Issuu on Google+

45GRAUS PROJETO DE HABITAÇÃO COM

CONTENTORES PARA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO

DE MIGUEL MARTINHO


ÍNDICE 5

MEMÓRIA DESCRITIVA

7

VISTAS

9

PLANTA

11

DIVISÕES

17

PORMENORES

18

CONTENTORES

20

DESENHOS TÉCNICOS

24

PAISAGENS


MEMÓRIA DESCRITIVA O projeto consiste numa casa de férias feita com dois contentores marítimos (um de 12m e outro de 6m) vocacionada para uma família constítuida por um casal sem filhos e com gosto pela natureza. A casa pode ser expansível através de outro contentor marítimo de 6m colocado em paralelo ao já existente. A casa é constítuida por um quarto que se transforma em escritório quando a cama é movida, por um quarto de banho, uma cozinha, uma entrada, um corredor e um terraço. O amarelo é por transmitir alegria, é uma cor com luminosidade, condiz com a natureza em seu redor e espalha o sol no interior da casa. Os contentores são revestidos a espuma, placas cerâmicas e resistências que permitem um aquecimento de forma discreta e eficaz. O quarto está virado para o nascer do sol, assim como o resto das janelas do piso inferior. Quando chega ao final do dia, a iluminação da casa é feita através de iluminação por LEDs espalhados de forma discreta pela casa e alimentada por

5


Vista Traseira

Vista Frontal


VISTAS

Vista Esquerda

Vista Direita

7


ZONA DE ESTAR

COZINHA


PLANTA

Nascer do sol

QUARTO ESCRITร“RIO

WC HALL DO 1ยบ PISO

ENTRADA HALL DO R/C

9


Entrada vista do corredor Entrada feita por baixo das escadas de maneira a aproveitar o espaço e torná-lo útil. À entrada estão guardadas as bicicletas, assim como cabides para guardar a roupa de rua. Quando está a chover, a roupa molhada rega as plantas por baixo. Para além da porta, possui uma janela para entrada de luz solar.

Entrada vista da porta


DIVISÕES

Vista para o corredor Corredor que atravessa o piso r/c em que é iluminado através da luz das janelas das divisões que atravessa.

Quarto de banho Constítuido pelo lavatório com arrumação na zona inferior, espelho com iluminária integrada, cabide de banho e sanita. A luz para além da iluminária do espelho, é feita através de luz natural vinda de uma pequena janela atrás do lavatório.

11


Cozinha Equipada com um frigorífico, um fogão, placa, máquina de lavar a louça de pequena dimensão, exaustor, pia de lavar a louça e armários que garantem uma boa e rápida arrumação.

A luz é feita através de iluminária artifícial e de uma porta em vidro que deixa entrar luz solar quando desejada. A vista é também basante inspiradora para uns bons momentos culinários. Possui uma passagem para a sala que facilita a passagem de comida e companhia entre a pessoa na cozinha e na sala.


DIVISÕES

Sala Vista da sala para a mesa de refeição e para a cozinha.

Vista da sala de estar em que se vê o sofá virado para a maravilhosa vista natural e possui por cima um aquário feito com um vidro especial que regula a cor e com uma iluminária integrada.

13


Quarto Vista do quarto com a “persiana” aberta. O quarto é constítuido por uma cama de casal, umas prateleiras em que a de cima é maior para colocar-se roupa em cabides. O quarto tem vista para o nascer do sol, razão da configuração da casa.

A “persiana” tem a particularidade de que abre para baixo, e quando baixada faz de parapeito da varanda. A ideia da “persiana” é limitar a entrada de luz mas não completamente porque o cliente alvo gosta de acordar com luz solar com baixa densidade.


DIVISÕES

Escritório O escritório é a divisão do quarto depois da cama inclinada para a parede. A cama tem dobradiças e amortecedores a gás próprios para o efeito de maneira a ser fácil a transformção.

Na zona inferior da cama, tem uma prateleira que quando está rebatida, transforma-se no tampo da secretária.

15


Piso superior O piso superior, é constítuido pelo quarto, o escritório que consiste no quarto transformado, e num hall que dá acesso ao terraço.

O quarto/escritório é a zona mais privada da casa, e a parede divisória do hall e do quarto, pode ser fechada de modo a privatizar mais essa divisão. A dobradiça da parede tem um carril que a permite arrumar mais facilmente. A parede é feita em aglomerado de cartão (estilo os móveis do IKEA) de maneira a torna-la leve, minimamente resistente e económico.


DIVISÕES

Vista para o terraço Vista para o terraço exterior a partir do hall do 1º piso. Como se pode ver, o quarto de banho está com acesso direto da entrada e do quarto. Para além disso faz fronteira com a cozinha, o que possibilita a casa ter apenas um ponto de água.

PORMENORES Painel solar. Água das chuvas aproveitadas do terraço para sanita.

Aquário sobre a zona de estar com iluminação integrada.

Vidros que escurecem eletrónicamente. Sistema já utilizado em veículos.

Cabide para utilizar a roupa molhada para regar plantas. Para filmes existe um projector para iluminar a tela por cima da janela.

17


CONTENTORES Dimensões internas Comprimento:5898 mm Largura:2350 mm Altura:2390 mm Dimensões externas Comprimento:6058 mm Largura:2438 mm Altura:2591 mm Peso 2200 kg

Contentor marítimo novo ISO 20' Todos os tipos de contentores marítimos fornecidos têm portas "asas de gaivota" duplas que abrem completamente num dos lados estreitos. Aço: Paredes acanaladas feitas de chapas de aço, caixilhos em aço, piso em madeira sobre barras de suporte em aço - Certificado pela Lloyd alemã - Chapa em aço corten (anti-corrosivo) - Mecanismo de fecho de portas forjado e galvanizado - Placas CSC para 30 ton. de peso total

Dimensões internas Comprimento:12030 mm Largura:2350 mm Altura:2390 mm Dimensões externas Comprimento:12190 mm Largura:2438 mm Altura:2590 mm Peso 3800 kg

Contentor marítimo ISO 40' NOVO Todos os tipos de contentores marítimos fornecidos têm portas "asas de gaivota" duplas que abrem completamente num dos lados estreitos. Aço: Paredes acanaladas feitas de chapas de aço, caixilhos em aço, piso em madeira sobre barras de suporte em aço - Chapa em aço corten (anti-corrosivo) - Mecanismo de fecho de portas forjado e galvanizado - Placas CSC para 30 ton. de peso total

Dados retirados de: http://www.containex.pt


45ยบ

Contentor de 6m

Contentor de 12m

19


DESENHOS TÉCNICOS


Escala 1/50 Planta

6058 mm

12190 mm

2438 mm

21


Escala 1/50

2590 mm

2590 mm

Vista Direita

2438 mm

2590 mm

2590 mm

2438 mm

Vista Esquerda


DESENHOS TÉCNICOS Escala 1/75

2590 mm

2590 mm

12190 mm Vista Traseira

2590 mm

2590 mm

12190 mm Vista Frontal

23


Possibilidades de outros revestimentos assim como outras paisagens. No presente caso, os contentores foram revestidos a placas de madeira. Integra-se bem com a natureza, mas tem a desvantagem de que não é tao isolador, é inflamável e tem uma duração inferior que a cerâmica utilizada no projeto final.


PAISAGENS

25


Casa em contentor