4 minute read

COMEÇOU

Next Article
QUE VENHA O FUTURO

QUE VENHA O FUTURO

No fim do outono de 1972, na noite de 9 de junho, uma sexta-feira, foi elaborada a Ata da Assembleia-Geral que constituiu a Unimed Nordeste do Rio Grande do Sul – Sociedade de Serviços Médicos Hospitalares, atual Unimed Nordeste-RS. Foi no edifício onde funcionava a sede da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), no Centro da cidade, que 42 médicos unidos pelos mesmos princípios e propósitos se reuniram para formalizar a cooperativa que em 2022 é a segunda maior Unimed do Rio Grande do Sul, com mais de 410 mil beneficiários e 1.200 médicos cooperados. Confira a seguir depoimentos dos fundadores reunidos para esta ocasião especial, a celebração dos 50 anos da cooperativa médica.

“O papel de uma empresa, e principalmente de uma cooperativa, no caso da Unimed Nordeste-RS, não se resume a ter planos de saúde, mas sim ser inserida na sociedade em que está; criando, colaborando e patrocinando para que a cultura apareça. O maior exemplo disso foi o Concerto da Primavera, sem dúvida um marco cultural para Caxias do Sul. Como cooperativa, como Unimed, temos que nos diferenciar, temos que ser melhores, nossos serviços devem ser melhores porque são serviços feitos por médicos. Que os próximos que vierem continuem com esse propósito, para que meus filhos, netos e bisnetos possam usufruir de uma Medicina com qualidade.”

Advertisement

Dr. Antonio de Oliveira Quevedo Acupuntura

Presidente da Unimed Nordeste-RS de 2005 a 2011

“Assumi a presidência com o andamento das obras do Complexo Hospitalar, que foram finalizadas na minha gestão. Foi uma marca em minha vida terminar um trabalho que um grupo de colegas começou. Nós nunca dissemos para os nossos filhos para fazerem Medicina, eles é que escolheram. Acho que isso é oriundo do ambiente familiar, da forma que a gente trabalha e conduz a vida.”

Dr. Arthur Alexandre Pretto Pediatria

Presidente da Unimed Nordeste-RS entre 2002 e 2005

“A Medicina na década de 1970 também consistia nos médicos que atuavam em empresas, por isso, era preciso conciliar uma questão também de ética médica. Conversamos com todos, foi por meio de uma atuação conjunta que conduzimos a criação da Unimed Nordeste-RS, sem interferir no trabalho pessoal dos colegas.”

Dr. Egidio Basso Clínica Geral

“A cidade era bem menor, assim como a tecnologia. Naquela época, a prática médica era fundamental. A cooperativa foi fundada, entre os propósitos, de não explorar o trabalho médico, e com a consciência de que o paciente poderia escolher o médico, uma transformação na prestação do serviço. Com o sacrifício de cada um conseguimos nos organizar numa linda cooperativa.”

Dr. Francisco de Assis Machado Vieira Alergia e Imunologia Presidente da Unimed Nordeste-RS de 1974 a 1976

“Antes daquela noite da fundação foram realizadas muitas reuniões entre os médicos que, acima de tudo, eram e continuam amigos. A criação da Unimed Nordeste-RS foi uma novidade para toda a sociedade e, apesar das incertezas inerentes a qualquer início, houve dedicação e muito desenvolvimento.”

Dr. Luiz Antonio Fochesatto Nefrologia

“Me formei em 1967 e estava praticamente começando na Medicina. Namorava uma caxiense e a convite do cunhado vim para Caxias do Sul para fazer a carreira médica. Nosso exemplo foi a Unimed de Santos (SP), pesquisamos o que estava acontecendo por lá, como funcionava para o médico, como era pago o serviço, enfim, o plano inicial era criar a Unimed em Caxias do Sul, e hoje você viaja para qualquer cidade e estará coberto. O que me faz feliz é saber, não só os que iniciaram a cooperativa, mas os que mantiveram e a trouxeram até aqui. Foi uma ideia vitoriosa. Os desafios vão continuar, isso tudo é uma corrida de revezamento com obstáculos.”

Dr. Nei Seabra Domingues Pediatria

“Nosso pensamento sempre foi no sentido de que, se uma instituição presta um serviço, ele deve ser harmônico, no nosso caso para o cooperado, ao usuário e para a cooperativa. Muitas reuniões foram feitas e a melhor solução, de fato, para implantar as ideias pensadas, era formar uma cooperativa médica. Hoje vemos que o projeto foi muito importante devido aos resultados.”

“Quando começamos uma ideia precisamos gostar do que fazemos, e eu gostava da ideia, tivemos uma dificuldade, naquela época, o assunto era a previdência. Acreditávamos que era possível elaborar algo diferente, e foi isso que também nos motivou a buscar uma alternativa. Sempre acreditei no cooperativismo, tive o prazer de ser um dos fundadores, o crescimento foi exponencial. E aqui é preciso lembrar de uma pessoa, Dr. José Carvalho Bellardinelli, foi ele quem saiu no início vendendo a ideia do plano junto aos empresários. Acreditar no que se faz sempre é mais fácil para conseguir um resultado, a Unimed Nordeste-RS foi uma ideia vitoriosa porque todos acreditaram desde o início.”

Dr. Nayvaldo Couto de Almeida Ortopedia e Traumatologia (In memorian, faleceu em maio de 2022, após a gravação deste depoimento)

“O começo não foi fácil, até para mim, pois a maioria dos médicos era de homens. Hoje vejo com orgulho os filhos continuando o trabalho que começamos.”

Drª. Neuza Gonçalves Pretto Pediatria

“Antes da fundação da Unimed Nordeste-RS havia o sistema de saúde dos sindicatos, ou seja, não havia uma entidade que abrangesse os demais setores, e isso tudo ajudou a fundar nossa cooperativa. Um dos momentos marcantes dessa história foi o início da construção do Complexo Hospitalar, foi impressionante a ideia. Até então o atendimento era somente ambulatorial e padronizado nos hospitais. O hospital é o maior ícone da história da Unimed Nordeste-RS.”

Dr. Orestes Adolfo Baldisserotto Cirurgia Geral

“O grupo de médicos que se reuniu era idealista e se vinculou ao mesmo ideal, qual seja, de praticar a Medicina com qualidade e, principalmente, atendendo ao paciente por meio da Medicina Hipocrática. A Unimed Nordeste-RS se integrou aos ideais de atender a uma população que não era tão assistida, e com a crescente filiação de médicos tornou-se uma potência. Foi uma conquista muito grande a fundação da cooperativa.”

Dr. Vicente Gerardo Gallichio Angiologia

This article is from: