6 minute read

1-3 AGOSTO 2023

Jardim Da Baleia

O Arco M Gico

Advertisement

Animação/Família/Fantasia M/6

Vasilha Rovenskiy & Alec Dokolow | Rússia/EUA | Versão Portuguesa | 82’

Delphi, um gol nho tímido, descobre um Arco Mágico capaz de transformar qualquer peixe no que ele deseja ser. Um dia, as malé cas moreias decidem usar o Arco Mágico para aumentarem o seu tamanho e conseguirem conquistar a pací ca Cidade Peixe.

Delphi vai ter de descobrir o herói que tem dentro de si para proteger a sua cidade!

Versão portuguesa com as vozes de Gonçalo Lima, Mário Bomba, Nelson Raposo, Paulo

Espírito Santo, Sandra de Castro e Vânia Pereira.

Um Evento Para Toda A Fam Lia

Os oceanos, mares e as águas que nos rodeiam aqui apresentam-se através de lmes de longa metragem de cção, documentário, curtas e vídeos do mundo - debaixo das estrelas, ao ar-livre.

Tragam coxins e mantas...

QUA | 02.08.23 | 21h30

No Princ Pio Era O Mar

Documentário, Curta

Clara Alves | Portugal | 14’

O mar é o princípio e só navegando se constrói o caminho com perspicácia e bravura. De porto em porto, através do Infante, a descoberta do Mundo.

Trabalho conseguido no decorrer do mestrado em Ciências da ComunicaçãoCinema e Televisão na NOVA FCSH. Em 2020 deu-se a sua estreia na realização, em contexto universitário, com a curta-metragem.

Mar Do Norte

Ação, Drama, Suspense M/12

John Andreas Andersen | Noruega | Legendas em Português | 104'

Na Noruega, em 1969, a descoberta do Eko sk, um dos maiores campos de petróleo do mundo, ditou o lançamento de uma série de perfurações o shore sem precedentes. 50 anos depois, após o colapso de uma das plataformas petrolíferas, fruto das consequências ambientais dessa exploração, uma equipa de especialistas é chamada a investigar o ocorrido e a descobrir algo muito grave.

A realizadora encontra-se em residência na ilha do Pico, no âmbito do LAVADIAS, e ainda apresenta as suas ideias de trabalho na ilha montanha, além de uma sessão de curtas a completar esta noite de programação.

"Não há como negar a qualidade do entretenimento catastró co proveniente do cinema norueguês. Depois do tsunami e do terramoto, “Mar do Norte” é mais um triunfo que se deixa levar pelos lugares-comuns do género sem ser condescendente para com o espectador ou displicente no que se refere à forma cinematográ ca. Efeitos visuais e fotogra a belíssima elevam os últimos capítulos da história, sugerindo desastres cuja grandiosidade tanto arrebata como horroriza." - HD Magazine

“… os seres humanos têm que deslumbrar os seus semelhantes para serem um acontecimento. Temos que ser um acontecimento uns para os outros.”

(1923-1993)

VOLTAMOS a 16 de OUTUBRO

“Tarkovsky é, sem dúvida, um mestre na transmissão de sensações elementares, dessas que conservam a força que tinham para nós na infância: o calor do fogo e o seu resplendor, por exemplo, a brancura do leite, a transparência de um curso de água, a massa vaporosa da névoa, as texturas das paredes e da madeira, o frio ou a humidade, a presença monumental dos objetos mais insigni cantes; o ruído da chuva, que se mostra sempre como um acontecimento de dimensão telúrica.”

-Alberto Ruiz de Samaniego, Las horas bellas. Escritos sobre cinema EM

S O Jorge 7 Set 2023

15h00 Igreja de Santa Bárbara, Manadas

21h00 Auditório do Museu Francisco Lacerda, Calheta

A Viola da Terra, viola dos dois corações, é o instrumento mais único do arquipélago dos Açores. SOLO9VIOLA em três andamentos, pelas mãos do jovem virtuoso Evandro Meneses, apresenta a viola no seu presente, transporta-nos pelo passado visitando as 9 ilhas dos Açores e, nalmente, mostra um rumo do potencial futuro onde o instrumento nos pode levar. O concerto estreou, ao vivo, no Auditório da Madalena no Festival Cordas, em setembro de 2021, e agora está disponível para viajar pelo mundo. Uma campanha de promoção levou o artista até à cidade do Porto para o WOMEX - Feira Internacional de Músicas do Mundo.

"O concerto foi tão interessante que o ouvinte ca durante a execução de toda a obra preso ao imprevisível. Ficamos sempre à espera do motivo seguinte em suspensão sem saber quando acaba e não querendo que acabe. Foi deveras surpreendente pela sua imprevisibilidade. A execução foi excelente, cheia de agilidade, mestria, musicalidade e simplicidade."José Sousa, Professor de Música, Conservatório Regional de Angra.

"Um concerto em 3 andamentos que pode e deve percorrer os palcos da nossa região, do nosso país e deve pisar palcos internacionais, pois retrata o passado, presente e futuro da nossa Viola." . Rafael

Carvalho, músico, compositor e professor

"Um concerto e uma obra que são maiores do que a margem da ilha, que a desa am e se transformam numa ponte que permitirá levar a viola ao mundo, correndo as suas 15 partidas, uma por cada corda, trazendo de volta o mundo que completa a unicidade da matriz de cada um de nós." -

Bruno Bettencourt, músico (Myrica Faya)

Artistas A Orianos

REGISTEM-SE NO NOVO SITE

A MiratecArts lança um concurso de apoio à produção audiovisual nos Açores dirigido a realizadores, produtores ou produtoras que apresentem uma proposta para a rodagem de uma curta-metragem de cção, com uma duração de 7 a 15 minutos, na ilha do Pico, Açores.

A data limite para apresentação de candidaturas é 1 de julho de 2023.

Para mais informação visite www.picofestival.com

WWW.MIRATECARTS.COM uma explosão artística dos Açores para o mundo - só participa quem querdesde 2012 promovendo o arquipélago com arte e artistas

13-19 NOV 2023

Concelho Das Lajes Do Pico

O objectivo do Azores Birdwatching Arts Festival é promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes. A programação vai ser anunciada em breve com eventos por todo o concelho das Lajes do Pico.

Montanha Pico Festival

O mês de janeiro acolhe o festival de artes de inverno a celebrar a temática de montanha. Por toda a ilha, haverá mostra de arte e cinema.

Propostas na temática de cultura montanhosa são bem vindas.

The festival welcomes proposals of art and adventure in a mountain culture theme.

Azores Fringe Festival

O festival internacional de artes acontece na primavera por todo o arquipélago. Artistas fazem proposta de desenvolvimento, pesquisa, apresentação ou criação. Tudo relacionado com a cultura artística é bem vindo. Esta é uma grande oportunidade para experimentar algo novo ou mesmo arriscar mais com a sua arte. Vamos ao Fringe nas 9 ilhas dos Açores.

All artistic proposals are welcome through the online application. Let’s Fringe in all nine islands of the Azores!

Cordas World Music Festival

A ilha do Pico, no meio do Oceano Atlântico, recebe instrumentos musicais de cordas e artistas de todo o mundo em locais que vão desde o jardim, gruta, cratera vulcânica, piscinas naturais, santuário de dragoeiros, um palco central e o novo auditório contemporâneo na vila da Madalena. Propostas de artistas são bem-vindas a solo, duos, trios e bandas que são 100% instrumentos de cordas.

Artists from around the world are welcome to Pico Island, in the middle of the Atlantic Ocean, to perform varied string music instruments in venues ranging from gardens, volcanic craters, natural pools, a dragon tree sanctuary, centre stage in the town square of Madalena, and the town’s contemporary auditorium. Proposals from all artists are welcome, including solos, duos, trios and bands that play 100% string instruments.

AnimaPIX

O festival de animação do Pico aceita propostas de lmes de animação para todas as idades. AnimaPIX acontece em dezembro nas escolas da ilha e em salas para público em geral. Livros, BD e outros programas destacando animação e ilustração são bem vindos.

The animation festival welcomes proposals for programming that caters to school children and general audiences - from illustrated books to lm and live animation.

deliciam o olhar de quem as encontra.

There are more than 30 windmills, reconstructed or in ruins, around the island of Pico. Nowadays, it´s important and necessary to give more value to these pieces of art that enchant anyone who sees them.

01A Travessia do Canal, 2013

Inês Ribeiro (Leiria) e C.A.O. (Pico)

02A cor do talento, 2013 Djervy (Pico, Açores)

03A Picarota, 2014

Carlos Farinha (França - Portugal)

04Waiting for Camille, 2014 Luís Brum (Terceira, Açores)

05Untitled I, 2023

06Titans do Mar, 2014

Luís Brum (Terceira, Açores)

07Ária de Fogo, 2015

Zara Diniz (Toronto, Canadá)

08Encontro, 2015

Paulo Neves (Porto, Portugal)

09Sorrisos de Pedra, 2015-2022 (cont.)

Helena Amaral (Pico, Açores)

10Cordas Música e Natureza, 2022 NAVI (S. Miguel, Açores)

11Nature Drops, 2016

Martim Cymbron (S. Miguel, Açores)

12Pescando com Coração, 2016

Kas Art (Bélgica/Portugal)

13The Wave, 2016 Tse (Bulgária)

Rabo de Baleia, 2016 Djervy (Pico, Açores)

A long time ago..., 2017 Filipe Gomes (Pico, Açores)

16A Dream, 2017

Tse (Bulgária)

17Mãe Terra, 2017

Rocio Matosas (Uruguai)

18Stay Humble Human, 2017

NAVI (S. Miguel, Açores)

19Gilberto Mariano, 2017

Rui Goulart (Pico, Açores)

20Música nos Corações, 2021

Ana Paxeco (Barreiro, Portugal)

"...embaixadorade sonhosdecriançaque adultofolheiacomgosto."

-SantosNarciso

"Nãohánadacomo

"...amenina or, relataasuavisãode cadaumadasnoveilhas,deixandoespaço,atravésdasimagens,paraoleitorfazertambémasuaprópriaviagem."

-LídiaSaragaço

This article is from: