revista #38 magazine

Page 1

#38


Publicação #38 • Setembro - Dezembro 2023

... promovendo os Açores com arte e artistas desde 2012 WORLD MUSIC FESTIVAL

Estrada Regional 29, Mirateca-Candelária, 9950-153 Madalena • Pico-Açores • Portugal Associação MiratecArts tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo da cultura artística. MiratecArts organiza festivais, residências artísticas, roteiros e exposições na ilha do Pico. MiratecArts Galeria Costa é a sede ao ar-livre na propriedade de mais de 26 mil m2. O Governo Regional dos Açores declarou a MiratecArts como utilidade pública.

MiratecArts is an association created to enhance individual, team and organizational productivity in the artistic cultural world. MiratecArts organizes festivals, artist in residency programs, public art routes and exhibitions in Pico island. MiratecArts Galeria Costa is the open-air headquarters on the property of more than 26000sqm. The Regional Government of the Azores declared MiratecArts an entity of public utility.

@miratecarts #miratecarts

www.miratecarts.com info@mirateca.com (+351) 963 639 996 NIF 510 104 371


Sempre em frente…

Moving forward...

Cada vez que publicamos uma edição da nossa revista é causa para celebrar. Celebrar porque estamos cá, neste mundo, a criar e apresentar cultura artística. Não é fácil! Mas, prefiro focar no positivo e andar sempre para a frente.

Every time we publish an edition of our magazine it is a cause to celebrate. Celebrate because we are here, in this world, creating and presenting artistic culture. It's not an easy task! But, I prefer to focus on the positive and always move forward.

Através das artes têm acontecido coisas lindas na nossa ilha. E, de vez em quando, conseguimos partilhar nossos frutos com audiências além do Arquipélago.

Beautiful things have happened on our island through the arts. And, from time to time, we manage to share our fruits with audiences beyond the Archipelago.

Obrigado a todes que apoiam, incentivam e participam. Na MiratecArts há sempre lugar para quem quer fazer.

Thank you to everyone who supports, encourages and participates. At MiratecArts there is always room for anyone who wants to do something.

diretor artístico Terry Costa artistic director associação miratecarts

Vamos em frente! A arte vale!

VOSSOS DONATIVOS SÃO BEM VINDOS YOUR DONATIONS ARE WELCOME

info@mirateca.com

963 639 996

Let's keep moving on. Art matters!

IBAN PT50- 0033 0000 4542 28922 8105 SWIFT: BCOMPTPL

Colaboradores Açorian@s: +700 nas 9 ilhas www.miratecarts.com/artistas


COMUNIDADE MUNDIAL / WORLD COMMUNITY

ORGANIZAÇÃO

MIRATECARTS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

PARCEIROS PUBLICITÁRIOS

RENT-A-CAR OFICIAL

MIRATECARTS PARCEIROS DE APRESENTAÇÃO

LIVRARIAS PARCEIRAS

CAPA Carlos Farinha

MEIOS-DE-COMUNICAÇÃO EM PARCERIA

Os projetos da MiratecArts são possíveis com o apoio, parcerias e ofertas dos nossos amigos... MiratecArts projects are possible with the support, partnerships and gifts from our friends...

DESIGN José Miguel Silva


domingo 1 OUT 08h30 Cratera da Montanha do Pico Romeu Bairos segunda 2 OUT Gare Marítima da Madalena Marcos Fernandez segunda 2 OUT 21h00 Auditório da Madalena Encontro Tradições

Visite a qualquer hora uma bela caminhada pela natureza com arte. Visit anytime - a great walk in nature with art.

terça 3 OUT 21h00 Auditório da Madalena O GAJO quarta 4 OUT 18h00 Auditório da Madalena Nuno Cristo quarta 4 OUT 21h00 Auditório da Madalena Noite de Cinema

/CineclubeMontanha

quinta 5 OUT 14h00 Rua Carlos Dabney André Goulart quinta 5 OUT 17h00 Moinho dos Frades João Moniz quinta 5 OUT 19h00 Piscina da Barca Projeto Engengroaldenga quinta 5 OUT 21h30 Cella Bar Ewout Adriaans sexta 6 OUT 12h00 Museu do Vinho Tiago Toste sexta 6 OUT 17h00 Gruta das Torres Projeto Engengroaldenga sexta 6 OUT 21h00 Auditório da Madalena Maija Kauhanen

SOLO9VIOLA o concerto está disponível para festivais e auditórios; datas confirmadas em setembro na ilha de São Jorge e outubro na Itália e Galiza.

sábado 7 OUT 12h00 Museu do Vinho Tiago Lima sábado 7 OUT 14h00 Rua Carlos Dabney INSTRUMENTOS NA RUA artistas surpresa sábado 7 OUT 17h Gruta das Torres Tiago Toste sábado 7 OUT 21h00 Auditório da Madalena Raquel Dutra Quarteto domingo 8 OUT 10h Auditório da Madalena Why Portugal FAME

Voltamos a 16 de outubro, 20h30 na sala MiratecArts Bombeiros da Madalena.

domingo 8 OUT 17h MiratecArts Galeria Costa Jam ao Ar Livre domingo 8 OUT 21h30 Cella Bar Estreia: Gypsy-Jazz Trio

ONLINE DESTAQUE: DUO ILHA NEGRA

www.miratecarts.com visite para detalhes de última da hora


abertura

OUT

CORDAS CARLOS FARINHA

Esta exposição vem marcar 10 anos de colaboração de Carlos Farinha com MiratecArts. Depois de pintar a obra para o cartaz do Festival Cordas, o artista inspirou-se noutros instrumentos de cordas para desenvolver esta série de pinturas. Carlos Farinha formou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O seu trabalho abrange desde a pintura, o desenho, a escultura e a performance art. Desde 1990, tem vindo a exibir regularmente e seus trabalhos fazem parte de coleções públicas e privadas, nos quatro cantos do mundo. www.carlosfarinha.com

VIOLAS DOS AÇORES AJ VIOLA DA TERRA

Fotografias de violas da terra, de várias ilhas dos Açores: de 12, 15 ou de 18 cordas, com 2 ou 3 corações, ou abertura circular do tampo, com embutidos em forma de pássaro, peixe, flor-de-lís ou outros. A Exposição retrata a diversidade da viola e pretende dar a conhecer os diferentes modelos de violas na Região, bem como a grande riqueza da imaginação dos construtores ao longo dos anos, contando com o registo fotográfico de violas de 8 ilhas dos Açores. Inaugurada em São Miguel, nas Comemorações do Dia da Viola da Terra em 2021, já passou também pela Ilha Graciosa e Ilha Terceira, sendo o Pico a quarta Ilha onde é exposta. "Violas dos Açores” seguirá o seu intuito de itinerância pelos Açores, pretendendo percorrer todas as nove ilhas do arquipélago.

XPOSIÇÕES

AUDITÓRIO DA MADALENA 1-8 BIBLIOTECA SEG | 02.10.23 | 21h00


Bernardo Macedo

És tocador de viola da terra no Pico? Se não te encontras nesta lista, comunica com info@mirateca.com ou 963639996.

TOCADORES DE VIOLA DA TERRA NO PICO WORLD MUSIC FESTIVAL


DUAS VIOLAS, UMA TRADIÇÃO

1

NOVA MÚSICA JÁ DISPONÍVEL

OUT

domingo

08h30

Romeu Bairos Cratera da Montanha do Pico

"Duas Violas, Uma Tradição” é um álbum de Rafael Carvalho e Bruno Bettencourt, que conta com 10 faixas, nas quais se incluem modas tradicionais da ilha de São Miguel e da ilha Terceira, assim como 2 originais compostos para o álbum. Neste trabalho, as Violas apresentam-se muitas vezes em “despique”, seja num “Pezinho” ou em “Os Bravos”, havendo outras situações em que tocando em simultâneo se vão complementando, alternando entre o solo e o acompanhamento, como na sua essência mais tradicional. ESCONENA - TIAGO LIMA

INSCREVA-SE Cantautor Romeu Bairos participou pela primeira vez no Festival Cordas em 2021, na noite Juventude com Cordas no Auditório da Madalena. Na passada edição, teve um cameo surpresa com Azores Strings. Agora, Romeu vai levar a Viola da Terra dos dois corações ao ponto mais alto de Portugal, e promete nova música. Para acompanhar Romeu Bairos, na subida ao Pico, inscreva-se através de info@mirateca.com para receber instruções de preparação. Lugares limitados. O evento começa ao amanhecer na Casa da Montanha da ilha do Pico. Concerto previsto para hora do almoço na cratera do Pico, dependendo das condições atmosféricas.

VIOLAcompanhada - TIAGO TOSTE

Viola Micaelense Ecos dos Mestres RAFAEL CARVALHO


2

OUT

2

OUT

segunda

segunda

11h

21h

horários surpresa

Marcos Fernandez

Gare Marítima da Madalena | Aeroporto do Pico | Centro da Vila

Encontro Tradições Biblioteca Auditório da Madalena

ATUAÇÕES SURPRESA

OLH’ Ó PICO! - DIA DA VIOLA DA TERRA

Marcos Fernandez e a sua multifacetada guitarra andam pelo Festival Cordas. As atuações previstas para várias localidades no concelho da Madalena, são anunciadas pela manhã do dia, na página:

Abertura oficial das exposições de Carlos Farinha e da Associação Viola da Terra; atuação do Duo Ilha Negra; apresentação da ilustração: Néveda e a Viola da Terra, por Vera Bettencourt; estreia do novo Grupo de Cordas Amigos de Tradições; celebração do Dia da Viola da Terra, convidando todos os tocadores de viola a juntarem-se. DRAC - “Saberes e Práticas de Tocar a(s) Viola(s) da Terra”.

/CordasWorldMusicFestival


3

4

OUT

OUT

terça

quarta

21h

18h

O GAJO

Auditório da Madalena

Nuno Cristo Auditório da Madalena

VIOLA CAMPANIÇA PUNK ROCK

WORKSHOP & RECITAL

João Morais começou a tocar guitarra aos 15 anos de idade. Em 2016 deu início a um projecto a solo, intitulado O GAJO, inspirado nas suas referências da World Music. João mergulhou nas raízes da música portuguesa e descobriu a Viola Campaniça, aliando este instrumento tradicional da música popular portuguesa com a sua experiência no Punk Rock. Sem formalidades ou ideias pré-feitas, a viagem musical experimental d’ O GAJO derruba barreiras, em constante transição, sempre com o foco maior na música. Apertem os cintos!

Vamos aprender sobre os cordofones numa perspectiva histórica, abordando a viola, o violão, a guitarra portuguesa e três versões de cavaquinhos (Original, Urbano, Minhoto). O músico, construtor de instrumentos, instrutor e etnomusicólogo Nuno Cristo inclui uma componente prática na sua apresentação, demonstrando cada instrumento.


4

NOITE DE CINEMA

OUT

quarta

21h

NA ROTA DO BANDOLIM DA MADEIRA Vinco Films | documentário | 48m | Portugal Português / English Subtitles O documentário "Rota do Bandolim da Madeira" apresentado por Norberto Gonçalves da Cruz, com a participação do bandolinísta e compositor brasileiro Hamilton de Holanda, é uma produção da Associação de Bandolins da Madeira | Ligra Art & Productions, com a realização da Vinco Films e tem como sentido trazer um olhar de fora, por parte de um artista internacional conceituado, à realidade do bandolim na Madeira, mostrando não só a sua natureza e costumes, mas também suas comunidades e pessoas.

CORDAS Diogo Rola, Terry Costa | documentário | 15m | Portugal Português / English Subtitles

BAKDI Salah Boufellah | documentary | 25m | Algeria English Subtitles

Construindo o nosso festival de músicas do mundo no meio do Oceano Atlântico. O diretor artístico conversa sobre o processo; um músico compõe um espetáculo de raiz; artistas participam dos quatro cantos do mundo; momentos musicais são apresentados. Assim acontece o Cordas, Festival Cordas, Cordas World Music Festival na ilha do Pico, Açores, em harmonia com a natureza - turismo criativo no seu melhor.

Music and rhythm have always expressed a person's feeling and pride in the symbolism of the place, as well as the spirit of nature. Bakdi, an extraordinary "spiritual" artist, evokes the sounds and sufferings of nature, while taking the audience on a journey through the spirit and flavor of the old quarter he lived in as a child, the Kasbah.

AUDITÓRIO DA MADALENA

LASTOVSKI POKLAD Bruno Rezek | documentary | 23m | Croatia English Subtitles For almost 5 and a half centuries the people of Lastovo, a small and remote island in the Adriatic Sea, have continued to maintain the custom that celebrates the unwavering human need for freedom, but also playfulness and spiritual purification. The preparations and customs of Fat Tuesday are viewed with a rare sense of historical respect, privilege to take part in and spiritual release. Includes Lyre player, and other musical performances.


5

5

OUT

OUT

14h

17h

quinta

quinta

André Goulart

Rua Carlos Dabney (Cinco/Mercado Bio)

João Moniz Moinho dos Frades

NOVA MÚSICA

VIOLA MICAELENSE

Nos últimos anos, André Goulart tem apresentado o seu trabalho como o músico mais jovem no Festival Cordas. Num cenário ao ar livre, mas íntimo, o compositor apresenta suas músicas novas, assim como lembrando algum do repertório original favorito, para rechear o recital.

Na última edição do festival, João Moniz apresentou o seu trabalho original “Depois da Saudade” na guitarra. Agora, volta à ilha montanha com o desafio de transpor o seu repertório para o Viola da Terra Micaelense. A estreia no Festival Cordas desta nova sonoridade do jovem açoriano também leva-nos de volta ao epicentro da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico e ao Moinho dos Frades.


5

5

OUT

OUT

19h

21h30

quinta

quinta

EwoutCella Adriaans Bar

Projeto Engengroaldenga Piscina da Barca DUO MARIENSE

BLUES

Pelas mãos de Rui Resendes e Alexandre Fontes nasceu o Projeto Engengroaldenga. O duo mariense procura apresentar uma viagem contemporânea da Viola da Terra, com recurso às tonalidades tradicionais.

Ewout Adriaans e o seu estilo de guitarra como instrumento de percussão, fornece uma base rítmica firme para a progressão de acordes de música e embelezamentos melódicos com o slide. A sinergia entre as letras, com o acompanhamento musical austero, revive o blues como um veículo de expressão artística tão fresco e novo quanto há um século.


6

6

OUT

OUT

12h

17h

sexta

sexta

Tiago Toste Museu do Vinho

Projeto Engengroaldenga Gruta das Torres

VIOLA TERCEIRENSE

DUO MARIENSE

Tiago Francisco Rodrigues Toste é natural da freguesia da Ribeirinha, ilha Terceira. Aprendeu a tocar violão aos 10 anos e aos 13, viola regional terceirense, com José Vieira. Faz parte do Grupo de Reis da Ribeirinha, do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” e da Orquestra de Violas da ilha Terceira. No seu primeiro projeto discográfico a solo, Viola Acompanhada, apresenta temas originais e alguns tradicionais da região.

Pelas mãos de Rui Resendes e Alexandre Fontes nasceu o Projeto Engengroaldenga. O duo mariense procura apresentar uma viagem contemporânea da Viola da Terra, com recurso às tonalidades tradicionais.


6

OUT

7

OUT

sexta

sábado

21h

12h

Maija Kauhanen Auditório da Madalena

Tiago Lima Museu do Vinho

KANTELE DA FINLÂNDIA

GUITARRA PORTUGUESA

A mulher do Kantele volta ao Festival Cordas e ao Auditório da Madalena, depois da sua estreia de sucesso em 2018. Um talento notável como compositora, cantora e na manipulação de vários instrumentos, com o foco no tradicional instrumento de cordas, Kantele, Maija é uma banda em si própria. Este ano de 2023 está nomeada para o prestigiado Nordic Council Music Prize.

O segundo CD de Guitarra Portuguesa produzido nos Açores: Tiago Lima "Esconena". Uma panóplia de músicas que representam o crescimento do jovem músico, apresentando diversos temas desde: folclores regionais, clássicos da guitarra, fados interpretados pelos fadistas locais e temas originais. Esta obra discográfica dá contornos físicos a um sonho de menino. Menino esse que cresceu e viveu em redor da música, mais concretamente, do fado, na ilha Terceira. A captação, a gravação, a mistura do instrumental e voz de todos os temas foi efetuada por Evandro Meneses, que acompanha Tiago Lima em palco.


7

OUT

7

OUT

sábado

sábado

14h

17h

Instrumentos na Rua Rua Carlos Dabney (Cinco/Mercado Bio)

Tiago Toste Gruta das Torres

CAFÉZINHO COM CORDAS

VIOLA TERCEIRENSE

Junte-se à turma do Festival Cordas para um cafezinho na rua. Artistas surpresa apresentam seus instrumentos de cordas, ao ar livre, no centro da vila da Madalena.

Tiago Francisco Rodrigues Toste é natural da freguesia da Ribeirinha, ilha Terceira. Aprendeu a tocar violão aos 10 anos e aos 13, viola regional terceirense, com José Vieira. Faz parte do Grupo de Reis da Ribeirinha, do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer” e da Orquestra de Violas da ilha Terceira. No seu primeiro projeto discográfico a solo, Viola Acompanhada, apresenta temas originais e alguns tradicionais da região.


Estamos na ilha do Pico, Açores. Entre o centro da Freguesia da Candelária e o local da Mirateca, encontra-se a MiratecArts Galeria Costa. Um quilómetro de arte entre a paisagem da cultura da vinha, arbustos e floresta: instalações, pinturas, esculturas e locais de interesse com o objetivo de desenvolvimento de arte na natureza. É um campo de experimentação, e uma experiência que não queres perder. We are on Pico island, Azores. Between the center of Candelária and Mirateca localities, one can find MiratecArts Galeria Costa. A kilometre of art between the vineyards, bush and local forest: installations, murals, sculptures and points of interest with the objective of developing art in nature. It's an experimentation field, and an experience you don't want to miss.

pode visitar quando deseja - visit as you wish por favor respeite a propriedade - please respect the property marcar visitas guiadas - 963 639 996 - to book guided tours www.miratecarts.com


Nunca Altura Certa

Wanted

MADALENA

Quinta da Lusofonia Find a piece for You Mural dos Sorrisos de Pedra Cantinho da Diversidade

PICO LAJES

Paisagem da Ilha: Pico A Luz da Montanha Peixinhos Rocha Roxa Vimeiro Willow Field eu hei-de amar uma pedra negra Mundo das Tillandsias Tillandsias World

Vista das Janelas Windows View Gigante Adormecido Sleeping Giant & Jardim do Chá Tea Garden +/-500m Trilho ao Mar Trail to the Sea Da Pedra Nasceu o Vinho

Travessa Volcanic Wines A Gruta do Cagarro Cory’s Shearwater Cave

N

Clayjelly

(IN)side (OUT)side

MADALENA Candelária

Arte para Todos, Todos pela Arte Palco LUX Stage Mirror Wall please do not sit The Green Forest Monstrinhos O Altar Projeto Fábrica de Ideias

Santuário Urze Sanctuary Projeto Life Vidália

Saudade

Cachalote Origami

Mirateca LAJES

Utopia Pessoal Floresta Musical Forest

OCEANO ATLÂNTICO ATLANTIC OCEAN

Hors-Champ

Exotic Plastic Animals

Pink Tree

Laje The Rocky Beach

Forget me not in the Tub

O Pescador Pensativo Tás có olho

Entrada | Entrance House

Infinite Blessings

38°27'32.0"N 28°30'41.3"W

Roteiro de Instalações Artísticas - Artistic Instalations Route Locais de Interesse - Points of Interest

Cantinho das Suculentas Sucullents Corner

To Nest

Reflections

Magia da Montanha

Azulejo Suculentas & Aldeia Barro Barro

Palco Cabaça Stage My Own Private Blue Wall Together Language You&Me Theatron Lucky 7

A Saia da Barrica Barrel’s Skirt Wishing Wall Os Barris Montanha Telhado Diversidade


40

39 38

ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA SMILING STONES ROUTE Pico, Açores

37 36

www.miratecarts.com

41 3

Atelier Helena Amaral (+351) 918 320 036 35 33

2

4-9 10

32

34

11 31 13

30

29

12

27 26

1

14

28

15 16 17 20

18

21

23 24 22

25

19

1 Casa da Montanha & Piquinho 2 Quinta das Rosas 3 Bombeiros Voluntários da Madalena 4 Alma do Pico 5 Museu do Vinho 6 Gare Marítima da Madalena 7 Praça da Madalena 8 Jardim dos Maroiços 9 Escola Cardeal Costa Nunes 10 Centro de Saúde da Madalena 11 CVIP - Picowines 12 Gruta das Torres 13 Moinho do Monte 14 Vinhas do Calhau

15 Casa do Missionário 16 MiratecArts Galeria Costa 17 Adega A Rodilha 18 Parque Padre Joaquim Vieira da Rosa 19 Café Galeão 20 Parque Florestal de São João 21 Aldeia da Fonte 22 Forte Santa Catarina 23 Jardim do Museu dos Baleeiros 24 Espaço Talassa 25 Vigia da Queimada 26 Cavalariça 27 Barro & Barro 28 Miradouro da Terra Alta

29 Magma - Lava Homes 30 Escola Regional de Artesanato 31 Parque Florestal da Prainha 32 Rotunda de SRP 33 Jardim Municipal SRP 34 Corre Água 35 Furna de Santo António 36 Paim Bookhouse Gallery 37 Alto da Bonança 38 Casa dos Vulcões 39 Sede do Parque Natural do Pico 40 Cachorro 41 Aeroporto do Pico


ROTEIRO DOS SORRISOS DE PEDRA SMILING STONES ROUTE Pico, Açores

"É no rosto, no olhar, no sorriso de cada um de nós que as emoções explodem, desenham e gravam as rugas das alegrias e tristezas da vida. Sorrir é comunicar sentimentos íntimos e privados, é partilhar silêncios e olhares que só o rosto pode divulgar. SORRISOS DE PEDRA pretende oferecer o enorme potencial que é o sorriso nos rostos das crianças, dos adultos e dos mais velhos..."

"It is in the face, in the eyes, in each of our smiles that emotions explode, draw and record the wrinkles of the joys and sorrows of life. Smiling is a way to communicate intimate and private feelings, a way to share silence and expressions that only the face can disclose. SMILING STONES hopes to convey the enormous potential that is the smile on the faces of children, adults and seniors..."

Helena Amaral

www.miratecarts.com

#FotografiaByPedroSilva


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A Travessia do Canal, 2013 Inês Ribeiro (Leiria) e C.A.O. (Pico)

mapa não à escala | map not to scale algumas peças só há vestígios | some works are only traces

A cor do talento, 2013 Djervy (Pico, Açores) A Picarota, 2014 Carlos Farinha (França - Portugal)

Waiting for Camille, 2014 Luís Brum (Terceira, Açores)

FOTO_GALERIA

Quinta das Rosas (~3km)

09 CASA DOS

BARCA

08

10 17 18 03 09 04

11 12

09

AL

06

05

(~1km)

02

minibela

Av. Machado Serpa

16 13

20

(~10km)

14 01 19

07

14 AREIA LARGA

CellaBar

Museu do Vinho

Biblioteca Auditório da Madalena

Rádio Pico

Adega das Artes

AL Basalto

Miratecarts (Patinódromo)

Bombeiros Voluntários da Madalena

O Cinco

Centro de Formação Artística

Câmara Municipal da Madalena

Jardim dos Maroiços

Casa do Povo Fotopico

Porto Velho

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

Centro de Saúde Escola Cardeal Costa Nunes Atlântico Teahouse

www.miratecarts.com

BVM

Á Memória Coletiva, 2013 Manoel Costa (Pico, Açores) Titans do Mar, 2014 Luís Brum (Terceira, Açores) Ária de Fogo, 2015 Zara Diniz (Toronto, Canadá) Encontro, 2015 Paulo Neves (Porto, Portugal)

Sorrisos de Pedra, 2015-2022 (cont.) Helena Amaral (Pico, Açores) Cordas Música e Natureza, 2022 NAVI (S. Miguel, Açores) Nature Drops, 2016 Martim Cymbron (S. Miguel, Açores) Pescando com Coração, 2016 Kas Art (Bélgica/Portugal) The Wave, 2016 Tse (Bulgária) Rabo de Baleia, 2016 Djervy (Pico, Açores)

A Dream, 2017 Tse (Bulgária) Mãe Terra, 2017 Rocio Matosas (Uruguai) Stay Humble Human, 2017 NAVI (S. Miguel, Açores) Gilberto Mariano, 2017 Rui Goulart (Pico, Açores)

Música nos Corações, 2021 Ana Paxeco (Barreiro, Portugal)


7

OUT

sábado

21h

8

OUT

10h

domingo

RaquelAuditório Dutra Quarteto da Madalena

Auditório da Madalena

QUARTETO DE CORDAS

MASTERCLASS

Raquel Dutra Quarteto é um grupo musical formado pela viola da terra (Adílio Soares), guitarra acústica (Jorge Dutra), contrabaixo e guitarra portuguesa (Rúben Torres), bandolim e voz (Raquel). Desde a sua formação, o grupo tem encetado esforços para desenvolver uma contínua recolha de música tradicional açoriana. Do seu repertório fazem parte temas de todas as ilhas dos Açores.

A WHY Portugal apresenta o ciclo de formação que vai visitar 5 festivais em Portugal, incluindo o Cordas. Com o apoio da DGartes e dos parceiros locais, o FAME é para todos os artistas e profissionais que tenham interesse em adquirir mais conhecimento na área da gestão de carreira e agenciamento para auxílio à internacionalização dos seus projetos. O formador João Vaz Silva conta com uma vasta experiência em produção de eventos e agenciamento de artistas. É formador da Academia Gerador na área do agenciamento e lecionou o módulo de "management" na World Academy. Registe-se via info@mirateca.com ou 963639996 para mais informações.


8

OUT

8

OUT

domingo

domingo

17h

21h30

Jam ao Ar Livre MiratecArts Galeria Costa

Estreia: Gypsy-Jazz Trio Cella Bar

CAMINHADA COM CORDAS

ENCERRAMENTO

Visita Guiada à propriedade MiratecArts Galeria Costa com atuações surpresa. Se tens um instrumento de cordas e desejas participar, esta é uma linda oportunidade, ao ar livre, na sede da MiratecArts, na Freguesia da Candelária. É só aparecer!

Para encerrar a oitava edição do Festival Cordas, apresentamos um começo para três artistas residentes no Pico. Sabemos que é um trio de Gypsy-jazz com o André Goulart, Marcos Fernandez e Nuno Mendes. O nome oficial será desvendado esta noite.


João Moniz Guitarra Clássica

ESCOLAS

Marcos Fernandez Viola da Terra / Guitarra

Artistas no Festival Cordas estão disponíveis a visitar a vossa escola ou entidade cultural. Se tens interesse numa hora de aprendizagem com cordofones, contacte via info@mirateca.com ou 963639996.

Maija Kauhanen Kantele

Nuno Cristo Cavaquinho / Guitarra Portuguesa


AUDITÓRIO MUNICIPAL DAS LAJES DO PICO DOM | 17.09.23 | 17h00

POM POKO: A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS Isao Takahata | Animação | legendas em português | 2h00m | M/6

Em 1994, Isao Takahata estreou uma fantasia sobre temas ambientalistas, com animais falantes no protagonismo. Trata-se de um clássico moderno do cinema de animação japonês a celebrar 30 anos do Estúdio Ghibli. “Pom Poko” é um épico sobre a guerra entre inúmeras forças, desde a tradição contra a modernidade, o humano contra a natureza, cultura nova contra a cultura antiga. Isao Takahata assim transforma o que poderia ter sido um conto otimista num poema desenhado que apela à reflexão, traços de melancolia temperando a loucura fantasiosa de guaxinins falantes. Os contrastes conceituais e sua tradução no desenho-animado, na narrativa coletiva, no ímpeto do manifesto ambiental são características excepcionais que já inspiraram muitos filmes até hoje, e vale a pena recordar em família, no grande ecrã.

QUI | 21.09.23 | 21h00

QUI | 28.09.23 | 21h00

O FOTÓGRAFO DE MINAMATA

ENNIO, O MAESTRO

Baseado numa história verídica, um relato libertador e comovente do triunfo sobre a adversidade. Protagonizado por Johnny Depp, três vezes nomeado ao Óscar, conta ainda com Bill Nighy e o veterano ator japonês Hiroyuki Sanada. A história da doença de Minamata, que vai buscar o nome à cidade homónima no Japão, e o compromisso corajoso de W. Eugene Smith em documentá-la são um testemunho da importância do jornalismo de investigação e da responsabilidade em expor as injustiças e os crimes contra a saúde pública. W. Eugene Smith deixou um legado duradouro na luta pelos direitos das vítimas e na consciencialização sobre os perigos da poluição industrial. W. Eugene Smith ganhou fama a fotografar nas linhas da frente durante a Segunda Guerra Mundial, mas agora vive como um solitário, desligado da sociedade e da sua carreira. Quando o editor da Life Magazine lhe pede ajuda para expor um grande escândalo, ele volta ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos residentes de Minamata, uma cidade do litoral em que a comunidade está a ser envenenada por mercúrio.

Ennio é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis. O documentário apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Dulce Pontes, Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro" consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.

Andrew Levitas | Drama, Biopic | legendas em português | 1h51m | M/12

Giuseppe Tornatore | Documentário Música | legendas em português | 2h36m | M/12


Photographia by Davide Sousa | design ciberpico

moinho ruínas

www.miratecarts.com Governo dos Açores

Encontramos mais de 30 moinhos, re-construídos ou em ruínas, a dar a volta à ilha do Pico. Cada vez mais é necessário dar o valor e vida a estas obras de arte que deliciam o olhar de quem as encontra. There are more than 30 windmills, reconstructed or in ruins, around the island of Pico. Nowadays, it´s important and necessary to give more value to these pieces of art that enchant anyone who sees them.


O objectivo do Azores Birdwatching Arts Festival é promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes. A programação vai ser anunciada em breve com eventos por todo o concelho das Lajes do Pico.

/AzoresBirdwatchingArtsFestival

13-19 NOV 2023 CONCELHO DAS LAJES DO PICO


SARAMAGO 100

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”, perguntou o Nobel da Literatura José Saramago. MiratecArts marca o centenário com uma exposição de livros de textos de Saramago ilustrados por vários artistas e já disponíveis no mercado.

120 ANOS DE PEDRO COELHO

170 ANOS DA VERDADEIRA ALICE

A História de Pedro Coelho, também traduzido como A Por todo o mundo há sempre História do Coelho Pedro, ou A história do Pedrito eventos e programas dedicados Coelho, (em inglês: The Tale of Peter Rabbit), é um livro à Alice no País das Maravilhas. infantil britânico escrito e ilustrado por Beatrix Potter Sabias que estamos a marcar o que descreve as peripécias do jovem Pedro, um coelho 170º aniversário de Alice Liddell, maroto e desobediente, quando é perseguido no jardim a criança da vida real que foi o do Sr. McGregor. Pedro consegue escapar e regressar a modelo de um dos romances de casa da sua mãe que o põe na cama depois de o acalmar fantasia mais populares do com um chá de camomila. O conto foi escrito para o filho mundo? O epicentro de qualquer de Annie Carter Morre, ex-governanta de Beatrix, Noel festa de aniversário global de Moore, de cinco anos de idade, em 1893. Foi revisto e Alice é o País de Gales, onde auto-publicado por Beatrix, em 1901, depois de várias ficava a casa de férias da família editoras se terem recusado a imprimir a história; em Liddell. 1902, uma editora, a Frederick Warne & Co, aceitaria imprimir o livro. O livro foi um sucesso, e foram várias as edições impressas nos anos que se seguiram à sua primeira edição no mercado. O livro foi traduzido em 36 3-8 DEZ línguas e, com 45 milhões de cópias vendidas, é um dos BIBLIOTECA AUDITÓRIO DA MADALENA livros com mais vendas de sempre.

FILMES, CURTAS, LIVROS & CONTOS, EXPOSIÇÕES e ATIVIDADES para a criança em todes nós Programação disponível a partir de 15 de Novembro. Incentivam-se escolas a registarem para participar no programa educativo.

ilustração BIANCA MENDES

/animapixfestival


2023

A Viola da Terra, viola dos dois corações, é o instrumento mais único do arquipélago dos Açores. SOLO9VIOLA em três andamentos, pelas mãos do jovem virtuoso Evandro Meneses, apresenta a viola no seu presente, transporta-nos pelo passado visitando as 9 ilhas dos Açores e, finalmente, mostra um rumo do potencial futuro onde o instrumento nos pode levar. O concerto estreou, ao vivo, no Auditório da Madalena no Festival Cordas, em setembro de 2021, e agora está disponível para viajar pelo mundo. Uma campanha de promoção levou o artista até à cidade do Porto para o WOMEX - Feira Internacional de Músicas do Mundo. O concerto já chegou a palcos nas ilhas do Pico, Terceira, Corvo, São Miguel, São Jorge e às cidades de Montevidéu e San Carlos no Uruguai. "O concerto foi tão interessante que o ouvinte fica durante a execução de toda a obra preso ao imprevisível. Ficamos sempre à espera do motivo seguinte em suspensão sem saber quando acaba e não querendo que acabe. Foi deveras surpreendente pela sua imprevisibilidade. A execução foi excelente, cheia de agilidade, mestria, musicalidade e simplicidade." José Sousa, Professor de Música, Conservatório Regional de Angra. "Um concerto em 3 andamentos que pode e deve percorrer os palcos da nossa região, do nosso país e deve pisar palcos internacionais, pois retrata o passado, presente e futuro da nossa Viola." . Rafael Carvalho, músico, compositor e professor "Um concerto e uma obra que são maiores do que a margem da ilha, que a desafiam e se transformam numa ponte que permitirá levar a viola ao mundo, correndo as suas 15 partidas, uma por cada corda, trazendo de volta o mundo que completa a unicidade da matriz de cada um de nós." - Bruno Bettencourt, músico (Myrica Faya)

SICÍLIA 19-22_10 GALIZA 25-29_10 FAIAL 29_12

/SOLO9VIOLA


Línguas de Fogo Projecto musical de originais no feminino que nasce para celebrar a poesia de Natália Correia. DISPONÍVEL PARA CONCERTOS

/linguasdefogo4 projeto construído com o apoio


ARTISTAS AÇORIANOS REGISTEM-SE NO NOVO SITE

WWW.MIRATECARTS.COM uma explosão artística dos Açores para o mundo - só participa quem quer desde 2012 promovendo o arquipélago com arte e artistas


Obrigado EURAIL pelo apoio à digressão da menina Néveda pela Europa. NÉVEDATOUR2023: 19 países, 46 cidades, 77 comboios, 12610 Km.


www.nevedapico.com




13-19 NOV 2023

Lajes do Pico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.