestuário de proteção certificado de acordo com a norma destina-se a situações em que apenas é necessária uma visibilidade melhorada e não deve ser utilizado em ambientes de alto risco com requisitos de alta visibilidade.


LINNÉA CREASER
CERTIFICATION MANAGER
Como Gestora de Certificação, Linnéa garante que o vestuário de proteção da Tranemo cumpre as normas internacionais de segurança e qualidade.
Com experiência em regulamentos e testes, ela gere as certificações e os processos de conformidade, garantindo a confiança dos clientes em cada peça de vestuário.
Linnéa, o que levou a Tranemo a decidir começar a certificar vestuário de trabalho de acordo com a norma EN 17353?
A EN 17353 é uma norma que se aplica a produtos utilizados em ambientes de risco médio, tais como áreas controladas com velocidades de veículos mais baixas, desde que o utilizador esteja atento ao tráfego. A norma especifica requisitos de design e exigências de área de superfície, juntamente com requisitos de cor e retrorreflexão, que nos apoiam durante a fase de desenvolvimento, criando novas roupas de proteção para ambientes de risco médio. Ao aplicar a norma, garantimos que tem uma visibilidade melhorada no seu local de trabalho.
Lembre-se sempre de realizar uma avaliação de risco completa para determinar se precisa de vestuário de trabalho com alta visibilidade (EN ISO 20471) ou se a visibilidade melhorada (EN 17353) é suficiente.
A nossa abordagem garante que as peças de vestuário comercializadas como «visíveis» cumprem a certificação adequada – EN ISO 20471 para ambientes de alto risco ou EN 17353 para ambientes de risco médio. Dessa forma, os nossos clientes podem confiar que o seu vestuário de proteção proporciona o nível certo de visibilidade para o trabalho – nem mais, nem menos.
Tipo A
Equipamento para luz do dia
Tipo B1, B2, B3
Equipamento para condições de escuridão
Tipo AB2, AB3
Equipamento para condições de luz do dia e escuridão
Mais detalhes disponíveis no nosso site
AVALIAÇÃO DE RISCO
Ao selecionar vestuário de visibilidade, é essencial realizar uma avaliação de risco exaustiva. Os seguintes fatores devem ser considerados para determinar se o seu ambiente de trabalho é classificado como de alto risco ou de risco médio.
• Ambiente de trabalho
• Velocidade do veículo
• Densidade do tráfego
• Condições meteorológicas
• Contraste do fundo
• Tipo de utilizador da estrada
Depois de concluir a sua avaliação de riscos, pode recorrer à nossa ajuda para selecionar o vestuário de proteção adequado. Podemos ajudá-lo a identificar as peças certas com base no seu ambiente de trabalho, nível de risco e requisitos regulamentares, garantindo a máxima segurança e conforto para a sua equipa.
CASACO ANTIFOGO
Casaco sem PFAS e antifogo inerente, nas mangas e na frente em Cantex Weld e traseiras em Cantex Stretch. Cantex Stretch fornece flexibilidade e liberdade de movimentos com alto nível de conforto, enquanto Cantex Weld na frente oferece proteção extra elevada contra salpicos de soldadura.
5730 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
5737 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 E3 F1
EN 61482-2 APC 1, ELIM: 18,0 cal/cm² ATPV: 20,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1+A2
EN 13034 type PB[6]
EN 17353 type A
EN 13758-2
EN ISO 15797 50 WASHES
TRANEMO SKINSAFE


Na Tranemo, estamos continuamente a desenvolver a nossa gama de produtos para atender às necessidades de segurança em constante evolução, incluindo o padrão de visibilidade aprimorado para ambientes de risco médio. As primeiras peças de vestuário certificadas por este novo padrão fazem parte da nossa gama Cantex WS, frequentemente utilizada em ambientes de trabalho internos escuros.

Fato-macaco sem PFAS e antifogo inerente. Mangas e frente em Cantex Weld e costas em Cantex Stretch. Cantex Stretch fornece flexibilidade ao fato-macaco, tal como liberdade de movimentos e alto conforto, enquanto que o Cantex Weld na frente oferece proteção extra elevada contra salpicos de soldadura. Sem PFAS.
5710 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 E3 F1
EN 61482-2 APC 1, ELIM: 18,0 cal/cm² ATPV: 20,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1+A2
EN 13034 type PB[6]
EN 17353 type AB2
EN 13758-2
EN ISO 15797 50 WASHES
TRANEMO SKINSAFE

Jardineiras sem PFAS e antifogo inerente, na frente em Cantex Weld e traseiras em Cantex Stretch. Cantex Stretch fornece flexibilidade e liberdade de movimentos com alto nível de conforto, enquanto Cantex Weld na frente oferece proteção extra elevada contra salpicos de soldadura.
5740 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 E3 F1
EN 61482-2 APC 1, ELIM: 18,0 cal/cm² ATPV: 20,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1+A2
EN 13034 type PB[6]
EN 17353 type B2
EN 13758-2
EN ISO 15797 50 WASHES
TRANEMO SKINSAFE

Calças sem PFAS e antifogo inerente, na frente em Cantex Weld e traseiras em Cantex Stretch. Cantex Stretch fornece flexibilidade e liberdade de movimentos com alto nível de conforto, enquanto Cantex Weld na frente oferece proteção extra elevada contra salpicos de soldadura.
5720 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
5729 88 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 E3 F1
EN 61482-2 APC 1, ELIM: 18,0 cal/cm² ATPV: 20,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1+A2
EN 13034 type PB[6]
EN 17353 type B2
EN 13758-2
EN ISO 15797 50 WASHES
TRANEMO SKINSAFE
A A+A é a feira líder mundial em proteção individual, segurança ocupacional e saúde no trabalho. A feira é realizada em Düsseldorf, na Alemanha, a cada dois anos, e a Tranemo é uma expositora regular, sempre apresentando roupas de proteção inovadoras com foco em roupas de trabalho com propriedades ignífugas.
A feira centra-se em inovações e apresenta novos produtos e soluções que ajudam a tornar os locais de trabalho mais seguros, saudáveis e eficientes. Como plataforma indispensável, a A+A reúne especialistas internacionais, empresas inovadoras e soluções com visão de futuro. Pode esperar encontrar as últimas tendências, produtos e tecnologias que estão a melhorar os locais de trabalho em todo o mundo.

ENCONTRE-NOS
De 4 a 7 de novembro de 2025, a Tranemo receberá visitantes no nosso stand, construído com inspiração na arquitetura e estética escandinavas, com várias salas dedicadas a destacar e exibir os melhores segmentos do nosso vestuário de trabalho ignífugo. As salas servem como uma vitrine imersiva dos nossos mais recentes desenvolvimentos de produtos, apresentando vestuário de proteção para homens e mulheres. Todas as peças são concebidas na Suécia e fabricadas na Europa para garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade.
Os nossos representantes comerciais estarão presentes durante toda a exposição para oferecer aconselhamento e orientação especializados. Com um profundo conhecimento das necessidades da indústria e das normas de proteção, eles trabalharão em estreita colaboração consigo para identificar as soluções mais adequadas para o seu negócio.
Entrevista com Christopher Smith, Auditor Global de Saúde e Segurança da ABB

A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, fornecendo soluções inovadoras para uma ampla gama de indústrias. Com 270 fábricas em todo o mundo e equipas a trabalhar em ambientes elétricos, a ABB opera em ambientes de alto risco, onde a segurança é uma prioridade fundamental.
Este artigo conta a história de um raro incidente com arco elétrico que ocorreu em uma das instalações da ABB. Ele destaca como as roupas de proteção Tranemo desempenharam um papel crucial na mitigação do que poderia ter sido um evento com risco de vida. Mais importante ainda, ele demonstra o papel vital que os equipamentos de proteção individual (EPI) desempenham na segurança das pessoas. Em última análise, esta é uma história sobre como os EPI podem salvar vidas.
A Tranemo e a ABB trabalham em conjunto para proteger os trabalhadores e reduzir os riscos em ambientes elétricos desafiantes em todo o mundo. Tal como na Tranemo, a segurança está incorporada em todos os aspetos do trabalho na ABB.
Entrevistámos Christopher Smith, Gestor de Auditoria e Garantia de HSE na ABB, que explica: «A saúde e a segurança na ABB são referidas como a nossa licença para operar. Precisamos disso para trabalhar com segurança, e é fundamental para as nossas operações. A ABB concentra-se em criar os seus próprios sistemas, regras e processos para proteger os nossos sub-contratados e colegas, quando eles estão a trabalhar em ambientes de alto risco.”

Em ambientes onde os riscos elétricos fazem parte das operações diárias, é essencial usar roupas de proteção adequadas para mitigar os riscos específicos da função. A relação de longa data da Tranemo Advanced Workwear com a ABB criou uma parceria na qual trabalhamos em estreita colaboração com as equipas relevantes para garantir que as roupas que usam são certificadas para a sua segurança.
O incidente por Arco Elétrico, ocorreu num local de baixa tensão, onde um engenheiro de campo estava a realizar uma tarefa que normalmente apresentaria um risco mínimo. Infelizmente, este não foi um dia normal. Durante um trabalho de reparação de rotina numa área de baixa tensão, o engenheiro foi inesperadamente exposto a um arco elétrico grave. O que torna este incidente excecional é o facto de o arco ter durado entre dois e três segundos. Isto é muito mais tempo do que a fração de segundo típica para tais incidentes, devido a uma falha no sistema de proteção local. Um arco elétrico com essa duração é extremamente raro e extremamente perigoso.
O EPI serve como última linha de defesa e, neste caso, é provável que tenha salvado uma vida.
O funcionário ferido usava duas camadas de roupa de proteção Tranemo no momento. Uma camada base de manga comprida (ELIM 4,6 cal/cm²) e uma camisola de manga comprida (ELIM 8,6 cal/cm²) por cima. As duas camadas de proteção contra arco elétrico, a camada base e a camada exterior combinadas, proporcionaram mais proteção contra arco elétrico do que a soma das suas classificações individuais. A camada exterior da sua roupa ficou muito danificada pelo arco elétrico, mas, fundamentalmente, a camada protetora interior permaneceu intacta. O funcionário sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus no rosto e nas mãos, que não estavam totalmente cobertos, mas evitou lesões no tronco que poderiam ter alterado a sua vida. Mais importante ainda, o corpo da pessoa ferida permaneceu completamente ileso, evitando lesões devastadoras no tronco, sem qualquer vermelhidão ou queimaduras na pele.
Christopher reitera a gravidade que este incidente poderia ter tido se não tivesse sido usada roupa de proteção. «É provável que a gravidade das queimaduras tivesse causado lesões graves com risco de vida. O resultado potencial é impensável.»
Esta história destaca o papel vital que o vestuário de proteção devidamente selecionado e usado corretamente desempenha no trabalho elétrico. O equipamento de proteção individual pode proteger os funcionários de riscos fatais, dando-lhes a melhor chance possível de sair de ambientes de alto risco sem ferimentos. Christopher ressaltou que “a lição mais importante deste incidente é simples, mas poderosa. O vestuário de proteção contra arco elétrico salva vidas. Com demasiada frequência, na indústria elétrica, atividades de alto risco ainda são realizadas sem a proteção adequada.”
A Tranemo e a ABB partilham a convicção de que o vestuário de proteção é essencial sempre que estão envolvidos equipamentos elétricos, por mais simples que a tarefa possa parecer. Mesmo trabalhos aparentemente comuns acarretam riscos, e o EPI adequado é vital. Ao dar prioridade à segurança, ajudamos a garantir que, se ocorrer um incidente, o seu impacto seja minimizado e os trabalhadores permaneçam protegidos. Em última análise, a nossa missão é esforçar-nos para que não haja ferimentos relacionados com chamas e calor. Christopher partilha o seu conselho com todas as empresas que trabalham em ambientes elétricos:
Equipe os seus funcionários com vestuário de proteção contra arco elétrico como uniforme padrão.
Na ABB, a proteção dos trabalhadores é considerada algo profundamente pessoal. O EPI é a última linha de defesa e, para que cumpra verdadeiramente o seu objetivo, deve ser eficaz e prático para cada indivíduo que dele necessita. Além das características de segurança das roupas de proteção que mantêm as pessoas seguras, elas devem se ajustar corretamente e ser confortáveis para que os funcionários não pensem duas vezes antes de usá-las durante o dia de trabalho.
Este foco contínuo em inovação, segurança e inclusão fortalece a parceria entre a ABB e a Tranemo, com uma prioridade clara em seu cerne: manter as pessoas seguras nos ambientes de trabalho.





*Proteja sempre todo o corpo com EPI adequado.
TRANEMO SKINSAFE™ ELIM: 30 / 14 cal/cm² APC 2











*Proteja sempre todo o corpo com EPI adequado.
TRANEMO SKINSAFE™
Radiant heat: C2 RHTI24: 25,8s





A aquisição de vestuário de proteção para um ambiente de trabalho específico é um processo complexo que requer concentração e precisão, além de análise de riscos e testes. A Tranemo desenvolveu uma lista de verificação que fornece uma visão geral clara do processo de aquisição e garante que não falhe nenhum passo importante.
O primeiro e mais importante passo no processo de compra é realizar uma análise de risco abrangente do local. Que perigos potenciais existem no local de trabalho?
Existe algum risco de o trabalhador ser exposto a um arco elétrico, metal fundido, produtos químicos, baterias, explosões ou tráfego de veículos?
Qual é o risco de um incidente e quão graves podem ser as consequências do incidente?
Depois de identificados os riscos e determinado o vestuário de proteção necessário, é uma boa ideia realizar testes de tecidos e materiais no local de trabalho.
Os testes podem ser usados para identificar a melhor opção para a tarefa em questão. Isto porque roupas de proteção certificadas pelas mesmas normas, mas feitas de tecidos diferentes, podem reagir de maneira diferente quando submetidas a testes.

Procure utilizar os produtos por um longo período e de forma sustentável, cuide bem das roupas de proteção e repare-as no caso de se danificarem. A boa qualidade tem mais duração!
A sua empresa necessita de proteção contra produtos químicos? Se sim, é particularmente importante, por uma questão de respeito pelo ambiente, manter um registo exato do tipo de produto químico que está a ser utilizado.
Para proteção contra ácidos, bases ou água, oferecemos muitas alternativas sem PFAS!
7 8
Está tudo a funcionar como deveria? Falta alguma coisa? O que poderia ser melhorado?
Recomendamos que forme um conselho de vestuário composto por utilizadores e decisores. Com o conselho de vestuário, pode avaliar continuamente a necessidade de vestuário de proteção para diferentes tarefas de trabalho. A longo prazo, o conselho também pode desenvolver-se no âmbito da avaliação de riscos, com competência para identificar e comunicar novos riscos.
Uma dica nossa para uma compra bem-sucedida é envolver os utilizadores no processo de compra numa fase inicial. Afinal, são eles que usam o vestuário de trabalho diariamente.
Permitir que os utilizadores testem as roupas em condições reais de trabalho é uma forma eficaz de os envolver. Uma vez concluída a avaliação, é mais fácil alcançar o equilíbrio desejado entre proteção e conforto.

4
As roupas de proteção lavadas em lavandarias industriais podem perder rapidamente as suas propriedades protetoras se não forem adequadas para este tipo de lavagem. Também é importante estar ciente de que as roupas de proteção podem precisar de reimpregnação após a lavagem para manter as suas propriedades de proteção. Para garantir a qualidade e a lavabilidade, testamos todos os nossos tecidos e vestuário de proteção em lavandarias industriais profissionais.
5
Roupas de proteção confortáveis e com bom ajuste podem ser cruciais para a segurança no local de trabalho, porque uma peça de roupa confortável será usada todos os dias. Temos uma vasta gama de roupas ignífugas, tanto em tamanhos femininos como masculinos, e podemos oferecer peças de roupa com bom ajuste para a maioria dos utilizadores. Se necessário, também oferecemos roupas de proteção feitas à medida.
Otimize o nível de proteção adaptando o vestuário de proteção ao risco. Vestuário de proteção incorretamente adaptado pode causar rapidamente desconforto e, em alguns casos, stress térmico. Isso, por sua vez, pode prejudicar a concentração e aumentar o risco de acidentes e lesões. Uma boa maneira de obter proteção leve e adaptada é usar o sistema multicamadas Tranemo Skinsafe™.
Na Tranemo, a sustentabilidade não é apenas um objetivo, é um compromisso incorporado em cada etapa dos nossos processos de produção e inovação. Desde a eliminação gradual de substâncias nocivas até ao avanço de práticas circulares e ao prolongamento da vida útil das peças de vestuário, o nosso foco é criar vestuário de trabalho mais seguro e responsável.

A nossa unidade de produção Svea duplicou o número de painéis solares este ano. «Estamos a tornar-nos mais independentes, mais sustentáveis e podemos garantir uma qualidade ainda maior», afirma Kostadin Kyorgogov, diretor-geral da Tranemo Bulgária.
No texto a seguir, responderemos a quatro perguntas que destacam áreas-chave dos nossos esforços contínuos de sustentabilidade e como estamos a transformar ambição em ação.
1A Tranemo está a trabalhar arduamente para eliminar gradualmente o PFAS do vestuário de trabalho onde não é essencial. Como está a decorrer esta transição?
Tem sido uma jornada interessante e aprendemos muito ao longo do caminho. Estamos atualmente a trabalhar para eliminar gradualmente o PFAS nos nossos últimos tecidos para vestuário de trabalho. Antes de fazer a transição para um tecido sem PFAS, realizamos testes exaustivos para garantir a qualidade. Assim que a ronda final de testes for concluída com sucesso, a Tranemo passará a comprar apenas tecidos sem PFAS. A exceção é o tecido para a nossa gama química APEX, que protege o utilizador contra óleo, o-xileno e butanol. Teremos um stock misto durante algum tempo.
A
peça de vestuário mais
ecológica
é
aquela
que nunca foi produzida. Em segundo lugar, vem a peça de vestuário que dura mais tempo.
2
A certificação Oeko-Tex® Standard 100 atesta que o vestuário de trabalho está isento de substâncias nocivas. Para a Tranemo, esta certificação é muito importante. Todos os produtos de vestuário de trabalho da Tranemo têm certificação Oeko-Tex®?
Estamos continuamente a adicionar mais estilos ao nosso certificado Oeko-tex. Mantemos um diálogo próximo com os nossos fornecedores para obter a certificação de todos os tecidos e acabamentos. Atualmente, todos os artigos em stock têm a certificação Oeko-tex standard 100 classe 2 (alguns com EPI).
3
A Tranemo participa no projeto Life Cirtechtex, financiado pela UE, que visa implementar processos de economia circular para reduzir os resíduos têxteis na produção de equipamento de proteção individual (LIFE22-ENV-ES-LIFE-CIRTECHTEX). Qual é o estado do projeto?
Estamos a entrar no terceiro ano do projeto. O projeto centra-se na redução dos resíduos têxteis pré e pós-consumo. Estamos a enviar ativamente os resíduos de tecido da nossa fábrica na Bulgária de volta ao tecelão para criar novos tecidos. Além disso, estamos também a melhorar a recolha de peças de vestuário usadas dos nossos clientes.
4
Vestuário de trabalho durável e de alta qualidade é crucial para a sustentabilidade. Porque é que a longevidade do vestuário é tão importante e que medidas a Tranemo toma para garantir isso?
A peça de vestuário mais ecológica é aquela que nunca foi produzida. A segunda melhor é aquela que dura mais tempo. Prolongar a vida útil de uma peça de vestuário é uma das formas mais eficazes de reduzir o seu impacto ambiental. Menos peças de vestuário produzidas significam menos recursos consumidos, menos resíduos gerados e uma pegada de carbono menor em geral. Na Tranemo, acreditamos que a durabilidade é a base da sustentabilidade. É por isso que projetamos o nosso vestuário de trabalho para resistir às condições mais adversas e ao teste do tempo.

Eis como garantimos uma qualidade duradoura:
TESTES RIGOROSOS DE MATERIAIS
Todos os tecidos e materiais refletores são testados antes do início da produção, para garantir que cumprem os nossos elevados padrões de durabilidade e desempenho.
DESIGN CUIDADOSO
Os nossos padrões são desenvolvidos tendo em mente o conforto, o ajuste e a resistência. Reforçamos as partes das peças de vestuário que são mais propensas a desgaste, para prolongar a vida útil das mesmas.
REPARABILIDADE
O nosso objetivo é criar peças de vestuário que possam ser reparadas quando necessário. Substituir um fecho numa peça de vestuário que, de resto, está intacta é muitas vezes mais responsável do ponto de vista ambiental do que substituir a peça inteira, mesmo que nem sempre seja a opção mais económica.
COMPROMISSO COM AS REPARAÇÕES
O nosso objetivo é reparar todas as reclamações sobre produtos sempre que possível, ajudando a manter as peças em uso por mais tempo.
MELHORIA CONTÍNUA
Monitorizamos o desempenho dos nossos produtos no terreno.
Se uma peça de vestuário não corresponder às nossas expectativas, atualizamos o design para garantir que cumpre os padrões da Tranemo.
TESTE PELOS USUÁRIOS
Os testes na vida real proporcionam-nos informações valiosas sobre o desempenho das nossas peças ao longo do tempo. Estes testes ajudam-nos a aperfeiçoar os nossos materiais e métodos de construção para alcançar a durabilidade em que os nossos clientes confiam.
Ao concentrarmo-nos na qualidade e na longevidade, protegemos os trabalhadores e ajudamos a proteger o planeta.


Fundado em 1934, o grupo
Tranemo é atualmente constituído pela sede na Suécia e por filiais na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, Alemanha, Suíça, França, Portugal e Bulgária. Juntos, oferecemos uma das mais fortes organizações de vendas e serviços da Europa.
Filiais
Regiões de vendas
Continuamos a crescer e a fortalecer-nos, expandindo para novos mercados e melhorando os nossos processos de desenvolvimento e produção.
Desde 2023, a Tranemo utiliza o AutoStore para otimizar os processos de gestão do armazém e das encomendas. Este ano, o sistema foi expandido com mais portas de entrega, tornando a preparação de encomendas ainda mais eficiente para acompanhar o grande volume de encomendas recebidas.
Estamos também a melhorar os nossos serviços de personalização sob pedido com a instalação de duas novas máquinas de bordar, o que reduzirá significativamente os prazos de entrega de peças de vestuário bordadas.
Esta atualização permite-nos oferecer serviços de personalização com impressão e bordado internamente.
Muita coisa está a acontecer nas nossas instalações de produção na Bulgária, Svea e Gustav. Na Gustav, estamos a expandir o nosso departamento de costura para atender aos crescentes pedidos de produção e melhorar o ambiente de trabalho para os nossos funcionários.
Na Svea, duplicámos o número de painéis solares e a Svea é agora praticamente autossuficiente durante o verão, reduzindo significativamente a nossa pegada de CO2.
Outra melhoria é o novo departamento de lavandaria, que nos dá controlo total sobre o processo de pré-lavagem e garante que cumprimos os requisitos funcionais e de sustentabilidade.

Estamos orgulhosos e entusiasmados por anunciar o lançamento da Tranemo Workwear France, um passo importante na nossa jornada de crescimento internacional. Com um forte potencial de mercado e uma procura crescente por soluções de EPIs, a França oferece oportunidades para fortalecer a nossa presença e desenvolver a entrega das nossas peças de vestuário de alta qualidade. Bem-vindo e boa sorte ao nosso novo diretor-geral francês, Germain Jore.

Fundada em 2019, a Tranemo Ireland continua a reforçar a sua presença no mercado com o lançamento de um novo showroom e centro de formação, estabelecendo novos padrões para a educação e o envolvimento dos clientes.

A Tranemo Dinamarca mudou-se para novas instalações em Hjørring, construídas com o mínimo uso de betão, limitado aos pisos, a fim de reduzir a pegada de CO2. O edifício tem painéis solares no telhado e estações de carregamento para veículos elétricos. Estamos satisfeitos, orgulhosos e gratos por nos mudarmos para um edifício totalmente novo que inclui vários escritórios, uma sala de reuniões, um armazém e um showroom moderno.

O uso de vestuário de trabalho ignífugo é essencial para muitos dos nossos clientes da ferrovia. Recebemos um pedido do mercado britânico para adicionar um macacão feminino à nossa gama, especificamente concebido para as trabalhadoras ferroviárias britânicas. Esta nova adição expande a nossa gama EDGE, oferecendo um excelente desempenho para corte e soldadura e certificada para alta visibilidade de acordo com as normas EN ISO 20471 e RIS-3279-TOM.
Para obter o melhor ajuste possível, o macacão foi testado em mulheres com uma variedade de formas e proporções corporais. Uma conclusão importante foi que muitas mulheres preferem usar um cinto na cintura em vez de deixar o macacão solto, um ajuste pequeno, mas significativo, que melhora muito o conforto. Acreditamos que criar roupas para todos ajuda a construir locais de trabalho mais diversificados e inclusivos. Todos merecem sentir-se confortáveis e confiantes com o seu vestuário de trabalho, independentemente de quem sejam.

Fato-macaco de senhora de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em tecido de dupla camada com acabamento confortável no interior, desenvolvido para a indústria ferroviária.
Livre de PFAS.
6111 82 50 laranja
6118 82 50 laranja
EN ISO 11612 A1 B1 C2 D2 E3 F1
EN 61482-2 APC 2, ELIM: 9,2 cal/cm² ATPV: 11,0 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 11611 CL.2 A1
EN 13034 type PB[6]
EN ISO 20471 CL.3
RIS-3279-TOM

Roupas de proteção confortáveis e bem ajustadas são essenciais para a segurança no local de trabalho, porque as peças que são agradáveis de usar são aquelas que as pessoas vão usar no trabalho todos os dias. A Tranemo oferece uma ampla seleção de roupas ignífugas em tamanhos femininos e masculinos, garantindo um ótimo ajuste para a maioria dos usuários.
Quando a nossa extensa gama de tamanhos ainda não é suficiente, vamos além, oferecendo roupas de proteção feitas sob medida para as necessidades individuais.
Beatrice é uma das técnicas de vestuário qualificadas da Tranemo e uma das suas principais tarefas é criar padrões para roupas feitas à medida. Os clientes que têm dificuldade em encontrar o seu tamanho na nossa tabela de tamanhos podem, por um custo adicional e um prazo de entrega mais longo, solicitar roupas de proteção adaptadas às suas medidas específicas.
«Às vezes, pode ser um verdadeiro desafio criar roupas personalizadas quando as medidas obtidas diferem», diz Beatrice. «Mas muitas vezes uma dimensão leva a outra, e o resultado final será uma peça de vestuário bem ajustada e confortável.»
Outro desafio é ajustar bolsos em tamanhos menores, preservando o design geral. Também é importante garantir que os requisitos de área de superfície e outros detalhes especificados pelas normas relevantes sejam mantidos.
Todos os trabalhadores merecem roupas que se ajustem bem, sejam confortáveis e os mantenham seguros.

Cada peça de roupa feita à medida é uma lição sobre como os corpos são realmente únicos.




5179 88 CASACO ANTIFOGO, ELIM 12
Casaco de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em tecido Cantex WS com ELIM de 12 cal/cm². Trata-se de uma versão mais fina do casaco Switch 5193, podendo ser usado sobre um casaco Tera TX para atingir um ELIM de 30 cal/cm². Livre de PFAS.
Fecho frontal oculto com velcro para ”libertação rápida”. Punhos ajustáveis. Comprimento nas costas no tamanho L = 122 cm.
U R
O O M N
Tamanho: S, L, XXL, 4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 885: Cantex Weld - 50% modacrílico / 36% algodão / 12% poliamida / 2% antiestático, 365 g/m²
c95mt

6385 89 SWEATSHIRT ANTIFOGO
Sweatshirt de gola redonda, não metálica, macia e confortável, com proteção inerente contra chamas. Tecido livre de PFAS, com 50% de algodão reciclado. Gola, punhos e cós canelados. Faixas refletoras termo-seladas para maior conforto.
W T M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 93 laranja/azul escuro
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m² 925: Zenith JP 220AT - 42% modacrílico / 29% poliéster / 14% algodão reciclado / 13% algodão / 2% antiestático, 220 g/m²
c95mt






5063 89 SWEATSHIRT COM CAPUZ ANTIFOGO
Sweatshirt de alta visibilidade com capuz, não metálica, macia e confortável, com proteção inerente contra chamas. Tecido livre de PFAS, sendo 50% do algodão reciclado.
Bolso tipo canguru à frente. Punhos e cós canelados. Faixas refletoras termoseladas para maior conforto.
W T M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 55 amarelo fluorescente
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m² c95mt
6370 89 CASACO ANTIFOGO
Cardigan de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em tecido tipo sweatshirt macio, com 50% de algodão reciclado. Livre de PFAS.
Fecho oculto com fecho de correr. Bolso no peito com fecho. Bolsos frontais. Punhos canelados. Faixas refletoras termo-seladas.
M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m² c95mt
Calças de senhora, de alta visibilidade, não metálicas e com proteção inerente contra chamas, em material tipo sweatshirt. O tecido é livre de PFAS e 50% do algodão é reciclado.
Cós elástico com cordão ajustável. Bolsos laterais com fecho. Punhos elásticos. Faixas refletoras termo-seladas.
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m² c95mt
Também disponível em tamanhos homem, Art.No. 5060 89.


5861 81 FATO DE MACACO ANTIFOGO COM FORRO
Fato-macaco de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em Tera TX, forrado com um tecido leve para alcançar maior proteção contra o arco elétrico, conforme EN 61482-2 APC 2. Livre de PFAS
Fecho oculto de correr em duas direções com molas de pressão. Dois passadores para equipamento de comunicação. Dois passadores para fixação de porta-identificação. Bolsos verticais no peito com fecho. Cintura ajustável. Costas com corte ergonómico para liberdade de movimentos. Punhos ajustáveis. Bolsos laterais com acesso lateral oculto. Joelhos pré-moldados com bolsos interiores ajustáveis para joelheiras. Bolsos traseiros com pala. Bolso cargo com pala. Bolso para régua com pala. Fecho nas pernas do joelho até ao tornozelo. Costuras em contraste. Encomenda especial – por favor, permita aproximadamente mais 5 dias ¹Esta peça de vestuário é produzida com novos tecidos sem PFAS. Por um período de tempo iremos ter stock de ambos mas a transição para peças sem PFAS ocorrerá de forma contínua.
O O P M
Tamanho: XS-4XL, M-3XL Tall
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 811: Tera TX - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 260 g/m² 911: Tera TX Light - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m²


5864 81 FATO DE MACACO ANTIFOGO DE SENHORA COM FORRO
Fato-macaco de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em Tera TX, forrado com um tecido leve para alcançar maior proteção contra o arco elétrico, conforme EN 61482-2 APC 2. Livre de PFAS
Fecho oculto de correr em duas direções com molas de pressão. Dois passadores para equipamento de comunicação. Dois passadores para fixação de porta-identificação. Bolsos verticais no peito com fecho. Cintura ajustável. Costas com corte ergonómico para liberdade de movimentos. Punhos ajustáveis. Bolsos laterais com acesso lateral oculto. Joelhos pré-moldados com bolsos interiores ajustáveis para joelheiras. Bolsos traseiros com pala. Bolso cargo com pala. Bolso para régua com pala. Fecho nas pernas do joelho até ao tornozelo. Costuras em contraste. Encomenda especial – por favor, permita aproximadamente mais 5 dias
¹Esta peça de vestuário é produzida com novos tecidos sem PFAS. Por um período de tempo iremos ter stock de ambos mas a transição para peças sem PFAS ocorrerá de forma contínua.
O O
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 811: Tera TX - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 260 g/m²
911: Tera TX Light - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m²


Jardineiras de alta visibilidade, não metálicas e com proteção inerente contra chamas, fabricadas com um tecido confortável ao toque e com boa resistência ao rasgo. Livre de PFAS. Alças ajustáveis com fecho oculto fixo e elástico nas costas. Bolso no peito com pala e argola em D. Bolso interior. Bolsos laterais. Bolsos traseiros com pala. Bolso cargo com pala, bolso para telemóvel, argola oculta em D e fita para porta-identificação. Bolso para régua com pala e fundo reforçado. Joelhos pré-moldados. Bolsos para joelheiras com dois níveis de posicionamento. Tamanhos curtos e compridos – serão ajustados após a encomenda. Prazo de entrega acrescido de aproximadamente 5 dias.
*Se a peça for destinada especialmente para soldagem, por favor, entre em contato com a Tranemo para aconselhamento.
Tamanho: C44-64, C146-156, D96-120
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 811: Tera TX - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 260 g/m²


Fato-macaco de senhora de alta visibilidade, não metálico e com proteção inerente contra chamas, em tecido de dupla camada com acabamento confortável no interior, desenvolvido para a indústria ferroviária. Livre de PFAS.
Fecho frontal oculto com fecho de correr e molas de pressão. Ventilação nos braços. Bolso vertical no peito esquerdo com fecho. Bolso no peito direito com pala e presilha para rádio ou detetor de gás. Bolsos laterais com pala e acesso oculto. Passadores na cintura. Bolsos cargo com pala. Joelhos pré-moldados. Bolsos interiores para joelheiras com dois níveis de posicionamento. Bolsos traseiros com pala. Cintura ajustável. Punhos ajustáveis. Fecho nas pernas do joelho até ao tornozelo.
O C SM
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 50 laranja
Qualidade: 821: Edge HVO - 50% poliéster / 27% modacrílico / 22% algodão / 1% antiestático, 370 g/m²
c95nt
Obrigado por ler a nossa revista.
Para mais informações contacte a Tranemo ou visite o nosso website em tranemo.pt
Estaremos sempre disponíveis para o ajudar.
TWW-Tranemo Workwear, Lda
Telefone: +351 212108330
geral@tranemo.pt www.tranemo.pt


