5 minute read

Centro São Francisco de Assis

Next Article
CLIMA

CLIMA

creche são francisco de assis

Centro São Francisco Assis: o CSFA, foi construído ao abrigo do Projeto Luta Contra a Pobreza, tendo sido inaugurado em maio de 1993. Localizase na freguesia de Águas Livres, concelho de Amadora e integra a Resposta Social de creche (um berçário; uma sala 1 ano e uma sala 2 anos) e a Resposta Social de pré-escolar (duas salas de pré-escolar com grupos heterogéneos), acolhe 75 crianças do concelho de Amadora com idades compreendidas entre os 4 meses e a idade de ingresso no Ensino Básico.

Advertisement

Nº de Colaboradores: 13 (1 Coordenadora; 3 Edu. Infância; 1 Edu. Social; 6 Aj. de Ação educativa e 2 Aux. de Serviços Gerais). Colaboração semanal de 1 professor Expressão Musical e 1 Professora de Yoga.

Projeto educativo do CSFA triénio 2018/2021:

“De mãos dadas a semear valores!”. O Projeto Educativo do CSFA surge das necessidades identificadas/sentidas pela comunidade educativa e tem por base a Missão, a Visão e os Valores da SCMA. O tema do projeto educativo do CSFA identifica-se e vai ao encontro do tema da SCMA para o ano 2020 - “Ser Caminho”.

ATIVIDADES A prática pedagógica do Centro São Francisco Assis assenta nos Objetivos Gerais de Educação enunciados na Lei Bases do Sistema Educativo.

Com vista a contribuir para a formação e desenvolvimento global da criança, são proporcionadas experiências/vivências abrangentes e enriquecedoras, geradoras de aprendizagens e que visam promover um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da criança. Estas atividades são previamente planeadas e elencadas, de uma forma geral no projeto pedagógico e de forma mais especifica no plano anual de atividades e nos projetos curriculares de grupo.

As atividades realizadas assentam em diferentes áreas de intervenção e visam revalidar o trabalho desenvolvido ao longo de 26 anos, promovendo a sua melhoria constante com o objetivo de dar resposta aos novos desafios familiares, económicos e sociais.

As áreas de intervenção referidas visam: . As crianças – as atividades realizadas asseguram as necessidades físicas, afetivas e cognitivas da criança, nomeadamente, no que respeita a sua segurança física e emocional, alimentação, repouso, cuidados preventivos de saúde, higiene e conforto, estimulação sensoriomotora, social e intelectual e ainda atividades lúdicas.

. As famílias – atividades que visam envolver as famílias de uma forma mais ativa e participativa e paralelamente promover a interação famíliaescola com o objetivo de estabelecer e reforçar relações de confiança.

. A comunidade - atividades que têm o objetivo de fomentar relações com os parceiros da comunidade, de identificar e utilizar os recursos da comunidade e sensibilizar para a responsabilidade social; atividades que privilegiam as relações intergeracionais, promovem o conhecimento e aprendizagem de diferentes saberes.

Ao nível da Coordenação do CSFA os procedimentos realizados visam potenciar a qualidade do serviço prestado nas RS e passam pela gestão e coordenação da equipa; gestão e organização dos processos de admissão e renovação dos utentes (cálculos das mensalidades; processos dos utentes); representação da SCMA e do CSFA junto da Comunidade e de outros parceiros; articulação e promoção de uma boa relação família/escola.

DETALHE DAS ATIVIDADES > O ano letivo teve início no dia 12 setembro 2019 e as atividades decorreram com normalidade até dia 13 março 2020, altura em que as escolas foram encerradas por causa da pandemia provocada pelo Covid-19.

Neste relatório serão elencadas as atividades realizadas entre janeiro e dezembro de 2020.

Após o encerramento das escolas surgiu a necessidade de se minimizar o impacto desta nova realidade e de alguma forma continuar a manter o contato com as crianças e com as famílias. Assim maximizaram- se os meios disponíveis, (email, telefone, vídeos e fotografias) e deu-se início a uma partilha, diária, de atividades para as crianças realizarem com as famílias, nomeadamente, vídeos com histórias e canções,

“Escola, Família e Comunidade – uma relação de cooperação na construção de saberes.”

atividades expressão plásticas, atividades de expressão motora, atividades de expressão escrita e oral, entre outras.

De destacar a recetividade e participação das famílias, perante esta nova realidade, que contribuíram com os registos das atividades realizadas em casa.

Antes da reabertura da RS de creche, a 18 maio 2020, foi criado um plano de contingência para as diferentes RS; as colaboradoras assistiram a formações sobre normas e orientações da DGS, que informaram sobre cuidados e procedimentos corretos a tomar perante esta nova situação.

Tendo por base as orientações divulgadas procedeu-se à reorganização do espaço (circuitos de circulação interna; marcas de distanciamento social, reajustamento de horários das colaboradoras; criação de um espaço de entrada para as colaboradoras com a divisão entre a “zona suja e a zona limpa”; criação de entradas diferenciadas para os utentes de creche e para os utentes de pré-escolar; criação da sala de isolamento; colocação de vário pontos de desinfeção das mãos; colocação de informação sobre etiqueta respiratória e utilização correta de EPI).

Foi disponibilizada aos EE informação escrita, por via eletrónica, sobre o início das atividades e sobre todas as alterações à organização e funcionamento do CSFA face ao contexto da COVID-19, assim como as indicações para informar a creche sempre que a criança ou alguém com quem a mesma tenha estado em contacto recente apresente sintomas suspeitos de COVID-19.

Com a reabertura da creche e posteriormente do pré-escolar adquiriram-se novos procedimentos, que passaram a fazer parte das rotinas diárias como por exemplo: - Mudança de calçado à entrada do Centro /sala - Medição da temperatura - Desinfeção das mãos à entrada no Centro - Desinfeção, à chegada, dos pertences das crianças - Desinfeção de espaços e brinquedos com maior regularidade - Organização e gestão de horários para que os grupos não se cruzem nos espaços comuns - Distanciamento social entre os colaboradores e utilização de máscara - A entrada dos EE no CSFA e nas salas de atividades deixou de ser permitida.

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, reabre o pré-escolar, a data foi comemorada com diversas atividades destacando-se a visita do Presidente da Républica Portuguesa– Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.

Tendo em conta a nova realidade e os novos desafios que a pandemia trouxe foi necessário reajustar/alterar as práticas pedagógicas, as rotinas diárias, as relações interpessoais e iniciar um processo de novas aprendizagens e de adaptações constantes para profissionais, crianças e famílias.

O ano 2020 foi sem dúvida um ano cheio de desafios que testou a capacidade de resiliência de cada um de nós!

This article is from: