Page 1

UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS SAGRADA FAMÍLIA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA AMADORA Nº 71 – Junho 2018

JORNAL DA UNIDADE UCCI SAGRADA FAMÍLIA – Arte de cuidar e dignificar o ser humano

ATIVIDADES EM DESTAQUE EM JUNHO SARDINHADA

LOTO

PINTURA

JORNADA DE REFLEXÃO DA UCCI SF CONFECÇÃO DE CRUMBLE DE MAÇÃ DESPORTO

WII

ANIVERSÁRIOS EM JUNHO: 15 – Francisco Monteiro


ENTREVISTA À VOLUNTÁRIA ANTONIETA OLIVEIRA Onde nasceu e onde cresceu? Nasci em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa, e cresci em Benfica. Onde mora? Moro na Amadora, em Vila Chã. É casada? Tem filhos? Tem netos? Sou viúva, tenho duas filhas e três netos: duas meninas e um menino. Que profissão exerceu? Era empregada numa Companhia de Seguros, num balcão na Amadora. Porque é que decidiu ser Voluntária? Em 2011, a minha mãe foi para o Lar de Santo António da Santa Casa da Misericórdia da Amadora; a Diretora do Lar de então desafiou-me a ser Voluntária e aceitei o desafio, tendo iniciado a preparação para ser Voluntária. Onde é que faz voluntariado? Faço voluntariado desde 2013 no Centro de Dia Rainha Santa Isabel e há quase um ano também aqui na Unidade de Cuidados Continuados Integrados Sagrada Família. Em que consiste o seu trabalho de voluntariado? Faço trabalho de manicure e ajudo a dar os almoços no Centro de Dia (ajudo as pessoas a partir os alimentos e a descascar a fruta). O que gosta de fazer nos tempos livres, para além do voluntariado? Cuido da minha casa, passo a ferro a roupa das minhas filhas, ajudo-as noutras tarefas domésticas e, às vezes, vou ao cinema. É boa cozinheira? O que gosta mais de cozinhar? E o que gosta mais de comer? Sim, sou boa cozinheira. Cozinho bem pataniscas, lasanha, bacalhau à Braz e bacalhau com natas. Gosto de comer cozido à portuguesa e feijoada, no Inverno, e peixe grelhado, sardinhas assadas e arroz de polvo, no Verão. Tem animais de estimação? Não tenho animais de estimação, mas já tive peixes e periquitos.

GRUPO AJUDA MÚTUA (GAM)

Gosta de plantas? De quais? Sim, gosto de plantas, especialmente de sardinheiras e de hortenses, mas não tenho estas plantas; tenho orquídeas, malmequeres e outras plantas. Qual é a terra mais bonita de Portugal que conhece? Acho que gostei mais de conhecer os Açores. Que actividades faz com os netos? Jogamos ao dominó, ao UNO, fazemos puzzles, montamos legos ainda do tempo das minhas filhas e também os entretenho com a pintura.

Para FAMILIARES de Utentes as 1 quartas-feiras de cada mês Hora de Início: 14h30 Mediação: Dr.ª Sandra Vicente (Assistente Social da UCCI SF)

Que aconselha a ver na televisão? Vejo pouca televisão: vejo as notícias, programas de culinária e de decoração e as entrevistas do programa «Alta Definição». Onde se compra «bom, bonito e barato»? «Bom, bonito e barato» não há; bom e bonito é caro; se for barato é porque tem algum defeito; costumo fazer as compras de dispensa no Continente e encontra-se roupa boa nos Centros Comerciais. Que faria se lhe saísse o euromilhões? Se me saísse o euromilhões, ia fazer uma viagem, partilhava o dinheiro com as minhas filhas e com pessoas que sei que precisam e fazia uma poupança para os meus netos.

Jornal da Unidade #71  

Notícias de junho de 2018 da UCCI da Sagrada Família da Misericórdia da Amadora

Jornal da Unidade #71  

Notícias de junho de 2018 da UCCI da Sagrada Família da Misericórdia da Amadora

Advertisement