1 minute read

Dar visão aos timorenses

Clínica do Olho. Hospital Guido Valadares. Díli, Tímor-Leste. Às 8h da manhã começam os registos no secretariado. A partir das 9h iniciam as consultas. É assim todos os dias úteis nesta unidade dedicada à oftalmologia e optometria. A única na capital. E no país! Em Julho, visitámos este serviço e fazemos aqui o retrato visual, pelas palavras da jornalista Marlene Maia e nas imagens da fotógrafa Paula Silva.

Virgílio da Costa Pinto - Dr. Gil como é conhecido no hospital - é o responsável pela Clínica do Olho. Optometrista, começou a carreira como enfermeiro de oftalmologia e tem dedicado a sua vida a este projeto. Lembra-se que iniciou funções em 2004, quando a unidade funcionava ainda integrada no hospital, tendo, em 2011, passado para este serviço autónomo, verdadeiramente exemplar naquela meia ilha asiática.

Advertisement

Em todo o território timorense existe apenas mais um optometrista: está colocado no Hospital de Baucau, a segunda cidade do país, sensivelmente a duas horas da capital. “As pessoas ainda não sabem bem o que é a optometria, ou sequer a diferenciam da oftalmologia”, explica-nos o Dr. Gil. “Aliás, nem compreendem a importância da saúde ocular”, aprofunda.

This article is from: