Page 1

www.azoresfringe.com


Publicação #15 Maio-Julho 2018

Associação MiratecArts tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo da cultura artística. Entre os vários projetos, MiratecArts lidera seis festivais abertos ao público e a propostas de artistas: Montanha Pico Festival, Visitarte - o festival de artes em casas rurais, Azores Fringe Festival, Festival Cordas, Azores Birdwatching Arts Festival e o AnimaPIX.

MiratecArts is an association created to enhance individual, team and organizational productivity in the artistic cultural world. Among the many projects, MiratecArts manages six festivals open to public and artists proposals: Montanha Pico Festival, Visitarte - the arts festival in rural homes, Azores Fringe Festival, Cordas World Music Festival, Azores Birdwatching Arts Festival and AnimaPIX.

@miratecarts #miratecarts

www.mirateca.com info@mirateca.com (+351) 963 639 996


index Bem vind@s à sexta edição do maior festival de artes dos Açores para o mundo, o Azores Fringe. Quando eu era criança diziam que ia "mudar o mundo com o cabo de uma vassoura." Anos depois, estou a começar a compreender o dito. Em tempos de cortes para as artes e programas da MiratecArts, nós, os cidadãos criativos, continuamos a trabalhar, a desenvolver e a produzir cada vez mais. A arte não é só uma paixão, é uma forma de vida e a ferramenta mais poderosa para a mudança e lembrança dos povos. A arte vale a pena! Vamos ao Fringe! Welcome to the sixth edition of the arquipelago´s largest arts festival, Azores Fringe. When I was a child, I often heard that old portuguese saying I was set to "change the world with a broom handle". Years later I'm beginning to understand that old saying. In times of cuts to the arts and MiratecArts programs, we, the creative citizens, continue to work, develop and produce more and more. Art is not only a passion, it is a way of life and the most powerful tool for the change and remembrance of the people. Art Matters! Let's go Fringe!

índice

Calendário MiratecArts Galeria Costa Pico Auditório Museu dos Baleeiros Paim Bookhouse Gallery São Jorge Faial Terceira Graciosa Roteiro Sorrisos de Pedra Flores Corvo Santa Maria São Miguel Pico: Artistas em Ação shorts@fringe Roteiro Moinhos do Pico Madalena Roteiro de Arte Pública

5 6 7 13 14 15 16 16 16 18 20 21 22 23 24 28 31 33

TERRY COSTA

diretor artístico MiratecArts artistic director fundador Azores Fringe Festival founder

ABERTURA OFICIAL sexta 25 maio 15h

A abertura oficial da sexta edição do Azores Fringe acontece em todo o lado e em lado nenhum um momento de silêncio para lembrar que o mundo sem arte não existe!


ORGANIZAÇÃO

PARCEIROS

rience 2 Pe

1 35

eX

APOIO DE APRESENTAÇÃO:

LIVE NATURE

AZORES

APOIO PROMOCIONAL

DESIGN

Os projetos da MiratecArts são possíveis com o apoio, parcerias e ofertas dos nossos amigos... MiratecArts projects are possible with the support, partnerships and gifts from our friends...


SEX

FRI SAB

SAT DOM

SUN SEG

MON TER

TUE QUA

WED QUI

THU

SANTA MARIA

SÃO MIGUEL

MAIO JUNHO

TERCEIRA

GRACIOSA

Procure os eventos nas 9 ilhas dos Açores através do código de cores. Visite as páginas seguintes para mais informação. PICO: O programa de exposições pode ser visitado diariamente nos Bombeiros Voluntários da Madalena.

SÃO JORGE

PICO

FAIAL

FLORES

JULHO CORVO


MADALENA

PICO

Rocha Roxa A Luz da Montanha Mountain´s Light

LAJES

Vimeiro Willow Field

N

Mundo das Tillandsias Tillandsias World

Paisagem da Ilha: Pico

Clayjelly

Whales on Ladders Baleias em Escadas

MADALENA Candelária

A Quinta The Farm Vista das Janelas Windows View Caminho do Girassol Sunflower Route Cemitério de Recordações Memories Cemetery

Por favor não sentar please do not sit Gigante Adormecido Sleeping Giant & Jardim do Chá Tea Garden

Intervenção Intervention

O Altar The Altar

meninas do José Joe’s girls

A Gruta do Cagarro Cory’s Shearwater Cave Utopia Pessoal

OCEANO ATLÂNTICO ATLANTIC OCEAN

+/-500m Trilho ao Mar Trail to the Sea A Árvore Rosa Pink Tree Laje The Rocky Beach

O Pescador The Fisherman Tás có olho

Entrada | Entrance House 38°27'32.0"N 28°30'41.3"W

Roteiro de Instalações Artísticas - Artistic Instalations Route Locais de Interesse - Points of Interest

Mirateca LAJES

Floresta Musical Musical Forest Não me esqueças na Banheira Forget me not in the Tub Magia da Montanha Sentar dos sonhos Sitting Dreams

Cantinho das Suculentas Sucullents Corner

My Own Private Blue Wall Anfiteatro Lucky 7 Telhado Diversidade Diversity Roof Os Barris The Barrels

A Saia da Barrica Barrel’s Skirt Muro dos Desejos Wishing Wall


PICO

Bombeiros Voluntários da Madalena | aberto 24 horas EXPOSIÇÃO | inauguração: segunda 28 maio 19h

Moinhos do Pico

Davide Sousa (Madeira / Pico), Pedro Silva (Calheta de Nesquim, Açores) Para complementar o projeto do Roteiro dos Moinhos do Pico, os fotógrafos captam estas obras de arte re-construídas e até algumas cenas das suas ruínas.

Cerimónia do Noivo

Egipto

Os seres humanos vivem para ver seus sonhos se realizarem, e a esperança é o que o futuro depende.

A beleza de uma cidade pouco conhecida pelos atlantes...

Milad Karamooz (Irão)

Ahmed Elsakhawy (Egipto)

Oh Canada!

Manuel Morais Oficina de Vimes

Jaime deBrum (Lajes do Pico, Açores) Uma hora na companhia de Manuel Morais, o senhor dos vimes da Terra Alta, vista pelos olhos da máquina fotográfica de Jaime deBrum.

Essência da Natureza

"Derrière le rideau" (Atrás da Cortina) Agathe Catel (França) viaja com Circuba, o circo nacional cubano, e apresenta através de imagens fotográficas.

Davide Sousa (Madeira / Pico), Jaime deBrum (Lajes do Pico, Açores), Pedro Silva (Calheta de Nesquim, Açores) A experiência da viagem até Oakville, Canadá - prémio atribuído pela MiratecArts aos fotógrafos.

Verónica Melo (Pico da Pedra, Açores) abertura: quinta 31 maio 19h Galeria A Brasa, Madalena Nesta séria de pinturas realizadas no início deste ano de 2018, a artista mostra-nos um pouco dos seus novos trabalhos com foco na busca da representação da essência natureza, tendo dado início a estes na residência artística no festival Montanha.

Ritmos Cabo Verdianos

Eldrame (Senegal / Cabo Verde) Galeria A Brasa, Madalena São 13 personagens, construídas artesanalmente e com uso de vários materiais incluindo folha de banana e milho, representando o ritmo do povo cabo-verdiano.


DA FICÇÃO À CONDIÇÃO HUMANA

IV ENCONTRO PEDRAS NEGRAS Maria João Dodman (Toronto, Canadá) 25 a 27 maio

Escritores participam em encontro de conversa, partilha e escrita. Se desejas fazer parte destas actividades, inscreve-te através de info@mirateca.com.

CONFERÊNCIA

sexta 25 maio 18h Biblioteca Pública da Madalena

Um blogger também é escritor? A escrita de viagens é mais ficção paga por publicidade do que realidade? Os mitos da escrita para plataformas online sobre viagens. Sandra Henriques Gajjar lidera a apresentação e diálogo que arranca o IV Encontro Pedras Negras.

8

sábado 26 maio 8h Pequeno almoço TBA

Tem havido um interesse crescente nas últimas décadas sobre o papel da leitura, com particular interesse na ficção como factor relevante no desenvolvimento do ser humano. Para além dos benefícios cognitivos e sociais que aprendemos e absorvemos da leitura, recente investigação indica que a leitura de ficção nos transforma porque nos leva a profundas reflexões sobre valores humanos através da empatia. Esta apresentação oferece por conseguinte uma amostra dos diversos aspectos da leitura de ficção e da sua importância enquanto veiculo do que nos é mais estimado: a nossa humanidade.

EXPOSIÇÃO

Sonhos, Pieter Adriaans (Holanda / São Jorge) abertura: sexta 25 maio 21h Atlântico Teahouse, Areia Larga

Uma série de pinturas em técnica pareidolia. Começa-se com um conjunto de gotas de tinta e espera-se até imagem aparecer e assim a resolver. O trabalho final é uma simbiose de puro acaso da imaginação do pintor. O resultado é um mundo de sonhos, anjos e demónios que parecem vir do nada…

LEITURAS AO VIVO

sexta 25 maio 22h00 Night Secret Rua dos Biscoitos 14, Madalena

Ao Badalo das 10 - literatura mundial no tom das mulheres. Entrada regular ao estabelecimento para maiores de idade.

PERFORMANCE AO AR-LIVRE domingo 27 maio 10h MiratecArts Galeria Costa, Candelária Sonetos À Flor da Pele - poesia e dança com José Efe e Susana Júdice.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO domingo 27 maio 11h MiratecArts Galeria Costa, Candelária

POEMAS ERÓTICOS & OUTRAS LETRAS DA MEIA NOITE sábado 26 maio 24h00 Cella Bar, Barca

Queres participar com um curtinho texto original ou algo favorito, assim partilhando com tua voz na temática do evento? inscreve-re através do email info@mirateca.com ou basta aparecer no dia.

Tempo Suspenso é um livro de Haikus por José Efe, e tem a natureza como pano de fundo, assim fazendo sentido que seja apresentado no Jardim Saudade.

EXPOSIÇÃO

Ilustração por Lena Beletic (Croácia) Casa das Tisanas, São Roque do Pico Coleção de ilustrações, feitas com caneta de tinta, apresentando personagens fictícios.


CONTINUA … // TO BE CONTINUED … // FORTSETZUNG FOLGT ... Anja Schmid (Alemanha / Pico)

EXPOSIÇÃO

ALRAA Pico, Madalena aberto 28 maio a 29 junho segunda a sexta 09h às 17h SALA 18

Alunos da EBS Lajes do Pico (Pico, Açores) SALA 18 é um projeto que visa a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos do 12º. Ano do curso científico-humanístico de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. Pretende incutir aos alunos o sentido de responsabilidade e empenho na criação e apresentação de trabalhos, bem como vivênciar a construção e apresentação das suas obras para um público alargado, num interesse comum.

EU DIGITALIS

FRANCzero (Pico, Açores) A temática dos trabalhos de desenho e pintura apresentados pretende ser uma reflexão sobre o EU DIGITALIS.

COLMEIA(S) COM ARTE

terça 29 maio 10h MiratecArts Galeria Costa

Várias apresentações acontecem de surpresa nos eventos Fringe. Bijouterias com flores endémicas (e não endémicas) dos Açores, capturadas em resina, incluindo multicoloridas "Saudades".

E ELA NÃO VOLTOU

Maria Simões (Castelo de Vide, Portugal)

quinta 7 junho 18h MiratecArts Galeria Costa, Candelária Instalação referente aos dados das mulheres assassinadas em Portugal em 2017. Primeiro criado com UMAR Açores.

Escola Cardeal Costa Nunes PP1 2017/18 APICULTURA

INTERVENÇÕES

MiratecArts Galeria Costa

CONFERÊNCIA

Galeria A Brasa, Madalena quinta 31 maio 19h

A montanha como catalisadora para a criação artística do Pico para o mundo.

Artistas executam intervenções artísticas na propriedade da Galeria Costa, mais de 24 mil metros quadrados ao ar-livre para explorar. Fábio Vieira (Pico) adiciona "O Pescador" (esboço imagem) como boas vindas ao Trilho ao Mar.

TEMPORADA ARTÍSTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DA CÂMARA DA MADALENA (datas a anunciar)

TARDE DE JARDINAGEM

quinta 7 junho 14h às 18h MiratecArts Galeria Costa

Aqui aprende-se. Aqui trabalha-se. Junte-se à equipa para compreender melhor o projeto da Arte na Natureza e ajudar no seu desenvolvimento.


VISITA GUIADA

COSTURA & RETALHOS LOUCOS

sexta 8 junho - várias horas

sábado 9 junho 10h

Luna explica o local do Lajido e Centro de Interpretação da Cultura da Paisagem da Vinha da Ilha do Pico. Não é necessário trazer livros.

Bombeiros da Madalena

Lajido, Santa Luzia SENTIR O PICO

sexta 8, sábado 9 e domingo 10 junho PROJETO TRICÔ

sábado 9 junho 17h

MiratecArts Galeria Costa A terminar mais uma temporada do Projeto Tricô, participantes colocam seus trabalhos no Cantinho das Suculentas como mais uma obra de arte pública.

ACIP organiza o festival Sentir o Pico com várias atividades, concertos e visitas no local do Lajido, Santa Luzia. Exposição de artesanato, workshops de vinho e muito mais.

Artesanato à Arte - a necessidade de adaptar e desenvolver as tradições para novas gerações, assim criando nova arte e tradições. Participação da Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro e da MiratecArts.

ACTIVIDADES PARA CRIANÇAS

CONTOS

sexta 8 junho 10h e 13h30

Pintura ao ar-livre, contos e peddy-paper. DRA LUNA VISITA

EVENTO Semear com Coração Luna (Alentejo, Portugal)

sábado 9 junho 18h

MiratecArts Galeria Costa Convida-se a ilha toda, e visitantes, a se juntar à Luna para uma hora de plantio e rega com muito amor.

10

CONFERÊNCIA domingo 10 junho 15h

domingo 10 junho

Durante a tarde de festividades do Sentir o Pico, a Dra Luna (que emigrou dos Açores para o Alentejo) faz uma visita especial para curar todos os males. A não perder!

Workshop de costura com retalhos loucos liderado pela formadora Fátima Freitas (Pico). Vem aprender e participar na construção do projeto "as meninas do josé". Inscrições via email info@mirateca.com

domingo 10 junho 16h

O Grupo de Contadoras de Histórias do Faial conta com mulheres de diferentes áreas profissionais. Todas elas gostam de contar histórias. Contar uma história é fazer uma viagem e é com base nesta ideia que as contadoras desenvolvem as histórias, em conjunto ou individualmente, utilizando diversas linguagens e recursos.

WORKSHOP TRICÔ

sábado 9 junho 14h Bombeiros da Madalena

Workshop de tricô com formadora Elzira (Santa Maria). Aprende a trabalhar com lã virgem.


Ilustrar Açores

DESAFIO ILUSTRAÇÃO

Atividades para ilustradores e apresentação do primeiro projeto da MiratecArts dedicado à promoção do arquipélago através da ilustração: Ilustrar Açores. Inscreve-te para participares via info@mirateca.com

Bombeiros da Madalena Ilustradores são desafiados a criar obras no minuto utilizando uma coleção de marcadores Winsor & Newton: Neon, Metallic, Brush & Promarker.

23 e 24 junho

sábado 23 junho 10h

Projeto Saudade

Inês Ribeiro (Leiria/Açores, Portugal)

Apresentação de um novo projeto inspirado pelo Jardim Saudade. Seguido de visita guiada pela propriedade. Não é necessário se inscrever, apenas aparecer.

MiratecArts Galeria Costa Sábado 23 junho 18h

WORKSHOP VIMES Aida Bairos (Santa Maria) 25 a 27 junho Piedade 28 a 30 junho Madalena

Se tens interesse em voltar a rever o trabalho elaborado em passados anos, ou aprender esta arte de moldar o vime pela primeira vez, inscreve-te via info@mirateca.com ou 963 639 996. Local a determinar na Piedade e na Madalena.

PASTEL Carolina Furtado (Faial) Catarina Martins (Santa Maria) César Martiniano (Terceira) Daniela Melo (São Miguel) Filipe Gomes (Pico) Huguim (São Miguel) Inês Ribeiro (São Miguel) José Miguel Silva (Pico) Lúcia Pacheco (São Miguel) Luís Cardoso (Terceira) Miguel Botelho (São Miguel) Nelson Lopes (São Miguel) Pieter Adriaans (São Jorge) Tânia Costa (São Miguel) Vanessa Branco (São Miguel) Vera Bettencourt (Graciosa) Xinando (Pico) Yves (São Miguel)

domingo 24 junho 10h

Bombeiros da Madalena Trabalhar com pastel para desenho e ilustração. Inscreva-se através do email info@mirateca.com

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA Vamos ao Pôr-do-Sol

sábado 23 junho 18h

MiratecArts Galeria Costa inscreve-te via info@mirateca.com

Arte Viva

29 junho a 1 julho

Actividades para pintura ao ar-livre entre conversa e partilha. Este é o primeiro encontro de "En Plein Air Pico". Artistas que trabalham em acrílico e aguarelas são bem vindos a se inscreverem para participar nas actividades. info@mirateca.com

EVENTO

sábado 30 junho 14h30

MiratecArts Galeria Costa Inauguração do Vimeiro na propriedade da Galeria Costa, freguesia da Candelária.


PERFORMANCE

EXPOSIÇÃO

Auditório da Madalena

Inauguração com apresentação:

sexta 29 junho 21h30 Luis Senra (Rabo de Peixe, Açores), Joana Dias (Fenais da Luz, Açores)

Simbiose entre o movimento e o som, a dança e a música, a bailarina e o saxofonista em improviso.

MISTÉRIOS DE FOGO II

sábado 30 junho 17h; patente até 31 de agosto

Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Lajido

LANÇAMENTO DE LIVRO

Joel Neto (Terceira / Lisboa) sexta 8 junho 13h30

Atlântico Teahouse, Areia Larga O novo romance "Meridiano 28" - o poder redentor das grandes histórias - é apresentado pelo próprio escritor, na sua digressão pelas ilhas.

300 Anos das Erupções dos Mistérios de Santa Luzia e São João 1718-2018; exposição de Ilustração por Filipe Gomes com apresentação “O Vulcão de 1718 e a Força de um Voto Popular”, por Albino Terra Garcia

CONCERTO

sexta 29 junho 21h30 Auditório da Madalena

Improvizo é uma banda de músicas originais criadas com as melodias de Bertrand Delcourt (França) e letras de Joana van Olphen (Holanda) com residentes da ilha de São Jorge: Mário (Canário) Sousa (trompete), Roberto Oliveira (percussão), Duarte Silveira (Baixo) e Pieter Adriaans (voz e guitarra).

Em “Mistérios de Fogo II”, a exposição original é agora enriquecida com a adição de novas ilustrações, reforçando o percurso de exploração artística a essa época e lugar, onde os registos visuais são praticamente inexistentes. Um projecto que vai crescendo e seguindo outros caminhos, tal como os rios de lava que se formaram na ilha há três centenas de anos.

ENCERRAMENTO COM DANÇA Ricardo Faria (Lisboa, Portugal) Jardim dos Maroiços

domingo 1 julho 16h, 17h Praça da Madalena

CAMINHANDO EM DANÇA

André Soares (Porto / Berlim) domingo 1 de julho 15h Praça da Madalena

12

Comemorando o serendipidade com caminhadas sentidas. O toque como guia, agente e coreografo.

domingo 1 julho 18h, 19h

WORKSHOPS EM DANÇA

É só aparecer solo ou em par, e traga amigos.


AUDITÓRIO MUSEU DOS BALEEIROS

Lajes do Pico

CONCERTO terça 5 junho 21h30

terça 12 junho 21h30 João da Ilha (Terceira / Lisboa)

Aventure pelo mundo com imagens, sons e emoções que nos transportam pelos quatro cantos do globo na imaginação de cada artista cineasta participante. E, se não gosta, vem logo outro filme curta a seguir. Sessões apresentadas: Europe in Shorts, Around The World.

“Yin e Yang” é o single de estreia do novo álbum do artista açoriano João da Ilha, que neste trabalho despoja-se de todas as amarras e reporta-nos para uma insularidade surpreendente em que a condição de ilhéu é um verdadeiro privilégio.

PERFORMANCE & WORKSHOP terça 19 junho 16h

BANG! é para a criança em nós e para todas as crianças - uma sessão de filmes curtas de animação dedicado aos mais jovens +6.

terça 19 junho 21h30 Cenas de Portugal. Ver p. 28-29.

Promofest é uma empresa espanhola que trabalha em parceria com MiratecArts para apresentar filmes de todo o mundo. Esta sessão é dedicada ao público aventureiro.

Ver p. 28-29.

terça 26 junho 21h30 Ricardo Faria (Lisboa, Portugal) Danças do Mundo

Coreógrafo, bailarino e instrutor de dança, Ricardo Faria, leva-nos numa viagem por terras distantes através da dança, convidando a própria audiência a se juntar no palco para demonstrar e dançar por regiões nunca antes dançadas...


SÃO JORGE

Atelier de Kaasfabriek | Santo António, Velas | Tel 968 749 609 EXPOSIÇÃO | abertura domingo 3 junho 15h

Martim Cymbron

Rui Teixeira

CONCERTO

Saudades - série de pinturas inspiradas pela planta florífera scabiosa.

Esculturas em Madeira Rui é um desses talentos naturais que encontram sua identidade artística por conta própria. Seu trabalho consiste em esculturas de peixes, santos, modelos de navios e ferramentas em madeira. Já expôs em Lisboa e em vários museus da região.

domingo 3 junho 15h

(Ponta Delgada, Açores)

(Urzelina, Açores)

Jean-Noël Duchemin (Bretanha)

Pescador de tons - pintura inspirada pelo oceano. Pintor bretão Jean-Noël Duchemin é fascinado pelas histórias sobre piratas de escritores como Robert Louis Stevenson e Forester. Ele criou seu próprio mundo colorido em que sereias, marinheiros, baleias e piratas encontram seu lugar arque-típico.

Improvizo - Pieter Adriaans & Friends (Holanda / São Jorge)

CONCERTO

Viola da Terra Encontra o Cravo

domingo 24 junho 15h

Gustaaf van Manen e Renato Bettencourt com repertório de música tradicional da ilha de São Jorge até à música do período barroco para o cravo - uma sinergia que atravessa continentes e centenários de história.

O projeto pareidolia

SHORTS@FRINGE

quarta 27 junho 22h

Manadas Around the World. Ver p. 28-29.

Este verão vamos avançar com um projeto de pesquisa de arte. Nós distribuímos uma imagem e perguntamos o que vês. Um ladrilho cria 1000 sonhos. Deixe a sua imaginação ser estimulada e crie uma imagem totalmente nova a partir do nada, como muitos antes a fizeram. Para participar junte-se a https://www.facebook.com/groups/605686549778218


FAIAL

TERCEIRA

HORTA A PÉ

SORRISOS DE PEDRA DE HELENA AMARAL

Vamos percorrer a Horta de um outro ponto de vista. Encontro na sede de Our Island, Rua Serpa Pinto, 32. Por favor inscreva-se para esta caminhada cultural pela cidade através do email info@mirateca.com

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

terça 29 maio 18h

GRACIOSA

ate 31 maio

FESTIVAL + JAZZ 25 e 26 maio

Museu de Angra do Heroismo

para anunciar Ver p. 28-29.

quarta 30 maio 21h30

Biblioteca Pública e Arquivo Regional, Horta around the world (Ver p. 28-29.)

EXPOSIÇÃO

O Mágico dos Açores Pieter Adriaans (Holanda / São Jorge) Casa Manuel de Arriaga

ter a dom 10h00 às 17h30

16

SORRISOS DE PEDRA DE HELENA AMARAL junho a agosto (abertura a determinar) Museu da Graciosa


Angra do Heroísmo Ilha Terceira, Açores


ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA SMILING STONES ROUTE Pico, Açores

"É no rosto, no olhar, no sorriso de cada um de nós que as emoções explodem, desenham e gravam as rugas das alegrias e tristezas da vida. Sorrir é comunicar sentimentos íntimos e privados, é partilhar silêncios e olhares que só o rosto pode divulgar. SORRISOS DE PEDRA pretende oferecer o enorme potencial que é o sorriso nos rostos das crianças, dos adultos e dos mais velhos..."

"It is in the face, in the eyes, in each of our smiles that emotions explode, draw and record the wrinkles of the joys and sorrows of life. Smiling is a way to communicate intimate and private feelings, a way to share silence and expressions that only the face can disclose. SMILING STONES hopes to convey the enormous potential that is the smile on the faces of children, adults and seniors..."

Helena Amaral, artista Helena Amaral, artist www.mirateca.com


35

2

33 32 31

36 3

34

ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA SMILING STONES ROUTE Pico, Açores www.mirateca.com

37

29

4-10 11

30 28

27

26

12

25 24

1

23

13 14

15

22

18 16

19

20

21

1 Casa da Montanha & Piquinho 2 Quinta das Rosas 3 Bombeiros Voluntários da Madalena 4 Alma do Pico 5 Museu do Vinho 6 MiratecArts Estádio Municipal da Madalena 7 Câmara Municipal da Madalena 8 Jardim dos Maroiços 9 Quatro Patas 10 Centro de Saúde da Madalena 11 Escola Cardeal Costa Nunes 12 Gruta das Torres 13 Casa do Missionário

14 MiratecArts Galeria Costa 15 Parque Padre Joaquim Vieira da Rosa 16 Picoartes Artesanato 17 Café Galeão 18 Parque Florestal de São João 19 Aldeia da Fonte 20 Espaço Talassa 21 Vigia da Queimada 22 Miradouro das Ribeiras 23 Matos Souto 24 Cavalariça 25 Barro & Barro 26 Miradouro da Terra Alta

27 Escola Regional de Artesanato 28 Parque Florestal da Prainha 29 Rotunda de SRP 30 Corre Água 31 Casa Preta de Fátima Madruga 32 Paim Bookhouse Gallery 33 Alto da Bonança 34 Sede do Parque Natural do Pico 35 Cachorro 36 Aeroporto do Pico 37 Oficina D´artes Manoel Costa

Atelier Helena Amaral (+351) 918 320 036

Governo dos Açores

17


FLORES CONVERSA EM ARTE sexta 15 junho 21h

Museu das Lajes das Flores Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts e fundador do Azores Fringe, questiona a arte e apresenta mais perguntas sobre a temática. Uma conversa sobre arte para quem gosta, quem não gosta, quem a faz e quem não tem interesse nenhum no assunto - vale sempre a pena.

sexta 15 junho 21h30 Museu das Lajes das Flores

Cenas de Portugal e Around the World Ver p. 28-29.

20

VISITAS NA VILA sábado 17 junho Pela manhã de sábado, Terry Costa visita a vila das Lajes das Flores conversando com seus residentes. Abram as portas de suas casas nunca se sabe o que vai acontecer.

EXPOSIÇÃO e CHÁ sábado 16 Junho 17h

ARTE DA GASTRONOMIA sábado 16 junho 19h30

Chá à volta da exposição de pintura em cerâmica InFlores de Marília Hipólito (Flores), com apresentação de peças únicas, coloridas e pintadas a mão.

Convívio e descobertas culinárias na tasca Cana Roca (Fazenda das Lajes) Degustação de petiscos diversos conseguidos com produtos da terra e de além-das-ilhas (bebidas não incluídas na degustação - podem trazer e partilhar).

FILME sábado 16 junho 18h

Projecção de “Paraíso perdido” de Oliver Victoria (México/Portugal. 2016. 90 min) Documentário filmado nas Flores, Terceira e São Miguel. A nostalgia de um lugar sagrado, o desejo de voltar a conquistar o que já tinha sido perdido, faz da história um convite para sonhar o Paraíso Perdido. Uma reconstrução do continente perdido da Atlântida feito nas Ilhas dos Açores, em Portugal. Entre a mitologia e o esoterismo, rodeado por uma natureza incrível, tudo se torna sagrado e mágico, geografia e histórias contadas tornam-se um jogo de crença, uma aposta no incrível e também uma ode à nossa existência.

CONCERTO sábado 16 junho 21h00 Bálsamo Basalto: Nina & Rui Uma viagem melódica num espaço sem tempo. Uma atmosfera intimista envolvida no som profundo dos handpans do Rui e na voz da Nina. Musicais originais tecidas de fios planetários.

JAM SESSION sábado 16 junho 22h30 Jam Session e convívio na Tasca Cana Roca (Fazenda das Lajes) Convidamos músicos e curiosos entusiasmados para partilhar momentos melodiosos.


CORVO Câmara Municipal do Corvo

+ARTE CORVO Terry Costa visita a escola, jardim de infância, centro de idosos e todas as portas da Vila do Corvo que estiverem abertas para acolher uma conversa de temática artística.

apoia o

WORKSHOP sexta 1 junho 21h Biblioteca do Corvo

Foto: Kathy Rita

Terry Costa lidera um workshop de teatro para todas as idades. Uma hora de jogos teatrais e boa disposição.

SHORTS@FRINGE (logo) sábado 2 junho 21h00 Biblioteca do Corvo

Ver p. 28-29.

DIA DA CRIANÇA sábado 2 junho 10h Parque / Câmara Municipal

Atividades para as crianças da ilha inclui pinturas com MiratecArts.

ÁGUA É VIDA domingo 3 junho 16h Portinho da Areia

Vamos dançar na praia. Exploração do corpo em movimento, fluindo como água...


SANTA MARIA TEATRO sexta 1 junho 22h30 sábado 2 junho 22h30 Espaço em Cena

UM GESTO POR OUTRO Um jantar no Arquipélago Sem Nome, onde nada é o que se espera e cada gesto ou atitude parece estranho aos nossos olhos. Texto de Jean Tardieu Encenação de Stella Garcia Com Daniela Braga, Gabriela Barata, Jorge Carreiro, Margarida Rosa, Paulo Ramalho e Rosa Melo. Entrada Gratuita; Distribuição de bilhetes a partir das 20h de cada dia; Limitado a 40 lugares; Coletivo Em Cena.

sábado 16 junho 22h Curtas de todo o mundo numa noite de estrelas. Vai acontecer ao ar-livre dependendo do clima. Ver p. 28-29.

22


bolo de cote do Az sím p mas ores F ri n g e , um s is tência

e de o us

tlante is th ia. A ad

Salão Nobre do Teatro Micaelense Rafael Carvalho (Açores) e Chico Lobo (Brasil).

Atla nte

27 junho 21h00

éa

sexta 15 junho 21h30 sábado 16 junho 21h30

e zor

s F i n ge r

t, a symbol of p sco er s ma i ste nc e

La Bamba, Ponta Delgada

Cenas de Portugal. Europe in Shorts. Ver p. 28-29.

an d

bo

ldne

Das Portas da Cidade às Portas do Mar - é só aparecer!

Audição do Dia da Criança sexta 1 junho 18h

ss.

FRINGE ACONTECE domingo 17 junho 16h

eA

Centro Social e Paroquial de Ribeira Quente

er

SÃO MIGUEL

Violas do Atlântico VIII 26 junho 21h00

Igreja do Colégio, Ponta Delgada

Alunos de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada com participação especial da Escola de violas da Fajã de Baixo.

Lajes do Pico

292 672 264


ARTISTAS EM AÇÃO

intervenções ao ar-livre, visitas a esco

las, centros de crianças e de terceira

idade, pesquisa na ilha e muito mais ..

Agathe Catel

(Montpellier, França) Artista poliglota e fotógrafa que nasceu em Céret, sul da França. "O que estou procurando é simplesmente beleza. Beleza no humanismo..."

Aida Bairos

(Vila do Porto, Açores) Entre vários trabalhos artesanais dedica-se mais à arte do vime. Aida é colaboradora com MiratecArts em várias facetas e seu trabalho inspirou o Vimeiro na MiratecArts Galeria Costa.

24

(São Miguel, Açores) Auto-didata, dedica a sua vida à criação artística, procurando testar e desenvolver novas técnicas, suportes e materiais. Licenciou-se em Psicologia em 2016, tendo desde então tido como foco principal do seu trabalho o ser humano e as emoções, exprimindo-se maioritariamente através da pintura.

Carolina Cordeiro

(Ponta Delgada, Açores) Uma das colaboradoras mais ativas, desde o primeiro Azores Fringe, Carolina já publicou vários livros, contos e outras escritas. Recipiente do Prémio de Escrita MiratecArts.

PICO

Ahmed Elsakhawy

(Egipto) Fotografo de paisagem natural e de cidades que tem o objetivo de mostrar a beleza pura. Vencedor de vários concursos internacionais incluindo o Montanha 2018.

Andreia Sousa

André Soares

(Porto / Berlim) Artista independente, performer e investigador em escultura do movimento, coreografia e artes performativas.

open-air interventions,visits to schools, children and senior centers, research on the island and much more...

Centropontoarte é uma paixão de dois artistas, um pelo outro, pela vida e pelas Artes.

Juliana Ferreira

(Peso da Régua, Douro), licenciada em Artes Plásticas Escultura na ESAD.CR na mesma turma de Carlos e mestrada em Produção Artística na Facultade de Belas Artes de San Carlos da Universidade Politécnica de Valência em Espanha.

Carlos Sousa

César Martiniano

(Angra do Heroísmo, Açores) AKA Weipa. Designer Gráfico. Ilustrador. Ama tinta de spray e tipografia.

(Beira Alta, Viseu), licenciado em Artes Plásticas - Escultura na ESAD.CR. Amante da Natureza e agricultura, cria peças a partir de elementos orgânicos. Focado na beleza dos erros espontâneos.


ARTISTS IN ACTION Fátima Freitas

Ema Krizic

(Vrhnika, Eslovénia) Criando sinergias pelo mundo enquanto explora o corpo através de dança contemporânea.

Fábio MQ Vieira

(Manhenha, Açores) Designer de Comunicação e Ilustrador, desenvolve trabalhos na área da ilustração direccionada para packaging, editorial, posters, imagem corporativa e pintura de azulejos.

(Piedade, Açores) Costura criativa, rendas, tricô, escamas de peixe, casulo do bicho da seda, e muito mais, são alguns trabalhos explorados desde o tradicional à sua adaptação arte contemporânea.

Gabriela Silva

(Fazenda, Azores) Entre poesia e prosa tem trabalho publicado em jornais regionais e das comunidades. Livros inclui "Anatomia de um Sonho", "ILHA", "Um Conto de Natal", "25 Olhares de Abril", "Mulher Sem Rosto", entre outros.

Inês Ribeiro Humberta Araújo

(Toronto, Canadá) Jornalista, escritora, editora, produtora de eventos e intérprete.

(Leiria / Açores) Fabrica das Ideias Inês Ribeiro é das colaboradoras mais ativas com miratecArts, participando desde o primeiro Azores Fringe. Vencedora do Prémio Labjovem na categoria de Design de Cerâmica.

Filipe Gomes

(Pico/Palmela) Natural do Pico e autodidata, dedica-se às artes desde jovem, nomeadamente à música, ao cinema e à ilustração. Esta última tem sido o foco principal dos últimos anos, obtendo resultados positivos, como a vitória do concurso da MiratecArts: Ilustrar Açores.

Helena Pereira

(Ponta Delgada, Açores) No Fringe apresenta dois livros: “Filhas da Terra” - coprodução 2017 e “(Re) Contando Histórias da Lusofonia” - coprodução 2018.

Joana Maia Ivo Baptista aka 47 (Fajã de Baixo, Açores)

Pintura, desenho e ilustração.

(Ponta Delgada, Açores) Paisagens, animais e flores em acrílico é o foco desta artista autodidacta que utiliza cinco tons de cores como base das suas criações.


ARTISTS IN ACTION José Carlos Costa

(Candelária, Açores) Obras inclui A Luz vem do Basalto (2004), A Viagem do Basalto (2007), O Milhafre do Arrife (2013), Crónicas e outros escritos (2014), Histórias com Rosto (2014), A Filha do Milhafre (2015) entre colaborações e compilações.

Manoel Costa Judy Rodrigues

(Bristol, Inglaterra) Pintora e ilustradora em pesquisa para a construção de um livro que inclui poesia sobre a ilha do Pico.

José Efe

26

(Vila Nova de Gaia, Portugal) "13 Sonetos Ilustrados e Sete Incursões Estéticas” e “Tempo suspenso" são duas das suas obras que pretende apresentar no Fringe enquanto pesquisa para uma nova obra de poesia sobre a ilha do Pico.

(Bandeiras, Açores) Trabalhando em pintura acrílico e escultura em diversos materiais incluindo telha e madeira. Participa no Fringe desde 2014 e este ano abre a Oficina de Arte para produção, formação e exposição na freguesia das Bandeiras.

Mar Navarro Llombart

(La Vall d'Uixó, Castelló / Faial) Videógrafa, fotógrafa, criadora do projeto Círculos dos Açores, onde explora a imagem através da forma circular, documentando assim as nove ilhas do arquipélago.

Martim Cymbron

(Ponta Delgada, Açores) O estilo de pintura que o caracteriza é sem dúvida o surrealismo, contudo, o artista também pinta hiper-realismo e figurativo com a mesma emoção e talento. Lidera o projeto Arte Viva.

Manuel Tomás Lena Beletic

(Pula, Croácia) Ilustração é a sua paixão.

(Guindaste, Açores) Obras publicadas nesta década: De Amicitia (2016), Ainda há a chuva a cair (2015), O Pintor Excessivo (2015), Maroiço (2013), Picolândia (2012), Entre sei lá e o quê (2012).

Maria João Dodman

(Toronto, Canadá) Professora de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros na Universidade de York, escritora e açoriana volta ao Fringe depois da experiência nas Flores em 2016.

Nelson Lopes

(Porto Formoso, Açores) O jovem designer já criou várias marcas para MiratecArts incluindo os logotipos de Dracontos, Festa do Vime e Zape Dia do Burro.


ARTISTAS EM AÇÃO Nuno Cabral

(Santa Cruz das Flores, Açores) O Poeta Perdido volta ao Fringe depois de publicar 5 livros e apresenta a sua nova obra.

Pedro Paulo Câmara (Ginetes, Açores) Obras publicadas inclui poesia "Saliências" (2013) e romance "Cinzas de Sabrina" (2014). Recipiente do Prémio de Escrita MiratecArts.

Sandra Henriques Gajjar

(Flores / Barreiro, Portugal) Escritora, contadora de sonhos, criou e lidera Tripper - The Sustainable Cultural Tourism Blog.

Stéphane Bourbeau

(França / Ponta Delgada, Açores) Pintor, escultor, criador de móveis e objetos decorativos, nasceu nos arredores de Paris e agora faz de São Miguel sua casa com o atelier Patati Patata.

Barro & Barro

(Ribeirinha, Açores) Na freguesia da Ribeirinha da ilha do Pico encontras o atelier e loja liderado por Marjella Vermazeren e Mart Jansen. Workshops de Raku e muito mais.

Pedro Júdice

(Bombarral, Portugal) Silver Moon Tattoos nasceu de uma paixão por tatuagens e pela arte do desenho.

Pieter Adriaans

(Holanda / São Jorge) Pintor, filósofo, compositor, gerente do Atelier de Kaasfabriek em Santo António, São Jorge, Pieter vai participar em vários programas durante o Fringe enquanto pesquisa, apresenta e cria pelas ilhas montanha e do dragão.

Sara Baptista

(Fajã de Baixo, Açores) Estudante vencedora dos concursos "Pintar a Manta", Clube Naval de Ponta Delgada, e "Os Romeiros", desenho para painel de azulejo da Casa do Romeiro, Lagoa.

Susana Júdice

(Bombarral, Portugal) Sonhadora. Persistente. Amante de emoções. Escritora, Bailarina & Coreógrafa.

Michèle Rizet

(Paris, França) Pintora pariense junta-se aos artistas na ilha do Pico para explorar a paisagem, ideias e sonhos.


ARE YOU VOLLEYBALL?! | Mohammad Bakhshi |14’ | Irão | 2017 CORP. | Pablo Polledri | 9’ | Argentina | 2016 EPOCH | Sil Van Der Woerd & Jorik Dozy | Malásia / Singapura | 5´ | 2018 LE CHAT DORÉ | Nata Moreno | 6’ | Espanha | 2017 PSICOLAPSE | Arnau Gòdia | 7’ | Espanha | 2017 THE MAURITANIA RAILWAY | Macgregor | 12’ Espanha/EUA | 2017 WAR | Tino Fernández & Jaime Sánchez | 8’ | Espanha | 2018

Cenas de Portugal

TU | Hugo Pinto | 10´ | Portugal | 2016 The Hat | Alexandra Allen | 4´50 | Portugal | 2017 A Tabuada | Nuno Braumann | 4´31 | Portugal | 2017 Visita Guiada | Patrícia Matos | 2´17 | Portugal | 2017 Odisseia dos Pássaros | Fernando Cavaleiro | 10´23 | Portugal | 2017 Cigarro Azul | Ricardo Vieira Lisboa | 2´15 | Portugal | 2017 Essay on Solitude | Joana Araújo | 7´02 | Portugal | 2017 Seven | Carlos Sá | 2´36 | Portugal | 2016 Nude Girl Costume | Milene Coroado | 10´58 | Portugal | 2016 Fake Empire | Tomás Barão da Cunha | 7´ | Portugal | 2017

28

Europe in Shorts

Enthralling | Aldine Reinink | 4´50 | Holanda/Escócia | 2017 Parfum | Graham Cantwell | 1´ | Irlanda/Itália | 2017 Sunday Lovers | Jannik Giger | 12´ | Suíça | 2017 Not Funny! | Katharina Woll | 1´ | Alemanha | 2014 .littletrip | Luis Ales | 0:47 | Portugal | 2016 Rebanhada | Luis Ales | 1´46 | Portugal | 2016 Nude Descending The Staircase | Jacek Jędrzejczak | 7´35 | Polónia | 2013 Eyes Everywhere | Daniel Bernhardt | 4´32 | Áustria | 2017 traum(A)novelle | Francesco Faralli | 1´ | Itália | 2018 Limbo | Gokce Erenmemisoglu | 1´27 | Turquia | 2017 Love Falls Softly | Helge Kallevik / Joakim Lund | 5´25 | Noruega 2017 Princess and the Ogre | Svitlana Novitska | 7´ | Ucrânia | 2017 Zoorini | Steve Vasiliou | 1´ | Grécia | 2017 The Last Morning | Gabriel Mota | 5´ | Portugal/Republica Checa | 2017 Deux Mains | Michael Barocas | 3´40 | França | 2018 1st Day & Next Minute | Sara Koppel | Dinamarca | 3´ | 2017


Os Azeitonas - Cinegirasol | Nuno Markl, Bruno Caetano, Rui Telmo Romão | 05:22 | Portugal Katakroken |Jaime Mestro/alumnos Primerframe | 07:26 | Espanha Le Constructeur De Malheur | Team Malheur | 08:52 | Áustria Até A China | Marcelo Marão | 14:44 | Brasil #lingo | Vicente Niro | 10:31 | Portugal O Burro Que Mudava De Cor | Patrícia Bastos e Miguel Duarte | 03:22 | Portugal Oa | Jaime Maestro | 08:15 | Espanha Escarface | Pierre Plouzeau, Eva Navaux, Vincent Meunier, Burcu Sankur, Lionel Arnold, Dario Sabato | 04:55 | Inglaterra

Around The World

Natural Pool ~ 9 | Liza Philosof | 1´23 | Israel/EUA/Portugal | 2017 The Boudoir | David Latreille | 2´22 | Canadá | 2015 The Myth of a Standing Ovation | Aaron Weinstein | 1´43 | EUA | 2017 Irreversible | Laura Lazarescu-Thois | 3´53 | Roménia | 2015 Tailor | Calí dos Anjos | 9´47 | Brasil | 2017 Film Loop 31 | Michael Lyons | 1´30 | Japão | 2017 Count Your Curses | Lorène Yavo | 8´30 | Bélgica | 2017 This Little Love | Paul McDonnell | 3´49 | Austrália/Itália | 2016 Original Synthesis | Timothy Scott Ennis | 0:59 | EUA | 2017 Em Torno do Sol | Julio Castro | 12´ | Brasil | 2017 Lendin | Piero Tonin | 2´26 | Itália | 2017 Nowhere To Go | Krish Makhija | 3´57 | Índia/Portugal | 2017 Another Sunny Day | Tim Huebschle | 3´47 | Namíbia | 2017 Friends Forever | Brenda Cruz-Wolf | 1´03 | EUA | 2017 Sawubona | Lungelo Kuzwayo | 10´18 | África do Sul / EUA | 2015


ComunicarAtitude , Lda.®

RNAVT: 4313

www.fontetravel.com +351 292 679 505 info@fontetravel.com

Destiny Management Company (DMC) specialized in the Triangle, The Azores, a cluster of three islands: Fayal, Pico and São Jorge. Agência local especializada na oferta turística do Triângulo: Faial, Pico e São Jorge.


Encontramos mais de 20 moinhos, re-construídos ou em ruínas, a dar a volta à ilha do Pico. Cada vez mais é necessário dar o valor e vida a estas obras de arte que deliciam o olhar de quem as encontra.

Fotografia by Pedro Silva design ciberpico

There are more than 20 windmills, reconstructed or in ruins, around the island of Pico. Nowadays, it´s important and necessary to give more value to these pieces of art that enchant anyone who sees them.

www.mirateca.com


moinho ruĂ­nas

www.mirateca.com


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

No Mundo da Lula, 2015 Verónica Melo (S. Miguel, Açores) Nascentes de Lava, 2014 Djervy (Pico, Açores)

Música nos Corações, 2015 Ana Paxeco (Lisboa, Portugal) A cor do talento, 2013 Djervy (Pico, Açores)

The Last Atlantean, 2015 Guilherme Gamito (Alentejo, Portugal) Quem me dera, 2015 Colectivo Nora (Águeda, Portugal) Paths, 2015 Paulo Ávila Sousa (Terceira, Açores) La Muse Bleu... l’amuse bleu, 2013 Carlos Farinha (França-Portugal) Guardião da Montanha, 2015 Rocio Matosas (Uruguai) Flora Azorica, 2015 Rocio Matosas (Uruguai)

A Picarota, 2014 Carlos Farinha (França-Portugal) Sorrisos de Pedra, 2015 Helena Amaral (Pico, Açores) Waiting for Camille, 2014 Luís Brum (Terceira, Açores) Portugal 2, 2015 Duarte Neves (Pico, Açores) A Travessia do Canal, 2013 Inês Ribeiro (Leiria) e C.A.O. (Pico)

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”, 2013 Ruben Ferreira (Pico, Açores) Baco, 2014 Rocio Matosas (Uruguai) Titans do Mar, 2014 Luís Brum (Terceira, Açores) Ária de Fogo, 2015 Zara Diniz (Toronto, Canadá) Coletivo, 2015 Encontro de Ilustradores (vários) uma memória de som e mar, 2015 Sérgio Sequeira (Lisboa, Portugal) Choose your plate, 2015 Daniela Melo (São Miguel, Açores) Paisagem no Mar, 2015 Inês Ribeiro (Leiria-Açores) Vento Diatónico, 2015 Elena Valsecchi (Itália) e Laurent Geoffroy (França) Dea Della Montagna, 2015 Enea Mangili (Itália-Suíça) Pico Poseidonis, 2015 Mercé de Rande (Galicia) Polvo Tricrochet, 2015 50 mulheres participantes (Pico a Paris) Os Picarotos, 2015 Teresa Rego (Porto, Portugal)

29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41

Encontro, 2015 Paulo Neves (Porto, Portugal) The Farm, 2015 Sancho C (Pico, Açores) Projeto CiênciArte, 2016 Alunos da E. C. C. N. (Pico, Açores)

Nature Drops, 2016 Martim Cymbron (São Miguel, Açores) Adventure Time, 2016 NAVI (São Miguel, Açores) Pescando com Coração, 2016 Kas Art (Bélgica/Portugal) The Wave, 2016 Tse (Bulgária) Rabo de Baleia, 2016 Djervy (Pico, Açores) a long time ago..., 2017 Filipe Gomes (Pico, Açores) A Dream, 2017 Tse (Bulgária) Mãe Terra, 2017 Rocio Matosas (Uruguai) Stay Humble Human, 2017 NAVI (São Miguel, Açores) Gilberto Mariano, 2017 Rui Goulart (Pico, Açores)


mapa não à escala | map not to scale

BVM

30

Quinta das Rosas (~3km)

12 BARCA

29

www.mirateca.com

FOTO_GALERIA

12

34

5 39 40 14 6-13 33

32

28 18

12

17 minibela Av. Machado Serpa 16

galeria a brasa

27

4

38 35 41

15

31

19

2 37

20-26 CellaBar Rádio Pico

3

Museu do Vinho Adega das Artes

Miratecarts (Estádio Municipal)

Bombeiros Voluntários

Auditório e Biblioteca

Centro de Formação Artística

Câmara Municipal da Madalena Casa do Povo

Fotopico

36

AREIA LARGA

Jornal Ilha Maior Caffe Cinq

1

PIX Apartments

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

Jardim dos Maroiços Escola Cardeal Costa Nunes Ancoradouro

Centro de Saúde O Petisca Atlântico Teahouse


MiratecArts Revista #15 Mag: Azores Fringe 2018  

MiratecArts Revista #15 Magazine: Azores Fringe 2018 www.azoresfringe.com

MiratecArts Revista #15 Mag: Azores Fringe 2018  

MiratecArts Revista #15 Magazine: Azores Fringe 2018 www.azoresfringe.com

Advertisement