
4 minute read
BANCO DE DADOS AGREGADOS DO IBGE (SIDRA - SISTEMA IBGEDE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA) E SITE DO IBGE COMO FERRAMENTAS PARA O PLANEJAMENTO REGIONAL
BANCO DE DADOS AGREGADOS DO IBGE (SIDRA - SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA) E SITE DO IBGE COMO FERRAMENTAS PARA O PLANEJAMENTO REGIONAL.
Grace Bungenstab Alves1 Américo José Marques2
Advertisement
RESUMO
O conhecimento do cenário, acerca do qual se deseja realizar um planejamento regional, é essencial. Esse conhecimento engloba dados quantitativos e qualitativos da região em questão, e servem para transmitirem os resultados de uma análise integral de forma transparente e compreensível. Ao mesmo tempo, a geração de cenários contribui para estimar como um futuro incerto pode reagir e como poder ser influenciado pelas decisões feitas hoje. Nesse contexto, se evidencia como necessária a utilização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008a), pois ele “se constitui o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal” (IBGE,2008), fato manifestado em sua missão, que é: "retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania" (Ibidem). Pode se dizer que hoje o IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções, que são: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; Produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais (Ibidem). Estando estes dados disponíveis a população em geral através do site do IBGE e de suas ferramentas complementares, tais como SIDRA, Mapas Interativos, entre outras. Torna se necessário o conhecimento e aprendizado de como manusear essas ferramentas, para que, desta forma, se possa criar um cenário da região que é alvo de um planejamento.
1 UEM/PR - Mestranda em Geografia. Bolsista da CAPES - bungenstabgrace@hotmail.com 2 UEM/PR – Professor do Departamento de Geografia, ajmarques16@hotmail.com e ajmarques@uem.br
Palavras-chave: SIDRA/IBGE (Sistema IBGE de recuperação automática), Planejamento Regional, Dados Quantitativos.
INTRODUÇÃO
O SIDRA é um sistema desenvolvido pelo IBGE especialmente para facilitar a recuperação de dados do Banco de Dados Agregados do IBGE, sendo que o Banco de Dados Agregados é um banco de dados que tem por objetivo armazenar tabelas contendo os dados agregados das pesquisas que o IBGE realiza. Por sua vez, um Dado Agregado pode ser obtido, por exemplo, através do somatório dos valores de quesitos contidos em um questionário respondido pelos informantes da pesquisa, e está associado às unidades de um nível territorial (unidade da federação, município etc), a um período de tempo e, muitas vezes,a um conjunto de classificações que o qualificam. (IBGE, 2008b). Ostrabalhosdelevantamentodedados realizados pelo IBGE, depois deestatisticamente processados, são armazenados na forma de tabelas multidimensionais e o Sistema de Recuperação funciona como uma interface para facilitar a recuperação dos dados armazenados dessa maneira. Todas as pesquisas realizadas pelo Instituto estão disponíveis nesse banco de dados.
As demais ferramentas presentes no site visam complementar e incrementar a representação do espaço, porque o IBGE produz informações que incorporam e articulam dados estatísticos, sócio-econômicos, bases cartográficas e informações de recursos naturais, sendo assim, o IBGE participa não só da elaboração de bases territoriais, mas também da formação de conhecimento do quadro territorial nacional. A descrição e análise da organização e da gestão do território nacional atendem às necessidades do governo e da sociedade, possibilitando direcionar levantamentos estatísticos e subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas territoriais.
OBJETIVOS:
Objetivo geral:
Demonstrar como a utilização do site do IBGE e do SIDRA podem auxiliar no planejamento regional.
Objetivos específicos:
- Oferecer o conhecimento necessário para recuperar dados do Banco de Dados Agregados do IBGE, que concentra informações estatísticas de todas as pesquisas realizadas pelo órgão, criando tabelas, gráficos e cartogramas. - Oferecer o conhecimento necessário para manusear as ferramentas: Mapas Interativos, Download e Biblioteca. - Breve apresentação de alguns recursos do site do IBGE que servem para aplicação em planejamento regional.
METODOLOGIA:
• Apresentação do SIDRA, demonstrando as características do banco de dados agregados do IBGE, acervo de pesquisas, sistema de busca por palavra chave, conceitos utilizados, construção de consultas, recuperação de dados estatísticos. • Exibição de algumas características da página do IBGE, principais componentes da página, mapas interativos, ferramentas para download, biblioteca, loja virtual, relação de pesquisas do IBGE. • Demonstração de mapas temáticos, ferramentas para visualização, banco de dados geodésicos, mosaico do mapeamento brasileiro, base cartográfica integrada do Brasil, controle de camadas e download.
A demonstração e execução dos passos para criação de tabelas, gráficos e cartogramas, e a visualização e utilização dos recursos disponíveis no site do IBGE, serão realizadas através de um computador conectado a internet, já que todos estes recursos encontram-se disponíveis on-line.
REFERÊNCIAS:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. A instituição. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 jun. 2008.
. Pesquisas IBGE. Disponíveis em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 13 jun. 2008.