Page 1

[

AGENDA CULTURAL

JUL # AGO

MONÇÃO 2018

]


ficha técnica AGENDA DE EVENTOS CULTURAIS DO CONCELHO DE MONÇÃO N54 / JUL / AGO / 2018

Edição:

As informações suscetíveis de inclusão na

Municipio de Monção

agenda cultural devem ser entregues na

www.cm-moncao.pt

Câmara Municipal de Monção, no horário

Coordenação:

normal de expediente, até ao dia 5 do

Fernando Silva

mês anterior à sua publicação. Como al-

Foto de capa:

ternativa, pode utilizar o seguinte correio

Virgem das Dores

eletrónico: gici@cm-moncao.pt

Tiragem: 2.000 exemplares

Distribuição: Gratuita

Eventos e horários podem ser alterados.


edi torial

Em julho e agosto, Monção é um enorme palco com manifestações culturais, festivas e etnográficas em várias freguesias do concelho que, nestes dois meses, ganham maior vivacidade com a chegada dos nossos emigrantes.

No seguimento da Feira do Alvarinho, recebemos, nos dias 21 e 22 de julho, a primeira edição da iniciativa “The White Experience”. Promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, junta o Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço com vinhos de outras regiões de Portugal e do mundo. Tem tudo para dar certo. Alguns dias depois, o Folk Monção volta a trazer o ritmo da cultura sem fronteiras com música diferente e danças originais. Três espetáculos imperdíveis nos palcos situados na Praça Deu-la-Deu e em Ponte do Mouro. Com milhares de pessoas a assistir e a aplaudir “O Mundo a Dançar” nesta genuína aproximação de povos. Como é habitual, no terceiro fim-de-semana de agosto, chega a Festa em Honra à Virgem das Dores. Dias de devoção e animação. Passados entre familiares e amigos. Com as ruas da nossa vila iluminadas e enfeitadas. E o fogo-de-artifício a rasgar o céu para alegria de todos. Neste editorial, abordei apenas estas três iniciativas. Não tenho mais espaço. Convido-o/a a folhear a agenda e a descobrir o que ficou por dizer. Muita coisa. Em vários locais do nosso concelho. Pela mão das nossas associações. Focadas na promoção de Monção e na salvaguarda da nossa identidade cultural. Obrigado. Para todos, votos de Boas Férias.

Vereador da Ação Social, Cultura e Turismo

João Oliveira


29/06 a 01/07 Parque das Caldas

FEIRA DO ALVARINHO DE MONÇÃO

A Feira do Alvarinho de Monção, certame destinado a promover aquele produto vínico singular e nobre, apresenta uma programação destinada a todos os públicos, complementada com provas de vinho, workshops de culinária, conferências temáticas e animação musical.

© José Afonso

ju lho

Em novo espaço, Parque das Caldas, a Feira do Alvarinho de Monção apresenta expositores de Alvarinho, tasquinhas com produtos regionais e stands de artesanato. Além de um espaço para restauração, estão presentes associações locais, organismos públicos e patrocinadores oficiais.


Até 13 FÉRIAS DIVERTIDAS 2018

As Férias Divertidas deste verão prometem aprendizagem, entretimento e animação, estando previstas oficinas de trabalho em várias áreas, visitas de caráter pedagógico e atividades desportivas. Iniciativa, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção com apoio da autarquia monçanense, destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos.

Até 13 ATIVIDADES DE VERÃO

Destinando-se às crianças do pré-escolar, as actividades de verão decorrem na EB José Pinheiro Gonçalves e EB1 do Vale do Mouro - Tangil, constando de atividades pedagógicas que apelam à diversidade criativa e à preservação ambiental dos mais pequenos. Promovida pelo Município de Monção com apoio do Agrupamento de Escolas de Monção, esta iniciativa, que se realiza pela primeira vez, conta ainda com a colaboração de várias associações do concelho.


2 a 31

5 22h00

DESAFIO LITERÁRIO

HÁ FADO NO MUSEU

Biblioteca Municipal

BANDA DESENHADA Em julho, os leitores são desafiados a lerem banda desenhada. Com as suas raízes na Europa, alcançou a maioridade nos EUA. Hoje é considerada a 9ª arte e reúne um conjunto de estilos e autores em todo o mundo.

3 a 31

Casa Museu de Monção/UM

Museu do Alvarinho

MARLENE RODRIGUES Projeto que concilia a canção nacional com um produto vínico de excelência. A proposta é ouvir um fado aconchegante enquanto se saboreia um Alvarinho elegante de uma quinta da região de Monção. Se o tempo permitir, o fado vai ouvir-se e sentir-se no exterior daquele equipamento cultural.

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

TERESA RICCA Em cada mulher há a história do mundo, somatório de pequenas histórias pessoais, somatório de histórias de cidades, de países, de continentes, histórias de sobrevivência, de fugas, e de ternura. Esta coleção de olhares é feita para ser homenagem às “Mulheres com História(s)”, titulo desta exposição da pintora Teresa Ricca. Terça a sexta: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00

7

Largo da Senhora da Ajuda

X FESTIVAL DE FOLCLORE DE TROVISCOSO


9 a 14 WORKSHOP DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA “ATLAS”

COMÉDIAS DO MINHO Explorar, experimentar e imaginar são as palavras de ordem. Através de diferentes linguagens artísticas, somos exploradores do mundo. Do mundo de cada um. Do mundo do outro. Do mundo em que vivemos. Cada um de nós é composto por uma multiplicidade de mapas que se relacionam entre si, abrindo estradas, caminhos, trilhos e passagens. Em Monção, a área artística é dança com Joana Castro. No dia 14, realiza-se a apresentação final nas Termas de Melgaço.

15

Milagres/Cambeses

III FESTA DA ROSCA E DO PAPUDO

Além das provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha, Milacrus e Trinta Raios), a Festa da Rosca e do Papudo, a realizar na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, com abertura prevista para as 9h45, engloba ainda o workshop “A Rosca” e atuação dos grupos Sons do Gadanha, de Moreira, Cantares do Alvarinho, de Troviscoso, e “Os Teimosos”, de Cambeses.

15

Largo da igreja

XXVIII FESTIVAL DE FOLCLORE DE TROPORIZ


16 a 27

22/07 e 05/08

BIBLIOFÉRIAS

CORRIDAS A CAVALO

Biblioteca Municipal

FÉRIAS DE VERÃO A Biblioteca Municipal volta a realizar as habituais “Biblioférias de Verão” com um programa que reúne um conjunto de atividades que promovem a ocupação saudável dos tempos livres das crianças no período de interrupção escolar. A iniciativa, com o horário das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, destina-se a crianças dos 5 aos 12 anos.

Barbeita

PASSO TRAVADO E GALOPE Com organização da Associação Desportiva e Equestre de Cavalos e Amigos, realizam-se provas de passo travado, 22 de julho, e provas a galope, 5 de agosto. Sempre muito participadas, as inscrições para as provas são feitas no próprio dia. Os primeiros classificados recebem taças e prémios pecuniários.

Informações/Inscrições: Biblioteca Municipal T. 251 640 150

22

Praça Deu-la-Deu

ENCONTRO ANUAL DOS COMBATENTES DE MONÇÃO

NÚCLEO DE MONÇÃO DA LIGA DOS COMBATENTES Este encontro anual junta antigos combatentes monçanenses, constituindo um espaço de convívio e confraternização de todos os camaradas. As cerimónias, que tem início às 10h00, decorrem na sala de visitas de Monção, Praça deu-la-Deu, local onde se encontra o memorial de homenagem aos soldados monçanenses mortos na Guerra do Ultramar.

22 e 29

Praça da República

FEIRA DE ARTESANATO E VELHARIAS

A Feira de Artesanato e Velharias, sempre ao quarto e quinto domingo de cada mês, tem como finalidade proporcionar aos profissionais destes setores a oportunidade de mostrarem os seus produtos e artigos no centro histórico da vila.

22

Terreiro de Santa Luzia

XIV FESTIVAL DE FOLCLORE SANTA MARIA DE MOREIRA


21 e 22

27, 28 e 29

MONÇÃO E MELGAÇO

FESTIVAL DA CERVEJA E DA FRANCESINHA

Parque das Caldas

THE WHITE EXPERIENCE Monção e Melgaço é a porta de embarque para uma viagem pelos vinhos brancos de Portugal e da Europa, reunindo alguns dos melhores produtores num encontro verdadeiramente único. Constituirá um momento de exaltação dos aromas e sabores de vinhos brancos extraordinários. Além de Monção e Melgaço, marcam presença vinhos e produtores das regiões dos Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Lisboa, Alentejo, Açores, Rias Baixas, Borgonha, Sancerre, Alsácia, Styria e Mosel. Iniciativa promovida pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes com o apoio das autarquias de Monção e Melgaço.

Podame

Além da presença de várias marcas no mercado nacional e confeção de francesinha artesanal, programa preparado pela Junta de Freguesia de Podame proporciona música popular durante o dia e grupos e DJ`s pela noite dentro. No primeiro dia, Tributo aos Pink Floyd, Grupo The Hurt Fongers e DJ Zinx. No sábado, Tributo aos Guns N’ Roses, Grupo Jarojupe e DJ`s Garotas de Ipanema. No domingo, tarde folclórica e Rui Afonso.

29

Lugar do Mosteiro

XIII FESTIVAL DE FOLCLORE “OS AMIGOS DE LONGOS VALES”


29/7 a 6/8 33º FOLKMONÇÃO

“O MUNDO A DANÇAR” Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, o 33º Folk Monção “O Mundo a Dançar”, decorre em 9 concelhos do Alto Minho e 2 da Galiza com a participação de agrupamentos da África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Buriácia, Colômbia, Espanha, Taiti, Ucrânia e Portugal. Em Monção, realiza-se a festa convívio com todos os grupos participantes, organização, entidades, patrocinadores e voluntários (29 de julho, 20h00, Ponte do Mouro/Barbeita), Gala de abertura (31 de julho, 22h00, Praça Deu-la-Deu), ateliês de dança e desfile (2 de agosto, 10h00, feira semanal e ruas da vila) Gala de Encerramento (5 de agosto, 22h00, Praça Deu-la-Deu).


BOAS FÉRIAS

Neste verão, deixe-se levar pelo encantamento dos nossos lugares de montanha e zonas fluviais. Procure um espaço mágico numa das freguesias do concelho. Divirta-se com gente simpática e hospitaleira. Surpreenda-se com a beleza única da paisagem. Delicie-se com uma gastronomia tradicional e inovadora. Prove um dos melhores vinhos brancos do mundo.

VISITE MONÇÃO


BALUARTE DE S. FRANCISCO

BALUARTE DE Nª SRª DA VISTA BALUARTE DE S. JOSÉ

RUA DA BOAVISTA

PORTA DE SALVATERRA

RUA DA INDE

18

PENDÊNCIA

4

ALAMEDA

7

PRACA DEU-LA-DEU

TR

O

ESTA IDA

DA

1

AVEN

BALUARTE DA TORRE NOVA

RUA

LARGO DA ESTAÇÃO

BALUARTE DA COVA DO CÃO

ROTEIRO PELO CENTRO HISTÓRICO 1 2 3 4 5 6 7

RO

14

ÇÃO

AS

UB

G

PIM

C

UT

A

AL

E

O

U

ER

D

DE

15 16

R

EN

TA

5

PRACA DA REPÚBLICA

EN

A

LARGO DO PAIOL LARGO DO ROSAL

8

1 RU

2

D

5

TO ER

SELHEIRO RUA CON

LARGO DO ESTANDARTE

DE IA TE U AR A G LU ª D BA SR Nª

MB

LARGO DO LORETO

3

BALUARTE DE SALVATERRA

17

HU

GENERAL

Loja Interativa de Turismo Museu do Alvarinho Estátua da Danaide/Brasão Deu-la-Deu Martins Escultura a Deu-la-Deu Martins Painel de azulejos de João Verde Igreja Matriz Casa do Arco

25

DE

ABRIL


BALUARTE DE S. FILIPE DE NERY

LARGO MONS. ANTÓNIO MARQUES DE OLIVEIRA

PORTA DAS CALDAS

6

PU

PORTA DE SÃO BENTO

AV E

N

ID

RU

A

D

O A D

AS

C

AL

D

12

CH

OS

ADO

A S C

MACH

AS

ADRIANO

BALUARTE DE SÃO BENTO

19

S

AS

DIA

D

AL

JO

TO

C

ÍS

SOU

AS

A

U . L

N

ID

O AD

A

RU

DR

D

9

11

RU

10

LARGO JOÃO DE DEUS

AV E

7

RUA JOÃO DE PINHO

DELGADO

. E.N

202

CA

SA

DO

GO

VE

RN

AD

OR

13

BALUARTE DO SOUTO PORTA DO SOL

8 Paços do Concelho 9 Arquivo Municipal 10 Estátua do Emigrante 11 Fonte da Vila 12 Igreja dos Capuchos 13 Casa Museu de Monção/UM 14 Igreja da Misericórdia 15 Cine Teatro João Verde 16 Biblioteca Municipal 17 Paiol 18 Acesso pedonal à Ecopista do Rio Minho 19 Acesso pedonal/rodoviário ao Parque Termal

BALUARTE DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO


1 a 31

Biblioteca Municipal

DESAFIOS LITERÁRIOS

AMBIENTE Uma das grandes preocupações atuais é cuidar do meio ambiente. Esta questão é abordada na literatura sob diferentes vertentes: conservação da natureza, defesa dos animais, poluição do planeta, reciclagem, aproveitamento dos recursos hídricos…

1 a 31

Casa Museu de Monção/UM

© José Afonso

a gos to

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

PUSKAS Autodidata convicto, no sentido absoluto do termo, José de Barros, Puskas, nascido em 1954, em Monção, fez uma aprendizagem gradual num curto espaço de tempo, através de muito trabalho de pesquisa e de uma forma natural e intuitiva para a aplicação das regras de ouro desta modalidade artística. Durante este mês, apresenta-nos “Percursos Artísticos do Pintor”. Terça a sexta: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00


3

4e5

XXIV FESTA DO LINHO CONCERTINAS, BOMBOS E CAVAQUINHOS

FEIRA DO PRODUTOR

Barroças e Taias

Encontro vocacionado para o reforço da etnografia e costumes locais. Além do habitual desfile e animação com música popular, o programa engloba trabalhos ao vivo por mãos hábeis e calejadas no ofício e a exibição de diversos artigos em linho no salão da sede da junta de freguesia. Uma noite marcada por momentos de animação que visam potenciar e valorizar a arte popular.

Pinheiros

XXVII FESTIVAL DE FOLCLORE DE PINHEIROS A zona de lazer da freguesia vai receber o habitual festival de folclore, no domingo à tarde, e a Feira do Produtor, durante todo o fim-de-semana. A sonoridade caraterística do folclore vai misturar-se com a alegria, o convívio, a confraternização e o melhor que a freguesia de Pinheiros tem para oferecer aos visitantes. Como habitualmente, muitos emigrantes vão marcar presença neste palco repleto de alegria e movimento.


4e5

4e5

IV FESTA TRADICIONAL LÁ DE RIBA

MOURO SUMMER FEST

Riba de Mouro

Quarta edição deste certame popular, cujo objetivo consiste em promover a riqueza dos sabores e saberes da freguesia de Riba de Mouro e demais lugares de montanha do Vale do Mouro. Uma ideia que nasceu da vontade em manter viva a tradição, recuperando vivências e valores de outros tempos. Neste fim-de-semana, a proposta é visitar Riba de Mouro e deliciar-se com o butcho, doce típico, e o champarreão na betoneira, único no mundo.

Ponte do Mouro

Com organização conjunta de B-Events e Mouro à Vista-Bar, sexta edição apresenta-se com um interessante line up de Dj`s e grupos de várias correntes musicais nacionais e internacionais. Festival, numa aprazível zona verdejante junto às refrescantes águas do rio Mouro, proporciona espaço de restauração e campismo com acesso a instalações sanitárias e chuveiros.


8, 10 e 11

10 a 12

XXXVI FESTA DO LINHO DO VALE DO GADANHA

PONTE DO MOURO MEDIEVAL

Moreira

Com mais de década e meia de existência, a Feira do Linho do Vale do Gadanha é um encontro com enorme tradição no concelho que defende o mundo rural e apela à memória de outros tempos. Com motivos de interesse e algumas novidades a cada ano, este certame mantem a aposta na exposição de trabalhos artesanais de linho no Salão Paroquial, concentração e desfile dos grupos representantes das freguesias do Vale do Gadanha e demonstrações das diferentes fases do ciclo do linho.

Ponte do Mouro

Recriação do encontro histórico entre D. João I e o Duque de Lencastre, em 1386, no qual se estabeleceram as condições de cooperação militar portuguesa com o rei inglês que pretendia conquistar Castela. Neste contexto, também se acertaram os pormenores do casamento de Dona Filipa de Lencastre (filha do Duque) com o monarca português. Com organização da Associação “Buraca da Moura”, programa prevê um conjunto diversificado de atividades alusivas àquela época.

11

Lugar do Mosteiro

XLII FESTIVAL DE FOLCLORE “MERUFE 2018”


11 a 25

11

EXPOSIÇÃO SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

CONFERÊNCIA SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

Casa Museu de Monção/UM

No âmbito das cerimónias que assinalam os 100 anos do fim da 1ª Grande Guerra, 11 de novembro de 1918, o Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes apresenta a exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (19141918)”, constando de material de guerra que foi usado naquele conflito, bem como registos fotográficos de utensílios, haveres e documentos que pertenceram a soldados monçanenses. Inauguração às 15h00 com visita guiada pelo Dr. Manuel Penteado Neiva. Terça a sexta: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00

Casa Museu de Monção/UM

No mesmo dia em que é inaugurada a exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (19141918)”, realiza-se, pelas 16h00, a conferência “Perfis do Corpo Expedicionário Português. O caso dos militares do Alto Minho, participantes na 1ª Grande Guerra”, da autoria do Prof. Henrique Rodrigues.

25

Casa Museu de Monção/UM

CONFERÊNCIA SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

Assinalando o encerramento da exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, decorre, pelas 16h00, a conferência “O Exército Português e a Grande Guerra”, proferida pelo Tenente-General Alexandre Sousa Pinto.


16 a 20 FESTA EM HONRA À VIRGEM DAS DORES

Festividade realizada na sede do concelho que reúne um considerável número de pessoas das freguesias e muitos emigrantes que, neste mês, passam um merecido descanso na sua terra natal. A par das celebrações religiosas, participadas com fé e devoção pelas gentes locais, a festa engloba momentos de animação e convívio. Presença de grupos tradicionais, os artistas Rosinha, Áurea, Raquel Tavares e Wilson Honrado e os “nossos” Monção Brass, Thema Solus e Roconorte.


25 e 26

26

FEIRA DO 27

FEIRA DE ARTESANATO E VELHARIAS

Ceivães

Após um interregno de vários anos, a Feira do 27, regressada em 2015, tem vindo a consolidar o prestigio de outrora. Vocacionada para a promoção e comercialização de gado, o recinto da feira, Lugar de Santo Amaro, anima-se com a sonoridade tradicional e a comercialização de produtos e artigos regionais. Os melhores exemplares de gado são premiados. Realizado no último fim-de-semana de agosto, o certame é também palco de despedida de muitos emigrantes que regressam ao país de acolhimento.

Praça da República

A Feira de Artesanato e Velharias, sempre ao quarto e quinto domingo de cada mês, tem como finalidade proporcionar aos profissionais destes setores a oportunidade de mostrarem os seus produtos e artigos no centro histórico da vila.


11 a 25

11

EXPOSIÇÃO SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

CONFERÊNCIA SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

Casa Museu de Monção/UM

No âmbito das cerimónias que assinalam os 100 anos do fim da primeira Grande Guerra, 11 de novembro de 1918, o Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes apresenta a exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, constando de material de guerra que foi usado naquele conflito, bem como registos fotográficos de utensílios, haveres e documentos que pertenceram a soldados monçanenses que participaram naquele conflito. Inauguração às 15h00 com visita guiada pelo Dr. Manuel Penteado Neiva.

Casa Museu de Monção/UM

No mesmo dia em que é inaugurada a exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (19141918)”, realiza-se, pelas 16h00, a conferência “Perfis do Corpo Expedicionário Português. O caso dos militares do Alto Minho, participantes na 1ª Grande Guerra”, da autoria do Prof. Henrique Rodrigues.

25

Casa Museu de Monção/UM

CONFERÊNCIA SOBRE A 1ª GRANDE GUERRA

Assinalando o encerramento da exposição “A participação dos soldados monçanenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, decorre, pelas 16h00, a conferência “O Exercito Português e a Grande Guerra”, proferida pelo Tenente-General Alexandre Sousa Pinto. Terça a sexta: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00


BIBLIOTECA MUNICIPAL / PARA LER...

GOA OU O GUARDIÃO DA AURORA

A QUIMICA Autora: Stephenie Meyer Editora: Editorial Presença

Autor: Richard Zimler Editora: Porto Editora

A VIÚVA E O PAPAGAIO Autora: Virgínia Woof Editora: Relógio d’água

A GALINHA RUIVA Autora: adap. Pilar Martínez Editora: Kalandraka


BIBLIOTECA MUNICIPAL / PARA VER...

A VIAGEM DOS CEM PASSOS Realizador: Lasse Hallström

FLORENCE UMA DIVA FORA DE TOM Realização: Stephen Frears

MANCHESTER BY DE SEA Realizaçao: Kenneth Lonergan

THE POST Realização: Steven Spielberg


CALENDÁRIO DA FARMÁCIA DE SERVIÇO NO SEGUINTE HORÁRIO: Segunda a sexta, 19:30 – 09:00 / Sábados, 13:00 - 09:00 Domingos e feriados, dia e noite.

julho seg

ter qua qui sex sáb dom

1

2

3

8

9

10 11 12 13 14 15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

4

5

6

7

agosto seg

ter qua qui sex sáb dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11 12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Codeço Largo do Loreto, 251 652 477 Pereira & Barreto Rua Conselheiro João da Cunha, 251 652 252 S. Pedro Urbanização S. Pedro, 251 648 094 Vale do Mouro Urbanização Quinta das Andorinhas, 251 565 821


CÂMARA MUNICIPAL Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gap@cm-moncao.pt BIBLIOTECA MUNICIPAL Rua Eng. Duarte Pacheco 4950 – 454 Monção T 251 640 150 biblioteca@cm-moncao.pt BALNEÁRIO TERMAL Avenida das Caldas 4950 – Monção T 251 648 367 tesalmoncao@tesal.com MUSEU ALVARINHO Praça Deu-la-Deu Martins 4950 - 452 Monção T 251 649 009 dec@cm-moncao.pt LOJA INTERATIVA DE TURISMO Praça Deu-la-Deu Martins 4950 - 452 Monção T 251 649 013 turismo@cm-moncao.pt ARQUIVO MUNICIPAL Largo S. João de Deus 4950 – Monção T 251 649 012 arquivo@cm-moncao.pt

NÚCLEO MUSEOLÓGICO TORRE DE LAPELA Rua do Castelo, Lapela 4950 – Monção T 251 649 000 dec@cm-moncao.pt PISCINA MUNICIPAL Avenida das Caldas 4950 – Monção T 251 649 014 desporto@cm-moncao.pt MATADOURO REGIONAL Lugar da Veiga Velha, Cortes 4950 - Monção T 251 648 090 MERCADO MUNICIPAL Portas do Sol 4950 - Monção TLM 962 124 651 SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL Largo de Camões 4950 – 440 Monção T 251 649 000 servicossociais@cm-moncao.pt COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS Largo de Camões 4950 – 440 Monção T 251 649 000 cpcj@cm-moncao.pt


SERVIÇO MUNICIPAL DE APOIO AO CONSUMIDOR Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 smic@cm-moncao.pt

CENTRO INTERPRETATIVO DO CASTRO S. CAETANO Monte de Caetano, Longos Vales 4950 - Monção TLM 962 124 650 dec@cm-moncao.pt

GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gae@cm-moncao.pt

CASA MUSEU DE MONÇÃO/UM Rua Conselheiro João da Cunha, nº 46 4950-469 Monção T. 251 652 104 casamuseumoncao@reitoria. uminho.pt

GABINETE TÉCNICO FLORESTAL Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gtf@cm-moncao.pt

ATEARAIA - ASSOCIAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lugar da Lodeira 4950 – 852 Monção TLM 927 474 374

GABINETE DE APOIO À CRIAÇÃO DE EMPREGO, EMPREENDEDORISMO E CAPTAÇÃO INVESTIMENTO União de Freguesias de Monção e Troviscoso Portas do Sol 4950 – 500 Monção T 251 654 614 gaceeci@cm-moncao.pt

MUSEU ETNOGRÁFICO DE LONGOS VALES Antiga Escola Primária do Cesto, Longos Vales 4950 – Monção TLM 969 073 141

CENTRO COORDENADOR DE TRANSPORTES Lugar da Veiga Velha, Cortes 4950 - Monção TLM 962 124 640

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONÇÃO Quinta da Caldeira 4950 – 421 Monção T 251 652 303 CENTRO DE SAÚDE DE MONÇÃO Lugar das Barreiras, Mazedo 4950 – 404 Monção T 251 653 926/7


UNIDADE DE SAÚDE DE TANGIL Lugar da Cachada, Tangil 4950-773 - Monção T 251 560 000 G.N.R. DE MONÇÃO Largo da Alfândega 4950 – 432 Monção T. 251 652 321 G.N.R DE TANGIL Lugar das Cruzes, Tangil 4950 – 770 Monção T. 251 565 108 ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONÇÃO Estrada dos Arcos, Mazedo 4950 – 277 Monção T 251 640 841 ESCOLA PROFISSIONAL DE MONÇÃO Estrada dos Arcos, Mazedo 4950 – 438 Monção T 251 654 608 CTT MONÇÃO Praça da República 4950 – 999 Monção T 251 640 600 TRIBUNAL DA COMARCA DE MONÇÃO Praça da República 4950 – 506 Monção T 251 652 372

ESPAÇO DO CIDADÃO DE MERUFE Junta de Freguesia de Merufe Travessa da Junta nº 32 4950 – 318 Merufe T. 251 565 274 EUROCIDADE MONÇÃO – SALVATERRA DE MIÑO Lugar da Lodeira 4950 – Monção TLM 967 291 071 SEGURANÇA SOCIAL DE MONÇÃO Largo Drº Oliveira e Silva, Cortes 4950 – 491 Monção T 300 516 552 REPARTIÇÃO DE FINANÇAS DE MONÇÃO Largo Drº Oliveira e Silva, Cortes 4950 – 491 Monção T 251 649 040/8 REGISTO CIVIL, PREDIAL E COMERCIAL DE MONÇÃO Praça da República 4950 – 506 Monção T 251 652 697 RÁDIO VALE DO MINHO Urbanização Quinta da Oliveira 4950 – Monção T 251 656 395


MONÇÃO, UM MUNICIPIO ONDE VALE A PENA VIVER E INVESTIR

Agenda Cultural Julho Agosto 2018  

Agenda Cultural Julho Agosto 2018

Agenda Cultural Julho Agosto 2018  

Agenda Cultural Julho Agosto 2018

Advertisement