7 minute read

Grupos Musicais

Advertisement

https://www.youtube.com/watch?v=m2uTFF_3MaA

LINK DA MUSICA “YELLOW SUMARINE”

MEMBROS :

John Lennon - vocais, guitarra rítmica, teclados, harmónica, baixo (1960–1969) Paul McCartney – vocais, baixo, guitarra rítmica, teclados, bateria (1960–1970) George Harrison – guitarra solo e rítmica, vocais, cítara, teclados, baixo (1960–1970) Ringo Starr – bateria, percussão, vocais (1962–1970)

Biografia

Os Beatles foi uma banda de rock inglesa formada em 1960 na cidade de Liverpool. Formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, é considerada a banda mais influente de todos os tempos. O grupo revolucionou a música. Os Beatles começaram a sua carreira a tocar em bares e discotecas. Começaram a ficar muito conhecidos e quando foram aos Estados Unidos da América participaram em um programa de televisão que teve mais de 70 milhões de espectadores. Tocaram em Alemanha, Japã0, Filipinas, Estados Unidos. Os Beatles fizeram cerca de 250 músicas.

STONEBONES & BAD SPAGHETTI

Stone Bones and Bad Spaghetti 4

No início de 2009 André Dal, um dos poucos banjistas e entusiastas do Bluegrass em Portugal, juntou-se a Nuno Paula (guitarra), Bruno Lourenço (bandolim) e Pedro Paula (percussão) para formar uma banda única no panorama artístico nacional. Por razões desconhecidas decidiram batizá-la Stonbones & Bad Spaghetti. Após a sua formação, a banda passou por um importante processo de recolha de repertório e de aprendizagem da técnica e estilo do Bluegrass, uma vez que este estilo de música é quase desconhecido no nosso país. A banda fez o seu primeiro espetáculo numa associação de bairro e muitos outros se seguiram. Tocaram em bares fumacentos, concertos de rua e também em eventos culturais de prestígio, como a Festa do Avante, o Festival de Blues da Guarda, entre outos. Em 2011 os SBBS conseguiram o seu primeiro concerto além-fronteiras no Festival Transblues em Espanha. Nesse mesmo ano a banda introduziu uns quantos temas originais no seu alinhamento ao vivo. Escritas ao estilo do Bluegrass mas cantadas em português, estas composições foram muito bem recebidas pelo público. No ano seguinte, os SBBS lançaram o seu primeiro EP com três temas originais e um cover. Desde então, ao longo destes 10 anos, os Stonebones & Bad Spaghetti têm feito uma série de concertos para promover o seu trabalho, tanto em território nacional como além-fronteiras, tendo já representado a sua bandeira em vários festivais de Bluegrass pela europa fora.

" In https://stonebonesandbadspaghetti.wordpress.com/bio/"

BLUEGRASS

O Bluegrass é uma forma de música popular e tradicional norte-americana, com raízes na música tradicional das montanhas Apalaches. Este é um dos géneros musicais característicos do Sul dos Estados Unidos que nasceu com um músico específico, Bill Monroe, e a sua banda, The Bluegrass Boys. Bill Monroe procurou um estilo musical com influências na música tradicional das ilhas britânicas e no jazz e blues afro-americanos. Utilizam-se, principalmente, instrumentos acústicos como banjo de 5 cordas, guitarra acústica, bandolim, contrabaixo, dobro e violino. Como no jazz, os instrumentos revezam-se em solos e improvisos enquanto os outros fazem o acompanhamento. As vozes e coros são também bastante fortes com a utilização de diversos tons de voz.

MEMBROS DA BANDA

-Hildebrando Soares (voz e guitarra) começou a sua carreira no final dos anos 80. Tocou em festas e romarias, bares e hotéis, trabalhou como técnico de sonoplastia e músico de estúdio. Tem paixão por cordofones, em especial pelo Ukulele. Participou na banda Voodoo Marmelade e descobriu o Bluegrass em 2011 quando integrou os Stonebones & Bad Spaghetti.

-André Dal (banjo) é o mentor dos Stonebones & Bad Spaghetti e um dos poucos entusiastas do Bluegrass em Portugal. Decidiu aprender banjo em 1997 e participou em diversos workshops de banjistas com Tony Trischka e Bill Keith. Em 2011 participou no álbum “History in My Hands”, do bandolinista americano Dave Bagdade. Em 2021, vai lançar o seu álbum instrumental com músicos de diversos países e organizar o primeiro festival de Bluegrass em Portugal.

-Bruno Lourenço (bandolim) começou por estudar guitarra e baixo eléctrico. Alinhou como baixista nos The Campesinos e foi um dos fundadores dos Stonebones & Bad Spaghetti, também no baixo. Meses mais tarde dedicou-se ao estudo do bandolim, instrumento indispensável no Bluegrass.

-Gil Pereira (contrabaixo) estreou-se em 1995 como baixista da banda Mercúrioucromos e anos mais tarde dedicou-se ao contrabaixo. Integrou a banda do baladeiro Francisco Naia e da cantora Dina. Colabora ainda com o multi-instrumentista Ricardo Fonseca. Em 2011 aceitou o convite para ser o contrabaixista dos Stonebones & Bad Spaghetti.

" In https://stonebonesandbadspaghetti.wordpress.com/bio/"

ÁLBUNS

AI PORTUGAL [2012]

A primeiríssima gravação em formato de CD. Um disco feito em casa e vendido na rua. Contém os temas Ai Portugal, O quiosque lá da Praça, Ó carteiro e o cover Big Spike Hammer.

SWEET VALENTINE [2015]

Três anos depois de Ai Portugal os SBBS voltaram ao estúdio para gravar mais umas quantas canções. O longa duração ficou-se por mais um EP com os temas Aceite Y Agua, Perseguição, Forklift Truck e Sweet Valentine.

ISTO AFINAL É TUDO MENTIRA [2018]

O terceiro disco de estúdio dos Stonebones é também um EP, mas ao contrário dos restantes, este contém cinco êxitos intemporais da banda: Talvez um Dia, Isto Afinal é Tudo Mentira, Emigrante Blues, O Coveiro Amigo e Zarabustna.

Ed Sheeran

Edward Christopher “Ed Sheeran”, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991, na cidade de Hebden Bridge, Yorkshire, e foi criado em Framlingham, Suffolk. Ed Sheeran é um cantor, compositor, músico, produtor musical e ator inglês. Começou a cantar no coro da igreja local com quatro anos e aprendeu a tocar guitarra muito jovem. Sheeran começou a escrever as suas próprias músicas quando ainda andava na escola. Algumas das suas influências musicais são: Damien Rice, The Beatles, Dylan, Nizlopi e Eminem. Gravou músicas pela primeira vez em 2004, e começou a ser visto pelas pessoas pela internet. Quando tinha 16 anos deixou a escola e em 2008 mudou-se para Londres para tentar seguir a carreira de músico.

No início de 2011, lançou de forma independente um “extended play”, “ No. 5 Collaborations Project”, que chamou a atenção de Elton John e de Jamie Foxx. Assinou um contrato com a Asylum Records no mesmo ano.

https://youtu.be/y83x7MgzWOA https://youtu.be/qgmXPCX4VzU https://youtu.be/X16hfWaZIM4

O álbum de estreia de Sheeran, +, foi lançado em setembro de 2011 e liderou o top de álbuns do Reino Unido. Continha o seu primeiro single de sucesso “ The A Theam”. Em 2012, Sheeran ganhou o Brit Awards de Melhor Artista Solo Masculino Britânico e British Breakthrough Act.

O segundo álbum de estúdio de Sheeran, x, foi lançado em junho de 2014. Foi nomeado o segundo álbum mais vendido em todo o mundo em 2015. Nesse ano, x ganhou vários prémios, tais como Álbum do Ano no Brit Awards 2015. Um single de x, “Thinking out Loud”, rendeu-lhe o

Grammy Awards 2016 de Canção do Ano e Melhor Performance Pop Solo.

O terceiro álbum de Sheeran, ÷, foi lançado em março de 2017 e foi o álbum mais vendido em todo o mundo nesse ano. Sheeran também se tornou o primeiro artista a ter duas músicas a estrear no top 10 na UK Singles Chart, batendo o recorde de mais singles no top 10 de um álbum. O seu quarto single de ÷, “Perfect”, alcançou o número um nos Estados Unidos; Austrália e Reino Unido, onde se tornou o número um do Natal em 2017.

Lançado em 2019, o seu quarto álbum “No. 6 Collaborations Project” estreou como número um na maioria dos principais mercados e gerou três singles número um no Reino Unido, “I Don´t Care”, “Beautiful People” e “Take Me Back to London”.

Sheeran vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo, tornando-o um dos artistas musicais mais vendidos do mundo.

Tem 84,5 milhões de unidades certificadas pela RIAA nos Estados Unidos, e dois dos seus álbuns estão na lista dos álbuns mais vendidos da história do top do Reino Unido.